Idéias interessantes para organizar um berçário - escolhemos móveis
Para a questão de escolher móveis para o berçário de seus filhos, os pais têm um cuidado especial e há muitas razões para isso. Do ponto de vista da psicologia, a formação da personalidade de uma pessoa pequena é influenciada por milhares de nuances e até pelo ambiente em que passa a infância. Obviamente, nos primeiros anos de vida, antes de ir ao jardim e depois à escola, a criança passa muito tempo em seu quarto. E, portanto, o dever dos pais não se limita à escolha de móveis com design seguro, feitos de materiais ecológicos. O mobiliário infantil deve atender a todos os requisitos de ergonomia e funcionalidade, deve ser móvel, fácil de combinar com outros itens internos e apropriado para a idade da criança.
Cada criança é individual, tem seus próprios hábitos, hobbies, conjunto favorito de atividades, com base nas quais você pode criar a atmosfera em seu quarto. Mas, é claro, existem critérios gerais pelos quais os móveis são comprados para o berçário. Convencionalmente, todas as atividades do bebê em seu quarto podem ser divididas em três setores: recreação, jogos e estudo (criatividade). Dependendo da idade da criança, o setor de jogos ou estudo pode ocupar a maior parte do espaço no quarto das crianças, e esse fator geralmente aparece quando a criança se muda do jardim de infância para a escola, quando são realizadas mais reformas e reparos nos quartos das crianças.
Outro ponto importante na reconstrução do estilo de vida da criança, seus hobbies e interesses é o período de transição em que seu bebê deixa de ser criança e se torna adolescente. Obviamente, nesse caso, a sala deve mudar junto com as mudanças que ocorrem na vida da criança, para "se adaptar" às suas necessidades.
Alguns princípios básicos para a escolha de móveis para o quarto de uma criança, com os quais os pais devem se familiarizar antes de ir às compras:
- concordamos com o fato de que o interior do quarto das crianças terá que ser alterado a cada poucos anos e não se trata apenas de substituir o padrão do papel de parede por borboletas nas flores. As crianças crescem e a situação deve corresponder não apenas à sua idade, crescimento, mas também à mudança de hábitos, vícios, interesses;
- comprar móveis que atendam à criança até a idade adulta não funcionem, o equipamento do quarto das crianças depende diretamente do crescimento da criança. Não apenas a cama, mesas e cadeiras são selecionadas com base no crescimento do bebê. Armários, prateleiras, prateleiras abertas, armários e cômodas devem ter essas formas e tamanhos para que a criança não tenha dificuldades em usá-los;
- existem muitos modelos de móveis que podem crescer com seu filho. As camas têm pelo menos três comprimentos, cadeiras e mesas podem ser ajustáveis em altura;
- solicitar aos consultores que forneçam certificados comprovativos da segurança do mobiliário infantil para humanos e meio ambiente;
- móveis de madeira é a melhor opção para o quarto onde as crianças estarão. Se o estofamento for usado em móveis, preste atenção em como cuidar dele e na capacidade dos tecidos de "respirar";
- como regra, os móveis para os quartos das crianças são feitos sem cantos afiados e elementos salientes que podem causar ferimentos, mas é melhor não confiar no fabricante e garantir a segurança da estrutura e a maneira como ela é executada pessoalmente;
- certifique-se de consultar a criança na decisão final; quase certamente ela preferirá uma versão mais brilhante e cativante dos móveis do que os pais. Mas, afinal, era para ele brincar, relaxar, estudar e ser criativo no ambiente dos móveis escolhidos, e também que em poucos anos metade dos móveis teria que ser substituída de acordo com as mudanças que ocorreram na vida e no desenvolvimento de seu filho.
Se você não pode alocar uma sala separada para organizar o descanso e os jogos da criança, tente pelo menos fornecer ao bebê seu próprio canto, a área onde ele será o mestre. Usando sistemas de armazenamento que atuam como telas, você pode dividir seu espaço. As crianças adoram lugares pequenos, suas "casas", onde se sentem seguras, mais confortáveis e mais convenientes do que em qualquer outro lugar.
Móveis para jogos e esportes ativos
Se seu filho é muito ativo e você tem certeza de que instalar uma cama, uma mesa e alguns sistemas de armazenamento no quarto dele não será suficiente para fornecer o ambiente necessário e digno em que o bebê crescerá e se desenvolverá de acordo com as necessidades dele, e então ao seu serviço uma variedade de equipamentos esportivos infantis, escorregadores, casas, mini-fábricas e oficinas.
É difícil superestimar o papel das atividades físicas no desenvolvimento e formação da criança, sua saúde, forma e caráter. Se o espaço do quarto das crianças permitir, a instalação de uma esquina esportiva ou apenas uma escada, um "muro sueco", como costumam dizer nossos compatriotas, se tornará uma ajuda significativa no desenvolvimento físico de seu filho.
É possível que, depois de alguns anos, seu filho se recuse (ou fique desconfortável com ele) a descer a colina ou ao longo do mastro para passar da camada superior da cama até o chão. Mas agora é importante e necessário que ele tenha um bom humor e bem-estar. Se a quadratura do quarto das crianças permitir organizar um escorregador ou suspender uma cadeira redonda, é importante ouvir a opinião da criança e proporcionar a ela um ambiente decente em seu quarto.
É difícil chamar esses puffs sem moldura, como itens de mobiliário, mas eles também podem servir como uma maneira de organizar jogos para uma criança. Eles podem atuar não apenas como assentos, mas também servem como elementos da construção de uma torre ou Ford. Além disso, os pufes são claros e seguros, nem têm medo de jogá-los.
Móveis no quarto para o menino
Existem certos estereótipos que os pais costumam seguir na preparação do quarto das crianças. Projetar um berçário para um menino em tons de azul e azul provavelmente nunca cessará. Mas não há nada de errado nisso, se a própria criança gosta dessas cores, além do mais, quase todos os tons de azul acalmam as emoções das pequenas meninas. A maioria dos meninos prefere jogos ativos, portanto os móveis devem atender a todos os requisitos de força e durabilidade. A funcionalidade dos móveis vem à tona. Mas, em última análise, apenas os pais conhecem o temperamento de seu bebê, seus vícios, hábitos, hobbies. Com base nesse conhecimento e nas informações que a criança compartilhará com você, você precisará decidir em quais móveis se concentrar: comprar caixas para armazenar inúmeros conjuntos de designers, um cavalete para desenhar ou uma tabela conveniente para a criatividade, ou talvez você deva pensar em comprar uma parede de ginástica , hastes com anéis e trapézio?
Nos quartos para meninos, tanto em decoração quanto em móveis, os temas dos quadrinhos favoritos da criança, viagens, vários veículos e alguns esportes que o menino gravita são frequentemente praticados. Se uma criança, por exemplo, está interessada em espaço, astronomia, viajando em naves espaciais, os móveis podem ser escolhidos com acabamento em aço. Superfícies levemente brilhantes podem imitar a atmosfera de um ônibus espacial ou foguete.
Tais módulos, combinando uma área de dormir e vários sistemas de armazenamento, têm muitas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens óbvias estão o design compacto e, como resultado, o uso racional do espaço. As crianças adoram esses lugares para relaxar e dormir. Sua própria casa, e até na janela - o que poderia ser melhor? Mas para os pais, esses módulos significam que, depois de dois ou três anos, quando a criança crescer para não caber mais na cama, eles terão que reequipar completamente o módulo ou comprar móveis novos.
Um móvel muito prático para o quarto de muitas crianças é a estante aberta, um tipo de célula na qual você pode instalar caixas ou recipientes de plástico. Sistemas de armazenamento especialmente semelhantes são relevantes para quem gosta de criar a partir de designers, montar e jogar outros jogos que envolvem muitos pequenos detalhes. No futuro, quando a criança crescer e os brinquedos retrocederem para o fundo, os contêineres poderão ser usados para equipamentos esportivos ou movidos para a despensa, e as prateleiras poderão ser convertidas em estantes de livros.
Mobiliário para quarto de menina
A maioria dos pais pode dizer imediatamente que "as meninas são diferentes". Nem todo mundo gosta de camas de dossel e cortinas de babados rosa. E, no entanto, existem pontos-chave característicos dos quartos em que as meninas moram. A maioria das meninas tem mais probabilidade de arrumar seus brinquedos em prateleiras abertas do que colecioná-los em gavetas ou caixas. As meninas são mais diligentes e gostam de ser criativas; para algumas, apenas uma mesa para desenhar ou esculpir não é suficiente, você também precisa de um grupo de almoço para festas de chá com bonecas. A maioria das meninas ficará encantada com uma pequena imitação da cozinha de sua mãe com um fogão improvisado, pia e sistemas de armazenamento de brinquedos. E é importante não esquecer os armários espaçosos para o guarda-roupa da anfitriã de toda essa fazenda de brinquedos. Como regra, as meninas têm um guarda-roupa mais extenso do que os pequenos representantes da metade forte da humanidade e precisam de armários apropriados.
É difícil encontrar uma garota que não ficaria feliz com uma cozinha no quarto dela. Bancadas, sistemas de armazenamento, eletrodomésticos e até uma pia - tudo para uma pequena dona de casa. A paleta de cores branca como a neve se encaixará com sucesso em qualquer interior, mas no fundo de uma parede brilhante parecerá mais vantajosa.
Se o quarto da menina for pequeno, é importante aproveitar todas as oportunidades para organizar os sistemas de armazenamento. Por exemplo, uma cama com gavetas permitirá que você mantenha sempre a roupa de cama e outros acessórios para dormir e relaxar.
Outra maneira eficaz de uso racional do espaço é elevar um beliche para o segundo nível e, na área desocupada, você pode organizar sistemas de armazenamento, uma área para estudo ou criatividade (nesse caso, se preocupe com um sistema de iluminação adequado).
Preste atenção aos sistemas de armazenamento que não possuem portas de batente. Quanto menor o número de dispositivos de abertura e fechamento, fechos e outros elementos metálicos, menor o risco de ferimentos.
Móveis brancos podem ser uma opção ideal para quartos pequenos para meninas. Em espaços assimétricos localizados em sótãos ou sótãos, é melhor não se concentrar nas irregularidades da sala, nas curvas e nos cantos. Além disso, a cor branca dos móveis se encaixa harmoniosamente em qualquer esquema de cores do espaço do quarto das crianças.
Uma cama de metal com decoração forjada, é claro, seria mais apropriado procurar a menina no quarto. À venda, existem modelos de camas de metal com a possibilidade de aumentar o comprimento, mas é importante lembrar que, ao alongar a cama, será necessário trocar o rack e o local para comprar um colchão novo.
Móveis para creche para dois
A primeira coisa que vem à mente ao organizar espaço para duas crianças é um beliche. A solução é bastante lógica, já que nem sempre há espaço suficiente para jogos ativos e nem muito, é melhor salvá-lo colocando as camas em dois andares. Mas a dualidade dos móveis não termina aí - será necessário fornecer dois meta (estudo e criatividade), sistemas de armazenamento para dividir ou combinar, dependendo do tamanho da sala, mas é óbvio que seu número e capacidade devem atender às necessidades de ambas as crianças. Também será importante ao escolher cada móvel para levar em consideração a diferença de idade de dois filhos.
O arranjo de beliche clássico é uma maneira ideal de organizar locais de dormir para duas crianças em um quarto pequeno. Você pode organizar locais para estudo com a ajuda do console de canto, que ocupa pouco espaço, pode ser fixado na parede; como resultado, você não precisa se preocupar com as pernas de apoio, que geralmente ocupam parte do espaço.
Aqui está uma versão semelhante de um beliche, com a única diferença de que cada beliche é feita na forma de uma casa. Do ponto de vista psicológico, é muito importante que as crianças possam se refugiar em pequenos pedaços de espaço em que se sintam confortáveis, deixando apenas critérios selecionados e especiais em suas posses. A criança poderá escolher como decorar sua “casa” - pendurar seus desenhos favoritos ou fotos de família, colar estrelas brilhando no escuro no teto da casa, preencher animais fofos ou cercar todos com uma cortina.
A decoração de um quarto duplo ficará mais harmoniosa se a cama de beliche e os sistemas ou módulos de armazenamento forem feitos de materiais semelhantes com as mesmas cores. A combinação de cores diferentes nos móveis do quarto das crianças não apenas cria um contraste com o interior, mas também enriquece a paleta de cores, especialmente em salas com acabamento monocromático.
Além da localização das camas uma acima da outra, existem algumas modificações nesse esquema familiar para muitos. Se a diferença de idade das crianças é palpável e uma criança é muito maior, é óbvio que uma cama para ele deve ser comprada, levando em consideração o crescimento adulto. A cama grande pode ser colocada perpendicularmente ao nível superior e os sistemas de armazenamento podem ser integrados no espaço restante ao lado. Esse módulo ocupará mais espaço, mas as necessidades da criança em crescimento são mais importantes.
E esse conjunto de beliches pode acomodar três crianças. Dependendo da altura da criança, você só precisará comprar um colchão novo.
Se duas crianças moram na sala, o problema não termina com o fornecimento de lugares para dormir para seus filhos. Também é necessário definir mesas adequadas à altura de ambas as crianças. Mas os sistemas de armazenamento podem ser combinados para economizar espaço, dando a cada criança um certo número de prateleiras, gavetas ou caixas giratórias.
Para crianças que moram na mesma sala e têm uma pequena diferença de idade (ou são da mesma idade), é possível organizar sistemas modulares para aprendizado e criatividade. Além de sua função principal, eles podem atuar como objetos de zoneamento da sala. As paredes traseiras dos módulos podem separar os segmentos de descanso das áreas para estudos criativos ou dividir condicionalmente a sala para que cada criança tenha seu próprio espaço.
Quarto para adolescente - características de móveis
É óbvio que na sala de um adolescente o espaço para jogos será minimizado, expandindo a área de estudo e criatividade. Mas, novamente, tudo depende dos vícios e estilo de vida da criança. Alguém precisa de uma mesa de computador e uma cadeira confortável, outro precisará comprar uma barra horizontal com expectativa de crescimento futuro. De qualquer forma, um módulo brilhante com um slide precisará ser substituído por móveis com cores mais calmas e um fundo funcional diferente.
É óbvio que, com as mudanças que ocorrem no corpo da criança, seu caráter e hobbies, suas prioridades também mudarão. Se prateleiras anteriores fossem necessárias para armazenar brinquedos, agora os livros estarão lá. Uma mesa baixa para a criatividade é substituída por uma mesa completa ou mesa de computador.As cadeiras baixas são substituídas por uma cadeira com encosto ergonômico, altura do assento ajustável e apoios de braços.
Prateleiras abertas de cores neutras podem servir fielmente ao seu filho por muitos anos. Se inicialmente eles foram destinados ao armazenamento de brinquedos e livros infantis, agora um adolescente pode usá-los para armazenar material escolar.
Se o adolescente tivesse uma sala muito pequena à sua disposição, então o melhor esquema de cores, tanto para a decoração quanto para a mobília da sala, seria tons claros e até brancos como a neve. Mas lembre-se da necessidade de acentos brilhantes. Na sala, o adolescente não apenas dorme, mas também estuda, se engaja na criatividade, o que significa que o ambiente deve ter um certo dinamismo, contraste para focar a atenção. Com a ajuda de espelhos e até paredes inteiras, você pode expandir visualmente significativamente uma pequena sala.
Para economizar espaço em uma pequena sala para um adolescente, você pode organizar um beliche na camada superior, colocando-o em toda a extensão da sala (para levar em consideração o rápido crescimento da criança). E em um sistema estável de etapas para construir gavetas (no espaço de uma pequena peça) e um armário com portas de batente, no qual você pode pendurar objetos em todo o seu comprimento.
Os quartos das crianças no sótão são um tópico especial. Como regra, os quartos do sótão têm uma arquitetura complexa, um teto fortemente inclinado, formas assimétricas, nichos e bordas. É mais racional usar sistemas de armazenamento integrado nesses espaços para maximizar o uso de todo o espaço disponível. Na zona do maior teto inclinado, você pode arrumar uma cama (mas de maneira que a criança se levante livremente) ou baús baixos de gavetas, caixas de brinquedos e outras ninharias.
O quarto para um adolescente pode ser decorado de forma mais ascética do que um quarto infantil. A ênfase principal está nos sistemas de armazenamento e em um local para estudar, mas mesmo nesse caso, você pode usar móveis coloridos daqueles tons que a criança prefere.
Criar um quarto infantil em um estilo minimalista não é fácil, mesmo que nem todo designer possa usar as técnicas desse estilo no reino dos brinquedos e balanços. Mas o espaço para um adolescente é capaz de suportar as formas estritas de sistemas de armazenamento sem decoração e design simples de escrivaninha (e geralmente apenas consoles) e um mínimo de itens internos adicionais. Não será o minimalismo em sua forma mais pura, mas o espaço e a gravidade das instalações podem ser garantidos.