Plantando orquídeas em um sistema fechado. Ações básicas e passo a passo

O sistema fechado de plantio de orquídeas foi inventado há pouco tempo e todos os arquidioces foram divididos em dois campos - fãs furiosos e oponentes não menos furiosos desse sistema. Tradicionalmente, as orquídeas são cultivadas em recipientes com aberturas para a saída de excesso de água e ventilação das raízes, porque a orquídea é uma planta epifítica e suas raízes são abertas na natureza. O sistema de plantio fechado consiste em plantar uma orquídea em uma panela sem furos e derramar água no fundo.

Mas nem tudo é tão assustador quanto parece à primeira vista. Se esse método fosse mortal para as flores, ele não teria recebido tal distribuição em massa e muitos elogios de pessoas que decidiram experimentá-lo.

Princípio de funcionamento

Uma planta plantada em um vaso fechado, no fundo do qual há água, tem acesso constante à umidade e começa a puxar e crescer raízes em direção à sua fonte, ou seja, para baixo. O sistema radicular está se desenvolvendo intensamente, as raízes salientes despertam e um poderoso sistema radicular contribui para o rápido crescimento de folhas e pedúnculos. Ao mesmo tempo, a parte superior das raízes não seca, pois é criada uma maior umidade no recipiente, que não evapora da camada de musgo colocada na parte superior.

Prós e contras

Existem muitas vantagens desse método, e elas parecem muito atraentes:

  1. Economia de tempo. As orquídeas plantadas dessa maneira requerem um mínimo de atenção e o cuidado com elas é muito simples - a cada 3-5 semanas, adicione água e pronto.
  2. Reanimação rápida de plantas semi-mortas. Nas vendas com desconto, são vendidas orquídeas com raízes podres, sem folhas, e, à primeira vista, parece impossível sair. Mas depois de colocados em um sistema fechado, eles ganham vida, criam raízes e até começam a florescer.
  3. Intenso crescimento de folhas e raízes, bem como abundante floração longa.
  4. O sistema fechado é ideal para o cultivo de orquídeas em climas secos. As plantas que crescem em recipientes com água não liberam raízes aéreas, pois possuem umidade suficiente e não precisam procurá-la no ar.
  5. Proteja as raízes da decadência. O musgo de esfagno, que é colocado em uma panela, possui poderosas propriedades desinfetantes e antibacterianas, este antibiótico natural dá saúde às flores.

As desvantagens surgem de erros nos cuidados e do não cumprimento das regras de desembarque:

  • Decaimento do ponto de crescimento ou raízes.
  • A aparência de insetos no substrato.
  • A ocorrência de mofo.
  • É difícil traduzir plantas secas em um sistema fechado.
  • Não é adequado para climas úmidos.

Uma possível falha também é chamada de crescimento de algas verdes nas paredes do tanque, mas esse é um processo natural, que mostra que seu próprio biossistema foi estabelecido no interior.

Preparação

Para que o plantio seja bem-sucedido e a orquídea crie raízes em um novo local, você precisa comprar tudo o que precisa com antecedência e deve começar escolhendo um recipiente.

Escolhendo a capacidade certa

Como uma panela, é melhor pegar um recipiente de vidro, é mais estável que o plástico e parece mais bonito. Além disso, o vidro não possui uma estrutura porosa, o que impede o crescimento das raízes.

O formato pode ser diferente, mas redondo é indesejável, porque se você precisar transplantar uma planta, retirar o sistema radicular sem danificá-lo será problemático. O balão redondo terá que ser quebrado. Todos os tipos de copos, copos e até canecas de cerveja são adequados para crianças e orquídeas com raízes pequenas, tudo depende da imaginação ou do que está à mão.

Plantas maiores precisam de capacidade volumétrica: vasos de vários litros ou até pequenos aquários nos quais várias flores podem ser plantadas ao mesmo tempo. Mas você não deve fazê-lo imediatamente, é mais razoável testar um sistema fechado em uma planta.

Ajuda! Um vaso transparente deve ser escolhido, é mais fácil controlar o nível da água e observar o que está acontecendo no interior.

Você pode descobrir mais sobre vasos de orquídeas aqui.

Substrato

O substrato para plantio em um recipiente fechado consiste em vários componentes que não podem ser misturados, mas devem ser dispostos em camadas:

  • argila expandida;
  • esfagno de musgo;
  • casca ou substrato para orquídeas;
  • carvão vegetal.

Tudo isso é vendido em uma loja de flores, mas casca e musgo podem ser digitados na florestase ele estiver perto. Pedaços de casca são preferencialmente grandes, de modo que o ar úmido “anda” livremente entre eles, e sem vestígios de mofo, eles também são substituídos com sucesso por cones.

Você não precisa ferver, calcinar ou desinfetar, tudo é despejado no recipiente diretamente das sacolas. É aconselhável comprar musgo esfagno vivo ou, ao comprar, escolha um em que haja pelo menos pequenos galhos verdes, que depois ganhem vida e o musgo cresça.

Mais informações sobre o solo para orquídeas podem ser encontradas aqui.

Ações passo a passo

  1. No fundo de um tanque limpo despeje a drenagem de argila expandida, 3-4 centímetros.
  2. Então uma camada de musgo, meio centímetro de largura.
  3. A próxima camada é casca.misturado com carvão vegetal ou substrato para orquídeas.
  4. Seguinte pegue uma flor descascada, endireite as raízes e coloque em um recipiente. Certifique-se de que o pescoço não afunda profundamente na panela, mas esteja na superfície, caso contrário ele apodrecerá.
  5. Então delicadamente encher o tanque até o topo com a crosta de modo que a orquídea sentou-se firmemente nela e não saiu.
  6. Espalhe uma camada de musgo por cima, aqui servirá como cobertura morta e protegerá a umidade da evaporação intensa.
  7. Depois despeje água morna no topo e escorra em meia hora, mas não todos, mas para que a camada inferior de argila expandida fosse completamente coberta com água.

Isso é tudo, o desembarque em um sistema fechado acabou. Agora resta apenas colocar a planta na zona correspondente ao regime competente de iluminação e temperatura e adicionar água conforme necessário.

Importante! Você precisa plantar uma flor para que as raízes não atinjam a argila expandida com água.

Esse método é bom, pois as raízes estão constantemente em um ambiente seco idealmente úmido, em vez de excessivamente úmido ou vice-versa.

Leia mais sobre o plantio de orquídeas aqui.

Instruções mais detalhadas sobre o pouso no vídeo:

Adaptação de plantas

Sua adaptação depende do grau de impacto no sistema radicular. Se a planta passou por uma operação radical para aparar raízes secas ou podres, será difícil transferir o transplante. Para que isso não aconteça, você precisa seguir regras simples, a saber: replantar uma flor quando estiver na fase de crescimento e, ao mesmo tempo, deixe parte do substrato antigo. Você não precisa dar cobertura imediatamente, isso só fará mal.

Além disso, durante o período de adaptação, a planta pode secar as folhas inferiores ou jogar flores; essa é uma reação normal de uma flor se acostumar com um novo local de residência.

Cuidados adicionais

Atrás de uma orquídea crescente em um sistema fechado o cuidado é muito simples, inclui rega e cobertura. Pulverizar, mergulhar, tomar banho no chuveiro já será supérfluo e, embora haja gotas de condensação nas paredes da embarcação, a planta geralmente não precisa de umidade adicional. A rega em si ocorre da seguinte maneira: a água é vertida com um fluxo fino até cobrir uma camada de argila expandida. Este nível de água deve ser mantido constantemente.

Eles começam a alimentar a orquídea somente depois que ela se enraíza e cresce. Uma flor que vive em um sistema fechado requer muito poucos fertilizantes, 10 vezes menos do que o indicado nas instruções. Você pode fazê-los a cada rega e a qualquer momento.

Dificuldades e problemas

  • O problema mais comum é vaso excessivamente grande e profundo. A orquídea simplesmente seca, já que as raízes estão muito longe da umidade. Portanto, o crescimento não deve ter capacidade.
  • O próximo incômodo é mofo. Não vale a pena ter medo, depois que a planta se adapta e cresce, ela desaparece por si mesma.
  • Substrato fino ou pedaços de casca muitas vezes causam cárie radicular, porque o lixo absorve e retém a água perfeitamente. Além disso, ele se desvia, se torna denso e não permite a passagem do ar.
  • Substrato molhado como mosquitos. Antes de tudo, é necessário descobrir o tipo de inseto, o grau de seu perigo para as orquídeas e depois escolher o método ideal para combatê-las.

Quanto tempo as flores podem crescer ao usar esse método?

Os fãs do método tradicional afirmam que o método de aterrissagem fechada pode ser aplicado temporariamente, apenas durante o período de ressuscitação de uma planta ou crescimento de um bebê. Ao mesmo tempo, os muitos anos de experiência de outros amantes mostram que, com o devido cuidado e observando todas as regras, as orquídeas permanecem saudáveis ​​e vivem em um sistema fechado por muitos anos.

Qualquer que seja o método de plantio escolhido, lembre-se sempre de que qualquer organismo vivo precisa de atenção e cuidado, e um desrespeito a ele destruirá até a planta mais forte.

Deixe O Seu Comentário