Doenças e pragas de bálsamo. Como curar uma planta?
Crescimento rápido, flores elegantes e um longo período de floração - os bálsamos são merecidamente incluídos na lista de algumas das melhores plantas de interior.
Inflorescências brilhantes, intransponíveis, adornam peitoris, galerias e jardins inteiros.
Em alguns casos, o bálsamo pode se tornar vítima de doenças perigosas ou insetos nocivos. Que perigo a flor enfrenta? Como reconhecer e controlar pragas?
Resumo da planta
O bálsamo pertence a culturas de longo prazo, com uma haste vertical e folhagem serrilhada carnuda. A altura máxima do mato é de 50 cm, o comprimento das folhas é de 8 a 12 cm, as inflorescências estão nas axilas da planta e sua tonalidade é variada (do rosa delicado ao vermelho rico).
Os híbridos de bálsamo têm flores duplas. Após o término do período de floração, uma fruta é formada - uma caixa alongada, composta por 5 folhas retorcidas.
Nota! Ao menor toque da caixa, ela se abre e as sementes são acionadas com força. Para essa propriedade, a planta é chamada Impatiens.A floração longa explica outro nome para o bálsamo - Spark. Em diferentes países, esta espécie também possui designações diferentes: Lisa Zelosa na Alemanha, Vanka-úmida na Rússia.
Suscetibilidade a doenças
Por que o bálsamo desenvolve várias doenças? O principal motivo é a hidrofilicidade da planta. Suas hastes e folhagens são 50% de água. O mato ama o solo e o ar umedecidos. E a abundância de umidade cria condições ideais para a propagação de patógenos e pragas.
O bálsamo interno é especialmente suscetível a doenças como o míldio. Entre as razões para o seu desenvolvimento estão a má qualidade dos cuidados, a baixa temperatura e a rega abundante (a umidade do solo não tem tempo para evaporar).
Fungos malignos causam a doença. O agente causador penetra no tecido da planta com umidade; após 2-3 dias, um arbusto saudável começa a murchar (as folhas são cobertas com um revestimento branco, depois escurecem e caem). Método de controle - tratamento com fungicidas. Você pode usar Bactofit, Bordeaux líquido, Vitaros.
O bálsamo também é suscetível às seguintes doenças.
- Podridão cinzenta. Sintomas - manchas marrons, placa cinza na folhagem e caule. As bactérias causam doenças do solo ou da água contaminados. Um fator de risco adicional é o congelamento do mato, água fria para irrigação, correntes de ar.
Você pode se livrar cortando oportunamente as folhas afetadas e replantando a planta em uma nova panela. Para a pulverização, a solução de alho ou o Fundazole é adequado.
- Bacteriose Um sinal são manchas de água na folhagem, que depois se espalham por todo o mato. O método de luta é a remoção das folhas afetadas e o tratamento subsequente do mato com o fluido Bordeaux.
Parasitas: diagnóstico, causas e ações
Os ácaros costumam afetar o bálsamo - são pequenos parasitas irritantes que sugam todo o suco do caule. Também pulgões, tripes e moscas-brancas são perigosos para as plantas.
Infecção por carrapato
Sinais característicos podem ser vistos ao examinar a parte de trás da folha ou entrenós. Sintomas de infecção por ácaro - o filme branco mais fino e pequenos pontos na folhagem, sua perda de brilho, diminuem a intensidade da floração. As razões para a aparência são uma alta temperatura na sala e um baixo nível de umidade. Como lidar com um ácaro da aranha em bálsamo?
- Cortando as partes afetadas.
- Processar o mato com água e sabão (é preferível diluir o sabão de alcatrão na água). Aplique espuma na planta e enxágue após 5-10 minutos. Repita o procedimento após 7 dias.
- Com um alto grau de infecção, é necessário tratamento químico. Na lista deles está Fitoverm, Vertimek. Selecione a dosagem de acordo com as instruções.
O carrapato do ciclâmen também pode parasitar o bálsamo. Deforma folhas jovens, brotos laterais e brotos. A planta perde seus pontos de crescimento e morre rapidamente. Você pode se livrar da praga apenas quando tratada com acaricidas.
Pulgões
O inseto suga o suco das folhas, depois se deforma e interrompe o crescimento. Com um alto grau de dano, o processo de fotossíntese é impossível, como resultado, o bálsamo deixa de se desenvolver normalmente e morre.
É bastante difícil notar a infecção no mato, mas os ninhos de pulgões da flor esbranquiçada são claramente visíveis nas paredes da panela.
Importante! O motivo do desenvolvimento são cuidados inadequados e rega irregular (a praga se reproduz em solo seco).Os pulgões podem ser detectados através do transplante ou do exame do sistema radicular. Métodos populares de luta - tinturas de folhas de tabaco, cascas de cebola e absinto. Além disso, o arbusto infectado pode ser tratado com cinzas, pó de tabaco ou uma mistura de cinzas e sabão.
Como lidar com pulgões? Produtos químicos para recuperação de bálsamo - Fas, Decis, Actellik. Os recursos de dosagem e aplicação dependem do tamanho da planta (use de acordo com as instruções). Ao processar produtos químicos, o solo na panela deve ser coberto com um filme.
Algoritmo de ação detalhado:
- Remoção de fragmentos danificados e encolhidos.
- Processamento de peças cortadas com inseticidas. Pulverizar o mato com uma solução de tabaco seco e capim tansy.
- Na panela, mude completamente o solo, desinfete a panela em si.
Mosca branca
Na aparência, o inseto se assemelha a uma pequena toupeira de cor branca. O período de reprodução (da postura dos ovos à eclosão de um indivíduo) é de 35 a 40 dias.
A mosca-branca põe ovos na parte de trás da folha, depois desses ovos aparecem larvas que comem todo o arbusto de bálsamo.
Com o tempo, a pele das larvas endurece e os indivíduos se tornam invulneráveis a certos produtos químicos. Portanto, a planta deve ser tratada várias vezes, observando uma pausa de 4-6 dias.
Sintomas de infecção - folhagem perde verdeaparecem manchas amarelas, depois seca e cai. Uma conseqüência perigosa é a morte completa da planta.
Ajuda A mosca branca também secretam um líquido de consistência de açúcar que contém patógenos do fungo da fuligem.Como destruir uma mosca branca?
- Chuveiro regular. Ovos e larvas podem ser lavados com pressão da água. É importante processar os dois lados da folha.
- Remoção das partes afetadas do arbusto.
- Destruição de indivíduos com inseticidas. Os floristas recomendam o uso de Karbofos, Tanrek, Actellik. São drogas venenosas que não devem ser pulverizadas no apartamento. Você precisa executar o procedimento na varanda ou na rua.
- Uma alternativa aos produtos químicos é remédios caseiros. O bálsamo pode ser tratado com tintura de alho ralado. Para cozinhar, você precisa moer 1-2 dentes, transformá-los em mingau. Despeje água fervente e deixe por 3 horas. Use para pulverizar 2 vezes ao dia.
Tripes
Os insetos têm uma dupla ameaça: enfraquecem o mato, são uma praga e também são portadores do vírus do mosaico - uma doença perigosa do bálsamo interno. O problema pode ser diagnosticado pela deformação de folhas jovens no ápice e uma mudança no ponto de crescimento.
Quanto maior o impacto das pragas, pior a aparência das flores. As bordas começam a secar, insetos vivos podem ser vistos no centro da corola.
O principal método de lidar com eles é a remoção de fragmentos infectados e o tratamento subsequente com inseticidas. É importante isolar o arbusto afetado do resto. Pulverize a planta com Tanrek ou Actellik.
O Tanrek precisa ser diluído na proporção de 1 ml por 5 l ou 2 ml por 10 l (é necessário medir o medicamento com uma seringa). Dosagem de Actellik para infecção grave: 1 ampola por 1 litro de água. Repita o procedimento de pulverização após 5-7 dias.
Foto
Em seguida, você pode ver fotos de doenças e pragas de bálsamo:
Medidas preventivas
A principal medida preventiva é o atendimento competente. É importante que o pote balsâmico receba bastante sol. A pulverização regular com água pura evitará pragas. (a água não deve cair nas flores).
No outono, é aconselhável fazer uma cobertura a cada 2-3 semanas. Os fertilizantes devem conter nitrogênio e fósforo. No inverno, você precisa reduzir o número de regas e colocar o pote de balsamina em um local fresco (temperatura de 15 a 17 graus).
Conclusão
O bálsamo é uma planta bonita com flores brilhantes. O mato pode se tornar um objeto de ataque de insetos nocivos. Você pode se livrar dos efeitos nocivos das pragas cortando oportunamente os fragmentos infectados e tratamento subsequente com preparações químicas. A principal medida preventiva é o cumprimento das regras de atendimento.