Mestia, Svaneti - um canto original nas montanhas da Geórgia

Mestia (Geórgia) é um assentamento colorido e um tanto misterioso na região montanhosa do país. Esta parte da Geórgia é conhecida por suas incríveis estruturas arquitetônicas e é chamada de "País das Mil Torres". Os habitantes locais - Svans - ergueram estruturas altas - torres quadrangulares por milênios, e tarefas econômicas e defensivas foram confiadas a esses edifícios. Além das torres, Svaneti atrai turistas com paisagens pitorescas, vistas arquitetônicas e igrejas antigas. A arquitetura do assentamento está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A região há muito é considerada guardiã dos tesouros da Geórgia, coletada e exibida como exposições no Museu de História e Etnografia.

Foto: Mestia

Informações gerais

Mestia (Svaneti) está localizada na parte sul do Grande Cáucaso, a uma distância de 128 km de Zugdidi (na direção nordeste). O assentamento está localizado a uma altitude de 1,5 km. Locais - Svans - um grupo étnico que se distingue pela masculinidade, uma cultura especial e tradições seculares.

Um fato interessante! A cultura e tradições dos Svans são conhecidas há mais de 4 mil anos.

A cor e originalidade especiais dos Svans foram formadas por muitos milênios. Os habitantes das montanhas levavam um estilo de vida separado, porque no inverno as passagens nas montanhas eram cobertas de neve e Svaneti estava isolada do mundo inteiro. Como resultado desse isolamento, os conquistadores nunca chegaram à região.

Isso é importante! Svaneti manteve sua inacessibilidade - uma estrada de asfalto colocada em Mestia, a capital da região, então você precisa se mover apenas na estrada de terra. Viajar para aldeias nas montanhas é melhor de táxi.

Em Svaneti, a Geórgia é representada de forma concentrada. Em uma área pequena, são reunidas todas as características distintivas do país - montanhas pitorescas, lendas centenárias, cordeiro incrível com molho tkemali, o melhor mel do mundo e, claro, Svan severo e lacônico.

Interessante saber! O principal inimigo de Svaneti é litsvri. Este é um costume de rixas de sangue, que nas terras altas adquiriu um significado especial. Segundo dados históricos, ao longo de 5 séculos, mais de duzentas famílias georgianas morreram como resultado de uma rixa de sangue. As famosas torres Svan foram construídas principalmente para proteger contra ataques de moradores locais.

Mestia causa uma impressão duradoura nos turistas que vêm para a Geórgia. Aqui estão casas arrumadas decoradas em estilo alpino, o prédio da prefeitura, construído em estilo moderno, um prédio policial discreto, a Casa da Justiça, templos e monumentos da justiça.

O centro histórico de Mestia é o único local do assentamento que não foi restaurado. Externamente, parecia assim - um pouco da velha Tallinn, paisagens montanhosas, ruas pavimentadas e uma dúzia de torres Svan.

O que ver e para onde ir

Museu de História e Etnografia de Svaneti

A atração mais marcante de Mestia, os moradores chamam o Museu "Louvre da Geórgia", porque aqui está uma coleção única que demonstra a cultura, costumes e tradições dos Svans.

Entre as exposições estão itens de ouro e prata, armaduras de guerreiros, moedas, obras de arte de mestres locais. Vale ressaltar que todas as exposições foram doadas pelos paroquianos às igrejas locais. A coleção de manuscritos da Geórgia antigos, datada dos séculos 9 a 11, é reconhecida como a mais rica.

A atração foi fundada em 1936, o número total de exposições totaliza 4 mil. A exposição principal fica no segundo andar, nos salões localizados em um anel. No térreo, há apenas uma sala dedicada à etnografia.

Nota! No clima quente, há um café no interior, onde você pode desfrutar de bebidas frias.

Para mergulhar no mundo de Svans, peça uma excursão.

Custo excursões custarão 25 GEL.

Se você quiser ver as exposições por conta própria, um ingresso para adultos custa 5 GEL e um ingresso para estudantes custa 1 GEL.

Visitar atração em Svnetia, é possível diariamente das 10h às 18h no endereço: st. A. Lozeliani, 7, Mestia.

Encontre um museu simples - está localizado na direção sudeste da praça central de Mestia. Viajando de Mestia para Ushguli, você passa por um prédio de dois andares onde a atração está localizada.

Geleira Chalaadi

A principal atração de Mestia na Geórgia é trilhas para caminhadas. Um dos mais populares é uma excursão ao glaciar Chalaadi.

O local pitoresco está localizado próximo a Mestia. Uma excursão à geleira não requer preparação física séria, portanto a caminhada será confortável mesmo para famílias com crianças. A rota está equipada com caminhos convenientes.

A ascensão à geleira começa na praça central. Você deve seguir para a ponte suspensa (em direção ao aeroporto). Há um café perto da ponte suspensa, onde você pode comprar água e produtos para piquenique. Aqui você pode deixar o carro. Então você tem que caminhar pela floresta, você precisa navegar de acordo com os indicadores.

Isso é importante! O percurso tem 12,5 km de extensão e a viagem dura cerca de 8 horas. Coordenadas GPS de Geleira Chalaadi: 43.117124, 42.696214.

Se preferir conforto, pegue um táxi ou alugue um carro. O transporte o levará para a floresta. Custo viagem é 40-50 GEL.

Na geleira há uma enorme caverna de gelo, no interior há um lago. Infelizmente, é impossível chegar perto da caverna, pois as pedras estão caindo de cima. No caminho você pode parar para um piquenique.

Recomendações práticas:

  • faz muito frio perto da geleira, mesmo no clima mais quente, não esqueça de levar uma jaqueta;
  • diferença de altura é superior a 500 m;
  • a melhor época para visitar é no verão e na primeira metade do outono;
  • não entre em uma geleira na chuva - a estrada fica molhada e perigosa;
  • Use calçados confortáveis ​​e esportivos.
Monte Ushba

Ushba é um dos mais famosos da Geórgia e do Cáucaso. Sua altura é 4690 m, sua forma é pontiaguda, várias rotas de escalada de diferentes níveis de dificuldade foram estabelecidas. Na Europa, Ushba é chamado de Cáucaso Matterhorn, porque se assemelha a uma montanha alpina.

Ushba tem dois picos:

  • Sul - é visível do lado do assentamento de Becho;
  • Norte - pode ser visto no desfiladeiro de Ugir.

Um fato interessante! O primeiro foi o pico norte da montanha - 1888. A primeira subida ao pico sul foi registrada em 1903. O famoso "Ushba Mirror" - uma seção vertical na parte norte da montanha - foi escalado pelo alpinista Mikhail Khergiani.

Para os turistas, trilhas de diferentes níveis de dificuldade são traçadas - de 4A a 6A. A montanha é melhor vista do território do assentamento Bacho. Você também pode ver o pico da vila de Lahushti.

A ascensão, em regra, começa na aldeia de Mazeri, no povoado de Bacho. A partir daqui, alpinistas experientes e turistas comuns começam a subir. A extensão da subida é de 10 km, a caminhada leva cerca de 8 horas. A diferença de altura é superior a 1 km. A trilha corre perto de cachoeiras e nascentes de água mineral.

Nota! Você pode viajar a cavalo, alugado em Becho ou Latali.

Museu de Mikhail Khergiani

Outra atração de Mestia é o Museu Mikhail Khergiani, dedicado ao lendário alpinista de Svaneti.

Esse excelente atleta é chamado de tigre das rochas, o destemido conquistador dos picos das montanhas. Durante sua vida, Khergiani se tornou o campeão 7 vezes e recebeu o prêmio por conquistas no esqui.

O museu da casa é organizado no ninho da família onde o menino nasceu. Seu pai, também escalador, conquistou Ushba em 1932. Na sala principal onde o menino nasceu, a situação criada por seus pais foi preservada - uma lareira, uma lâmpada, uma mesa grande, um berço, fotos de família nas paredes. O amor pelos picos das montanhas foi instilado no menino desde o nascimento, porque todos os homens da família gostavam de montanhismo - pai, tio, primo.

Em 1951, Khergiani se formou na escola de instrutores de alpinismo e, um ano depois, conseguiu um emprego em um acampamento de escalada na região de Elbrus. Após 5 anos, Mikhail trabalha como chefe de um esquadrão de resgate em um campo localizado no desfiladeiro de Shkheld. Desde 1952, a carreira do atleta vem se desenvolvendo ativamente.

Aqui você encontra equipamentos, roupas, diários pessoais e muitas fotos tiradas por um atleta durante as subidas.

O grande alpinista morreu em 1969, aos 37 anos de idade, tendo rasgado de uma altura de 600 metros nas Dolomitas italianas. A corda que segurou Mikhail está representada no museu e é armazenada sob o teto. Os trabalhos de Yuri Vizbor, Vladimir Vysotsky, Yevgeny Yevtushenko dedicaram o grande alpinista.

Um fato interessante! O museu tem um livro onde todos podem deixar uma nota memorável.

Atrações em Svaneti: 34 Rua M. Hergiani, Mestia.

Lagos Corundi

A rota para o topo de Koruldi e lagos de montanha é uma das rotas turísticas mais populares na Geórgia. Viajar para os pontos turísticos não requer munição especial, o principal é preparação física suficiente, porque durante a caminhada você terá que subir e descer várias vezes. A atração está localizada a uma altitude de 2700 m, 1200 m acima da localização do assentamento de Mestia.

Informações úteis! Na praça principal de Mestia, há um posto de turismo onde você pode fazer um mapa da área e esclarecer a rota.

Recomendações práticas:

  • A melhor época para viajar é de junho a primeira quinzena de outubro;
  • Escolha calçados esportivos confortáveis, roupas quentes;
  • traga água e comida com você para fazer um lanche;
  • protetor solar não é supérfluo.

Como encontrar uma rota:

  • da praça principal de Mestia, siga para o leste;
  • depois de 500 m, vire na rua Khergiani;
  • vá embaixo da torre para o cisne.

Continue o caminho. É melhor seguir o caminho principal que leva a uma estrada rural. Se você quiser curtir a natureza, vire à esquerda em um dos galhos. Esse caminho é mais curto e mais pitoresco.

A trilha leva a uma cruz de metal e uma pequena cabana. Aqui você pode parar e apreciar os arredores do deck de observação. A viagem até a cruz leva cerca de 5 horas. Perto da cruz, há sinais de que você precisa seguir em frente. A estrada para os lagos a partir da cruz leva cerca de 2 horas.

Isso é importante! O comprimento total é de 15,6 km, a estrada leva de 6 a 8 horas.

Estações de esqui

Mestia é uma estação de esqui na Geórgia, que atrai com pistas gratuitas e sempre com neve fresca. A inacessibilidade da região é afetada, então apenas os mais corajosos e os mais ousados ​​vêm aqui. As estâncias de esqui aceitam atletas iniciantes e experientes de dezembro à segunda metade da primavera.

Tetnuldi

A nova estação de esqui, inaugurada em fevereiro de 2016, está localizada a 15 km da capital de Svaneti. A administração de Tetnuldi planeja criar uma estação de esqui que concorra com sucesso com Gudauri. Ele planeja abrir 16 pistas de esqui e aumentar a área de esqui para 35 km. Hoje existem três elevadores. O ponto mais baixo está localizado a uma altitude de 1600 m, e o mais alto - a uma altitude de 3040 m. A estação de esqui tem excelentes condições para o freeride. A extensão da rota mais longa é 9,5 km.

É bom saber! Os Svans contam uma bela lenda segundo a qual as montanhas mais importantes e bonitas - Tetnuldi e Ushba - são um casal separado e encantado apaixonado. Quando os amantes se sentem tristes, os picos das montanhas são cobertos por uma névoa espessa.

Hatsvali

A estação de esqui está localizada a apenas 8 km de Mestia, ao lado do pico mais alto da Geórgia - Shkhara e da pitoresca montanha Ushba. A estação elevatória mais baixa está localizada a uma altitude de 1865 m; existe um aluguel de equipamentos de esqui nas proximidades.

Um elevador de quatro cadeiras é instalado na estação de esqui, uma subida a uma altura de 2350 m leva apenas 10 minutos. Além disso, existem vários elevadores de reboque.

Três rotas são apresentadas aos turistas:

  • vermelho (dificuldade média) - 1900 m;
  • azul (difícil) - 2600 m;
  • para iniciantes - 300 m.

Você pode dominar esportes como freeride e backcountry, acompanhados por um instrutor experiente.

Informação importante! Toda a infraestrutura está concentrada em Mestia. Há acomodações para todas as carteiras - desde pousadas a hotéis de luxo, pontos de aluguel de equipamentos. O aluguel de um dia custa cerca de US $ 10. O transporte vai da capital de Svantia até as estâncias de esqui - confortáveis ​​microônibus de sete lugares, a tarifa é de 80 GEL.

Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Como chegar do aeroporto de Tbilisi e Kutaisi

Existem várias maneiras de chegar ao resort de esqui Mestia na Geórgia. A opção de pegar um microônibus pode ser muito complicada se você tiver um aparelho vestibular ruim. Outra maneira de chegar a Svaneti é pilotar um pequeno avião Cessna. Mas, neste caso, as impressões da natureza georgiana única serão completamente diferentes.

Se você é um corajoso temerário, alugue um carro, mas ninguém garantirá que a viagem será bem-sucedida. Na pior das hipóteses, você terá que deixar veículos nas montanhas, usar os serviços de um avião.

Como ir de Tbilisi a Mestia de avião

O método é rápido, mas muito pouco confiável. Os voos são operados a partir do aeroporto de Natakhtari, na capital, a 35 km de Tbilisi. Você pode obter:

  • táxi (custo da viagem aproximadamente US $ 13);
  • ônibus nº 37 - segue da estação de metrô Vokzalnaya Ploshchad;
  • microônibus que segue em Gudauri ou Kazbegi.

Isso é importante! Os voos para Mestia são organizados pela companhia aérea Vanilla Sky. A partir da estação de metrô Rustaveli, 2 horas antes do voo, a companhia aérea o transportará. A viagem de microônibus é gratuita para passageiros.

Os vôos Natakhtari-Mestia partem segunda, quarta, sexta e domingo. O custo do voo é $ 27. A estrada leva 1 hora. Há um limite para o peso da bagagem - não mais que 15 kg.

Isso é importante! Você também pode chegar a Mestia a partir de Kutaisi. Os voos são fornecidos na segunda e sexta-feira. Preço do bilhete - US $ 17.

O clima é muito imprevisível nas montanhas, isso deve ser levado em consideração e sempre há uma alternativa. De outubro até o início da primavera, chove em Svaneti, e o clima não permite que os aviões voem.
Compare preços de acomodação usando este formulário

De ônibus

Este é o transporte mais popular. Svaneti é seguido por microônibus de diferentes cidades - Tbilisi, Batumi e Kutaisi. O custo do bilhete e a duração da viagem dependem da cidade de onde você parte. A estrada de Tbilisi leva 9 horas, um bilhete custa US $ 15. O transporte segue da estação de metrô Didube.

A estrada de Kutaisi para o resort nas montanhas leva cerca de 5 horas. Dado que a rota passa ao longo da serpentina da montanha, pessoas com um aparato vestibular inadequado podem estar doentes. É melhor sentar na frente da cabine ou ao lado do motorista.

Isso é importante! Antes da viagem, verifique o horário dos microônibus na estação de ônibus.

Táxi

Uma viagem de Kutaisi de táxi até o resort de montanha custa US $ 105. De Batumi a Mestia podem ser alcançadas por US $ 125.

De carro

Não há nada de assustador na viagem, o principal é cumprir os limites de velocidade. A vantagem de viajar de carro é que não há estradas com pedágio na Geórgia.

O caminho mais longo para Mestia é de Tbilisi, e o caminho de Kutaisi é duas vezes mais curto. Se você decidir ficar na cidade de chegada, estará interessado no que ver em Kutaisi - as principais atrações.

Isso é importante! Uma boa estrada de asfalto foi traçada para Mestia, placas de trânsito estão instaladas em todos os lugares. No caminho, você definitivamente encontrará túneis de pedra pitorescos.

É melhor pegar a estrada de manhã cedo para chegar a Mestia durante o dia.

Mestia (Geórgia) é uma vila especial que é diferente da Geórgia comum. Os habitantes das montanhas parecem duros, lacônicos, mas hospitaleiros e amigáveis.Durante a viagem, você encontrará emoções inesquecíveis e familiaridade com a única e inimitável Geórgia.

Deixe O Seu Comentário