Apendicite: onde está, sinais e sintomas, cirurgia e dieta
No artigo, examinaremos onde está localizada a apendicite, consideraremos os sintomas de inflamação em mulheres adultas, homens e crianças. Apendicite é uma inflamação crítica do apêndice - o apêndice do ceco. Esse processo, de 9 centímetros de comprimento, está envolvido na produção de suco intestinal, proporciona a liberação de células linfóides, que aumentam a imunidade e restauram a microflora intestinal, danificada por uma infecção grave.
A influência dessas funções do apêndice no estado do corpo humano é insignificante, mas a inflamação do apêndice, que aparece por várias razões, é perigosa para os seres humanos. Para evitar a ocorrência de consequências indesejáveis, é necessário o diagnóstico adequado de apendicite e cirurgia de remoção.
Se você não souber a localização exata da apendicite, lembre-se de que em quase todas as pessoas esse apêndice está localizado no abdômen inferior direito. Mas há momentos em que a apendicite tem um local esquerdo.
Autodiagnóstico do processo inflamatório
Para determinar o processo inflamatório, o diagnóstico pode ser feito independentemente. Usando as dicas a seguir, você pode fazer isso facilmente. Tome as medidas o mais cuidadosamente possível, caso contrário agrave a situação.
As informações são apenas para fins informativos; lembre-se, a automedicação é perigosa!- Com as pontas dos dedos, empurre suavemente o lado direito, próximo ao ílio. Se a dor aumenta durante a palpação, a probabilidade de apendicite é alta. Para verificar isso completamente, execute um procedimento semelhante no lado esquerdo. Com a inflamação do apêndice, a dor é leve ou ausente.
- Tosse. Ao tossir, a dor durante a apendicite se intensifica. Apenas tosse com cuidado, caso contrário, graves consequências não podem ser evitadas.
- É possível diagnosticar apendicite aguda aplicando pressão suave na palma do ílio. Depois de pressionar, faça um atraso. Se a dor enfraquece e aumenta acentuadamente quando você tira a mão, isso indica inflamação.
- Deite-se do seu lado esquerdo, como resultado, a dor diminuirá. Se a dor se intensificar após virar do outro lado, este é considerado o primeiro mensageiro da apendicite.
Mesmo que os resultados do diagnóstico não confirmem a inflamação do apêndice, consulte um médico. Se um processo inflamatório for encontrado, evite muitas consequências.
Os primeiros sinais e sintomas de apendicite em mulheres, homens e crianças
Qualquer doença, seja herpes labial, cistite ou varicela, apresenta sintomas e a apendicite não é exceção. Considere os sinais e sintomas da apendicite em mulheres, homens e crianças. Mas, para começar, vou me debruçar sobre as razões. Como mostra a prática, nem toda pessoa inflama esse processo e isso tem uma explicação.
Causas e formas de apendicite
Um fator infeccioso é uma causa comum. A apendicite aguda é acompanhada pelo aparecimento no intestino de cepas patogênicas de bactérias piogênicas, que em condições normais agem como habitantes do intestino e adquirem um caráter patogênico sob a influência de fatores internos e externos. Entre eles:
- Estreitamento do lúmen do apêndice, anomalias congênitas, corpos estranhos, pedras fecais e neoplasias.
- Defeitos nos vasos que alimentam a parede intestinal. O suprimento diminuído de sangue para as paredes contribui para o aparecimento de estase sanguínea, o que leva à necrose do apêndice.
- Abrandar a parede intestinal, que é acompanhada por formação profusa de muco e alargamento do lúmen.
Na maioria dos casos, a apendicite se desenvolve em pessoas que sofrem de prisão de ventre, doenças infecciosas e doenças do sistema cardiovascular. A inflamação aparece em homens que abusam de álcool e cigarro e nas mulheres aparece como resultado de uma doença inflamatória ginecológica. Nas crianças, o ataque se desenvolve no contexto de dor de garganta grave ou estreitamento congênito do ceco.
Existe uma forma aguda e crônica de apendicite. Mais frequentemente, as pessoas são confrontadas com uma forma aguda, caracterizada por sintomas graves. A forma crônica é rara e apagou os sintomas.
Uma forte dor abdominal é o principal sintoma. Mas há outros mensageiros da aparência do problema. Eu aconselho você a ler a descrição deles.
- Dor no umbigo. O primeiro sintoma de apendicite aguda. Dor ocorre no abdômen, não tendo um local. A síndrome da dor é permanente, caracterizada por intensidade moderada e se intensifica durante a tosse.
- Náusea e vômito. A composição do vômito inclui alimentos previamente ingeridos juntamente com a bile. Se o estômago estiver vazio, será semelhante ao muco amarelo. O vômito com apendicite é uma resposta à dor, acompanhada de uma deterioração do apetite.
- Aumento da temperatura. Muitas vezes, um companheiro de apendicite é febre. A temperatura corporal não sobe mais de dois graus, mas há exceções.
- Distúrbios digestivos. O aumento da intoxicação leva a um distúrbio de defecação. Nesse caso, a micção frequente também é causada pelo envolvimento na patogênese da bexiga. A urina tem um tom escuro e saturado.
Freqüentemente, a inflamação do apêndice é acompanhada de dor leve, complementada por sintomas que não constam da lista acima. Analgésicos podem ajudar a reduzir a dor.
Cirurgia de remoção de apendicite
O tratamento da apendicite é realizado urgentemente de forma operacional. A técnica de tratamento cirúrgico mais eficaz é a remoção tradicional do apêndice, realizada por um médico. A cirurgia laparoscópica envolvendo a remoção do apêndice através de pequenas perfurações na cavidade abdominal está ganhando popularidade.
Agora você descobrirá como é executada a operação para remover a apendicite. Tendo se familiarizado com o material, você está ciente do que encontrará com a aparência de adversidade. Mas espero que isso não aconteça.
Operação de laparotomia
- A operação é realizada sob anestesia geral ou anestesia local usando uma incisão especial. Após o procedimento de abertura da cavidade abdominal, o médico encontra o apêndice e examina a zona ileocecal. Em seguida, o processo é removido para dentro da ferida, mobilizado e ligado, após o que o mesentério é dissecado.
- O médico coloca um intestino na raiz do apêndice e corta o apêndice acima dele. Em seguida, suturas especiais são aplicadas, a cavidade abdominal é "limpa" e a ferida é suturada. Após a operação, a temperatura aumenta por uma semana.
- No primeiro dia após a cirurgia, é recomendável ficar na cama, tomar analgésicos, aplicar frio na ferida. Se não houver complicações, não levará mais de dois dias para restaurar a motilidade intestinal.
- Na ausência de distúrbios, após doze horas é permitido comer alimentos e bebidas líquidos. Após a operação, uma dieta especial não é fornecida, mas é recomendável retornar gradualmente ao modo de dieta tradicional.
Cirurgia laparoscópica
A cirurgia padrão é extremamente dolorosa. Mas ela tem uma alternativa. Equipamentos modernos ajudam a remover o apêndice através da cavidade oral ou da vagina.
- Os instrumentos são trazidos pela boca até o ponto de operação. O cirurgião faz um pequeno orifício e entra na cavidade abdominal. Além disso, o apêndice é removido, mas as suturas não são impostas.
- Esse método de tratamento da apendicite tem várias vantagens, incluindo: um curto período pós-operatório, recuperação rápida, baixa probabilidade de complicações, alta do hospital após algumas horas.
Dieta após remoção da apendicite
Após a operação e remoção do apêndice por um determinado período, recomenda-se aderir a uma dieta especial; caso contrário, aparecerão complicações. Nem todo paciente segue de maneira constante as instruções do médico e altera as preferências pessoais de gosto. E isso é contra o pano de fundo do fato de que não é difícil seguir essa dieta.
Cirurgia para o corpo é extremamente estressante. Como resultado, são usadas reservas internas, o que ajuda a abandonar facilmente os alimentos habituais. No futuro, a dieta se torna diversa.
Apenas alguns cumprem esta dieta. Como resultado, muitas pessoas que foram submetidas à cirurgia têm uma longa cicatrização de feridas e complicações relacionadas ao sistema digestivo. Isso pode ser evitado seguindo as regras da nutrição.
- Coma pequenas quantidades. A pausa entre as refeições não deve exceder três horas. Graças a essa abordagem, o sistema digestivo opera em uma base de relógio, o que tem um bom efeito no bem-estar.
- Se não for possível cozinhar com frequência, preste atenção ao purê de bebê. Com ele, você pode se atualizar rapidamente a qualquer momento. Como dentro de um mês a partir do momento da operação, comer peixe e carne não é recomendado, esses alimentos fornecerão calorias ao corpo.
- Durante uma semana, desista das fibras. Segundo nutricionistas, neste momento é melhor satisfazer a fome com pratos que não exigem o uso de pão. Estamos falando de purê de batatas e caldos com pouca gordura.
- Inserir farinha na dieta três décadas após a remoção da apendicite. Nem todo mundo pode seguir esta regra. Se você encontrar essas dificuldades, substitua os doces por geléia ou purê de frutas.
- A dieta tem uma desvantagem. É sobre a necessidade de contar calorias. Graças a esses cálculos, o corpo reabastece o suprimento de força e funções normalmente.
- Ao calcular o número de calorias, considere o estilo de vida e outros parâmetros. Fazer você mesmo é problemático. Voltando a um nutricionista para obter ajuda, uma solução para o problema pode ser encontrada instantaneamente.
- Para que a dieta diária não consista em um conjunto de purê de batatas, recomendo que você planeje com antecedência o que comer. As leguminosas podem comer um quarto após a operação. Então esqueça a sopa de ervilha.
Se você interromper a dieta, problemas sérios serão ultrapassados. Se você comeu um prato de sopa de beterraba deliciosa ou uma porção de salada temperada com maionese, tome um medicamento que melhore a fermentação. No dia seguinte, descarregue o intestino o máximo possível, caso contrário, o sistema digestivo receberá um golpe sério.
O que posso comer após apendicite
Quando uma pessoa tem apendicite removida, é aconselhável seguir uma dieta. O uso de certos alimentos retarda o processo de cicatrização e contribui para o desenvolvimento de complicações. O aumento da formação de gases leva a um alongamento dos intestinos e suturas, resultando em dor.
A questão de saber se é possível após a apendicite consumir certos produtos que faziam parte da dieta antes da cirurgia preocupa muitas pessoas. Não funcionará para considerar todas as respostas, mas posso dar um pouco de atenção às perguntas mais populares.
É possível após apendicite:
- Beber álcool. Juntamente com o sangue, o álcool entra nos órgãos e tecidos e tem um efeito negativo sobre eles. Se considerarmos que após a operação os tecidos estão esgotados, o efeito do álcool é fatal. Portanto, é melhor esquecer o álcool.
- Fumar. Após a cirurgia, o médico espera que a ferida se cure rapidamente. Nos fumantes, esse processo é mais lento porque a nicotina prejudica o fluxo sanguíneo para os capilares. Portanto, descarte os cigarros antes de remover as costuras.
- Bananas. No pós-operatório, recomenda-se consumir frutas, e as bananas não são exceção. A partir deles, prepare o purê de batatas que saturará o corpo com substâncias úteis e fortalecerá o sistema imunológico.
- Cerveja. É indesejável consumir esta bebida espumosa após a cirurgia, caso contrário as costuras se separarão. Tomar uma bebida promove a formação de gases que irritam o estômago e tensionam os músculos.
- Para o banho. O banho estimula as funções regenerativas do corpo, mas na ausência de inflamação pós-operatória. Recomenda-se visitar o banho após apertar as costuras.
- Doce. Quaisquer produtos doces, incluindo chocolate, biscoitos, doces e outras delícias, são permitidos após a cicatrização da ferida. O açúcar inibe a cura rápida.
- Iogurte. Imediatamente após a operação, recomenda-se o uso de iogurte caseiro com baixo teor de gordura, no qual não há açúcar. Este produto lácteo é rico em oligoelementos que contribuem para o aperto rápido da costura.
- Café. Não há restrições ao uso de café. Ao mesmo tempo, o café aumenta a pressão sanguínea e aumenta a frequência cardíaca. Outra bebida causa diarréia. É melhor consultar um médico sobre o uso.
- Ovos. É permitido entrar na dieta durante a primeira semana a partir do momento da cirurgia. Coma ovos cozidos ou mexidos. É melhor recusar ovos íngremes, pois eles causam constipação.
- Ir para esportes. A pessoa submetida à cirurgia deve evitar muita atividade física durante o trimestre. Mas você pode fazer educação física. O principal é que o programa de treinamento não inclui exercícios que afetam o grupo muscular da prensa abdominal.
Compartilhei informações sobre a localização da apendicite, examinei os sintomas da inflamação do apêndice, descrevi a técnica da operação cirúrgica e prestei atenção ao que ocorre após a remoção do apêndice.