Que tecido para estofados é melhor escolher para um sofá, tipos populares
Os estofados carregam não apenas valor estético, mas também protegem os móveis de alguns fatores ambientais negativos. No momento, o tecido para estofamento do sofá é representado por uma ampla seleção, pois é fabricado com diferentes tipos de fios de urdidura. Como resultado, é importante escolher o material certo para que o produto dure mais e mantenha sua aparência original.
O que é uma categoria de tecido?
Há uma certa classificação em categorias. Graças a isso, você pode descobrir não apenas as características operacionais, mas também entender como é o tecido de alta qualidade usado para estofamento. Quanto maior a categoria, mais densos e mais caros os materiais.
Nº da categoria | Tipo de tecido |
0 | Materiais leves - algodão, termorretrátil, fita adesiva, séries leves de tecidos chenille. Adequado para móveis raramente usados. Durabilidade de até 5 mil ciclos, de acordo com o teste de Martindale. |
1 | Um pouco mais denso que a categoria anterior. Não é adequado para estofamento em cadeiras, móveis para crianças e cozinha. Durabilidade de até 7 mil ciclos, de acordo com o teste de Martindale. |
2 | Tecidos da primeira categoria, mas com maior densidade e resistência ao desgaste (jacquard, rebanho, veludo). Suportar 10-12 mil ciclos de abrasão. |
3 | Panos com tecelagem fora do padrão, mais densos e espessos. Força de cerca de 15 mil ciclos, de acordo com o teste de Martindale. |
4 | Tecidos muito densos - tapeçaria, chenille marcado, camurça com um padrão. Resistência ao desgaste - 18 mil ciclos de acordo com o teste de Martindale. |
5 | Panos forrados ou misturados com fibras naturais. Suportar 20-22 mil ciclos de abrasão. |
6 | Couro sintético com resistência ao desgaste de cerca de 30 a 50 mil ciclos, de acordo com o teste de Martindale (Arpatek, eco-couro, nano-couro). |
7 | Couro genuíno de diferentes graus de fabricação. Materiais premium com padrões complexos de tecidos, alto nível de resistência ao desgaste. Durabilidade de pelo menos 50 mil ciclos, de acordo com o teste de Martindale. |
Quanto maior o número, melhor o tecido para o sofá. Isso é, obviamente, mais caro. Mas se você escolher o produto certo e cuidar adequadamente dele, até a categoria 0 poderá durar muito tempo.
Tipos populares de estofamento
Existem muitas variedades de tecido para sofás. Pode ser natural e sintético. As diferenças estão em preço, características e aparência. Para escolher um sofá com uma superfície adequada que possa servir por muito tempo, você precisa conhecer sua descrição. A seguir, são apresentados os melhores tecidos para estofados.
Veludo
Tem uma superfície de veludo. Mas ele precisa de cuidados constantes. Os móveis estofados com estofamento em veludo são ótimos para o quarto, mas são completamente inadequados para o berçário, pois esse material atrai poeira. Os benefícios são os seguintes:
- perfeitamente respirável;
- macio;
- não esticado;
- parece lindo.
Ao mesmo tempo, não se deve esquecer as desvantagens do veludo. Em primeiro lugar, ele deve ser constantemente limpo. Em segundo lugar, ele tem uma predisposição à abrasão. E isso reduz a vida útil.
VeludoScotchguard
Esta é uma das subespécies de jacquard - o material mais prático para estofamento de sofás. É resistente ao acúmulo de sujeira, pois é saturado com substâncias especiais. Adequado para produtos frequentemente usados para dormir em vez de camas. Vantagens:
- resistência à umidade;
- durabilidade;
- aparência atraente;
- não atrai poeira.
Das desvantagens, apenas o alto custo dos móveis estofados pode ser distinguido - devido aos preços muito altos desses tecidos para estofados.
ScotchguardOs proprietários de móveis estofados com estofamento de escotilha afirmam que o tecido é muito durável e resistente à sujeira. Tais sofás são adequados para um quarto de crianças. A aparência não se deteriora com o uso pesado.
Jacquard e Termo-Jacquard
Este é um material de qualidade com uma variedade de padrões. Os sofás jacquard ou thermo-jacquard são adequados para salas de estar. O tecido em si é muito denso, resistente ao desgaste, não desbota. No entanto, esses móveis estofados não são recomendados para proprietários de gatos. Os animais deixam garras no material de sopro. Das vantagens, podemos destacar:
- longa vida útil;
- durabilidade;
- estética;
- ampla seleção de cores.
Apesar das características positivas, há desvantagens. O tecido tem uma superfície escorregadia, o que torna a operação desagradável para algumas pessoas. O segundo fator é a observância obrigatória das recomendações de limpeza. Como o jacquard e o thermo-jacquard se deterioram da água, você terá que limpar o sofá com métodos secos.
JacquardEstes materiais parecem luxuosos e prestigiados. Lindos padrões podem ser aplicados neles.. Os tecidos jacquard costumam ser usados em um estilo interior clássico.
Shenill
Entre os tecidos para móveis estofados, destaca-se um chenille prático, um pouco semelhante ao veludo. Este é um material macio, é agradável de tocar. Sofás com esses estofados são perfeitos para o quarto das crianças. Os benefícios são os seguintes:
- com o tempo, a cor é bem preservada, não é afetada pela luz solar direta nem por limpezas frequentes;
- o tecido é macio e durável;
- não absorve odores;
- tem resistência a danos.
Entre as deficiências, pode-se distinguir que os gatos na superfície do material deixam facilmente baforadas, especialmente se houver bordados no tecido. Também é material caro. Um sofá com estofamento chenille vai durar muito tempo, e isso supera os contras.
ShenillRebanho
Material muito popular para a fabricação de móveis estofados. Existem diferentes categorias, cores de rebanho. É fabricado à base de algodão e poliéster. Tem uma textura aveludada.
Sofás com esses estofos são adequados para um quarto de crianças, quarto e sala de estar. Mas você não deve escolher esses produtos para a cozinha, porque o tecido absorve os cheiros. Entre os aspectos positivos, destacam-se a propriedade de repelir a umidade e os detritos, a força e a facilidade de atendimento.
RebanhoOs sofás de rebanho são adequados para residências com animais de estimação, pois o material é durável e difícil de rasgar. A contaminação pode ser removida com água e sabão, produtos à base de álcool não são recomendados.
Microfibra
Ao criar microfibra, aplique tecnologia moderna. Na verdade, essa é uma camurça falsa, com uma aparência realista. É agradável ao toque. É coberto com Teflon por cima, para não acumular poeira e não deixar a água passar.
A desvantagem é que sofás com estofos semelhantes não são adequados para uma casa com animais de estimação. Marcas de garra permanecem facilmente na microfibra. Para a limpeza, você pode usar limpeza úmida.
MicrofibraCouro sintético
O couro sintético é adequado para quem gosta de couro, mas não há como comprar um sofá feito de material natural. O couro ecológico não absorve odores e água; os móveis com estofamento são adequados para a cozinha. Outros benefícios:
- suavidade;
- preço razoável;
- resistência à abrasão;
- simplicidade em sair.
Entre as desvantagens estão a baixa resistência ao fogo, a possibilidade de arranhões, a viscosidade. Portanto, as opiniões dos proprietários são variadas. Os benefícios de custo e o atendimento fácil competem com um alto risco de formação de defeitos.
Couro sintéticoCamurça do falso
Camurça do falso não pode ter uma cor uniforme devido à sua textura. O material cheira a sintéticos. Apesar dessas deficiências, esses móveis estofados têm muitas vantagens:
- Combina com a maioria dos estilos no interior;
- não cede à deformação;
- não desaparece;
- perfeitamente respirável;
- Os estofados não grudam na pele humana.
Apesar disso, os sofás de camurça artificial não são adequados para casas com animais. O tecido acumula poeira e sujeira, não tolera umidade. Mas as críticas dos proprietários são principalmente positivas - o material é de alta qualidade e barato.
Camurça do falsoCouro genuíno
Tais produtos são caros, mas, de todos os que existem no momento, são o melhor material para estofamento de móveis estofados. É o mais confiável e durável. A escolha do sofá de couro demonstra o bom gosto e o bem-estar do proprietário.
Muitas vezes, móveis de couro são escolhidos para escritórios, hotéis de prestígio. É fácil cuidar deste material, ele tem uma longa vida útil. Mas você deve prestar atenção aos pontos negativos:
- alto custo;
- deterioração do fogo;
- uma pequena seleção de cores.
Em uso doméstico, o estofamento recebeu críticas conflitantes. Isto é devido ao risco aumentado de arranhar das garras dos animais.
Couro genuínoVeludo
Velveteen tem um segundo nome - veludo. Atraído pelo fato de que a impressão de uma transfusão de flores é agradável ao toque. Resistente à umidade, portanto fácil de limpar. A desvantagem é a baixa resistência do estofamento, que não é adequada para uso permanente. O estofamento de sofá de veludo cotelê combina-se melhor com os estilos barroco, clássico e império.
VeludoArpatek
É um substituto da pele muito fácil de usar, semelhante ao material natural. Inicialmente, era usado para estofamento em assentos de carro, mas agora os fabricantes o usam para a fabricação de móveis. Arpatek é um material muito durável e resistente ao desbotamento. Seu único aspecto negativo é o alto custo.
As pessoas que escolhem sofás com esses estofados alegam que não perdem a apresentação ao longo do tempo. O material é durável, portanto pode ser preferido na presença de animais em casa.
ArpatekBenefícios do estofamento
O material para o sofá afeta o conforto e a conveniência dos móveis quando usados. Devido à variedade de cores e padrões, você pode escolher um produto que combine perfeitamente com qualquer ambiente. A tela selecionada carrega não apenas valor estético. É uma proteção para o interior do produto. O revestimento protege contra poeira, sujeira e umidade. É mais fácil cuidar, embora nem todos os tipos de tecidos para estofamento de móveis envolvam o uso de limpeza com água.
A maioria das variedades de materiais é acessível, e os sofás com eles podem ser comprados mesmo com um orçamento limitado. A escolha deve ser feita a partir de preferências pessoais, inclusive dependendo de qual sala o mobiliário se destina. Por exemplo, um produto para estofamento em couro sintético é uma excelente solução para a cozinha. Hoje existe uma grande variedade no mercado, portanto, encontrar algo interessante não é difícil. Para descobrir qual estofamento de sofá é melhor, é recomendável que você se familiarize com as propriedades da tela.
Desde os tempos soviéticos, um tapete foi usado para estofar móveis estofados. É um tecido durável, tecendo fibras grossas. Hoje o veludo é popular. Isso levanta a questão do que é melhor para um sofá ou veludo. Gunny é caracterizado pela força e rigidez e suavidade do veludo. Do ponto de vista da operação a longo prazo, é recomendável escolher um estofamento rígido, para seu próprio conforto - macio.
Critérios de seleção
A tela para sofás é selecionada após familiarização com suas características. É necessário confiar em tais parâmetros:
- Quais fibras são tecidos estofados para o sofá. O material pode ser natural, artificial (sintético). Em alguns casos, uma combinação é permitida. Ao escolher estofos, você deve descobrir todas as vantagens e desvantagens de um tecido específico.
- É importante que a aparência dos móveis estofados combine bem com o design da sala. Se você precisar escolher um sofá para o berçário, é melhor pedir uma opinião à criança. Uma excelente solução - se os padrões no produto repetirem o padrão no tule, cortinas.
- Quanto maior a porcentagem de densidade, mais forte e melhor a rede. O melhor tecido para uma capa de sofá com um valor mínimo de um indicador importante é 200 g / m2.
- Quão resistente é o tecido à abrasão. Este valor é medido em ciclos e verificado durante o processo de desenvolvimento. O indicador deve ter pelo menos 15 mil ciclos de abrasão. O tecido mais durável para o sofá é necessário se a casa tiver animais de estimação, crianças pequenas, geralmente convidados.
- Resistência ao desgaste. O tecido pode resistir bastante ao atrito, esticamento e alterações de temperatura. Se você selecionar o material errado, os defeitos aparecerão rapidamente no produto e você poderá alterá-lo.
- Solidez da cor. Este indicador significa que a tonalidade do produto não desaparece, por exemplo, com exposição constante à luz solar ou lavagens frequentes. Tudo depende da qualidade do material da tinta.
- O tecido não deve conter substâncias nocivas. Por exemplo, poderia ser produtos químicos - mercúrio ou chumbo. Deve-se ter em mente que existe uma norma permitida na qual eles não afetam a saúde humana. Para quartos de crianças, é melhor escolher um material natural para estofamento de móveis estofados, que não contenha produtos químicos. Para outras salas, sintéticos também são adequados.
- Respirabilidade. O melhor material para estofamento de sofá deve deixar o ar passar. Caso contrário, ele acumulará umidade, o que causa mofo. Além disso, se a troca de ar for ruim, as costuras poderão abrir.
- Limpar materiais de estofamento sintéticos é muito mais fácil do que os naturais. Com limpeza úmida frequente, podem aparecer defeitos nos últimos tecidos.
- Peeling. Se carretéis aparecerem no tecido, sua qualidade será baixa. Este parâmetro é verificado simultaneamente com a resistência ao desgaste.
Essas não são todas as características que descrevem os tipos de tecidos para móveis práticos. Mas esses parâmetros são os mais importantes. Com base neles, você pode escolher o produto da mais alta qualidade.
Além disso, para escolher o material para estofamento de sofás, você deve prestar atenção não apenas às vantagens e desvantagens, mas também ao feedback dos proprietários de móveis estofados. Graças a eles, você pode entender se o produto durará muitos anos ou precisará ser substituído em pouco tempo. É impossível destacar o melhor estofamento para o sofá, uma vez que cada pessoa tem seus próprios critérios, até as opiniões de especialistas sobre esse assunto são diferentes.
RespirabilidadeVariedade de texturasCuidado fácil