Uma planta bizarra é o japonês Gimnokalitsium. Descrição das flores e regras de cultivo

Nas lojas de flores, muitas vezes é possível encontrar plantas bizarras e muito elegantes semelhantes a cactos e corais. A perna lisa e carnuda é coroada com uma bola vermelha e, às vezes, laranja ou amarela com espinhos.

O que é o Gymnocalycium japonês, como cuidar dele em casa: temperatura, água, luz, solo, poda, cobertura, etc., como se propagar e que doenças são afetadas por um cacto? Descubra abaixo.

Descrição botânica

O Gymnocalycium japonês (Gymnocalycium Facilisis), apelidado de "Chapeuzinho Vermelho", nasceu graças aos esforços do criador japonês Agee Watanabi nos anos quarenta do século XX. Foram tomadas as bases Gimnocalycium Mikhanovich (Gymnocalycium mihanovichii) - uma das muitas (de acordo com várias estimativas - de 50 a 800) espécies do gênero sul-americano Gymnocalycium da família Cactus.

Ajuda! O nome "Gymnocalicium" vem das palavras gregas "gymnos" - "nu" e "cálices", - "tubo". Isso se deve ao fato de os espinhos estarem completamente ausentes no tubo de flores das plantas desse gênero. Os cultivadores de flores russos também costumam usar o nome "Holochashnik".

Cactos vermelhos, rosa ou amarelos não sobreviverão - a clorofila de pigmento verde é necessária para a vida da planta. Portanto, as amostras cor-de-rosa obtidas como resultado da seleção foram enxertadas em uma planta verde doadora, depois as amostras vermelhas e multicoloridas foram cultivadas. Atualmente, variedades quase negras de hymnocalicium foram criadas.

Home Care

Temperatura

Como a maioria dos cactos, Gymnocalycium japonês é muito termofílico. No verão, ele se sentirá bem a uma temperatura de 20-30 ° C, no inverno, a temperatura deve ser reduzida para 15-18 ° C, mas não inferior a 5 ° C.

Rega

A água para irrigação deve assentar por um dia em um recipiente aberto, para que o cloro nocivo às plantas domésticas evapore. De preferência, a água dura deve ser passada através de um filtro. Para a irrigação, use água à temperatura ambiente, pois a água fria é prejudicial para a planta sul.

No verão, a planta é regada abundantemente., mas antes de cada rega, verifique se o solo da panela está completamente seco. Em média, no verão, o hymnocalicium é regado uma vez por semana. No final do verão, a planta começa gradualmente a ser regada cada vez menos. No inverno, a rega é interrompida e umedeça levemente o solo. Com o início da primavera, a rega é retomada.

A luz

Gymnocalycium japonês adora lugares claros. No outono e inverno, é desejável que ele forneça iluminação adicional. No entanto, ao contrário da maioria dos cactos, ele não tolera a luz solar direta e pode sofrer queimaduras, por isso é aconselhável sombrear o cacto no período de primavera-verão.

Solo

O solo para o hynnocalycium deve ser selecionado ligeiramente ácido ou neutro, a planta não tolera solos ácidos. Você pode usar a mistura de solo pronta para cactos e suculentas, ou prepará-la você mesmo. Para fazer isso, misture areia, húmus, turfa, carvão e argila expandida ou tijolo triturado.

Poda

A poda é necessária em caso de deterioração dos tecidos. O tecido afetado é cortado com uma faca afiada ou navalha, depois o corte é polvilhado com carvão fresco ou ativado esmagado ou enxofre disperso - isso ajudará a interromper o processo de apodrecimento. Você pode regar o cacto após pelo menos 2-3 dias após a poda.

Top vestir

No período de primavera-verão, o Gymnocalicium japonês é fertilizado com cobertura para um cacto cerca de uma vez a cada 2-3 semanas, ou até um mês.

Atenção! O excesso de fertilizante pode ter um efeito muito negativo sobre as condições da planta. No outono e inverno, você não pode alimentar o cacto.

Pote

Panelas de barro são preferidas para cactos, pois evaporam bem a umidade, e os cactos não podem tolerar a estagnação de fluidos. Uma panela grande demais não deve ser usada - suas paredes devem estar em contato com as raízes do hinnocalycium. Para fornecer drenagem, argila expandida, tijolo quebrado ou mesmo poliestireno precisam ser colocados no fundo da panela. Você pode adicionar cascas de ovos batidas.

Transplante

Uma planta deve ser transplantada em média uma vez a cada 2-3 anos. É cuidadosamente removido da panela velha, as raízes são limpas do chão, lavadas com água morna e secas por 2 dias. Agora o cacto está pronto para o plantio em uma nova panela.

Invernada

No inverno, é necessária uma queda de temperatura de 15 a 18 ° C. A água e o curativo cessam.

Reprodução

Sementes

A propagação de sementes de cactos é um processo bastante demorado, mas permite obter plantas mais resistentes. É usado principalmente por criadores.

Deve-se lembrar que durante a propagação das sementes, as características da variedade são frequentemente perdidas. Um pequeno recipiente é usado para semear. Uma mistura de areia e turfa é tomada como substrato. Ele deve ser mantido no forno em alta temperatura por 2-3 horas para destruir microorganismos perigosos. Além disso, o solo pode ser cozido no vapor.

Quando a mistura esfria, é derramada em uma panela, as sementes são colocadas em sua superfície e, em seguida, são um pouco aspergidas por cima. O substrato deve estar úmido, não deve secar completamente. Para fazer isso, cubra o recipiente com uma tampa ou filme transparente. A temperatura deve ser mantida em cerca de 20 ° C. As mudas devem ser esperadas em cerca de dez dias.

Atenção! Como as mudas do Gymnocalicium japonês não contêm clorofila, alguns dias após o surgimento das mudas, elas devem ser plantadas em um cacto resistente e que cresce bem - por exemplo, na echinopsis.

Scions

Nesse caso, a vacinação também é necessária. O processo do hymnocalicium é separado por um movimento rotacional da planta mãe. A base do processo é cortada com uma lâmina afiada, que deve primeiro ser desinfetada. O porta-enxerto também é cortado. Fatias de ambas as plantas são combinadas.

Um curativo de borracha macia deve ser aplicado à vacina por vários dias, o que não deve pressionar demais o estoque. Além disso, a vacina é coberta com uma tampa transparente (vidro ou plástico), garantindo que não bloqueie o acesso ao ar. Desde que o descendente não esteja completamente acostumado ao material, a temperatura ambiente deve estar um pouco mais alta que o normal.

Doença

  • Carrapato vermelho.

    Graças à sua pele espessa, o Gymnocalicium Japanese é bastante resistente a esta praga, que afeta muitos tipos de cactos. No entanto, as plantas jovens ainda podem sofrer com isso. Nas plantas adultas, uma área próxima ao ponto de crescimento pode ser afetada. Nesse caso, manchas enferrujadas e secas aparecem na pele. Você precisa lavar o cacto com água quente ou tratá-lo com uma solução de álcool etílico. Se houver outros cactos na casa, para evitar a infecção, a planta pode ser tratada com pesticidas especiais.

  • Worms.

    Pequenos insetos, cujas fêmeas têm a forma de vermes, aderem às raízes e caules das plantas. Os corpos dos insetos são rosa, cobertos com um revestimento semelhante ao algodão. Para destruir os parasitas, a planta e as raízes devem ser lavadas por muito tempo em água quente ou mantidas em um banho quente. A temperatura deve ser a mais alta possível para a mão. Inseticidas também podem ser usados.

  • Podridão da raiz.

    A principal razão é a umidade excessiva do solo. Nesse caso, o cacto junto com as raízes também é lavado com água quente, as raízes são cortadas em um tecido saudável e tratadas com carvão triturado com álcool ou drogas antifúngicas. As raízes são secas e, em seguida, é realizado um transplante.

Flores semelhantes

Na floricultura de interior, são frequentemente encontrados cactos de cores incomuns.

  • Stenopleurum. Também pertence ao gênero Gymnocalicium. O caule é caracterizado por costelas baixas com estriação transversal. Quanto ao Mikhanovich Gymnocalycium, formas livres de clorofila foram obtidas para esta espécie.
  • Chametereus Sylvester. Como o hinnocalycium, vem da América do Sul, mas difere em hastes alongadas. Os criadores conseguiram destacar a forma amarela sem clorofila desta planta.
  • Echinocactus Gruzoni. Originalmente do México. Tem uma haste esférica com agulhas longas. À venda são frequentemente amostras com agulhas coloridas. Este efeito é alcançado com a ajuda dos corantes, quando eles param de usar as agulhas adquirem uma cor dourada ou branca natural.
  • Cacto murta geométrico. Também vem do México. As hastes são alongadas, em uma idade jovem pintada em uma cor verde-azulada.
  • Mammillaria Snowy. Um cacto esférico que lembra uma bola de neve graças à pubescência branca.

Gymnocalycium japonês é uma planta muito eficaz, simples o suficiente para crescer em casa. Reúna uma coleção inteira de cores e tons diferentes deste cacto, e seu peitoril da janela a qualquer época do ano se parecerá com um recife de coral!

Vídeo útil

Para evitar problemas ao cuidar do hinnocalycium, assista ao vídeo:

Deixe O Seu Comentário