Flores em casa, ou Crescer e plantar Catharanthus
Katarantus é uma planta perene tropical com 60 cm de altura e é um arbusto caracterizado por hastes verticais. Eles se distinguem por fortes ramificações na parte superior do mato.
As folhas sedentárias têm um arranjo oposto, uma forma oblongo-lanceolada e uma borda sólida. A cor é verde escuro.
A planta é apreciada pelos cultivadores de flores por sua bela floração e despretensiosidade nos cuidados. Em seguida, informaremos quais métodos de reprodução estão disponíveis, que solo é necessário e também quais dificuldades um cultivador de flores pode encontrar.
A melhor hora para pousar
O desembarque é melhor realizado no final do inverno ou no início da primavera. Bem, termos mais precisos dependem de qual método de reprodução é usado:
- semente;
- estacas;
- dividindo o mato.
Preparação do solo
A planta cresce em terras férteis. Você pode comprar o substrato na loja. Escolha o solo projetado para gerânios. Mas é melhor usar uma mistura preparada em casa para o cultivo de flores.
Para fazer isso, combine os seguintes componentes em quantidades iguais:
- areia;
- húmus;
- terra de relva e folhas;
- turfa.
A acidez do solo deve estar na faixa de 5,5-5,9. Katarantus não gosta de terras muito pesadas e seu crescimento é interrompido quando cultivado em solo salgado e azedo.
Antes do plantio, o substrato deve ser preparado:
- Despeje a terra com uma solução de permanganato de potássio.
- Em seguida, envie ao forno para assar a uma temperatura de 22 graus.
Métodos de criação
Sementes
Este método de reprodução é o mais popular. Tem várias vantagens:
- o material de plantio é vendido em todos os lugares e é barato;
- uma ampla seleção de espécies e variedades que são vendidas como sementes;
- Em comparação com as estacas que são facilmente feridas durante o transporte, saquetas leves podem ser transportadas sem problemas, mesmo do outro lado do mundo.
O método de propagação de sementes tem suas desvantagens, entre as quais:
- Ao comprar sementes, não se sabe o que resultará. Muitas vezes, em vez de uma planta ornamental, surge uma erva daninha comum.
- Vendedores sem escrúpulos colocam em um saco uma quantidade menor de sementes do que deveria.
- A data de validade na embalagem pode não corresponder à realidade. Se as sementes expirarem, elas não poderão brotar.
- A duração da germinação das sementes e da obtenção de uma planta é maior do que quando se usa estacas. E a formação de flores e ovários ocorre mais tarde.
As atividades de desembarque devem ser realizadas no final do inverno ou na primavera. Para fazer isso, prepare recipientes ou uma tigela. Procedimento
- Coloque o material de plantio no solo a uma profundidade de 1 a 2 cm e despeje o solo completamente.
- Cubra as mudas com polietileno, pois as sementes germinam apenas no escuro.
- As sessões aparecem após 7 a 10 dias. Eles são amigáveis, se você fornecer uma temperatura de pelo menos 22 a 24 graus.
- Assim que os brotos se formarem, eles precisam ser trazidos à luz e abaixar ligeiramente a temperatura.
- Após 2 semanas, aplique fertilizante com uma concentração mínima de fósforo.
- Quando 4 folhas verdadeiras são formadas, você pode prosseguir para a colheita.A recomendação. Se antes disso as plantas eram cultivadas em um vaso, elas deveriam ser plantadas em 2-3 cópias em um recipiente. Então os arbustos serão exuberantes e inteligentes.
Em detalhes sobre como cultivar um catharanthus a partir de sementes em casa, leia nosso material.
Estacas
Vantagens e desvantagens do método
A propagação por estacas é um procedimento durante o qual você pode obter um certo tipo de planta com um tempo de floração rápido. Esta é a principal vantagem do método, uma vez que o método das sementes permite ver as primeiras flores após 2-3 anos. Quanto às deficiências, são poucas, ou melhor, uma - essa é a complexidade do procedimento, pois há situações em que o material de plantio não cria raízes.
O que você precisa para começar?
Para reproduzir o cataranthus, você deve:
- Prepare arbustos jovens.
- É necessário cortar brotos verdes deles, cujo comprimento é de 10 a 15 cm.
- Retire as folhas inferiores e corte a fatia com Kornevin.
Procedimento de enraizamento
- Coloque o material de plantio em uma mistura úmida de turfa e perlita, tomada em proporções iguais.
- Cubra a parte superior do recipiente com uma tampa do minicarro.
- Durante 3-4 semanas, ventile regularmente borrifando as estacas com água e molhando-as.
- O material de plantio preparado deve ser plantado em uma mistura leve e nutritiva do solo. Faça-o com cuidado para não prejudicar as raízes delicadas.
- O enraizamento das estacas pode ocorrer em água estagnada ou fervida com a adição de um estimulante de crescimento.
- Instale o recipiente com a alça em um local claro e quente.
- Água deve ser adicionada conforme necessário.
Divisão
Este método é simples e muito eficaz. Devido ao definhamento da parte central do sistema de sarampo e da base lignificada, o catharanthus se divide em partículas. Eles têm raízes e caules prontos para a vida independente. Os arbustos adultos estão sujeitos à divisão entre abril e maio. Geralmente delenki rapidamente e bem cria raízes, adapta-se rapidamente a um novo local e cresce ativamente.
Prós e contras do método
A principal vantagem desse método é a preservação do sistema raiz de cada nova instância. Isso leva ao desenvolvimento ativo, o que não ocorre ao enxertar ou criar sementes. Outra vantagem do método é que ele pode ser combinado com um transplante da planta principal, que também é realizada na primavera.
Preparação de Bush
Dividir o mato é melhor entre março e abril. Este é o momento mais próspero em que não é quente nem frio. Também durante este período, há um crescimento ativo de brotos jovens. Procedimento
- Remova com cuidado a flor mãe da panela.
- Faça tudo sem pressão para não ferir as folhas ou o tronco. E para evitar danos às raízes, ajudará o uso da escápula do jardim.
- Divida a planta em várias partes manualmente.
Instruções passo a passo
Para que a taxa de crescimento de novas flores não pare, plante a planta no solo imediatamenteaderindo ao seguinte plano de ação:
- Despeje a drenagem na panela e, por cima, uma pequena quantidade da mistura de nutrientes.
- Organize uma flor no solo no meio do recipiente e espalhe as raízes uniformemente em um círculo.
- Segure o arbusto com uma mão e polvilhe a terra de cada lado.
- Puxe ligeiramente a planta para que o sistema radicular se endireite com cuidado.
- Adicione o solo ao topo do tanque. Com os dedos, compacte suavemente o solo e regue a planta.
- Até que o sistema radicular seja completamente renovado, as plantas jovens não devem ser expostas à luz solar direta.
Foto
Confira a foto do Catharanthus abaixo:
Características do cuidado e crescimento
Seleção de localização e temperatura
Katarantus cultivado em uma panela deve ser colocado nas janelas voltadas para oeste ou leste. A planta responde positivamente à boa iluminação, mas não tolera luz solar direta. Se não houver luz suficiente, os caules da cultura começarão a se diluir e a se esticar e o número de flores diminuirá.
Os indicadores de temperatura na sala devem estar entre 15 e 30 graus. Como o katarantus é uma planta tropical, a temperatura não deve cair para 8 graus. Em dias quentes, leve a flor para a varanda ou pátio. Então a planta poderá receber ar fresco suficiente.
Se o catharantus se tornar uma decoração do jardim, ele deve estar acostumado a uma iluminação brilhante gradualmente. O local de pouso é silencioso e protegido do vento e da corrente de ar. Caso contrário, a planta morrerá. Com o início do inverno, não deixe a catarata na rua. Para preservar a planta, você precisa quebrar as mudas, enraizá-las e mantê-las pelo período de frio em casa.
Rega e umidade
Importante! Katarantus é uma cultura que adora umidade e precisa de rega abundante e regular.- O solo deve estar sempre úmido.
- A presença de água estagnada é inaceitável, pois isso levará ao apodrecimento das raízes.
- A planta responde positivamente à pulverização diária com água à temperatura ambiente.
- Para aumentar a umidade, instale o vaso de flores em uma bandeja com argila expandida úmida.
Aparar e moldar um arbusto
Desde que a planta é caracterizada por um crescimento rápido, então podar seus brotos é um procedimento necessário. Para uma cultura de longo prazo, após o descanso no inverno, é necessário cortar 1/3 dos brotos que são estendidos durante o inverno.
Galhos danificados e secos também estão sujeitos a remoção. No processo de poda, você precisa dar ao arbusto a forma desejada. O procedimento é realizado no início da primavera.
Ela rejuvenescerá a flor, lhe dará mais força para o crescimento ativo. Compacto e bonito a coroa de um jovem catharanthus pode ser formada apertando as pontas dos brotos. Eles pararão de crescer para cima, e o crescimento dos galhos laterais tornará a coroa espessa e decorativa.
Somente durante a floração terá que seguir a aparência decorativa da planta. Remova todas as flores murchas e as folhas amareladas regularmente, pois elas violam a aparência do arbusto.
Fertilizantes
Do início da primavera ao inverno, a planta precisa de cobertura regular. Adicione-os a cada 2 semanas. Para isso, são adequadas composições destinadas à floração de plantas ornamentais. A dosagem é tomada 2 vezes menos que a indicada nas instruções. Com o início do inverno, pare de fertilizar.
Transplante
Os kataranthus estão crescendo rapidamente e precisam de um transplante anual. No verão, você precisa gastar vários passes em novos tanques. O transplante frequente é a chave para um bom crescimento e floração da cultura. Se isso não for feito, o sistema radicular crescerá e a própria flor deixará de florescer, as folhas ficarão amarelas e cairão.
A recomendação. Plante catharanthus em solo leve e nutritivo, sem excesso de sais, com uma reação levemente ácida.Para preparar a mistura, tome em proporções iguais:
- terra de relva e folhas;
- areia;
- turfa;
- húmus.
É imperativo considerar a drenagem na panela.
Leia mais sobre as regras de plantio e cuidados adicionais para catharanthus em casa e, neste artigo, você aprenderá como cuidar de uma planta em campo aberto.
Possíveis problemas
Ao cultivar Catharanthus, os seguintes problemas são possíveis:
- Tubérculos escuros se formaram do lado de fora das folhas. Este é um sintoma de uma doença como a ferrugem. A principal razão para o desenvolvimento é a inundação do solo. O tratamento é realizado com fungicidas. Além disso, a planta deverá ser transplantada para outro recipiente com um novo substrato.
- Nos brotos, as folhas começaram a desbotar e ficar amarelas. Esse problema ocorre se o vaso for exposto à luz solar direta. Você pode salvar a planta se criar proteção contra essa iluminação brilhante com uma cortina ou persianas.
- As pontas das folhas ficam amarelas. Isso acontece quando a umidade do ar na sala é muito baixa. No inverno, os aparelhos de aquecimento podem afetar o desenvolvimento do amarelo. Para corrigir a situação, um grande tanque com água, instalado próximo à flor, ajudará. Se não houver flores no cataranthus, pulverize as folhas com água morna parada.
O que fazer se não enraizar?
Se a planta não deseja criar raízes, é necessário revisar as condições de sua manutenção. A principal causa desse problema é a irrigação deficiente e a baixa temperatura. Além disso, a qualidade do solo afeta esse processo. Deve ser nutritivo e solto. Se todas essas causas forem eliminadas, a planta certamente criará raízes e se deliciará com uma floração longa e exuberante.
O cultivo de catharanthus é um processo simples, embora bastante responsável. Existem três maneiras de propagá-lo, de modo que cada produtor possa escolher uma opção adequada para si. E os cuidados regulares e adequados permitirão à planta manter sua aparência decorativa e nunca machucar.
Vídeo útil
Assista ao vídeo sobre aterrar Katarantus e cuidar dele: