Panagia Sumela na Turquia: o que ajuda o ícone milagroso
Panagia Sumela é um dos mais antigos mosteiros localizados no nordeste da Turquia, a 48 km da cidade de Trabzon. A singularidade do complexo reside principalmente em sua história secular, que remonta a mais de 16 séculos. Interessante é o próprio método de construção de Panagia Sumela: a estrutura foi escavada nas rochas a uma altitude de mais de 300 m acima do nível do mar. Além disso, por muitos séculos o ícone milagroso da Virgem "Hodegetria Sumelskaya" foi mantido nas paredes do santuário, em homenagem ao qual o templo foi nomeado.
Há uma lenda alegando que o ícone com a face da Virgem foi pintado por São Lucas - o santo padroeiro dos artistas e médicos. Acredita-se que o apóstolo tenha testemunhado repetidamente as curas milagrosas que Jesus Cristo deu aos pecadores durante sua vida terrena. São Lucas também escreveu um dos evangelhos que sobreviveram até hoje e é o primeiro pintor de ícones.
"Hodegetria Sumelskaya"Se você é o primeiro a ouvir sobre o ícone de Panagia Sumela e não tem idéia do que está orando, deve saber que a oração de Hodegetria Sumelskaya ajuda a curar várias doenças. Especialmente as mulheres que têm problemas em conceber um filho recorrem a ela.
Uma estrutura tão monumental como Panagia Sumela interessa não apenas aos cristãos, mas também a representantes de outras crenças. Alguns turistas chegam ao mosteiro das cidades turísticas da Turquia; para outros, a atração se torna o principal objetivo de uma viagem ao país. E embora o interior do templo não seja mais adornado com habilidosos quadros e ornamentos bizantinos, destruídos sem piedade pelo tempo e pelos saqueadores, o edifício conseguiu manter sua grandiosidade e atmosfera sagrada.
Antecedentes históricos
Após a morte de São Lucas, o ícone de Panagia Sumela foi cuidadosamente guardado por muito tempo pelos gregos, que haviam fechado o santuário em uma igreja na cidade de Tebas. Durante o reinado de Teodósio I, uma mãe de Deus de Atenas apareceu a um clérigo, que convidou ele e seu sobrinho a dedicarem sua vida ao monaquismo. Então, levando os novos nomes Barnavius e Sofronius, a pedido da Virgem, foram ao templo de Tebas, disseram aos padres locais sobre a revelação que havia acontecido, após a qual os ministros lhes deram o ícone. Então, junto com um rosto milagroso, seguiram para o leste, para o monte Mela, onde em 386 construíram um mosteiro.
Sabendo em que o ícone de Panagia Sumela ajuda e que curas milagrosas ele mostra, o mosteiro começou a ser visitado ativamente por peregrinos de países europeus antes do final de sua construção. Apesar da grande fama e inacessibilidade da igreja, os vândalos tentaram saquear várias vezes. O maior dano foi causado ao mosteiro no final do século VI, quando os saqueadores saquearam a maioria dos santuários, mas o ícone da Virgem ainda conseguiu sobreviver. Em meados do século VII, o mosteiro foi completamente restaurado e numerosos peregrinos retornaram a ele.
Durante o tempo do Império Trebizond (o estado ortodoxo grego, formado após o colapso de Bizâncio), o mosteiro de Panagia Sumela experimentou sua maior prosperidade. Entre os séculos XIII e XV cada governante apadrinhava o templo, expandindo suas posses e dando-lhe novos poderes. Mesmo com a chegada dos conquistadores otomanos na região do Mar Negro, o mosteiro de Panagia Sumela recebeu numerosos privilégios dos padishahs turcos e foi considerado quase intocável. Isso continuou até o início do século XX.
E depois que a Primeira Guerra Mundial começou, os monges deixaram o mosteiro, que depois foi saqueado por vândalos turcos. Quase todos os murais foram destruídos, muitos dos rostos sagrados foram nocauteados. Mas um monge conseguiu esconder o ícone: o ministro conseguiu enterrá-lo no chão. Somente em 1923 o santuário foi desenterrado e levado para a Grécia, onde fica armazenado até hoje. Hoje, o mosteiro não está funcionando, mas não impede muitos visitantes da Turquia, e eles estão estudando o histórico complexo ortodoxo com grande interesse.
Estrutura do mosteiro
Panagia Sumela, na Turquia, consiste em vários edifícios grandes e pequenos, entre os quais você pode ver a Igreja de Pedra, um hotel onde peregrinos, celas monásticas, uma biblioteca, cozinhas e capelas já ficaram. No caminho para o mosteiro, há uma fonte em ruínas, que antigamente armazenava água de fontes montanhosas. Dizem que ela poderia curar muitas doenças.
O centro do mosteiro era uma caverna na rocha, uma vez reconstruída como uma igreja. Em sua decoração externa e interna, os restos de afrescos, cujas bases são tramas da Bíblia, foram preservados. Em algumas capelas, você também pode ver imagens semi-apagadas da Virgem e de Cristo. Não muito longe do edifício, há um aqueduto que anteriormente abastecia o mosteiro com água. A estrutura é formada por numerosos arcos, que foram restaurados com sucesso durante os trabalhos de restauração.
Os vândalos não puderam destruir completamente o templo devido ao fato de que a maioria dos edifícios sobreviventes do mosteiro são esculpidos nas rochas e não dispostos em pedra. Desde 2010, por insistência do Patriarca Ecumênico, um culto é realizado todos os anos em 28 de agosto neste mosteiro turco na Turquia.
Como chegar lá
O Mosteiro Panagia Sumela, cuja foto demonstra claramente sua grandeza, está localizado em uma remota área montanhosa na parte nordeste da Turquia. Você pode chegar aqui de três maneiras diferentes. A opção mais fácil é comprar um passeio turístico na agência de viagens Trabzon. A agência fornecerá um ônibus que o levará ao local e o levará de volta. Além disso, um guia irá acompanhá-lo, o que tornará sua visita aos pontos turísticos mais divertida e informativa. O custo desse passeio começa em 60 TL.
Se você quiser chegar a Panagia Sumela por conta própria, precisará pedir um táxi ou alugar um carro. O preço de uma corrida de táxi será de pelo menos 150 TL. Você pode alugar um carro econômico a partir de 145 TL por dia. Pegue a estrada E 97, pegue a placa com a placa Maçka, vire nas montanhas e siga a estação de estacionamento. Não importa qual opção você preferir, você precisará caminhar cerca de 2 km em uma encosta íngreme do estacionamento até o templo.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Informações práticas
- Endereço: Altındere Mahallesi, Altındere Vadisi, 61750 Machka / Trabzon, Turquia.
- Horário de funcionamento: no verão, o mosteiro está aberto das 09:00 às 19:00, no inverno - das 08:00 às 16:00.
- Custo de entrada: 25 TL.
Dicas úteis
- Indo para este mosteiro na Turquia, use sapatos esportivos confortáveis. Afinal, você tem que superar uma distância de 2 km nas montanhas.
- Lembre-se de trazer água com você. Lembre-se de que um café fica apenas no sopé da montanha. É possível que alguns lanches leves também não o machuquem.
- Troque dinheiro pela lira turca com antecedência. No ponto de interesse, a moeda é aceita a uma taxa desvantajosa.
- Lembre-se de que nas montanhas a temperatura do ar é sempre mais baixa; portanto, ao sair em uma viagem, não deixe de levar roupas quentes.
- Atualmente, o mosteiro de Panagia Sumela, na Turquia, está em reparo, que durará até o final de 2019. Mas a atração definitivamente vale a pena, pelo menos de longe.