Palácio de Mafra - a maior residência dos reis em Portugal

A cidade de Mafra (Portugal) é o local onde foi construída a maior residência dos monarcas portugueses. Está localizado a 30 km a norte de Lisboa. A parte central da estrutura se assemelha a uma catedral, enquanto por dentro ela se espanta com riqueza e luxo.

Palácio de Mafra

Antecedentes históricos

O início da construção do Palácio de Mafra foi dedicado ao nascimento do príncipe José I - o herdeiro do rei Juan V. O trabalho foi realizado de 1711 a 1730. Os planos da família real eram modestos, eles queriam construir um pequeno mosteiro, mas a situação financeira foi fortalecida, e o monarca decidiu construir um palácio que, com sua beleza e pompa, eclipsaria a residência real de Escorial, localizada perto de Madri.

Um dos pátios do palácio

Após a conclusão das obras, o palácio não se tornou imediatamente uma residência real; inicialmente, os membros da família real o usavam para organizar recepções diplomáticas e caçar nas florestas locais.

Um fato interessante! No início do século XX, quando o poder dos monarcas foi derrubado, o complexo do palácio foi declarado museu.

Viagem pelo complexo do palácio

Pintura no teto em um dos quartos

Todos os edifícios do Palácio de Mafra cobrem uma área de quase 4 hectares (37.790 metros quadrados), incluindo 1200 quartos, mais de 4700 portas e janelas, 156 escadas e 29 pátios. Impressionante, não é? Um edifício tão magnífico foi possível graças ao ouro brasileiro, que despejou o país e permitiu ao rei realizar seus planos em arte e fortalecer o poder real.

Para o mosteiro real de Mafra, o rei encomendou esculturas e pinturas aos melhores mestres italianos e portugueses, e todas as roupas da igreja e ouro religioso foram trazidos da Itália e da França.

Um fato interessante! Infelizmente, a grandeza do palácio que reinou durante o reinado dos reis, hoje é impossível ver. Desde que os membros da família real durante a guerra com Napoleão partiram para o Brasil, levando consigo tapeçarias, móveis, pinturas.

Em que partes o palácio consiste?O mosteiro

Inicialmente, destinava-se a 13 monges, mas o projeto passou por grandes mudanças. Como resultado, o edifício foi equipado com todo o necessário para 300 monges franciscanos.

O rei pessoalmente prestou apoio ao mosteiro, pagando todas as despesas do seu bolso. Os membros da comunidade religiosa recebiam salários duas vezes por ano e, ao longo do ano, recebiam os alimentos necessários - vinho, azeite e vacas. Além disso, o mosteiro tinha um jardim e vários tanques de água.

Basílica Órgãos na Basílica

Este é o ponto central da fachada principal do Palácio de Mafra em Portugal. Os sinos são colocados em ambos os lados. Basílica feita em estilo barroco. Para a construção, foi utilizado calcário da região de Sintra. Pisos e paredes de mármore.

Vale ressaltar que a cúpula com 65 m de altura e 13 m de diâmetro foi a primeira cúpula erguida em Portugal. A principal das 11 capelas é decorada com pinturas da Virgem Maria, Jesus e Santo Antônio, a quem a igreja é dedicada.

Dentro do templo, existem até 6 corpos decorados com dourado. Seis órgãos na Basílica do Palácio de Mafra são conhecidos em todo o mundo. Não é o número que os tornou famosos, embora o fato em si seja notável. A peculiaridade é que eles foram construídos ao mesmo tempo e foram originalmente concebidos para brincadeiras em conjunto.

Torre sineira

No Palácio de Mafra, em Portugal, existem 2 campanários - nas laterais da Basílica. O número total de sinos aqui é 98, o que torna o campanário o maior da história não só de Portugal, mas de todo o mundo. Dizem que o toque é ouvido num raio de 24 km!

A biblioteca

A biblioteca ocupa a sala maior e mais prestigiada do edifício. É uma das bibliotecas mais importantes do Iluminismo na Europa e possui cerca de 36 mil volumes. A sala tem a forma de uma cruz, tamanho 85 * 9,5 metros.

Para visitar a biblioteca, é necessária permissão, que pode ser obtida por pesquisadores, historiadores e cientistas, cujo objeto de estudo explica a necessidade de acesso à coleção. Os turistas não podem andar na biblioteca, para não perturbar o ecossistema único.

O hospital O hospital

Foram tratados gravemente doentes. Todos os dias, um médico e um padre procuravam os pacientes, e os monges de enfermagem cuidavam dos doentes. Somente representantes da nobreza podiam ser tratados aqui, eles podiam participar dos cultos da igreja.

Farmácia

No edifício do templo, os monges armazenavam remédios feitos com ervas cultivadas em seu próprio jardim. Além disso, a composição dos produtos de cura incluía mel, melão, hortelã, cera, resina. Aqui estão as ferramentas que os monges usavam na fabricação de medicamentos.

Salões do Palácio
  • Salão de Diana. O teto da sala foi pintado por um mestre português, ele retratou a deusa caçadora Diana, juntamente com ninfas e sátiros.
  • Trono. O público real foi realizado aqui. Nas paredes do salão existem virtudes reais.
  • Sala do trono
  • Descobertas. Retrata as descobertas mais significativas feitas pelos habitantes de Portugal.
  • Salão dos destinos. Aqui estão todos os monarcas que governaram o país antes do rei Juan VI, bem como o Templo das Perdições.
  • O caçador. Muitas famílias reais passaram muito tempo caçando, o design do salão é completamente dedicado a essa paixão real.
  • Salão de Dom Pedro V. A sala é feita no estilo do romantismo. O salão também é conhecido como Vermelho ou Expectativas. Foi nesta sala que os convidados estavam esperando a família real convidá-los para o Music Hall.
  • Salão da Bênção. Esta é a sala principal localizada na galeria entre as duas torres do Palácio de Mafra. Toda a família real se reuniu aqui durante eventos religiosos. O salão tem uma varanda com vista para a praça do palácio.
  • Salão de Música, Jogos e Lazer.
  • Music Hall
  • O primeiro salão também se chamava Amarelo e servia de sala para receber convidados. A segunda sala contém jogos que eram populares entre a aristocracia nos séculos 18 e 19.

Um fato interessante! O palácio é a principal atração de Mafra (Portugal) e em 2007 foi incluído na lista das Sete Maravilhas de Portugal.

Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Informações Úteis

1. tempo de trabalho:
  • Diariamente (exceto terça-feira) das 9h30 às 17h30. O complexo do palácio está fechado nos feriados - 1 de janeiro, 1 de maio, Páscoa e 25 de dezembro. Uma hora antes do final do trabalho - de 16 a 30 - as portas do palácio estão fechadas.
  • A basílica fecha na entrada das 13:00 às 14:00.
  • É proibido entrar com malas, mochilas grandes, objetos grandes e pesados ​​e também com animais.
  • Endereço da atração: Palácio Nacional de Mafra, Terreiro D. João V, 2640 Mafra, Portugal.
2. Preço do bilhete:
  • adulto - 6 euros;
  • um bilhete para idosos (acima de 65 anos) custa 3 euros;
  • visitar os terraços custará 5 euros (você deve fazer o pré-registro);
  • Crianças menores de 12 anos são admitidas gratuitamente.
Compare preços de acomodação usando este formulário3. Como chegar lá?

A distância de Lisboa a Mafra é de 39 km, a viagem demora um pouco menos de uma hora. Você pode chegar lá de ônibus que sai da Estação Campo Grande. A parada é chamada Mafra Convento. Preço do bilhete - 6 euros, um bilhete pode ser comprado do motorista.

O Mosteiro do Palácio de Mafra (Portugal) pode não apenas surpreendê-lo com o labirinto e os meandros das transições, escadas e corredores, mas também lhe dará prazer em visitá-lo.

Você também pode estar interessado: perto de Lisboa existe a cidade de Sintra, na qual existem 5 palácios. Durante muito tempo, o Palácio Nacional de Sintra foi a residência dos reis, e hoje pertence ao estado e é uma das atrações mais visitadas de Portugal.

Os preços e horários na página são para setembro de 2017.

Site oficial: www.palaciomafra.gov.pt.

Deixe O Seu Comentário