Materiais de isolamento térmico: tipos, fotos e descrições
Um bom isolamento térmico não é possível sem material confiável e prático. Para ser considerado de alta qualidade, o isolamento deve atender às seguintes condições: sua condutividade térmica deve ser menor ou igual a 0,1 watts por metro cúbico. Dependendo da matéria-prima, existem vários materiais isolantes que correspondem a um local de uso específico, tipo de instalação e regras de operação:
- fibra de vidro;
- lã mineral de basalto;
- espuma de poliestireno;
- cortiça;
- filme isolante;
- fibra de celulose.
Os mais famosos e procurados são, sem dúvida: fibra de vidro, lã mineral, espuma de poliestireno.
Fibra de vidro
A fibra de vidro é feita de dolomita, areia de quartzo, calcário e resíduos de vidro. A mistura é derretida em fornos especiais, após o que passa através de bocais especiais que convertem a massa fundida em fibras, de onde entra no transportador. O procedimento é semelhante à produção de algodão doce. A velocidade do transportador determina a densidade e a espessura do material isolante resultante. O produto final é fornecido na forma de ladrilhos e tapetes (colchões). Para um transporte e armazenamento mais convenientes e de alta qualidade, os colchões são compactados e embalados em filme plástico. Os tapetes e os ladrilhos podem ser equipados com papel kraft ou folha de alumínio para evitar o acúmulo de poeira na estrutura do material. A fibra de vidro é usada para:
- paredes exteriores e interiores de madeira ou metal;
- fachadas ventiladas, independentemente do tipo de mídia;
- estrutura de vários andares em madeira, metal ou concreto;
- telhados inclinados e sótãos;
- terraços.
Lã mineral de basalto
A lã mineral de basalto é baseada em rochas de basalto, escória e coque. A produção e o processamento são semelhantes à produção de lã de vidro, usando os mesmos aglutinantes que dão ao produto final um tom verde-acastanhado. É entregue como colchão ou em forma de lençóis de 5 x 100 centímetros. As folhas de lã de basalto são mais curtas e fragmentadas que a fibra de vidro, resultando em maior densidade. Os produtos de lã de basalto podem ser encomendados com ou sem papel alumínio. Esse material de isolamento é melhor usado para:
- paredes exteriores e interiores de madeira e metal;
- fachadas ventiladas;
- sistemas térmicos;
- pisos;
- telhados inclinados e sótãos;
- terraços.
Poliestireno expandido
Isopor. Este tipo de isolamento é obtido através do processamento de esferas de poliestireno. O inchaço e ligação destes grânulos ocorre sob a influência do vácuo e da alta temperatura. Dependendo do produto, o espaço entre os grânulos é preenchido com ar. É entregue por placas de 50x100 centímetros, várias espessuras. O poliestireno é melhor usado para:
- paredes exteriores e interiores de madeira e metal;
- sistemas térmicos;
- pisos;
- arranha-céus, independentemente de sua estrutura;
- terraços.