Magic floor - 3D
Um piso lindamente trabalhado é sempre impressionante. E o desejo de criar uma obra de arte é impensável sem um relacionamento cuidadosamente considerado. Hoje, as tecnologias de construção tornam possível um piso difícil e confiável e funcional, e o revestimento original para todos os gostos. O artigo sugere fazer o próprio piso 3D em massa. E informações detalhadas sobre o procedimento para criar uma superfície tridimensional ajudarão a fazer isso com facilidade.
Tecnologia de piso 3D
O piso 3D parece impressionante não apenas no apartamento, mas também no escritório e no pregão. O esquema de cores e o padrão do piso volumétrico podem ser diferentes, e que tipo de fantasia você deseja realizar depende de você. A tecnologia de piso 3D baseia-se na fabricação de um efeito tridimensional na imagem. A profundidade da imagem depende diretamente da altura na última camada. Para a colocação de materiais especiais, esta tecnologia fornece:
- Elementos decorativos (fotografias, desenhos, materiais artificiais e naturais);
- Mistura de polímero de dois componentes (base transparente e endurecedor).
Trabalho preparatório
Para aqueles que desejam instalar pisos volumosos, lembre-se de que isso exigirá muita paciência, perseverança e desejo de aventureiro. Desde a primeira vez, esse piso pode não funcionar. Antes de encher o piso volumétrico, é necessário realizar ventilação forçada. Como as substâncias poliméricas no piso são muito tóxicas e o respirador não ajuda aqui. Além disso, a temperatura na sala deve ser de pelo menos 10 graus.
Preparação de um desenho para um piso a granel
Primeiro você precisa decidir sobre o padrão que deseja ver no chão. É necessário selecionar e pensar com antecedência em todas as pequenas coisas - vidro, conchas e pedras. Depois disso, vá para uma empresa de publicidade que publica publicidade externa e solicite a eles uma tela (banner) com a foto selecionada. Ao fazer um pedido, pergunte qual a qualidade que a impressora oferece para impressão. A resolução da imagem deve ser de 1440 dpi e a imagem é impressa em cetim fosco. Tirar fotos para um piso 3D exige mais dinheiro do que outros materiais.
Preparando a fundação
Primeiro, a superfície deve ser limpa de todos os contaminantes. A superfície deve estar perfeitamente seca, não é permitido mais de 4% de umidade. Se o piso a granel for colocado sobre uma superfície de metal, deverá ser desengordurado. Todas as rachaduras são preenchidas com selante ou epóxi. E os poços precisam ser reparados com misturas de secagem rápida, que incluem uma base de quartzo-epóxi. Uma superfície dura é tratada com um método de jateamento e superfícies macias são tratadas com esmerilhamento. Ao mesmo tempo, é necessário fazer um filete e depois remover o pó usando um aspirador de pó industrial.
Para melhorar a absorção e adesão da superfície, eles recomendam a aplicação de um primer especial. Encherá todos os poros pequenos e penetrará profundamente no concreto. Esse processo conecta bem a base de concreto com a camada de base do piso a granel. Muitas pessoas pensam que esse piso será frio, mas isso é uma falácia. Os pisos tridimensionais podem ser combinados com um piso quente e se tornarão a principal fonte de calor da casa. Mas um piso aquecido em 3D é mais difícil de operar.
Camada de base
Só é necessário prosseguir para a etapa deste trabalho 4 horas após a preparação da superfície. A camada de base pode ser betonilha ou piso de polímero. A maioria recomenda a segunda opção, pois é considerada uma excelente base para a aplicação da imagem. Se você deseja decorar o revestimento com materiais naturais ou artificiais, em vez de um padrão, a camada principal se torna o plano de fundo. A camada de polímero é aplicada à base rugosa para que a superfície fique perfeitamente uniforme. Na espessura do piso, não deve haver bolhas, mas isso pode ser verificado pelo nível do edifício.
Imagem de desenho
Após a aplicação da camada base, você pode prosseguir para a aplicação de um desenho ou decoração. A imagem para o piso 3D é aplicada de duas maneiras:
- Ao colar a camada de base;
- Usando tinta.
Obviamente, a segunda opção será a mais espetacular, mas é muito cara. Como tintas acrílicas e de polímero para imagens de piso não são baratas. A maioria dos custos irá para o trabalho do artista. Se você optar por esse método, não precisará salvar. A qualidade da imagem depende da impressão de um piso de volume. Colar a imagem é considerado o método mais comum. Como desenho, é usado um tecido de faixa ou ladrilho de vinil. Antes de aplicar a imagem, é necessário executar o primer com um polímero transparente. O padrão de vinil é colado com muito cuidado para não deixar bolhas. O desenho, feito em tecido para banner, é colado com uma fina camada de cola.
Último casaco
Antes de aplicar a última demão, é necessário calcular o volume de material. O consumo dependerá da espessura da camada, geralmente de 3 mm. Para processar 1 m². deixa até 4 kg de material polimérico transparente. A última camada é aplicada desta maneira:
- Todos os componentes são misturados em um recipiente limpo com uma broca;
- Uma mistura transparente de polímero de espessura uniforme é derramada sobre a imagem;
- Certifique-se de nivelar a mistura no chão;
- Depois disso, a camada de polímero é enrolada com um rolo de aeração da agulha para remover todas as bolhas. Você precisa continuar até os componentes engrossarem.
Quando a rolagem e o nivelamento estiverem concluídos, você só poderá se mover pelo chão com sapatos com espigões na sola. Para tornar o piso muito durável, é coberto por três dias com papel alumínio ou filme plástico.
Depois que a camada transparente endurecer, você precisará aplicar um verniz protetor. Protegerá contra danos químicos e mecânicos, o que aumentará significativamente o tempo de operação do piso. Para não escorregar, é possível cobrir com vernizes especiais com propriedades antiderrapantes.