Patmos - a ilha da Grécia, impregnada de espírito religioso
A ilha de Patmos é pequena e aconchegante. Leva meia hora para dirigir um carro de um extremo ao outro. Patmos é talvez o centro mais religioso de Hellas. Ele chegou a criar uma metáfora muito poética - "Jerusalém do Egeu". A principal atração, por causa da qual os turistas vêm aqui em grande parte, é a caverna onde foi registrada a grande obra "Apocalipse" (a mesma da Bíblia). Falaremos mais sobre a caverna abaixo.
Se há muito sonha não apenas mergulhar na areia à beira-mar, saborear um coquetel, mas encontrar um canto escondido, então Patmos é ideal para você. Aqui você encontrará um relaxamento isolado, longe do barulho das megacidades e da fútil correria diária.
Patmos é banhada pelo Mar Egeu. Todas as cidades e vilas costeiras são muito confortáveis e causam o desejo de permanecer nelas por mais tempo. Uma vida provinciana tranquila flui em seus becos estreitos. No total, pouco mais de três mil pessoas moram aqui.
A ilha consiste em três partes que são conectadas umas às outras por istmos finos com alguns quilômetros de largura. Patmos pertence às Ilhas do Dodecaneso. Aqui você não encontrará uma vegetação deslumbrante - a ilha é formada por rochas e praticamente não há florestas -, mas aqui você pode encontrar algo mais: paz e tranquilidade.
Como chegar lá
Patmos, Grécia, uma ilha bastante isolada. Para chegar lá, você precisa fazer um esforço. Provavelmente, portanto, as férias na praia não são desenvolvidas como nas populares ilhas gregas.Não há aeroporto em Patmos, então só há um caminho: pela água.Você pode voar para Atenas e de lá pegar uma balsa para Patmos. Deve-se ter em mente que pode não haver lugares suficientes no ferry, portanto, é melhor reservar um bilhete com antecedência.
Patmos também pode ser alcançado a partir de ilhas vizinhas. Por exemplo, da ilha de Kos. Os catamarãs partem diariamente de lá, e a jornada leva algumas horas. O transporte é executado a partir da ilha de Samos. Há um barco Flying Dolphin, que o levará ao seu destino. A viagem leva cerca de uma hora.
Além disso, Patmos pode ser alcançado a partir da ilha de Rodes. É verdade que Rhodes está mais longe. Nakatamaran terá que navegar por quatro horas. Ele anda diariamente, exceto segunda-feira. É verdade que, se você estiver enjoado, uma jornada tão longa pode perturbá-lo. Mas se você pretende visitar esta pérola do cristianismo, as provações da estrada não o desviarão!
Compare preços de acomodação usando este formulário
O que ver na ilha?
Deserta, desabitada, coberta de espinhos, inexpugnável, às vezes sem água e seca. É assim que a ilha é vista pela maioria dos recém-chegados. No entanto, desde 2006, Patmos (Grécia) é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Ele é conhecido por servir João Evangelista aqui. Este é o único apóstolo que morreu sua morte, e foi ele quem escreveu em Patmos sua melhor criação - “Apocalipse” ou “Revelação”.
Caverna da Revelação Entrada para a caverna do ApocalipseEste é um verdadeiro tesouro da ilha. Aqui, segundo a lenda, o apóstolo João, o Teólogo, escreveu o livro "Apocalipse" (o título do último livro do Novo Testamento). Se alguém não sabe - é sobre o que aguarda as pessoas no fim do mundo. A caverna está localizada entre o porto de Skala e a cidade de Patmos. Também é chamada de Gruta Sagrada. Em geral, não é muito parecido com uma caverna, mais como uma igreja em uma rocha. A entrada custa 2 euros.
Segundo a lenda, São João encontrou seu abrigo aqui quando foi expulso sob a direção do imperador romano Domiciano. Os turistas na caverna são recebidos por um monge e contam a todos que desejam histórias do Apocalipse e fragmentos da vida do teólogo. Você pode ver as pedras nas quais, segundo a lenda, o santo dormia (ele deitou a cabeça nelas, como em um travesseiro). Os lugares aqui são lindos, e alguns têm uma idéia incrível: como uma história tão sombria poderia ser escrita em um lugar tão maravilhoso.
A oportunidade de mergulhar no início da Idade Média. O mosteiro do século XI, fica mais alto nas montanhas do que uma caverna e se assemelha a uma fortaleza. Muitos que viajaram para Patmos têm uma foto deste edifício. As vistas aqui são simplesmente de tirar o fôlego! Externamente - um mosteiro típico da Grécia, que pode ser visto de qualquer parte da ilha. O mosteiro está localizado bem acima de Hora, a capital da ilha. As pessoas são atraídas por seus murais mágicos, muros altos e grossos, torres e muralhas.
Aqui está um belo poço onde você pode tirar água benta. Um museu interessante. Monges temperamentais que, no entanto, vendem deliciosos vinhos de sua própria produção. Os turistas observam que a natureza e o próprio ar parecem dar paz. Em geral, um verdadeiro santuário. Chegar ao mosteiro é fácil: você pode até caminhar da capital. A viagem levará cerca de quarenta minutos, mas esteja preparado para que a estrada seja difícil. Há um ônibus para o destino.
Cidade de Chora Cidade de ChoraA capital de Patmos. Normalmente, o acinzentado ocorre em torno de grandes empresas. Aqui, tudo começou com a construção do majestoso mosteiro de São João Evangelista acima mencionado. Nos séculos XVI e XVII, a cidade floresceu, a maioria das mansões pitorescas do centro da cidade pertence a esse período.
Os edifícios brancos como a neve são um telhado completamente plano. Isso não é uma coincidência ou a invenção de um arquiteto louco: é feito para economizar água da chuva. Existem becos estreitos e capelas brancas ao redor. Portas antigas, vasos de cerâmica chiques com plantas, um verdadeiro prazer em caminhar pelas ruas.
Moinhos de ventoNo andar de cima oferece vistas deslumbrantes. A impressão de uma fabulosa cidade de brinquedos. O coro tem muitas lojas e tabernas, e os preços, ao contrário das populares ilhas da Grécia ou do continente, são bastante baixos.
Lembro-me imediatamente de Dom Quixote, exatamente como os moinhos que você imagina quando lê um livro: arrumado, confortável, em geral - real. É surpreendente que os moinhos de vento em Patmos sejam cinzentos, embora nas outras ilhas da Grécia sejam todos de pedra branca. Entre os hóspedes de Patmos, eles são considerados um verdadeiro chip, graças a eles a ilha recebeu um prestigiado prêmio de turista.
Dois moinhos são muito antigos, têm mais de quinhentos anos. O terceiro foi construído muito mais tarde. Hoje é um museu complexo de moinhos de vento, onde muitas pessoas vêm.
Existem moinhos não muito longe do Mosteiro de São João Evangelista, portanto, se você for chegar a pé a partir de Chora, não deixe de ir aqui. Uma das fábricas está aberta, os turistas têm permissão para subir e uma vista verdadeiramente incrível se abre por dentro.
Praias da ilha
A ilha de Patmos, na Grécia, é muito mais famosa por suas atrações cristãs do que pelas praias. Mas o clima agradável e o mar suave permitem que você mergulhe na praia quase até outubro. Patmos tem três praias principais.
Psili AmosLocalizado a 10 km de Chora. Esta é uma das melhores praias de Patmos. Ele se esconde na baía do vento. Surpreende-se com a beleza de sua paisagem natural. Água quente e clara bonita, excelente entrada na água, areia fina. Você pode sentar-se em suas próprias toalhas para não alugar espreguiçadeiras. É um prazer deitar na areia, sob o dossel das árvores.
Há um pequeno café, não pathos, o restaurante costeiro habitual. Mesas, cadeiras de madeira, as pessoas estão sentadas em trajes de banho.
Agios TheologosTambém protegido dos ventos pela baía. A praia é arenosa, o mar é transparente, a entrada na água é maravilhosa. Apenas o lugar perfeito para crianças, mesmo as mais pequenas. Existem tabernas onde você pode comer algo com pratos locais e frutos do mar frescos.
Os barcos vão para Agios Theologos a partir do porto, mas também podem ser alcançados de carro ou moto, paz e tranquilidade. Espreguiçadeira custa 4 euros.
Agrio LivadiDas nuances - o sol se esconde atrás das montanhas cedo, por isso, se você quiser se bronzear, é melhor vir de manhã.
A praia, escondida das principais rotas turísticas de Patmos, é um lugar muito agradável e isolado. O mar é bonito e limpo. No final da praia, há uma bonita taberna grega. A cozinha gourmet não está lá, mas você pode almoçar ou tomar um coquetel lá. O turista Agrio Livadi ainda não foi escolhido, é um local de encontro tranquilo para os moradores locais, onde eles vêm para relaxar no final do dia.
O custo do aluguel de uma espreguiçadeira por dia é de 5 euros.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Um pequeno resumo
Você certamente será cativado por capas intermináveis, com vistas incríveis e grutas magníficas. Ao contrário do vizinho verde de Rodes, Patmos parece deserto. Se houver árvores aqui, na maioria das vezes coníferas. Mas! Respira facilmente. Não há excedente de carros. Em torno dos espaços intocados do deserto, o ar é permeado pelo aroma de árvores coníferas.
A infraestrutura da praia é pequena, mas as praias são todas de areia. A ilha de Patmos, na Grécia (as fotos confirmam isso) está saturada de espírito religioso, igrejas de pedra branca e torres de sino estão aqui a cada passo. Em vez de turistas depravados bêbados aqui são principalmente peregrinos que vieram aqui de propósito.
Para economizar dinheiro, você pode alugar um quadriciclo ou moto. Os táxis são proibitivamente caros. Recomenda-se que os mais atléticos andem por conta própria, porque tudo o mais interessante pode ser visto nas montanhas. A população local em Patmos é especial: as pessoas são educadas, ouvem atentamente e não tentam vender nada.
Para o tempo escuro e ventoso é característico. A melhor época para visitar é de julho a setembro, a temperatura do ar durante o dia é confortável, cerca de 25 graus. As vistas são incríveis, a natureza acena. É difícil acreditar que eles se referiram aqui, que um apóstolo vivo foi aqui e que foi em Patmos, na Grécia, que o livro apocalíptico de Apocalipse foi escrito. Afinal, a ilha de Patmos respira graça e carrega otimismo durante todo o ano seguinte.
Pontos turísticos e praias da ilha grega de Patmos estão marcados no mapa em russo.