Prateleiras no banheiro: use toda a área
Um designer experiente, iniciando o trabalho no interior dos sonhos, sabe que cuidar de pequenos detalhes não é menos importante do que a seleção correta de elementos básicos e massivos. As prateleiras no banheiro podem ser oficialmente atribuídas a pequenos detalhes, que não devem se concentrar em si mesmos, mas apenas complementam o interior, terminando com a imagem recriada. Seguindo a decoração do banheiro e, em particular, as prateleiras, vale a pena prestar atenção a dois aspectos importantes: a localização de futuros elementos decorativos e o material a partir do qual eles serão feitos. Neste caso, a cor e a forma são puramente individuais e dependerão apenas do contexto geral do interior.
Ao escolher prateleiras para o banheiro, lembre-se de que elas devem ser estéticas e funcionais, especialmente se o banheiro for pequeno e não houver lugar para prateleiras ou armários adicionais. Além disso, você deve calcular cuidadosamente o tamanho e o número de prateleiras, para que haja espaço suficiente para todos os detalhes cosméticos necessários e outros produtos de higiene.
Prateleiras sobre o banho
Uma solução incomum é instalar prateleiras acima do banheiro, geralmente em um pequeno recesso, para não se tornar um fardo. Você não pode argumentar com a conveniência e a funcionalidade dessa solução, porque todos os cosméticos necessários estarão sempre à mão e, por si só, não será necessário sair da água se o shampoo desejado estiver em um armário do outro lado da sala. Mas mesmo em uma solução aparentemente maravilhosa, existem algumas desvantagens. Por exemplo, as prateleiras próximas ao banheiro são muito caprichosas para a seleção de materiais. É completamente irracional torná-los de madeira ou plástico, porque a água constantemente cai nessas prateleiras, tornando esses itens de decoração gradualmente inutilizáveis. Além disso, as paredes do banheiro nem sempre são largas o suficiente para realmente fazer recessos para as prateleiras. Além disso, com cuidado especial, será necessário selecionar os fixadores para as prateleiras, evitando qualquer material que possa sucumbir à corrosão devido à água.
Prateleiras perto do lavatório
Ao colocar prateleiras perto da pia, o designer descobre uma plataforma quase perfeita para a criatividade. Aqui ele é ilimitado na escolha de formas e materiais, cores e texturas e, além disso, pode recriar qualquer imagem colocando corretamente as prateleiras no espaço alocado. A solução mais funcional e conveniente sempre foi e será as prateleiras, que servem como uma espécie de moldura para o espelho, descrevendo-o ao redor do perímetro de dois lados ou de três, capturando também a face superior. Os itens e as prateleiras são mais protegidos contra a entrada indesejada de água, eles não precisam preparar uma superfície especial (somente a pedido do projetista) e todos os produtos de higiene necessários estão sempre à mão e à vista. Ao contrário das prateleiras acima do banheiro, até toalhas podem ser armazenadas aqui, o que sem dúvida acrescenta conveniência a elas. Alterando a disposição dos objetos nas prateleiras, você pode alterar algumas notas picantes no interior, transformando-as em alguns minutos sem alterar nada e sem gastar um centavo com isso.
Materiais
A principal questão que sempre surge quando se cria um projeto para uma futura casa de banho são os materiais. Lembre-se de que todos os itens internos entrarão em contato com a água, de uma maneira ou de outra, e ficarão em uma sala com alta umidade; portanto, todos os materiais devem ser bem impermeabilizados e devem ser facilmente lavados. Gradualmente, por tentativa e erro, os designers chegaram a três materiais principais mais usados no interior das banheiras: madeira, plástico e vidro. As prateleiras de mármore nos banheiros também existem, mas hoje em dia são mais a exceção do que a regra.
Prateleiras de madeira - uma nota do passado
A madeira é o último material que vem à mente quando se trata de impermeabilização. Mas, apesar de todas as dificuldades que surgem, as pessoas aprenderam a melhorar artificialmente esse material, e usá-lo nos banheiros se tornou mais confortável. Os móveis de madeira e a decoração da casa podem enobrecer qualquer plano de design, tornando-o muito mais caro aos olhos dos outros, adicionando um toque de contraste e novas cores e tons que raramente são encontrados em banheiros azulejados. Mas, de uma maneira ou de outra, uma árvore em condições de alta umidade é de curta duração, não importa quão bem seja processada e quão difícil não seja cuidada. As prateleiras de madeira são adequadas para pessoas que desejam tornar o banheiro muito mais quente e confortável, diluindo as cores frias dos azulejos. Se os reparos forem feitos temporariamente, seja uma falta parcial de dinheiro ou um espaço alugado, mas a sede de beleza exigir uma madeira ideal e impecável, adequadamente impermeabilizada será a melhor opção, mas você deve evitar usá-la acima do banheiro.
Plástico como um passo para o futuro
Cobre, ferro ... todo século tem seu próprio nome e, seguindo a lógica de nossos ancestrais, nosso século pode ser chamado com segurança de plástico. O plástico, apesar de ser quase impossível reciclar, está rapidamente ganhando popularidade e agora conquistou o mercado. Quase tudo é feito desse material, de garrafas a móveis. Obviamente, é tolice desafiar sua versatilidade: o plástico é facilmente lavável, a partir deste material você pode solicitar elementos decorativos de qualquer forma. Além disso, hoje em dia aprendemos a tornar esse material resistente a choques, resistente ao calor e bastante elástico. A textura e a cor do plástico podem ser alteradas conforme desejado pelo cliente, variando de superfícies brilhantes a foscas, de branco a preto. Provavelmente, as propriedades reduzidas de isolamento elétrico do plástico não se tornarão um problema para o design do banheiro, mas esse fato também deve ser lembrado.
As prateleiras de plástico são universais. Ao usá-las, você não deve se preocupar com o fato de que a água destruirá esse item interior no menor tempo possível ou que um movimento desajeitado os dividirá em milhares de fragmentos. Ao experimentar não apenas cores e tons, mas também texturas, você pode obter o resultado desejado com um custo mínimo e no menor tempo possível.
O vidro expande os limites
O uso de superfícies de vidro é provavelmente a solução mais interessante e incomum na escolha de material para prateleiras no banheiro. Ao contrário da madeira, esse material não tem medo de água e é muito mais ecológico que o plástico, mas, sem dúvida, não possui essas qualidades à prova de choque. Em plástico transparente, todos os riscos, manchas e poeira serão visíveis muito melhor do que em qualquer outro material, mas esse problema é resolvido com o manuseio mais cuidadoso dessa peça de mobiliário e a limpeza regular. Além disso, ao trabalhar com vidro, a solução racional é escolher um tipo especial desse material, que aumenta a resistência. Esse vidro vai durar muito mais tempo e, além disso, os pais podem se acalmar com as brincadeiras de seus filhos pequenos, que podem muito bem chegar às prateleiras do banheiro. A questão do risco de lesões permanece em aberto - sobre vidro, diferente da madeira e do plástico, você pode se cortar, e mesmo o arredondamento dos cantos da futura prateleira não salva dessa perspectiva. Nesse caso, é importante escolher um local para as prateleiras onde seria impossível tocá-lo acidentalmente ou cuidar da estrutura emborrachada da prateleira com antecedência, o que pode proteger contra cortes indesejados.