Como salvar a begônia - doenças, suas causas e métodos de tratamento
A begônia é uma planta doméstica despretensiosa. É valorizada por sua cor brilhante das folhas e floração exuberante.
Os cultivadores iniciantes não percebem que floresce profusamente apenas nas mãos hábeis e atenciosas.
A duração da floração aumenta para vários meses por ano, e novas folhas crescem regularmente.
Se o atendimento estiver errado, ela ficará doente. Se você tomar medidas a tempo e reconhecer a doença pela condição das folhas e das flores, ela diminuirá.
Descrição da planta
Begônia é um arbusto ou arbusto perene ou um. Os arbustos crescem até 2 metros e florescem com flores pequenas. Pequenas amostras são cultivadas em apartamentos, no parapeito da janela, para remover produtos químicos nocivos da sala, umedecer o ar, eliminar a radiação eletromagnética e aumentar a imunidade em todas as residências.
Existem muitas espécies de begônia. Ainda mais híbridos devido ao trabalho competente dos criadores - cerca de 2.000. Apesar da abundância de espécies e híbridos, todos têm propriedades úteis e são iguais.
Para uma nota. Os admiradores do Feng Shui aconselham sua compra às famílias, onde brigas e conflitos ocorrem frequentemente, onde há muita energia negativa e um biocampo ruim.Leia se é possível manter a begônia em casa, e aqui falamos sobre as propriedades benéficas e prejudiciais desta planta para o lar e para os seres humanos.
Causas comuns de doenças
É errado pensar que a flor não tem medo de pragas e infecções, já que a panela está no parapeito da janela. Infelizmente, eles costumam trazê-los da rua com roupas ou sapatos. Por que as plantas ficam doentes?
A causa mais comum de doença é o livre acesso a pragas e infecções devido ao fato de serem mantidos em uma varanda com uma janela aberta. Para não tratar a planta, são utilizadas medidas preventivas. Também begônias estão doentes por não levar em consideração as características da variedade, os padrões de cultivo, plantio, reprodução, falta de controle de ervas daninhas e rejeição da desinfecção do solo.
Se os cultivadores cuidarem corretamente de uma flor, ela não ficará doente.
Sintomas e diagnósticos
Vamos ver como as principais doenças da planta se manifestam.
Sintoma | O diagnóstico |
Manchas marrons nas folhas e um revestimento cinza nelas | Não conformidade com o modo de ventilação, alagamento do solo. Talvez o pote tenha sido colocado em um local muito escuro |
Folhagem amarelada | Falta de luz solar. Rega pesada ou rara |
Queda de folhas | Falta de luz solar |
Torcer e secar folhas | Alta temperatura |
Apodrecer e murchar folhas | Excesso de umidade. A falta de orifícios de drenagem na panela |
Pontas marrons | Baixa umidade |
As folhas ficam brancas e apodrecem gradualmente | Rega em excesso |
Queda de brotos e folhas | Calado, rega pesada e quedas de alta temperatura |
Por que surgem doenças, como tratá-las e preveni-las?
Importante! A begônia está doente devido a cuidados inadequados.Um exemplo vívido: se ela deixa cair folhas e brotos, raramente a regam e não fazem nada para umedecer o ar. Cada doença é tratada, vale a pena alterar as condições de detenção.
O que fazer se seu animal de estimação for esticado?
Se o florista notou que seu animal de estimação era esticado muito rapidamente no menor tempo possível, ele deveria lidar com a iluminação. Na maioria dos casos, esse problema ocorre devido à falta de luz solar, com menos frequência - devido ao transplante em um recipiente apertado e à falta de oligoelementos.
Mas e se tiver folhas pegajosas e o caule apodrecer?
Uma pergunta emocionante para muitos jardineiros é o que causa a begônia apodrecer? Primeiro, são notadas folhas pegajosas e, após algum tempo, manchas aquosas aparecem nelas com um revestimento cinza diferenciável. Se você não agir nesta fase, as folhas e o caule apodrecerão. O motivo é a podridão cinzenta devido à alta umidade, temperatura e muita rega.
Para curar a planta, é necessário remover as partes afetadas, reduzir a temperatura na sala e por um tempo, recuse pulverizar da pistola.
A begônia se recuperará rapidamente se for tratada com uma solução especial de euparen, foundationazol ou topsin.
Doenças de begônias tuberosas. Podridão cinzenta:
Tratamento de oídio
Na maioria das vezes, os cultivadores de flores são confrontados com a derrota de todas as partes do solo das begônias com oídio. A princípio, eles notam raros pontos de tamanho redondo com um revestimento branco. Em casos avançados, a placa cobre toda a superfície. Ele muda de cor para marrom e depois cai.
Elimine o problema usando uma solução de foundationazol ou serastan. Oídio não é encontrado se a planta for tratada com enxofre moído ou coloidal. Um remédio popular ajuda a fins preventivos, cuja preparação é despejada em um litro de água e nele são dissolvidos 2 g de permanganato de potássio e 20 g de sabão de alcatrão.
Como recuperar se não está crescendo?
Preste atenção! Um motivo frequente para a falta de crescimento visível é a rega pesada.Para estimular o crescimento da planta, eles mudam a terra e a regam com a mesma frequência que antes. Em terra fresca, cresce bem e floresce profusamente. Às vezes, o crescimento não para, mas diminui no inverno e retoma com o início da primavera.
Como ajudar se as folhas ficarem vermelhas ou brancas?
Se as folhas ficarem vermelhas na primavera, não se preocupe. Isto é devido à abundância de luz no local onde eles colocam a panela com a planta.
A floração esbranquiçada causa oídio. A planta afetada é isolada das outras, as folhas são cortadas e um fungicida inespecífico é tratado. Para não encontrar esse problema, é aconselhável reduzir a umidade do ar, aumentar a temperatura e ventilar a sala, evitando correntes de ar.
Lidamos com o problema: apareceram manchas amarelas ou marrons
Manchas nas folhas das begônias aparecem devido a manchas bacterianas e anulares. Existem dois problemas e os regimes de tratamento variam.
Se as begônias na parte inferior das folhas tiverem pequenas manchas aquosas e vítreas, os cultivadores de flores estão procurando uma maneira de combater as manchas bacterianas. Essas manchas ficam marrons com o tempo e as flores e pecíolos nas folhas ficam pretos. Para prevenir a doença, de tempos em tempos a planta é pulverizada com uma suspensão de 0,5% de cloreto de cobre. Após 12-14 dias, o re-tratamento é realizado.
A begônia não ajuda em nada com a infecção por manchas bacterianas. É destruído e o solo é desinfetado ou jogado fora.
Às vezes, a begônia desenvolve manchas nos anéis. Causa um vírus de tomate. Nesse caso, as manchas nas folhas são verde-amarelo ou bronze. A doença é causada por pragas, ou melhor, pulgões ou tripes. Se não houver pragas nas folhas, ele pode se desenvolver devido ao rápido desenvolvimento de ervas daninhas. Você não pode curar a planta, mesmo se tratar cuidadosamente as folhas com fungicidas. Permanecerá nos tubérculos e na primavera morrerá.
Na maioria das vezes, são notadas manchas marrons nas pontas das folhas. Eles indicam que secam devido à baixa umidade. O problema está resolvido. É necessário colocar nas imediações do vaso com uma planta recipientes com água. Begônia é favorável à pulverização moderada da pistola nas imediações. Leia aqui o que fazer se as folhas ficarem amarelas e secas e se secarem ao longo das bordas e as flores também sofrerem, você poderá descobrir esse problema lendo este artigo.
Pragas e a luta contra eles
De que pragas você tem que salvar a begônia? Os perigos para as plantas são os ácaros e pulgões. Para derrotá-los, processe-o com uma solução preparada a partir de cebola. Pegue um litro de água e despeje 15 gramas de cebola picada. Dentro de sete dias, a solução é insistida e, após o esforço, a planta afetada é tratada com ela. O processamento é interrompido assim que as pragas desaparecem.
Caracóis
Para uma nota. Os caracóis de jardim são destemidos para as begônias domésticas, mas podem causar danos irreparáveis aos residentes do jardim.Eles aparecem onde o solo é alcalino e há cálcio necessário para formar uma concha. Na maioria dos casos, os cultivadores de flores não conseguem detectar a praga, pois é ativa no clima úmido e à noite. Depois de si mesmo, ele deixa um segredo viscoso nas folhas.
Os cultivadores experientes não lutam com os caracóis, pois são organizados no jardim. Eles reciclam restos de plantas danificados ou mortos. Se você não gosta do fato de terem escolhido a begônia, use uma abordagem orgânica na luta contra eles. Se definhar, eles o alimentam com fertilizantes e protegem partes da planta da atividade dos caracóis. Em casos extremos, pesticidas são usados, reprimindo-os de uma vez por todas.
Pulgões
Um inimigo frequente e perigoso das begônias é o pulgão. Muitos cultivadores de flores o subestimam, porque acham que não se move muito e, portanto, há pouco dano. É assim, mas em parte. Ele se multiplica rapidamente, comendo suco de begônia e cobrindo seus caules e folhas com secreções açucaradas. Se você perder o tempo, logo bandos de formigas serão notados nele. Mesmo que isso não aconteça, todas as folhas serão contaminadas com pulgões e cobertas com manchas amarelas. Eles vão desaparecer e cair.
Pulgões são encontrados na parte de trás das folhas, em brotos jovens, no topo e nos botões de uma planta encantadora. Uma praga com um tamanho de vários milímetros começa na primavera devido à alta umidade e baixa temperatura. É difícil lidar com os pulgões; é melhor evitar o seu aparecimento. O principal é seguir todas as recomendações de cuidados, ou seja, água na hora certa, não coloque a panela a rasgar para a luz direta do sol e certifique-se de que a temperatura do ar não suba acima de + 20 ° C.
Para a profilaxia, a begônia é regada com uma solução de urtiga ou uma caixa com salsa é colocada perto dela. Quando os pulgões são afetados, o meio mais eficaz é tratar partes da planta com água e sabão.
Ácaro aranha
Esta pequena praga com um comprimento de corpo de 0,1-0,3 mm. É difícil notar nas folhas de um artrópode sugador com um torso amarelado ou verde. Ele gosta da parte inferior das folhas quando o ar da sala está seco e quente. Com o tempo, eles se tornarão mármore e, através de uma lupa, verão uma fina teia de aranha. Em breve eles ficarão amarelos e cairão.
Para lidar com a praga, a begônia afetada é tratada com Decis.
Foto
Veja abaixo as fotos das principais doenças que afetam a begônia.
Uma flor morre, como reanimar?
Se você perceber que a begônia desaparece, tente salvá-la. e as dicas a seguir sobre como fazer isso ajudarão. Você precisa cortar as boas estacas e, antes de transplantar em outra panela, lavá-las com uma solução de sabão verde. Eles também fazem parte de cima, mas as raízes são embebidas em fitosporina.
Ajuda Após o transplante em solo fresco para o aparecimento precoce das raízes, a primeira rega é realizada usando um estimulador especial de seu crescimento.Como salvar de apodrecer?
As raízes apodrecem devido a um excesso de umidade. A ressuscitação das begônias, neste caso, é a seguinte: o cultivador deve cavar uma planta e transplantá-la para uma nova panela, após tratar as raízes com uma preparação fungicida. Às vezes, essa medida não traz o resultado desejado e a planta morre de qualquer maneira. Isto é devido à rápida propagação da podridão em suas partes. Tendo perdido o tempo, eles não salvarão a querida, mas crescerão uma nova a partir da folha ou de sua parte.
Conclusão
A begônia é uma planta doméstica que raramente adoece e se torna uma "vítima" de pragas. É importante seguir todas as regras de atendimento, monitorar a temperatura do ar na sala, os "vizinhos", a frequência de irrigação e umidade.