Idéias para decorar um quarto de crianças
Reparar ou mesmo uma pequena alteração no quarto das crianças é sempre uma lista de dilemas para os pais. Todos entendemos perfeitamente que uma sala para um pequeno proprietário é um mundo inteiro no qual não é fácil crescer, mas obtém novos conhecimentos e habilidades, aprende o mundo, desenvolve suas habilidades e abre novas fronteiras anteriormente desconhecidas. A tarefa dos pais não é apenas criar um interior conveniente, seguro e confortável do quarto das crianças, mas incentivar a criança a ser criativa, apoiar suas aspirações e hobbies, criar uma atmosfera na qual ele deseja se desenvolver de maneira abrangente. Mas como criar um design de sala eficaz e ao mesmo tempo atraente, se os psicólogos aconselham uma coisa, os especialistas em terapia de cores fazem outra, e os pediatras até insistem por conta própria? Como escolher uma opção apropriada entre várias idéias de design e ainda não arruinar o orçamento da família? Afinal, qualquer pai entende que é impossível criar o interior de um quarto de criança e não mudá-lo até o momento em que seu filhote voa para fora do ninho da família. Cada pai / mãe terá que resolver o problema de escolha com base na idade, natureza, hobbies e preferências de seu próprio filho. E nós, por sua vez, podemos oferecer opções para projetar um quarto infantil, que utilizou as idéias de designers modernos, especialistas em ergonomia infantil, psicólogos e pediatras. A vantagem de nossa seleção em larga escala de projetos de design é que você pode dar vida a muitas idéias com suas próprias mãos.
Organização de um beliche
Por um lado, todos os especialistas afirmam que, no quarto das crianças, é necessário deixar o máximo de espaço possível para que a criança não possa brincar facilmente, mas também pular, correr em círculo e, de outras formas, ser ativa, despejar a energia acumulada. Por outro lado, além da área de jogos, a sala deve ter um espaço confortável e completo, um segmento para estudo e trabalho criativo, além de sistemas de armazenamento que contêm guarda-roupa, brinquedos, equipamentos esportivos e livros infantis. A questão da economia de espaço é frequentemente muito aguda.
Uma cama alta ajuda não apenas a economizar preciosos metros quadrados de um quarto de criança pequena, mas também se torna uma maneira interessante de organizar um local para dormir e relaxar. A maioria das crianças gosta de dormir em uma determinada elevação do chão, imaginando que estão em uma árvore, em uma torre, em uma nave espacial ou em qualquer outro lugar de fantasia. No espaço vazio debaixo da cama, você pode organizar sistemas de armazenamento de planos diferentes (para roupas, livros, brinquedos), instalar um pequeno sofá, que servirá como área de relaxamento, caso os hóspedes venham à criança. Você também pode deixar a área debaixo da cama exclusivamente para jogos - pendurando as cortinas, você pode organizar algo como uma cabana.
Acomoda em um quarto para duas crianças
Se duas crianças moram em um quarto, a tarefa dos pais de alocar zonas para dormir, descansar, atividades e jogos é complicada. A primeira e muitas vezes mais importante idéia que a maioria dos pais tem é o uso de um beliche. A economia óbvia de espaço útil substitui as disputas das crianças (se a diferença de idade for pequena) sobre quem dormirá na camada superior. Mas mesmo em uma estrutura de móveis tão familiar como um beliche, existem opções para um design confortável e original.
A cama de cada criança pode ser usada para criar uma zona de privacidade. Para fazer isso, basta pendurar cortinas na camada inferior ou até mesmo construir portas, janelas, construir uma casa real, um castelo de princesa, um foguete ou um navio do ancoradouro.
Se houver espaço suficiente no berçário, você poderá equipar um beliche com um escorregador, no qual poderá descer da cama superior. Obviamente, o design deve estar equipado com uma escada para subir.
As camas de ambas as camadas podem ser equipadas com sistemas de armazenamento em forma de gavetas, economizando assim preciosos metros quadrados de um quarto para duas crianças.
Criando uma parede de destaque em um quarto de crianças
Os especialistas recomendam que você não desenhe todas as paredes do quarto das crianças com cores vivas, escolhendo um tom claro e neutro e execute um dos detalhes de superfícies verticais (brilhante, colorido, com desenhos ou pinturas). Existem muitas opções para criar uma parede de destaque. Além das abordagens padrão no papel de parede, usando placas de parede, laminado, gesso decorativo ou papel de parede líquido, existem muitos métodos usados principalmente em quartos de crianças. Pintura de arte, uso de estêncil, adesivos - todos esses exemplos de design ajudarão a criar uma imagem temática para uma superfície de destaque - com base em seu desenho animado favorito, conto de fadas, história em quadrinhos ou um certo tipo de atividade, criatividade e esporte.
Se a criança é muito ativa, não é fácil para ele se acalmar antes de ir para a cama e descansar, é melhor colocar uma parede de acento atrás da cabeceira da cama. Assim, a sala terá vários acabamentos e a criança não verá um padrão colorido ou brilhante de papel de parede fotográfico, murais ou adesivos acrílicos na hora de dormir.
Um quadro magnético preto (ou aço) não é apenas uma superfície de destaque contrastante (ou parte dela) no interior de um quarto infantil, mas também um campo para a criatividade. Na superfície, você pode desenhar com giz de cera, com a ajuda de ímãs, pendurar fotos, fotos e artesanato. Você não precisa mais se preocupar com o que a criança vai desenhar nas paredes - ela tem uma zona segura para isso.
Tenda ou retiro de tenda
Mesmo que apenas uma criança seja a dona da sala, ela ainda pode precisar de um lugar para a privacidade - uma pequena esquina fechada para todos, onde ficam os brinquedos mais valiosos e os jogos mais interessantes. Por um motivo, no mercado moderno de artigos para crianças, várias opções de barracas, tendas de pequenas tendas apareceram - os psicólogos há muito provam que esse lugar para privacidade é necessário em certa medida para todas as crianças. Aqui você pode se acalmar, se isolar do mundo exterior por um tempo, até se esconder ou apenas brincar.
Uma das opções para criar lugares para a solidão, popular entre os pais russos - wigwam. É uma construção, de design simples e instalação subsequente, composta por estantes de madeira, com telas de tecido esticadas sobre elas. A construção é segura do ponto de vista do impacto nos seres humanos e no meio ambiente - madeira e tecido natural são usados. Mesmo que a tenda caia sobre uma criança, ela não causará nenhum dano grave - uma árvore de madeira leve é usada para as estantes, as próprias estantes pesam um pouco. Você pode decorar as perucas em qualquer versão colorida, usar parcial ou totalmente o tecido usado para armar as janelas ou criar um local para dormir (para criar um ambiente harmonioso), têxteis com um padrão temático - seus personagens favoritos em contos de fadas, desenhos animados e quadrinhos.
Outra opção para criar privacidade parcial é uma pequena barraca que fica pendurada no teto. Obviamente, essa opção de design não está disponível em salas com teto suspenso. O produto é quase todo composto de tecido (apenas o próprio arco possui uma estrutura tubular ou de arame); é fácil removê-lo se necessário (se você precisar de mais espaço para várias crianças brincarem, por exemplo). Na maioria das vezes, mini-tendas são usadas no interior dos quartos para meninas, elas se encaixam organicamente nas histórias de princesas orientais. As soluções prontas costumam ser feitas em cores pastel e podem se adaptar a qualquer estilo de design e esquema de cores do interior.
Muitas vezes, essas mini-tendas de tecido são suspensas acima da cabeceira da cama, criando uma espécie de dossel. Na base da barraca, você pode pendurar um celular feito por você e até junto com a criança. Ter se isolado nas dobras de um dossel e adormecer não é assustador.
Design têxtil infantil
É difícil imaginar um berçário aconchegante sem cortinas nas janelas, um design brilhante de um berço, um tapete colorido ou macio no chão. São esses detalhes que carregam o principal fardo de decorar e criar uma atmosfera especial no quarto para o bebê. Os tecidos muitas vezes agem como um sotaque ao criar um interior universal. Os designers recomendam o uso de tons claros e neutros para decorar a sala, para que, com a ajuda de detalhes brilhantes, seja possível simular a situação, adaptando-se à mudança de idade da criança, à mudança de suas paixões e hobbies. Afinal, substituir cortinas ou colchas é muito mais fácil do que colar papéis de parede ou criar panoramas sob o teto.
Ao decorar um quarto para um recém-nascido, por um motivo, são usadas cores pastel. A princípio, será importante para a criança não tanto o design geral da sala quanto os detalhes que estão próximos dele. Apenas um ambiente calmo e relaxante é necessário na atmosfera do berçário. Mas os elementos de destaque são necessários - para focar a visão, olhar para uma imagem, padrão, pequenos detalhes. É com essa tarefa que os têxteis são mais fáceis de lidar - como um design para um beliche, cortinas nas janelas, pequenos tapetes de cabeceira, coberturas, tendas.
Sistemas de armazenamento - uma variedade de formas
Não é fácil com a organização de armazenamento eficaz em quartos de crianças. No início, não há muitos brinquedos e livros, uma pequena prateleira ou até um recipiente pode acomodá-los, mas com o tempo, o número de itens necessários para o desenvolvimento do bebê cresce exponencialmente. A adaptação a esse crescimento irreprimível nem sempre é possível - para novos sistemas de armazenamento, pode simplesmente não haver espaço livre. Portanto, é necessário um controle claro do crescimento de novos brinquedos e da escolha de sistemas de armazenamento universal. Os especialistas recomendam o uso de prateleiras abertas, que podem acomodar itens grandes e recipientes com itens pequenos, colocar livros ou montar equipamentos esportivos. Com o tempo, ao alterar os interesses e hobbies da criança, você pode simplesmente alterar o conteúdo dos contêineres.
Se falamos de sistemas de armazenamento com dobradiças, os mais comuns são prateleiras abertas. Quanto menos fachadas houver no berçário, menor a chance de ferimentos. O conteúdo é claramente visível em prateleiras abertas, o item desejado pode ser encontrado rapidamente. É aconselhável que eles se divirtam em um nível acessível à criança
A vantagem das prateleiras abertas é que elas são fáceis de fabricar com suas próprias mãos. A partir de paletes antigas ou apenas de pranchas, você pode criar sistemas de armazenamento exclusivos para livros, artigos de papelaria e brinquedos. Tinta brilhante, papel de parede ou tecido colorido para colar a parede dos fundos, adesivos temáticos - todos os meios são bons não apenas para um sistema de armazenamento espaçoso, mas também para um elemento decorativo original do interior.
Sistema de iluminação - multifuncionalidade e estética
No quarto das crianças, um lustre central com teto não é suficiente. É necessário criar um destaque no local de trabalho (ou área de criatividade). Mas para muitas crianças, não apenas a funcionalidade do sistema de iluminação é importante - uma guirlanda com luzes fracas ajudará a criar um clima de férias na sala e, antes de ir para a cama, iluminará a sala com uma luz fraca, para que o bebê não precise dormir no escuro.
Elementos decorativos em um quarto infantil
Somente à primeira vista, pode-se decidir que os elementos decorativos no quarto das crianças não têm nenhum significado, exceto para decorar o interior. Os brinquedos suspensos no teto podem ser examinados antes de dormir, e aqueles que estão localizados perto da cama podem ser tocados com as mãos, desenvolver habilidades motoras e ampliar os horizontes das sensações táteis. Desenhos, bordados, modelos de papel e madeira não apenas decoram a sala, mas também desenvolvem o pensamento espacial, a atenção aos detalhes, contribuem para o treinamento da visão, sem mencionar o desenvolvimento do desejo pela beleza, a expansão do conhecimento estético.