Regras para escolher armários de incêndio, visão geral do modelo
Até o momento, o equipamento de combate a incêndio tem um grande número de variedades. No entanto, os gabinetes de incêndio continuam sendo os recursos de segurança mais importantes e os alarmes parecem ser o método mais comum de aviso de incêndio.
Objetivo e recursos
De acordo com os padrões de segurança contra incêndio, esses armários fechados com válvulas de gaveta devem ser colocados em qualquer edifício, independentemente da finalidade e das características do projeto. Além dos edifícios públicos, os armários de incêndio em aço inoxidável são frequentemente montados em instalações residenciais, mas estão sujeitos a vários requisitos.
Essa variedade de armários com dobradiças foi projetada para armazenamento conveniente de fundos necessários para um rápido combate a incêndios. Guindastes, hidrantes são convenientemente colocados aqui. De acordo com os padrões GOST, eles são obrigatórios para a colocação em empresas industriais, em locais de armazenamento de automóveis e em muitos outros edifícios. O aço inoxidável é usado como material principal para a construção.
A variedade de produção de armários para incêndio, além dos meios básicos de combate a incêndio, inclui alarmes especiais, equipamentos e bombas. O número de bombas e válvulas depende da configuração. O gabinete de alarme de incêndio está entre as opções não padrão, mas é usado com relativa frequência. Tais opções, como regra, incluem uma bomba elétrica e outros tipos de equipamentos especiais.
Há também um gabinete de controle da bomba de incêndio, no qual estão localizadas variedades especiais de equipamentos de combate a incêndio, responsáveis pelo gerenciamento do equipamento. Assim como o gabinete de controle do amortecedor de incêndio, essa variante é usada, em grande parte, em grandes empresas.
Variedades
Existem várias categorias de armários para incêndio, que podem variar de várias maneiras. Para iniciantes, esse é o conteúdo funcional de uma instalação fechada com dobradiças. As capacidades que esses armários de aço inoxidável são capazes de fornecer aos bombeiros envolvidos no combate ao fogo dependem diretamente disso.
Outro parâmetro importante que diferencia os gabinetes de incêndio em aço inoxidável é o método de instalação. A eficácia do combate ao fogo depende disso, bem como de sua facilidade de uso, porque o tempo necessário para acessar o equipamento de incêndio muda significativamente em relação ao método e localização.
Por meio de posicionamento
Um armário de metal fechado pode ser colocado ao mesmo tempo de várias maneiras, cuja escolha depende da variedade. O tipo montado é um dos mais comuns. A variedade articulada é montada nas paredes com a ajuda de fixadores especiais, o que garante um acesso rápido ao conteúdo do gabinete em caso de emergência.
A estrutura integrada está localizada em um nicho de parede. Ao mesmo tempo, a altura da instalação sempre leva em consideração a altura do gabinete, para que possa ser usado sem dificuldade em caso de incêndio.
Modelos anexados são frequentemente colocados perto das paredes da sala, em nichos. Sua principal diferença em relação aos análogos embutidos e montados é a capacidade de instalar com foco no chão, o que expande significativamente o escopo de sua aplicação.
RecessoMontado na paredeO anexoPor tipo de extintor de incêndio
Um extintor de incêndio, cuja presença é fornecida por alguns armários, pode usar várias substâncias para apagar um incêndio. Os extintores de incêndio manuais, geralmente chamados de portáteis, têm um peso de até 20 kg e, como outros equipamentos de combate a incêndio, estão localizados em armários. Se o dispositivo em peso exceder esse indicador, ele pertence à categoria de celular. As grandes mangueiras de rua, fazendo parte de alguns kits, são frequentemente usadas no processo de extinção de um incêndio.
A cor do produto metálico não precisa ser vermelha. Na foto, você pode ver frequentemente um gabinete branco de aço inoxidável projetado para dois ou um extintor de incêndio, que se encaixa muito melhor no interior do edifício. Nesse caso, de acordo com os requisitos, a marcação PS é aplicada em um fundo branco em letras vermelhas. Outros parâmetros da aparência do gabinete não são regulamentados, o que permite o uso de branco ou qualquer outra cor que seja diferente dos padrões aceitos.
Dependendo da substância utilizada, os extintores são divididos em:
- espuma de ar;
- água;
- pó;
- combinado;
- gás.
Cada uma das variedades tem seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens, e a adequação da colocação e a eficácia do uso de um tipo específico são determinadas pela natureza possível do incêndio e outras condições.
Pelo número de equipamentos de incêndio
Como um gabinete de bombeiro de metal é usado para armazenar meios de combate a incêndio, seu conteúdo funcional deve ser desmontado com mais detalhes. No tipo de ferramentas de combate a incêndio colocadas no gabinete de combate a incêndio, sua eficácia em várias condições depende em muitos aspectos.
Este móvel especial de metal em branco ou vermelho pode ser usado para:
- armazenamento de um ou dois hidrantes, hidrantes, mangueiras de incêndio, componentes adicionais para o guindaste;
- colocar um extintor de incêndio;
- colocação conjunta dos dois primeiros fundos.
Além disso, um gabinete branco fechado para dois ou mais produtos pode ser classificado como multifuncional, o que requer enchimento especial. Ao mesmo tempo, um gabinete de aço inoxidável fechado possui marcações especiais: nos dois primeiros casos, será ШП-К e ШП-О, e se houver um extintor de incêndio e um guindaste, ao mesmo tempo, um gabinete para um hidrante de aço inoxidável será marcado como ШП-К-О. Se pertencer à categoria multifuncional, será marcado como SHPMI.
O gabinete com a designação ШП-К, de acordo com as normas, contém uma válvula de fechamento, uma luva de pressão, um barril para o fornecimento de água e cabeças de conexão. Em alguns casos, este produto fechado é equipado com um cassete projetado para simplificar o armazenamento e o uso da luva. Um produto de incêndio pode incluir um ou dois guindastes, além de outros meios.
O ШП-О foi projetado para armazenar 1 ou 2 extintores de incêndio e é dividido em vários subgrupos, dependendo do tipo e quantidade de equipamento similar. O ШП-К-О combina a luva de extinção com todos os atributos necessários e um extintor de incêndio, o que a torna a variedade mais versátil. É o análogo mais eficaz de um agente extintor de rua, como um hidrante clássico.
O ShPMI parece ser uma variante não padrão de um gabinete de aço inoxidável à prova de fogo - seu preenchimento interno é semelhante a um gabinete fechado ШП-К-О, mas contém muitos elementos adicionais, entre os quais:
- equipamento de proteção individual contra incêndio e fumaça;
- dispositivos para descer de uma altura;
- kit médico;
- ferramentas para salvar pessoas.
Esse tipo de gabinete de incêndio parece ser o mais avançado, mas é usado com mais frequência em grandes empresas e instituições públicas, com uma grande multidão de pessoas e uma grande necessidade de hidrantes.
Pelo tipo de porta
O design da porta pode variar significativamente, dependendo da modificação do produto, o que tem um impacto significativo na conveniência do gabinete em operação e em sua eficácia. A opção mais comum é uma porta de aço inoxidável, semelhante ao corpo do gabinete, com uma inserção de plástico transparente para melhor controle. Essa opção é incrivelmente conveniente para verificar periodicamente as condições e a disponibilidade de equipamentos de extinção de incêndios nas instalações.
Portas cegas são menos comuns, pois são menos convenientes. A incapacidade de visualizar o conteúdo é parcialmente compensada pelas informações postadas ou impressas nos componentes contidos nele. Os dispositivos de travamento, por regra, são simples e confiáveis, e os dispositivos de vedação não impedem a abertura rápida do gabinete.
O monitoramento do status dos armários deve ser realizado não apenas pelas autoridades de supervisão, mas também pelos funcionários da empresa. A supervisão de mangueiras e outros equipamentos deve ser realizada no final de cada dia útil. Isso garantirá que o corpo de bombeiros não imponha penalidades à empresa.
Com uma porta em brancoCom porta transparenteMateriais de fabricação
De acordo com os requisitos atuais, qualquer variedade não combustível, incluindo aço inoxidável, pode ser usada como material para um gabinete de incêndio. No entanto, na prática, os fabricantes produzem produtos metálicos a partir de chapas especiais. Sua espessura é de 1 a 1,5 mm, o que é suficiente para o armazenamento seguro de equipamentos de combate a incêndio.
Para a fabricação de um gabinete de incêndio, os seguintes materiais podem ser usados:
- metal não combustível - esse projeto deve ser necessariamente coberto com tinta em pó por cima;
- madeira - uma composição refratária é usada para processar a caixa;
- plástico - assim como a madeira, essa caixa deve ser tratada com um composto especial.
A cor do produto, como mencionado anteriormente, pode ser branca ou vermelha, dependendo dos desejos do comprador. Em geral, de acordo com os requisitos do GOST R 51844-2009, que regulam as regras pelas quais o PS pode ser produzido, é recomendável observar que há apenas um requisito para os materiais - incombustibilidade. Isso potencialmente permite que os fabricantes criem armários a partir de qualquer material com propriedades semelhantes. No entanto, parece praticamente impossível encontrar um gabinete de incêndio feito de não aço ou liga.
Outro aspecto importante é o revestimento anticorrosivo, que permite ao produto manter suas propriedades de aparência e desempenho por um longo tempo. Esse revestimento deve suportar a exposição prolongada a temperaturas baixas e altas, sem alterar suas propriedades.
O design do gabinete envolve o armazenamento separado de todos os meios de extinção, implementados através de compartimentos especialmente projetados. As ligas de aço e alumínio são mais frequentemente usadas como material para fabricação, e as válvulas são usadas como mecanismo de travamento. A última opção é especialmente popular, pois o peso do gabinete, dependendo do método de instalação, não pode exceder 35 (montado) - 60 kg (anexado), o que impõe sérias restrições à lista de materiais disponíveis para uso.
De metalDe plásticoRegras de seleção
Para garantir a alta eficiência do gabinete de incêndio em caso de incêndio, você precisará ser responsável pela escolha do produto. Ao planejar a compra de um armário de metal, você deve primeiro levar em consideração as condições em que planeja colocá-lo, bem como seu tamanho.
A escolha do tipo de instalação deve ser baseada nas características da sala e na localização de possíveis fontes de ignição. O comprimento da mangueira de incêndio deve ser suficiente para o acesso rápido a esse incêndio a partir do gabinete de incêndio. Os produtos equipados com uma luva com comprimento fora do padrão, longe de estar sempre em conformidade com os padrões atuais. Em particular, é necessário levar em consideração a massa do produto, bem como suas dimensões, o que não deve impedir o acesso rápido ao conteúdo do gabinete.
Uma nuance igualmente importante é o quanto cada porta do produto pode abrir. Este indicador não deve ser inferior a 160 graus; caso contrário, ao remover os meios de extinção de incêndio, poderão surgir dificuldades. Fechaduras, mecanismos com trava, selos devem ser simples e permitir a abertura de um gabinete de aço inoxidável fechado em pouco tempo.
Apesar de as dimensões de um gabinete de metal, nomeadamente altura e largura, não serem padronizadas, existem restrições óbvias em relação à profundidade do produto. Suas dimensões não devem exceder 30 cm, valor ideal em termos de eficiência de armazenamento e facilidade de extração de agentes extintores. O comprimento do produto deve ser selecionado individualmente, dependendo das necessidades específicas.
É recomendável comprar produtos com dobradiças com insertos transparentes nas portas, pois isso simplificará significativamente o monitoramento do status dos componentes. O conjunto completo do gabinete de incêndio deve atender às necessidades e características da sala. Se for caracterizado pelo aumento do risco de incêndio, não se deve dar preferência a opções simples, envolvendo um número limitado de agentes extintores. Essas economias são repletas de baixa eficiência em caso de incêndio grave, o que aumenta significativamente os riscos associados a perdas de propriedades e perda de vidas.