Abastumani - balneário da Geórgia
Nas encostas sul da Cordilheira Meskheti, coberta de florestas de coníferas, fica o famoso resort de Abastumani (Geórgia). É famosa por seu clima, ideal para o tratamento de doenças pulmonares. No período de polinização do pinheiro na primavera, o ar é saturado com pólen amarelo, o que afeta favoravelmente o trato respiratório. Além do clima, Abastumani tornou-se famoso por suas fontes hipertermais e pouco mineralizadas. Graças às suas águas minerais, é possível recuperar-se de muitas doenças (ginecológicas, sistema nervoso, sistema músculo-esquelético, etc.).
Vista para o resortAbastumani é uma pequena vila com uma população de cerca de 1,5 mil pessoas. Está localizado a quase 240 km de Tbilisi e a 76 km do resort mais famoso de Borjomi. A vila (com cerca de cinco quilômetros de extensão) está localizada ao longo da pitoresca garganta do rio Otskhe.
Um pouco de história
As propriedades curativas desta vila eram conhecidas há 150 anos.
Para respirar ar puro, para ser tratado com águas minerais e apenas para admirar a beleza da natureza, o Império Russo veio a conhecer.
Mas o primeiro que apreciou o resort de Abastumani foi o irmão do czar Nikolai Gregory. Ele sofria de tuberculose há muito tempo e, de acordo com as recomendações urgentes dos médicos, decidiu-se enviá-lo para esta vila. Aqui, a família real construiu casas de verão (de madeira) e inverno (de pedra), que sobreviveram até hoje. Tsarevich Grigory viveu aqui um quarto de sua vida e se sentiu ótimo. Melhorando seu bem-estar, ele foi obrigado a limpar o ar de maneira incomum, que, segundo a afirmação humorística dos habitantes locais, pode ser "comida com uma colher".
Observatório da URSSNos tempos soviéticos, essa vila foi lembrada após 1932, quando foi criado o Observatório Astrofísico Nacional da Geórgia. Descobriu-se que este é o local ideal não apenas para observar estrelas, mas também para restaurar a saúde. As famosas fontes minerais foram complementadas por sanatórios, um banheiro, um hospital de tuberculose e uma policlínica).
Hoje, os sanatórios Abastumani são atraídos para melhorar sua saúde e relaxar, em regra, pelos residentes dos países da CEI. Atualmente, a aparência da vila é ruim - as fachadas de muitos edifícios precisam de restauração, as estradas precisam de reparo. Mas, no entanto, Abastumani está mudando a cada ano: hotéis, bares e cafés de classe europeia estão sendo construídos.
Fontes termais
Por vários séculos, Abastumani é famosa por suas fontes termais. No passado e no presente, eles eram usados para nadar. À custa da família imperial, foram construídos banhos aqui, que operam em nossos dias.
Banhos de enxofreA casa de banho em si é um edifício de concreto com piscinas localizadas dentro. Eles são preenchidos com água sulfúrica, que possui incríveis propriedades curativas. A temperatura da água na piscina é de cerca de 40 graus.
Segundo as críticas daqueles que foram imersos em água sulfúrica, as sensações após o banho são incríveis - como se tivessem nascido de novo. Para visitar a piscina, você precisa pagar 5 GEL. O médico assistente prescreverá o número de sessões - deve haver pelo menos 10 sessões para melhorar o corpo.
Abastumani no mapa da Geórgia.
O que ver em Abastumani
A principal atração de Abastumani é o observatório. Não menos interessante para os turistas será a Igreja de São Alexandre Nevsky e o Palácio Romanov.
ObservatórioCriado em 1932, foi o primeiro observatório da URSS, que trabalhou em condições de alta altitude. Está localizado a uma altitude de mais de 1600 metros acima do nível do mar e a oito quilômetros da vila. Esta instalação é ideal para observar os planetas, graças ao seu ar surpreendentemente limpo e à completa ausência de neblina.
A idéia de criar um observatório está relacionada ao tempo de permanência de Tsarevich George aqui. Em seu séquito estava o astrônomo Glazenap Sergey, que trouxe um telescópio para estudar as estrelas. Ele primeiro percebeu que o processo de observação de planetas depende da qualidade do ar. Um pequeno edifício em forma de cúpula foi construído perto do palácio e um telescópio foi instalado lá.
Nos tempos soviéticos, o observatório foi transferido para o Monte Kanobili, devido ao qual a qualidade das observações melhorou significativamente.
Um fato interessante! Em 1935, um pequeno planeta foi descoberto, que recebeu o nome de Abastumani.
A instituição ocupa um território significativo e consiste em muitos edifícios equipados com e sem telescópios, edifícios residenciais de cinco andares e outros edifícios. Este local da vila de Abastumani, na Geórgia, pode ser alcançado por serpentina da montanha ou por teleférico. No entanto, o horário do teleférico não é muito conveniente e fecha às 18 horas. Portanto, é melhor pegar um táxi.
Uma excursão de um dia custa 4 GEL (cerca de um dólar e meio), mas o mais interessante pode ser visto em uma noite estrelada. A capacidade de visualizar corpos celestes no escuro até às 23:00 custará 6 GEL, e depois das 23:00 e até 03:00 da noite, o ingresso custa 20 GEL. Mas você verá a Lua como "na palma da sua mão" - seu relevo e crateras, além de muitas coisas interessantes no Cosmos ilimitado.
TeleféricoNão há muitos teleféricos na Geórgia, mas há um em Abastumani. O teleférico aqui tem uma característica distinta - sobe muito alto e se estende pela floresta. As cabines dos teleféricos partem da estação Grove localizada abaixo e sobem para o Observatório. A tarifa é de 1 GEL.
Uma desvantagem do teleférico local é sua programação. Ela trabalha das 8:00 às 18:00 com um intervalo entre os vôos de 1 a 2 horas. Portanto, começar as excursões noturnas que começam depois das 20:00 não funcionará.
Igreja de Alexander NevskyO templo em Abastumani começou a ser construído em 1896 por decisão de Tsarevich George. A igreja foi dedicada a Alexander Nevsky e foi criada no estilo dos monumentos arquitetônicos mais antigos da Geórgia. Externamente, é muito semelhante ao antigo templo do mosteiro de Zarzma.
A pintura de parede da igreja foi confiada ao artista russo Mikhail Nesterov, para quem foi a primeira obra independente. Infelizmente, o príncipe não viveu para ver a decoração do templo. Ele morreu de consumo em 1899, e a pintura foi concluída em 1904.
Com o advento do poder soviético, a igreja foi abandonada e serviu como despensa. E somente em 2004 foi completamente restaurada, e as pinturas nas paredes foram restauradas. Hoje ela parece muito elegante e solene.
- O Templo Alexander Nevsky em Abastumani está aberto das 9:00 às 19:00.
- A entrada é gratuita.
A residência da família Romanov foi construída no século 19, quando os médicos de Tsarevich Georgy recomendaram mudar o clima por razões de saúde. Eram duas casas (de madeira e pedra), uma em frente à outra. Eles foram separados pelo rio Otskhe e um belo parque cercado. É difícil chamar esses palácios de edifícios - apenas a decoração graciosa de varandas e pequenas colunas esculpidas tornavam os edifícios diferentes de cabanas simples.
Membros da família real visitavam regularmente George. Aqui você pode descansar bastante e melhorar sua saúde. Mas após sua morte, o resort de Abastumani, na Geórgia, por muitos anos, perdeu sua popularidade.
Agora, ambos os edifícios estão em boas condições, no entanto, dependências de serviços públicos se tornaram inutilizáveis. Alguns deles foram entregues ao convento.
Onde se estabelecer
Residência AbastumaniA infraestrutura em Abastumani não é muito bem desenvolvida, mas o resort pode satisfazer as necessidades básicas dos turistas. Na vila existem vários hotéis de diferentes categorias de preços. Reserve os quartos com antecedência. Portanto, as acomodações no hotel Abastumani Residence custam a partir de US $ 60 por dia (café da manhã incluído). Um quarto modesto na pousada Sastumro Abastumani custará US $ 30 a 40, dependendo da estação.
Além dos hotéis, há moradias no setor privado. Você pode ficar em uma casa confortável por menos de US $ 20 por dia. Além disso, essa quantidade inclui alimentos e banho em um banho de enxofre. Portanto, os preços no resort de Abastumani são bastante razoáveis.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Clima em Abastumani
O clima nessas partes é bastante ameno. Não faz calor aqui no verão: + 20 ... +25 graus. durante o dia e + 8 ... +10 à noite. A neve fica durante todo o inverno, a temperatura no inverno é de -1 ... -2 graus. durante o dia e -6 ... -10 no escuro.
A temperatura do ar em Abastumani é favorável para descanso e tratamento ao longo do ano. Mas se houver uma oportunidade, é melhor não planejar uma viagem para maio-junho - estes são os meses mais chuvosos, a precipitação cai quase todos os dias. Não há ventos fortes nesses lugares. As montanhas são cobertas por florestas de coníferas, que saturam o ar com aromas agradáveis e fitonídeos úteis para a saúde humana.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Como chegar a Abastumani
Se você decidir ir para Abastumani, primeiro precisará chegar à capital da Geórgia, Tbilisi. De lá, da estação de ônibus perto da estação de metrô Didube, os microônibus vão para Akhaltsikhe a cada meia hora. A viagem leva cerca de cinco horas. A tarifa é de 12 GEL. De Akhaltsikhe até o resort de Abastumani, siga cerca de quarenta minutos. Os microônibus passam a cada hora, um bilhete custa 2 GEL.
Se as oportunidades financeiras permitirem, é muito conveniente pegar um táxi para o dia. É necessário barganhar com os motoristas de táxi - você pode "derrubar" significativamente o preço originalmente nomeado de 20 a 50%. Viajar de Akhaltsikhe para Abastumani e voltar, com uma parada em todos os locais de interesse, custará cerca de 60 GEL.
Os preços na página são para maio de 2019.