Pintura de parede com tinta à base de água
Entre os muitos produtos destinados à pintura de paredes, um local especial é ocupado por tinta à base de água, cujas características técnicas fornecem um revestimento de superfície confiável, bonito e seguro. Existem três tipos principais de tintas à base de água:
- cloreto de polivinilo;
- látex;
- acrílico.
O primeiro tipo é usado para pintar salas secas, as duas últimas - em salas de alta umidade. Pintar as paredes com tinta à base de água ajuda a criar um filme inofensivo e durável que permite que o ar e o vapor de água passem, ou seja, a parede "respira". Leia mais sobre a composição e as vantagens deste material aqui.
Pintura correta de paredes com tinta à base de água
A superfície da parede, que será coberta com tinta à base de água, deve ser cuidadosamente preparada e preparada. Deve ser perfeitamente liso, sem amassados ou arranhões, pois depois de pintar a parede, especialmente com tinta brilhante, todas as falhas serão especialmente visíveis.
Para pintar as paredes com tinta à base de água, você precisa do seguinte conjunto de ferramentas:
- rolo de pintura com bicos intercambiáveis;
- escova de flauta;
- um balde para misturar;
- bandeja (bandeja) para tinta.
É desejável que uma tinta à base de água tixotrópica seja escolhida para pintura, cujas características técnicas garantam a ausência de gotas nas paredes. Essa tinta adere bem ao rolo e ao pincel peludos, sem pingar deles. Antes de prosseguir com o trabalho, verifique a qualidade das escovas e do rolo, que devem estar limpos, sem tinta velha residual. Pincéis novos devem ser verificados puxando a pilha: ela deve ficar firme. Se as ferramentas forem de baixa qualidade, a pintura com tinta à base de água não produzirá o resultado desejado: permanecerão manchas nas paredes que saíram das escovas das vilosidades. Como a pintura das paredes com tinta à base de água deve dar a cor desejada, a tinta é pré-pintada. Para isso, a tinta branca comprada é despejada em um balde de plástico, é adicionada água se a tinta estiver muito grossa, misturada cuidadosamente com um bico em uma broca, adicionando o pigmento colorido selecionado.
A tinta de emulsão aquosa pode ser aplicada nas paredes com pincel, rolo ou pistola. Na maioria dos casos, um rolo de pintura com vários bicos que criam uma superfície texturizada é usado para pintura. As paredes são pintadas de cima para baixo com um rolo de pintura. A largura da faixa vertical deve ser de cerca de 0,5-0,7 metros. Cada tira subsequente deve ir um pouco para a anterior, com cerca de 7 a 10 cm, e recomenda-se uma tinta à base de água, cujas características técnicas mostram um bom poder de ocultação.
Para obter uma superfície uniformemente pintada, a parede deve ser pintada rapidamente, para que a nova tira não se encaixe na tira de tinta já seca. Para uma corrida com rolo, uma área de cerca de um metro quadrado deve ser tratada. Para obter cores uniformes, uma parede deve ser pintada de uma só vez, sem interrupção. Para um revestimento uniforme e de alta qualidade, duas camadas de tinta devem ser aplicadas. A segunda camada é aplicada após a primeira estar completamente seca.