Tecnologia de fabricação de espelhos, como fazer você mesmo um produto

Os espelhos entraram firmemente em nossa vida, tornando-a mais interessante e informativa. É graças a eles que as pessoas têm a oportunidade de estudar sua aparência em detalhes, expandir visualmente o espaço, encher a sala com luz adicional e uma aura especial. Mais uma vez, olhando para o seu reflexo, mais cedo ou mais tarde, qualquer pessoa pensa em como fazer um espelho, e por que ele é dotado de uma natureza mágica. Uma história interessante de criação de superfícies reflexivas, que se origina a partir do momento do desenvolvimento da civilização, ajudará a entender essas questões.

Projeto básico

O espelho é uma superfície de vidro com graus variados de pureza, que é conectada a uma camada de pulverização reflexiva - uma amálgama. Surpreendentemente, a produção de itens interiores familiares a uma pessoa moderna começou não muito tempo atrás, embora superfícies reflexivas fossem frequentemente encontradas durante escavações de palácios antigos, enterros de pessoas reais, aristocratas e pessoas nobres. Muitas vezes, esses itens eram primorosamente decorados com pedras preciosas, as alças de alguns itens eram feitas de marfim. Hoje, é difícil imaginar que um item doméstico tão familiar possa ser um luxo inaceitável para a maioria das pessoas.

Em 1279, o franciscano John Pekam descreveu como fazer um espelho tratando o vidro com uma fina camada de chumbo. Esse método de obtenção de uma superfície refletora era difícil e até perigoso, pois envolvia o uso de mercúrio. O produto em si não era de alta qualidade, tinha uma superfície lamacenta. Apesar de todas as deficiências, foi essa tecnologia de produção espelhada que foi usada sem alterações significativas até quase 1835.

O lançamento de acessórios modernos à base de vidro e revestimento refletivo foi lançado somente após a revolução industrial. Desde então, a tecnologia de produção não foi substancialmente alterada. Dois métodos para fabricar espelhos agora são populares:

  • pulverização na superfície de vidro de alumínio, titânio e outros metais e ligas;
  • produção de produtos a partir de uma solução de prata, que é fixada com uma camada de cobre ou produtos químicos especiais.

Outra maneira de obter uma superfície flexível e inquebrável é a deposição de prata metálica em um celulóide.

Antigamente, lagos e placas de metal polido - cobre, estanho, bronze, platina, aço e até discos de ouro - polidos com gemas ou pedras semipreciosas com alto grau de refletividade, agiam como espelhos.

A tecnologia de fabricação de um pano de espelho

A produção de espelhos no mundo moderno, em comparação com a antiguidade, é muito mais segura, mas não menos interessante. Hoje, os produtos são criados combinando dois componentes - vidro polido e amálgama. Normalmente, os dois componentes são produzidos na mesma fábrica. O produto final atende a todos os padrões e exigências, uma vez que a produção possui todos os ingredientes e matérias-primas necessários. Mas acontece que o vidro é produzido sob encomenda por uma empresa que fabrica espelhos em outra organização. O principal requisito para esses produtos é o mais alto grau de purificação, pois eles não devem ter impurezas, pois qualquer partícula na composição altera a qualidade da reflexão.

As matérias-primas para a produção de vidro são submetidas a uma limpeza completa em várias etapas e depois enviadas para a refusão. De que são feitos os espelhos:

  • quartzo de areia;
  • dolomita;
  • refrigerante;
  • resíduos de vidro (fragmentos);
  • carvão.

Antes de fazer um espelho, você precisa preparar a composição para a camada reflexiva. Como regra, o óxido de prata é usado para esse fim. Normalmente, os produtos de prata escurecem quando combinados com o oxigênio, mas a tecnologia de fabricação de um espelho garante a preservação das propriedades originais de um metal nobre. Como resultado, o produto final tem uma superfície refletora.

Para a fabricação, é necessária uma base na forma de uma folha de vidro uniforme. Para obtê-lo, todos os componentes são submetidos a trituração, após serem misturados até obter uma mistura homogênea de pó - vidro. Em seguida, usando um transportador, as matérias-primas são enviadas para o forno, onde a massa líquida é obtida como resultado do derretimento.

Para obter a superfície mais lisa, o cozimento é realizado a uma temperatura superior a 1500 graus. O resultado de todas as manipulações é uma folha de vidro de 3 x 4 metros com uma espessura de cerca de 4 mm. Após o resfriamento, é fatiado e verificado quanto a defeitos.

Para obter uma superfície refletora, é necessário aplicar uma composição química na peça de trabalho, aderindo a tecnologia especial. O plano de vidro é polido para uma uniformidade perfeita, depois lavado, seco e depois revestido com uma solução. Em 20 segundos, os aldeídos são oxidados com uma solução de amônia de óxido de prata. Quando a reação é concluída e a composição seca, uma superfície de espelho aparece na parte de trás das telas feitas.

Para produzir um tecido refletivo de outra maneira, uma camada de uma liga metálica de titânio e alumínio é aplicada a um plano de vidro perfeitamente plano. Em seguida, o pano do espelho é verificado quanto ao casamento. Uma tinta verde escura especial é aplicada à camada reflexiva para protegê-la contra danos. Na fase final, os produtos criados são enviados para embalagem e entrega ao cliente.

Variedade de produtos

Atualmente, não há falta de espelhos, e o custo desses produtos é bastante acessível. As pessoas usam todos os tipos de variações da superfície refletora, dentre as quais se destacam os espelhos cosméticos:

  1. Estrada. Na fabricação de tais modelos, é fornecida proteção contra choques e os produtos são de tamanho compacto, especialmente para facilitar o transporte.
  2. Pocket. Estes são modelos que se assemelham à caixa de pó para senhora. Eles fornecem um tamanho miniatura, geralmente precisam ser dobrados e fechados antes de serem armazenados em um bolso ou bolsa.
  3. Espelhos de barbear. Os produtos são equipados com um suporte especial e, às vezes, com uma luz de fundo para a conveniência do proprietário.
  4. Bolsas. Os fabricantes de acessórios os inserem na estrutura por conveniência, com a ajuda do proprietário, capaz de controlar sua aparência em qualquer condição.
EstradaPocketPara barbearBolsa

Os espelhos interiores são representados por uma variedade não menos extensa:

  • os de parede têm uma grande variedade de formas - de formas geométricas clássicas a configurações bizarras;
  • mesa equipada com um suporte para colocar o produto sobre a mesa, peitoril da janela;
  • painéis de espelho estão pendurados nas paredes, estão disponíveis em diferentes modelos e mais parecem decoração do que um objeto funcional;
  • um azulejo com superfície refletora é usado no design da sala para expandir o espaço.
ParedeMesaPainelLadrilho refletivo

A borda da tela de espelho é feita de diferentes maneiras:

  1. Faceta - uma tecnologia que envolve livrar a tela de bordas afiadas. A retificação de arestas por esse método é utilizada na fabricação de móveis, equipamentos para salas de comércio e exposições, no design de estandes, onde são fornecidos espelhos com uma aresta aberta.
  2. Euro edge - tratamento profissional de bordas e polimento de espelhos. Essa tecnologia é usada na produção de móveis, para bancadas, divisórias, degraus de um espelho, portas de vidro e outras coisas.
  3. O polimento remove áreas grossas nas bordas do espelho. É feito em torno do perímetro da tela até que a borda do produto se torne transparente. O polimento é usado após o corte e a retificação do espelho.
  4. A borda bruta do espelho permanece após o corte. Essa tela geralmente serve como elemento decorativo no design do interior.

As extremidades do produto são processadas para que o espelho possa ser usado com segurança, sem o risco de ferimentos por bordas afiadas.

FacetaBorda européiaPolimentoBorda bruta

Como criar espelhos seguros

Os espelhos de segurança são feitos de materiais diferentes. Existem superfícies de acrílico, vidro especial inquebrável, além de placas de espelho à base de plástico de várias camadas.

Os espelhos de segurança à base de acrílico são usados ​​para uso doméstico, em jardins de infância, centros de entretenimento e salas de jogos. Esses acessórios são feitos sob encomenda. Eles não quebram, são leves, não contêm substâncias nocivas e transmitem claramente a imagem. Produtos similares podem ser produzidos de qualquer forma. Espelho acrílico se presta perfeitamente ao processamento. Não tem medo de umidade, porque pode ser usado em banheiros, piscinas. Esta é uma das melhores e mais seguras opções para as crianças usarem.

Para o quarto da criança, é necessário escolher espelhos que não tenham arestas vivas. A superfície deve estar firmemente fixa. É melhor se o pano de espelho for baseado em plástico. Se não for possível encontrar, você pode usar um filme interno especial que cubra a superfície do espelho e, em caso de danos, ele reterá os fragmentos, impedindo-os de se desfazer.

Como fazer você mesmo

Certamente muitas pessoas pensaram em como fazer um espelho de matérias-primas simples com suas próprias mãos, sem ter numerosos equipamentos especiais. Em casa, a maneira mais segura e fácil é usar uma fina folha de metal de “papel”. Para fazer um espelho de papel alumínio, serão necessários os seguintes materiais:

  • a mais fina folha de matérias-primas;
  • quadro;
  • vidro;
  • álcool desengordurante;
  • fita adesiva.

Como fazer um espelho com suas próprias mãos passo a passo:

  1. Desengordure bem a superfície do vidro.
  2. Aplique papel alumínio na superfície tratada e fixe-o suavemente nas bordas com fita adesiva.
  3. Bloqueie a estrutura com a moldura.

Depois de fazer o espelho em casa, sua moldura pode ser decorada ao seu gosto.

Preparar materiaisDesengordurar a superfície do vidroAplique papel alumínio na superfície e fixe com fita adesivaBloquear a estrutura com uma moldura

O que é um espelho de sinal e como fazê-lo

O espelho de sinal pode ser feito de vidro ou metal. A segunda opção é uma placa polida de um lado. No centro, há um buraco em forma de círculo, um pouco maior que uma cabeça de fósforo. É nele que você precisa pegar um "coelho" para dar um sinal.

O dispositivo de vidro consiste em duas superfícies interconectadas, espelho e fosco. Ambos são projetados para emitir um alarme. Ao mesmo tempo, eles podem ser usados ​​para emitir um sinal durante o dia, à noite, na lua cheia e no nevoeiro.

Uma tela de sinal simples pode ser feita de forma independente. Para fazer um espelho em casa, você precisará de uma placa de metal do tamanho de um livro comum. Ele precisa ser polido; nesse caso, o sinal será visível ainda mais; depois disso, é necessário fazer um furo no centro, cujo diâmetro é de 57 mm. A construção do sinal mais simples está pronta, é apenas difícil aprender a usá-lo, é impossível fazer sem numerosos treinamentos.

Tipos de espelhos de sinalPegue um disco magnéticoMarque com um marcador a localização do futuro buracoBroca Para facilitar o uso, conecte um caboProduto acabado

Vídeo

Deixe O Seu Comentário