Falência de indivíduos e empreendedores individuais - instruções passo a passo para indivíduos e empreendedores individuais + possíveis consequências para o devedor
Olá, queridos leitores da revista de negócios RichPro.ru! Hoje, falaremos sobre o tema da falência de pessoas físicas, quais consequências para o devedor são previstas em lei, quais documentos e ações são necessárias para a execução do procedimento e assim por diante.
Neste artigo, você aprenderá:
- Qual é a falência de indivíduos e empreendedores individuais na Federação Russa;
- Como é o processo de falência dos indivíduos;
- Condições e documentos necessários;
- Quais são as consequências para o devedor previstas em lei.
E agora, as primeiras coisas primeiro.
Sobre os recursos da falência de indivíduos e empreendedores individuais, as conseqüências para os devedores, bem como instruções passo a passo sobre como passar pela falência, continue lendo
1. Falência de um indivíduo na Rússia: definição e histórico de ocorrência + realidades do status de “falido”
Considere com mais detalhes a história do status e a estrutura regulatória da falência na Federação Russa.
1.1 Breve definição
Sob a falência de um indivíduo na maioria das vezes, eles entendem a insolvência financeira de um cidadão, ou seja, a incapacidade de pagar dívidas disponíveis com pagamentos obrigatórios e reivindicações de credores usando seus próprios fundos.
Em outras palavras falido - é cidadão insolvente (incluindo empresário), cujas obrigações excedam os ativos existentes (dinheiro, imóveis, objetos de valor).
Nem sempre a presença de dívidas de um indivíduo indica necessariamente sua insolvência financeira. Em mais detalhes sobre o que é falência, escrevemos em um artigo separado na revista.
As principais características as falências de pessoas físicas representam um excesso significativo de dívida em relação ao caixa disponível e a falta de perspectivas reais para corrigir a difícil situação financeira em um futuro próximo.
1.2 História de ocorrência
Algumas décadas atrás, o conceito de "falência" não era familiar para a economia russa. O quadro legislativo da instituição de falência não existia devido à sua ausência na Rússia
O forte crescimento e desenvolvimento da economia russa, a formação e o desenvolvimento do sistema de crédito abriram caminho para o surgimento de organizações na Rússia (particular e estado), em que houve sinais de falência.
Muitas empresas não conseguiram se adaptar às realidades econômicas modificadas, e as recém-criadas ainda não aprenderam a trabalhar em uma economia de mercado.
Em 1992 O primeiro regulamento de falências foi aprovado. Ele lidou com questões de liquidação de pessoas jurídicas em processo de falência.
As leis de falências mudaram várias vezes ao longo de uma década. A Lei de Falências em vigor hoje data de 2002 ano.
Com o desenvolvimento do sistema de crédito, a estrutura reguladora de falências existente na Federação Russa deixou de refletir completamente as necessidades da sociedade moderna e precisava de mudanças sérias.
O órgão legislativo, juntamente com o governo da Federação Russa, desenvolveu um novo ato legislativo que regula a possibilidade de declarar uma pessoa física falida sob certas condições. O ato normativo especificado foi adotado no final de 2015.
1.3 O quadro regulamentar da falência na Federação Russa + a lei sobre a falência de indivíduos
Lei Federal (lei federal) sobre falência de pessoas físicas - você pode baixar a última edição nos links abaixo
Com o rápido desenvolvimento do sistema de crédito na Rússia, surgiu a necessidade de criação de uma lei especial que regule as questões de falência de cidadãos e empreendedores individuais. Na Federação Russa, antes da adoção desta lei federal, somente as pessoas jurídicas podiam ser declaradas falidas.
A Lei Reguladora de Falências para Pessoas Físicas entrou em vigor em outubro de 2015.
A necessidade de adotar uma lei federal surgiu por vários motivos:
- uma enorme quantidade de empréstimos concedidos à população;
- no estágio inicial do estabelecimento do sistema de crédito na Federação Russa, os cidadãos eram creditados pelos bancos e outras organizações de crédito por quantias bastante grandes, às vezes sem observar formalidades complexas e verificações adicionais. Qualquer um poderia obter um empréstimo;
- os cidadãos que não estão acostumados a essas oportunidades, receberam empréstimos (consumidores, direcionados, hipotecas) para quaisquer necessidades, sem pensar em suas capacidades financeiras para pagá-las posteriormente;
- instabilidade da situação econômica na Rússia nas últimas décadas, crises e inadimplência, desemprego maciço.
Como resultado, houve uma situação em que metade dos cidadãos saudáveis da Rússia têm dívidas com os credores. Além disso, devido à falta de capacidade de pagar empréstimos a tempo, os indivíduos deixam de pagar. Obrigações de dívida da população na Federação Russa atingiram proporções enormes e o número de pessoas incapazes de pagar suas dívidas continua a aumentar.
O estado tentou resolver o problema de insolvência da população, resolvendo as questões de falência de um indivíduo em uma lei federal especial, cujas normas permitem iniciar a falência de um indivíduo e de um indivíduo.
Legislação que rege a falência de pessoas físicas e jurídicas:
Ato normativo (artigo de lei) | Área de regulação |
Lei Federal de Falências (2002) | Instituto de falências de qualquer categoria de pessoas: regras gerais |
Falência de pessoas físicas (2015) | Falência de indivíduos e empreendedores individuais |
Código Civil da Federação Russa (artigo 65) | O direito dos cidadãos de declarar insolvência |
Código de Processo Civil da Federação Russa (artigo 446) | Tipos de bens não sujeitos a apreensão do devedor durante processos de falência |
Código Penal da Federação Russa (artigos 196-197) | Responsabilidade pela organização de falências intencionais ou fictícias |
Faça o download da Lei de Falências Individuais (em 29.06.2015)
Faça o download da Lei de Falências de Pessoas Jurídicas (alterada por 13.07.2015)
Importante! Note-se que uma pessoa privada, tendo-se tornado falida, não se exime da obrigação de cumprir suas obrigações de dívida. Ele tem maneiras alternativas de resolver problemas financeiros.
1.4 Contras da lei sobre insolvência de cidadãos e empreendedores individuais
O principal objetivo da adoção da lei "Sobre a falência de pessoas físicas" era auxiliar pessoas na solução de problemas financeiros acumulados no campo jurídico, ou seja, de maneira legal.
No entanto, embora em teoria o legislador tenha proporcionado às pessoas a oportunidade de resolver seus problemas de insolvência financeira de maneira civilizada, mas na prática - apenas uma pequena parte dos indivíduos pode tirar proveito dessa inovação.
A principal razão pela qual a lei de insolvência dos indivíduos não funciona com força total, - inconsistência dos requisitos do ato regulamentar com as realidades da sociedade russa moderna e a situação econômica do país, por exemplo:
- Em primeiro lugar, a lei estabelece o limite mínimo do montante das dívidas de um indivíduo, cuja realização permite que você inicie o processo de falência. Ela faz as pazes 500 000 rublos.
No entanto, para a maioria dos cidadãos russos, o montante das obrigações da dívida mais de 100 000 rublos - uma tarefa insolúvel, e apenas algumas acumulam dívidas no valor de meio milhão de rublos.
- Em segundo lugar, uma barra tão alta do limiar mais baixo, cuja conquista dá ao indivíduo o direito de abrir um caso de insolvência, parece bastante estranha, dado que, para as organizações, esse valor é igual a 300 000 rublos.
1.5 Questões problemáticas da nova lei sobre falências de pessoas físicas
Problema 1. A categoria mais comum de questões consideradas pelos tribunais de arbitragem é a declaração de falência (de uma organização, indivíduo, empresário individual), uma vez que o status de falência é adquirido apenas como resultado de uma decisão do tribunal de arbitragem que entrou em vigor legal.
A entrada em vigor da Lei de Falências de Pessoas Físicas mostrou que o Judiciário não estava preparado para o aumento da carga de trabalho devido ao grande fluxo de pedidos de cidadãos que desejam falir.
A alta carga de tribunais de arbitragem não permite que um nível adequado considere casos dessa categoria, prestando atenção aos detalhes de um caso específico, pois um grande número desses casos é considerado uma violação dos termos.
Problema 2 Desde que a nova lei sobre insolvência de indivíduos e empreendedores privados foi adotada e entrou em vigor legal há um ano, os tribunais não desenvolveram uma prática judicial estável nesses casos.
Problema 3 Falência - um procedimento bastante complicado, de longo prazo e volumoso, para que os indivíduos tentem recorrer à ajuda de especialistas com vasta experiência prática e conhecimento suficiente, que são versados nas complexidades e nuances dos problemas de falência. No entanto, as pessoas que estão em estado de falência não podem pagar nem uma pequena taxa pelos serviços desse gerente.
Deve-se notarque hoje a lei sobre falência de indivíduos se aplica a uma categoria muito limitada de cidadãos e não cumpre sua função plena.
Por estas razões particularese além disso autoridades judiciais são muito céticos, uma vez que a presença de deficiências significativas na lei sobre insolvência dos cidadãos não permite o pleno aproveitamento das oportunidades previstas pelos legisladores.
Se as contradições da lei em questão forem eliminadas, uma instituição eficaz de falência de indivíduos poderá ganhar na Rússia.
Quem inicia a falência de um cidadão e empresário individual
2. Quem pode iniciar um processo de falência para um cidadão e um empresário individual
Uma pessoa singular ou empresário individual pode ser declarado falido apenas em tribunal. Para iniciar o procedimento de declaração de um insolvente individual ou individual, é necessário registrar uma solicitação na autoridade judicial.
2.1 Quem inicia a falência de um indivíduo
A lei russa estabeleceu que o próprio cidadão pode iniciar o processo de falência de um indivíduo enviando um pedido de falência.
Condições obrigatórias para um indivíduo registrar um pedido de insolvência:
- disponibilidade de passivos financeiros mais de 500 000 rublos;
- falta de pagamentos da dívida existente mais de 3 meses.
Importante: o pedido de um indivíduo para declarar falência não pode ser aceito se o valor das obrigações financeiras incluir atrasos no pagamento de pensão alimentícia para filhos menores ou vários tipos de compensação por danos causados por perda de saúde.
A falência de um cidadão também pode ser iniciada por seus credores.
Os principais iniciadores do processo de falência de um indivíduo (cidadão)
Isso pode incluir as seguintes entidades:
- autoridades fiscais;
- bancos e outras instituições de crédito (emprestadas);
- autoridades municipais;
- pessoas autorizadas pelo credor.
Um pedido de declaração de falência de uma pessoa singular pode ser apresentado por um credor ou um grupo que reivindique o pagamento da dívida resultante.
Por conseguinte, o pedido de declaração de falência do cidadão pode ser Vários requisitos diferentes são indicados:
- Empréstimos bancários
- dívida com pensão alimentícia;
- obrigações financeiras de danos à saúde.
2.2 Quem inicia o processo de falência de IP
Não existe uma diferença particular entre pessoas que iniciam o processo de falência de um cidadão e empreendedores individuais. Mas a falência de pessoas jurídicas apresenta diferenças significativas, tanto nos documentos quanto nas etapas do procedimento.
Assim, eles podem registrar um aplicativo para declarar falência de IP:
- empresário;
- Credores de IP;
- impostos e outras agências governamentais.
Lembre-se de que esses credores, cujas reivindicações baseiam-se na dívida de um empreendedor individual, não relacionados à sua atividade empreendedora, também podem requerer falência.
3. O que é necessário para a falência de um indivíduo ou empresário individual
A presença de empréstimos e outras dívidas de um cidadão não significa que ele pode ser declarado falido. Somente uma pessoa singular que atenda a certas condições (recursos) estabelecidas pela lei russa de falências pode iniciar um processo de falência e, posteriormente, receber o status oficial de falência.
3.1 Sinais de falência de um indivíduo
Qualquer cidadão que tenha os seguintes sinais de falência pode iniciar o processo de declaração de insolvência financeira:
- falta de ativos financeiros (dinheiro, imóveis e outros bens valiosos) capaz de pagar a dívida existente;
- o montante da dívida é tão grande que a renda disponível ou a venda de imóveis existentes, não será bloqueada. Antes de ir a tribunal, na maioria dos casos, os bens móveis e imóveis do devedor são vendidos;
- dívida total mais de 500 000 rublos;
- atraso nos pagamentos de crédito não menos de 3 meses;
- a difícil situação financeira não pode ser corrigida através da reestruturação da dívida, não há perspectiva de resolver a questão do pagamento da dívida existente;
- a pessoa não possui antecedentes criminais por crimes econômicos.
Importante! Um indivíduo pode declarar falência antes da ocorrência dos fatos especificados, se fornecer evidências de que nada mudará no futuro próximo e não houver perspectivas de cumprir seu crédito e outras obrigações financeiras para com os credores.
3.2 Sinais e características da falência de empreendedores individuais
Um empreendedor individual é um cidadão (indivíduo) que possui uma empresa no status de empreendedor individual.
Em mais detalhes, como abrir o próprio IP, escrevemos em um material separado.
Portanto, em termos gerais, os sinais de uma pessoa falida e de um empresário em estado de falência coincidem.
O legislador identificou os seguintes principais sinais de falência de um empresário:
- toda a dívida do empresário no total mais de 500 000 rublos, e foi estabelecido que o montante mínimo da dívida de um credor deve ser de 10.000 rublos;
- dívidas de IP (empréstimos, pagamentos obrigatórios) exceder em muito o valor disponível para o empreendedor, propriedade ou outra renda;
- empresário não paga a dívida mais de 3 meses.
Importante! A diferença entre a falência de empreendedores individuais e a insolvência de um cidadão é que, ao contabilizar o valor da dívida total, apenas é considerada parte das obrigações de dívida associadas aos negócios do empreendedor.
Instruções passo a passo sobre como passar por um processo de falência para um empresário individual e individual e o que é necessário para isso
4. Falência de um indivíduo (PI) - o procedimento para requerer o tribunal de arbitragem + instruções passo a passo para obter o status de falência
Um indivíduo pode falir somente após a entrada em vigor de uma decisão do tribunal arbitral. O tribunal, considerando as solicitações de um cidadão ou empresário individual, avalia a condição financeira do requerente e toma uma decisão com base em evidências verificadas de forma abrangente.
Uma decisão judicial para um cidadão pode ser positiva ou negativa:
- decisão positiva: o tribunal declara a falência do indivíduo e nomeia um procedimento destinado a encontrar uma solução para a situação financeira do requerente;
- decisão negativa: o tribunal se recusa a declarar insolvente o cidadão (incumprimento das condições, provas insuficientes).
Para obter o status de falência, o cidadão deve executar várias ações obrigatórias e passar por várias etapas:
- Preparatório: preenchimento de uma solicitação, coleta dos certificados e documentos de suporte necessários, pagamento de taxas estaduais;
- Início do processo de falência: apresentação de um pedido diretamente ao tribunal - tribunal arbitral;
- Apreciação do pedido pelo juiz (número preliminar e ilimitado de reuniões principais), obtendo uma decisão judicial da qual dependem as demais ações do devedor.
Em caso de decisão positiva, o juiz deve nomear um gerente - um especialista financeiro que executa a ordem judicial. O gerente designado é pessoalmente responsável pela situação financeira do indivíduo.
Procedimento do Tribunal de Arbitragem
Como as consequências de declarar uma falência individual são restrições bastante sérias, incluindo as atividades financeiras de uma pessoa, a falência deve ser abordada da maneira mais séria.
Começa a falência com a preparação do pacote necessário de documentos e evidências disponíveis. Isso implica que o requerente arruma todas as questões financeiras, analisa e coleta todas as informações que contenham fatos que possam indicar sua insolvência.
Muito importante competentemente e o mais completamente possível preencher um pedido de submissão ao tribunal de arbitragem.
Deve descrever em detalhes todos os fatos que levaram o indivíduo ou indivíduo a uma situação financeira difícil e indicar todos os montantes da dívida indicando credores.
Tendo coletado o maior número possível de fatos (documentos), é mais provável que o devedorque iniciar um processo de falência é medida forçada.
O tribunal precisa verificar a declaração do devedor quanto à disponibilidade em sua ação fraude a fim de evitar o cumprimento de obrigações de dívida.
Falência de um cidadão ou empresário - Este é um procedimento a longo prazo e muito irritante (para o requerente). A consideração de um caso no tribunal leva bastante tempo. Isso é justificado, uma vez que o tribunal deve avaliar cuidadosa e minuciosamente todas as evidências e fatos apresentados.
Além disso, todas as transações financeiras e contratos com a participação do devedor são verificados, são considerados os fatos da transferência de propriedade para parentes, membros da família do requerente e outros terceiros.
A prática judicial desenvolvida nesses casos mostra que processos de falência de cidadãos e indivíduos podem durar mais de um ano. Isso se deve ao fato de os tribunais (tribunais de arbitragem) estarem territorialmente localizados nas cidades centrais.
Muitos candidatos têm dificuldade em comparecer a julgamentos devido ao afastamento do tribunal arbitral de seu local de residência, motivo pelo qual os casos costumam ser adiados.
Para pedir a falência de uma pessoa particular ou empresário, o juiz nomeia um gerente que lidará com os assuntos financeiros do requerente. O gerente financeiro recebe remuneração pelo desempenho de suas funções.
Ao tomar uma decisão sobre a nomeação de um gerente, o tribunal pode levar em conta as difíceis condições materiais do cidadão e fornecer a ele um parcelamento (adiamento) do valor a ser pago pelos serviços jurídicos do gerente.
Então, agora a própria instrução passo a passo:
Etapa número 1. Preparação de documentos
O pacote de documentos apresentados ao tribunal de arbitragem ao iniciar o processo de falência de um indivíduo ou empresário é estabelecido por lei.
Lista de documentos necessários que um indivíduo ou empresário deve preparar para ir a tribunal:
- Cópia do documento (na maioria das vezes, um passaporte), pelo qual você pode identificar o candidato.
- Documentos mostrando disponibilidade e tamanho dívida financeira (contratos de empréstimo, contratos de empréstimo, recebimentos).
- Lista de dados pessoais de todos os credores com a indicação obrigatória da quantidade de requisitos. Este é um documento formalizado que deve ser preenchido corretamente e totalmente.
- Obtido em conformidade com todos os requisitos da lei, extrato do USRIP (Cadastro Estadual Unificado de Empresários Individuais). Esse extrato é emitido e certificado pela autoridade tributária. A validade deste certificado é curta (5 dias), portanto, é melhor levá-lo no final, quando o pacote completo será coletado (para evitar o tratamento e pagamento repetidos do valor da taxa estadual pela emissão do certificado).
- Documento que contém todas as propriedades pertencentes ao devedor. Uma avaliação obrigatória de todos os ativos financeiros do requerente é anexada ao inventário da propriedade.
- Informações sobre transações concluídas antes de ir a tribunal, cuja quantidade total exceda 300.000 rublos.
- Certificado contendo o valor do imposto pago por 3 anos.
- Um documento em contas bancárias abertas em nome do devedor indicando todos os valores acumulados neles.
- Cópia do certificado de seguro (SNILS).
- Certificado de reconhecimento do devedor desempregado - se o devedor tiver esse status.
- Para o IE necessário extrato de conta bancária e sua condição.
- Original e cópia da certidão de casamento ou divórcio.
- Se o devedor tiver acordo pré-nupcialé necessário fornecer uma cópia autenticada.
- Documento original confirmando pagamento de imposto estadual.
- Recibo de pagamento especializado - gerente financeiro. Na falta de fundos para pagar pelos serviços, o requerente deve anexar uma moção ao tribunal para conceder um adiamento.
- Documentos e certificados confirmando deficiência do requerente, estado de saúdeou cuidando de membros da família com deficiência.
Um empreendedor individual fornece ao tribunal os mesmos documentos, com a diferença de que ele precisa suplemento uma lista de informações e referências relacionadas às atividades comerciais do candidato.
Etapa número 2. Recurso para o tribunal arbitral e processos de falência
Uma petição para declarar falência de um cidadão é um documento formalizado. Seu formulário é estabelecido por lei e é preenchido diretamente no escritório do tribunal arbitral.
É permitido preencher uma inscrição com antecedência, mas deve enviá-la cidadão pessoalmenteou cara iniciar falência.
Informações a serem refletidas no aplicativo:
- o nome do tribunal (tribunal arbitral) no qual a audiência de falência será realizada;
- indica a quantidade de dívida e informações sobre cada dívida e os motivos pelos quais ela foi formada;
- informações sobre a atividade laboral do requerente: local de trabalho e motivos da demissão (se houver);
- informações sobre outras receitas que não trabalho;
- uma lista de bens pertencentes ao devedor;
- informações sobre a família e sua composição;
- informações que confirmem a dependência dos cidadãos que estão na manutenção do devedor;
- Em anexo estão cópias de contratos de empréstimo (hipoteca, alvo, consumidor) e contratos de empréstimo;
- cópias de toda a correspondência com os credores, pedidos de reembolso de dívidas.
Exemplo de pedido de falência de um indivíduo (.docx, 17,8 kb.)
É muito importante indicar no aplicativo todas as informações disponíveis que confirmam o fato de falência.
Pedido de falência de um indivíduo - todas as informações especificadas no pedido devem ser comprovadas por documentos, todos os certificados são certificados pelas autoridades emissoras ou por um notário público.
Ao preencher o requerimento, ele deve ser registrado no escritório do tribunal de arbitragem subordinado. Após o término do prazo estabelecido por lei, o requerente deve receber a decisão do juiz de aceitar o pedido de produção.
Além disso, a definição pode indicar quais documentos adicionais devem ser fornecidos e o prazo para o cumprimento de tal requisito.
Restrições à alienação de bens durante a resolução de um caso de falência
Após ter recebido a decisão de aceitar a petição de falência, o devedor passa para a segunda etapa do processo de falência: resolução direta do caso e obtenção de uma decisão do tribunal arbitral.
Durante o julgamento, a pedido do indivíduo ou da insolvência de PI, são impostas várias restrições ao devedor:
- a proibição de transações financeiras cujo objeto seja propriedade ou dinheiro mais de 50 000 rublos. No entanto, essas transações podem ser concluídas se o gerente designado lhe der permissão por escrito;
- são proibidas quaisquer transações com propriedades pertencentes ao devedor (bens imóveis e móveis, depósitos, ações);
- é proibido ser fiador ou providenciar empréstimos, propriedades hipotecárias (incluindo propriedades pertencentes à família). Tais ações só podem ser executadas com o consentimento do administrador;
- o requerente não está autorizado a transferir parte ou a totalidade de sua propriedade como uma ação para o capital autorizado de várias empresas e cooperativas, bem como adquirir ações em várias organizações e empresas.
Uma restrição bastante rígida que se aplica à alienação da propriedade pelo devedor, justificado, porque é necessário uma verificação completa e abrangente das informações fornecidas pelo devedor.
Se o requerente violar algum desses pontos durante a consideração do caso de falência, o juiz poderá recusar a declarar falência de um devedor.
Etapa número 3. Decisão judicial pendente
Na fase de espera pela decisão do árbitro, a pessoa principal é gerente financeironomeado pelo tribunal. A legislação que rege a instituição de falência de pessoas físicas e jurídicas prevê a participação obrigatória desse especialista na falência de pessoas físicas.
O devedor não pode escolher um gerente à vontade. Esta é uma prerrogativa do tribunal. No entanto o gerente pode ser selecionado pelo juiz na lista de especialistas de organizações auto-reguladoras, que serão fornecidas pelo devedor.
Uma série de requisitos sérios é feita a um gerente financeiro nomeado por um juiz para participar da falência de um indivíduo ou empresário.
O gerente financeiro em caso de falência de indivíduos e empreendedores individuais está envolvido em todas as etapas de um processo de falência aberto
Em caso de não conformidade com os seguintes requisitos, esse especialista é suspenso:
- ele não deve estar pessoalmente interessado no resultado da resolução do caso;
- dados profissionais puros (falta de comentários e principalmente penalidades);
- admissão à implementação de tais atividades e disponibilidade de uma licença.
Quais são as responsabilidades do gerente financeiro:
- preserva a propriedade do requerente;
- analisa a posição financeira do devedor;
- encontra e estabelece sinais de falência de uma pessoa privada;
- realiza trabalhos sobre os requisitos dos credores (inclusive com eles pessoalmente);
- notifica os credores (bancos e outras organizações de crédito) sobre a condução de processos de falência, bens vendidos ou reestruturação da dívida do requerente;
- controla como o plano de reestruturação da dívida está sendo implementado;
- submete todos os relatórios necessários sobre suas atividades aos credores do devedor.
Uma análise das funções desempenhadas por esse especialista mostra que o gerente financeiro designado pelo tribunal está envolvido em todas as etapas do processo de falência aberto.
Em relação à pessoa singular em relação à qual o processo de falência foi iniciado, podem ser tomadas 2 (duas) decisões:
- o pedido do devedor deve ser rejeitado se não houver provas suficientes do cumprimento das condições para obtenção do status de falência (ausência de sinais de falência);
- Satisfação do aplicativo - neste caso, são possíveis várias opções, que serão descritas abaixo.
Prática judicial em caso de falência de pessoas físicas (PI) - liquidação, reestruturação de dívidas de pessoas físicas, venda de imóveis
5. Processos de falência de pessoas físicas e jurídicas: prática judicial + quadro comparativo
As opções para os procedimentos indicados pelo tribunal em caso de decisão positiva são necessárias para encontrar uma solução para os problemas financeiros do devedor:
- entre o devedor e o credor é acordo amigávelaprovado pelo tribunal.
- caso exista uma perspectiva de equalização da difícil situação financeira, poderão ser nomeados rendimentos adicionais ou outros ativos financeiros do devedor reestruturação da dívida;
- opção extrema - um indivíduo recebe status de falência, e sua propriedade é vendida em leilão. O último caso não é benéfico para o devedor, nem para os credores; portanto, o indivíduo é declarado falido por último, se for impossível usar as duas opções listadas acima.
Cada um dos procedimentos prescritos possui suas próprias nuances, portanto, as consideraremos com mais detalhes.
5.1 A conclusão de um acordo de liquidação
A conclusão de um acordo de liquidação mutuamente benéfico é a maneira mais desejável de resolver a difícil situação financeira do devedor.
Concluindo um acordo devedor e credor determinar a solução mais aceitável para ambas as partes na disputa.
Esse acordo permite que um indivíduo e um credor evitem mais litígios.
Um juiz na primeira sessão do tribunal necessariamente recorda o direito das partes de resolver o assunto pacificamente.
Um acordo é um acordo de uma disputa entre as partes através de concessões mútuas:
- o credor torna as condições de pagamento da dívida mais branda;
- o devedor compromete-se a cumprir as condições dos novos requisitos em tempo hábil.
Importante lembrarque um acordo amigável seja concluído em qualquer fase da audiência do tribunal de falências. Uma solução amigável deve ser feita de alguma forma por escrito.
Sinais que distinguem um acordo de um documento regular de conteúdo semelhante:
- o acordo é possível apenas com consentimento mútuo para a mudança de condições;
- acordo amigável é considerado e aprovado em tribunal;
- a entrada em vigor ocorre após a decisão final do caso ser tomada pelo juiz.
Em caso de dúvida, o tribunal pode não permitir (recusar) concluir um acordo de solução. Uma recusa pode ocorrer se, ao avaliar e analisar a situação financeira do devedor, houver motivos para acreditar que o devedor não poderá resolver seus problemas de dívida. Ou há sérias suspeitas sobre a "honestidade" do cidadão.
Importante! A legislação da Federação Russa estipula que as dívidas de um cidadão podem ser pagas por terceiros que desejam ajudar uma pessoa privada a resolver problemas de dívida. Pode ser como indivíduos, vários fundos ou até o estado.
O que acontece depois que um acordo é alcançado?
Consequências deste procedimento:
- a moratória do reembolso dos créditos do credor termina;
- as atividades do gerente financeiro são encerradas;
- o plano de reestruturação da dívida estabelecido é cancelado;
- o devedor paga o pagamento da dívida de crédito de acordo com as novas condições.
A conclusão de um acordo de liquidação contém vantagens indiscutíveis:
- o tempo é economizado;
- as custas judiciais são reduzidas, incluindo o pagamento por serviços de gerente;
- o credor e o devedor concordam em concessões mútuas, em relação às quais existe a perspectiva de solucionar a difícil situação financeira do devedor.
Advogados experientes recomendam aos cidadãos na maioria dos casos fazer um acordose credores ou gerente financeiro oferecer essa oportunidade.
Uma característica do acordo de liquidação concluído com o PI é a liberação de um empresário individual da liquidação forçada.
A conclusão de um acordo de liquidação entre todos os credores e um empresário individual pode salvá-lo de eliminação iminente de IP. Esse acordo ajuda a determinar o vencimento dos pagamentos de impostos e créditos dentro do prazo estipulado.
5.2 Plano de Reestruturação da Dívida
Reestruturação da dívida - São atividades consistentes que visam solucionar a difícil situação financeira de um indivíduo. A reestruturação envolve a preparação de um plano para restaurar a solvência do devedor.
O plano de reestruturação, via de regra, inclui as seguintes atividades:
- o valor dos pagamentos mensais da dívida é reduzido;
- o prazo do empréstimo está sujeito a aumento;
- multas são canceladas completamente (ou por um determinado período de carência).
O procedimento de reestruturação é nomeado pelo tribunal somente mediante confirmação pelo devedor da presença de receita adicional ou outros ativos financeiros em montante suficiente para satisfazer as reivindicações atualizadas dos credores.
O procedimento de reestruturação é menos favorável do que uma liquidação; no entanto, em comparação com a venda de imóveis, é indubitavelmente mais favorável resultado da consideração de um cidadão falido. Afinal, o devedor recebe benefícios na forma de suspensão de multas e multas acumuladas anteriormente.
Also Também recomendamos a leitura do nosso artigo sobre reestruturação de crédito - o que é e como é realizado.
5.3 Reconhecimento de falências: estágio da venda de propriedades de um indivíduo ou empresário
Nos casos em que as partes não concordam com um acordo amigável e o cidadão não tem os meios para pagar a dívida existente, ou o procedimento de reestruturação não produziu resultados positivos, um indivíduo é declarado falido.
Nesse caso, todas as propriedades do devedor são vendidas, ou seja, vendido na licitação de falências, e os valores recebidos destinam-se a reembolsar as reivindicações dos credores.
Propriedade do devedor a ser vendido:
- todos os bens móveis e imóveis. Os ativos adquiridos durante o casamento também estão sujeitos à venda;
- propriedade é vendida principalmente valor mais alto (liquidez). Estes são apartamentos, carro, jóias, ações, artigos de luxo.
- apartamento de hipoteca (prometido pelo banco) também está sujeito à venda, mesmo que seja o único espaço de vida do devedor;
- compartilhar no apartamento, adquiridos durante o período do casamento, também podem ser vendidos no valor pertencente ao devedor.
Que propriedade não é vendida (vendida) no processo de falência:
- o imóvel, que é o único espaço de vida do devedor, não está sujeito a venda;
- pertences pessoais do devedor e itens essenciais (produtos de higiene pessoal);
- itens do dia a dia do devedor e eletrodomésticos (eletrodomésticos), cujo custo é inferior a 30.000 rublos;
- Concessões estatais de valor particular
- animais domésticos que o devedor contém para satisfazer necessidades pessoais.
Avaliação de todos os imóveis a serem vendidos, conduzido pelo gerente financeiromas o devedor e os credores podem desafiá-la.
Se for necessário e insolúvel, os avaliadores profissionais independentes estão envolvidos na avaliação.
5.3.1 Procedimento para reembolso de créditos de credores
Os recursos provenientes da venda dos bens do devedor são utilizados para pagar as reivindicações dos credores.
Fora de turno (isto é, antes de tudo), o montante da dívida em apoio à criança, danos e serviços de gestão.
Os demais ativos são distribuídos de acordo com a sequência estabelecida e aprovada de credores.
Se a propriedade não realizada permanecer, ela será oferecida aos credores em espécie para pagamento da dívida. Em caso de desacordo dos credores em aceitar coisas não realizadas - eles são devolvidos ao cidadão reconhecido como falido.
A ordem de satisfazer os requisitos dos credores IP:
- Primeiro, os requisitos dos credores são atendidos - indivíduos cuja saúde foi prejudicada;
- Em segundo lugar, pagamentos em atraso são pagos;
- O terceiro turno são os demais credores.
Existem casos frequentes em que o valor da venda de propriedade não é suficiente para cobrir toda a dívida (por exemplo, credores não da primeira fase: organizações de crédito, autoridades fiscais), os fundos disponíveis serão divididos entre todos os credores da fila na proporção dos requisitos.
5.3.2 É possível anular dívidas do devedor
Quando o valor total restante após a venda da propriedade do devedor tiver sido esgotado, a dívida pendente poderá permanecer.
Além disso, o número de contas a pagar geralmente é enorme. Em tais situações, o juiz pode decidir anular as dívidas restantes.
Você pode amortizar a seguinte dívida:
- dívidas de crédito (incluindo cartões de crédito);
- a quantidade de empréstimos contraídos de pessoas físicas;
- recebimentos de dívida;
- pagamentos em atraso de impostos e taxas;
- contas de serviços públicos não pagos.
Os tribunais recorreram a esta oportunidade extremamente raro, na falta de outra solução alternativa para o problema financeiro do devedor.
Tabela comparativa de procedimentos nomeados pelo tribunal para a falência de indivíduos:
Procedimento agendado | Conteúdo | Duração |
Acordo de liquidação | O devedor e o credor assinam um acordo mutuamente benéfico | não limitado pelo tempo |
Reestruturação | Plano aprovado para restaurar a solvência e equalizar a condição financeira do devedor | o período de 4 a 6 meses |
Reconhecimento de falências | A propriedade do devedor é vendida com o reembolso subsequente das reivindicações dos credores | sobre 6 meses |
Quais são as consequências para o devedor durante o processo de falência de indivíduos
6. Falência de um indivíduo (PI) - possíveis consequências para o devedor
Declarando-se falido - Este é um passo muito sério, com sérias conseqüências:
- um indivíduo não pode ser declarado falido repetidamente nos próximos 5 anos;
- nem uma única instituição de crédito concederá um empréstimo ou crédito a essa pessoa, pois, ao solicitar um empréstimo, um cidadão é obrigado a denunciar sua insolvência. No histórico de crédito de um indivíduo declarado falido, uma “gordura cruzada” é colocada;
- por 5 anos, é proibido à falência se envolver em seu próprio negócio (registrar um IP) e ocupar cargos de chefia em organizações;
- uma falência pode ser proibida de viajar para o exterior por um período de até 3 anos (a menos que seja contestada judicialmente);
- será difícil para um falido mudar de emprego ou conseguir um emprego novamente, pois os empregadores são muito céticos em relação aos cidadãos com problemas financeiros;
Portanto, muitos advogados recomendam aos cidadãos com muito cuidado tratar a decisão de iniciar um processo de falência.
Por um lado, a falência é uma maneira de resolver numerosos problemas financeiros e, por outro, um grande número de restrições subsequentes por um período bastante longo.
Mais detalhadamente, como declarar falência para um indivíduo e um empreendedor individual, escrevemos em um artigo especial.
7. Ajuda de advogados profissionais na resolução de falências
Procedimento de falência de um indivíduo - este é um processo muito demorado e demorado. Além disso, a falência tem muito sutilezas e nuances.
Se um cidadão decidiu receber o status de falência, ele deve pensar na assistência profissional de especialistas no campo da falência.
Na Rússia, existem muitos escritórios de advocacia registrados que são elegíveis e ajudam a população a reconhecer a falência. Recorrer a profissionais salvará o cidadão da necessidade de se aprofundar em todas as nuances da lei.
Além disso, especialistas com vasta experiência prática no campo da falência ajudarão o devedor a encontrar a solução mais lucrativa para uma situação financeira difícil, economizando tempo e dinheiro. Aqui estão algumas empresas cuja principal atividade é assistência qualificada em falências.
Portanto, a lista das empresas de falência mais famosas e respeitáveis de indivíduos e empreendedores inclui:
1. Empresa "Centro Nacional de Falências"
A organização tem muitos anos de experiência em grandes megacidades (capitais) e em regiões. Você pode pedir ajuda de uma cidade grande e de uma cidade provincial do nosso país.
2. Empresa "Serviço de Falências na Rússia"
Uma organização com muitas filiais em todas as principais cidades da Federação Russa. Uma empresa confiável (uma das líderes em seu campo), que assessora clientes offline e online.
3. A empresa "Stop Credit"
Organização de uma especialidade restrita, que lida exclusivamente com disputas com empresas de microfinanças (não apenas). Se precisar de ajuda no campo de reembolso de empréstimos e outras dívidas, entre em contato com esta empresa.
4. A empresa "FinYurist"
Outra empresa de falências para indivíduos e empresários em toda a Rússia (escritórios nas grandes cidades). É possível obter uma consulta gratuita por telefone e pela Internet.
8. Responsabilidade criminal por falência fictícia (intencional) de indivíduos e indivíduos
A falência fictícia é a apresentação intencional de informações imprecisas sobre a situação financeira. Utilizando o procedimento fictício de falência, indivíduos e pessoas físicas tentam se livrar das dívidas acumuladas e obter sua baixa subsequente.
Existem situações em que de maneira semelhante particulares quer se livrar da carga de crédito.
Empresários em caso de falência fictícia, eles tentam fechar um negócio deficitário.
Deve lembrarque um julgamento será realizado cheio e meticuloso análise de todas as evidências, atribuiu uma avaliação dos ativos existentes, transações e contratos celebrados.
Na maioria dos casos, um estudo abrangente revela sinais de fraude.
Além disso, a experiência acumulada em gestão financeira permite que especialistas determinem falências fictícias.
Sinais de falência fictícia:
- as transações, cujo objeto é imobiliário, são concluídas com parentes próximos, familiares ou outros conhecidos (terceiros);
- dinheiro foi transferido para as contas de pessoas ou organizações não autorizadas;
- suspeitas de revenda de objetos de valor, jóias e outros itens caros por um preço muito baixo.
A responsabilidade pela falência fictícia é muito séria - prisão por fraude e pesadas multas. Punição alternativa - até 5 anos de serviço comunitário.
Portanto, é muito importante observar todas as características dos processos de liquidação e falência.
Também recomendamos que você leia um artigo sobre a liquidação de LLCs, que descreve instruções passo a passo sobre como fechar uma LLC, inclusive através de processos de falência.
9. Perguntas freqüentes sobre a falência de indivíduos e indivíduos
Considere as perguntas que os usuários fazem sobre o tópico da publicação:
Pergunta 1. Quanto custa uma falência de um indivíduo?
O custo da falência de um indivíduo consiste em vários componentes:
- submetendo uma solicitação e um pacote de documentos necessários ao tribunal de arbitragem, o requerente de acordo com a legislação tributária da Federação Russa (a partir de 01.01.2017) deveria pagar imposto estadual na quantidade de 300 rublos (o valor muda periodicamente, o valor exato do imposto estadual pode ser encontrado no site do Serviço Fiscal Federal);
- O custo do processo de falência inclui pagamento pelos serviços de um gerente financeiro. O preço médio dos serviços é 25 000 rublos.
Importante! Se os credores já tiverem apresentado uma petição por declarar a falência do devedor, o imposto estadual não será pago.
Se o devedor não tiver recursos financeiros para pagar pelos serviços do gerente, ele poderá registrar uma solicitação de pagamento parcelado.
Questão 2. A que horas ocorre a falência de pessoas físicas?
O procedimento para declarar uma falência individual é bastante longo. É demorado e requer maior paciência.
O legislador estabeleceu os seguintes cronogramas para as etapas de falência de indivíduos:
- fase preparatória: preencher o requerimento e preparar o pacote de documentos necessário - aproximadamente 1 mês;
- consideração da aplicação no tribunal, leva um período de tempo de 2 semanas a 3 meses;
- se aceito decisão de reestruturação da dívida - de 3 meses a 3 anos;
- em caso de falência e venda de bens do devedor - cerca de 6 meses.
Como resultado, sujeito a todas as regras provisórias, o tribunal resolve o caso de falência dura mais de 1 ano.
Pergunta 3. O que ameaça a falência de um empreendedor individual?
Muitos empreendedores iniciantes emitiram empréstimos para empreendedores individuais e vários empréstimos para desenvolvimento de negócios. Segundo a nova lei, essa é uma parte impressionante da dívida total do empresário, com base na qual ele pode declarar falência.
Lembre-se de que, no montante de obrigações de dívida das quais é possível se livrar como resultado de falência, não inclua dívidas em pensão alimentícia, em pagamentos de danos à saúde.
Muitos empresários pensam que se declarando falido eles vão se livrar de problemas financeiros. No entanto, a falência implica sérias limitações.
Eles são amplamente semelhantes aos problemas que surgem durante a falência de indivíduos, com alguns recursos:
- o empresário perde automaticamente o status de IP;
- informações sobre a falência da PI estão incluídas no Registro Estadual Unificado de Pessoas Jurídicas (Registro Estadual Unificado de Pessoas Jurídicas);
- dentro de 5 anos após a falência, é proibido o registro de um novo IP.
O principal problema decorrente da falência da propriedade intelectual - o status de insolvente causa sérios danos à reputação comercial do empresário.
10. Conclusão + vídeo sobre o tema
Em conclusão, oferecemos a você um vídeo de um especialista (chefe do Departamento de Procedimentos de Segurança para Falências do IFTS):
Também enfatize que falência de um indivíduo ou empresário - Esse é um procedimento complexo e faseado, que exige do cidadão grandes custos financeiros e de tempo. Além disso, o reconhecimento de sua insolvência é uma situação extremamente desagradável e irritante, que priva uma pessoa privada de muita força moral.
Para dar um passo tão crucial, você precisa pesar tudo com muito cuidado e analisar as consequências de suas ações no futuro.
Nesta situação, quando o quadro legislativo que rege a instituição de falência de indivíduos precisar ser aprimorado e alterado, o procedimento de falência deverá ser iniciado em impasse na ausência de uma maneira alternativa de sair de uma situação financeira difícil.
A equipe da revista “Rich Pro” deseja boa sorte e sucesso em questões jurídicas. Se você tiver algum comentário ou tiver dúvidas sobre a falência de pessoas físicas (IP), pergunte nos comentários abaixo.