Como não ter medo de pilotar um avião - dicas atuais
Quase todas as pessoas experimentam um leve desconforto físico e uma sensação de ansiedade ao voar de avião de tempos em tempos. Mas se o medo se torna tão forte que uma pessoa tenta evitar voar, experimenta ataques de pânico incontroláveis e tem medo constante de um acidente, é uma aerofobia - medo de altura.
Segundo a Sociedade Nacional de Medicina de Transporte e Aviação, cerca de 15% dos adultos sofrem de medo de voar. Entre eles, existem personalidades conhecidas e aquelas que frequentemente precisam viajar para trabalhar. Antes de se familiarizar com dicas sobre como não ter medo de voar em um avião, sugerimos que você leia a história real de uma pessoa que experimentou um pânico de voar.
Como supero o medo de voar
"Comecei a pilotar aviões com a maioridade. Tinha que voar para trabalhar na URSS e depois para países estrangeiros. Todos os vôos tiveram vida curta: não mais que três horas. Voei com frequência, o tempo em vôos sempre passava despercebido. Fiquei completamente não é assustador: fumei a bordo (então era permitido), andei pela cabine, conversei com outros passageiros, não usei cintos de segurança durante o voo e a turbulência não me causou nenhum alarme.
Os anos se passaram e o fumo foi proibido inicialmente nas companhias aéreas ocidentais e depois nas domésticas. Então, nos aviões, ainda não era possível assistir filmes e escolher músicas para ouvir com fones de ouvido. Portanto, eu tinha tempo livre em voo e não sabia o que fazer com ele. Comecei a pensar que não poderia afetar o controle da aeronave, sobre altitude, sobre acidentes. Eu queria ouvir constantemente todos os sons, acompanhar as vibrações e geralmente monitorar como o avião se move. E então os primeiros medos apareceram. Percebi que tinha medo de pilotar um avião, mas não sabia o que fazer com ele.
Depois de algum tempo, o medo começou a aumentar e a surgir muito antes do voo. O pior foi durante a decolagem: literalmente me apertei na cadeira, senti meu pulso acelerar e minhas mãos suarem, e meus braços apertaram meus dedos. Durante o vôo, ouvi freneticamente e entrei em pânico com turbulência e qualquer som "estranho". Fiquei ofendido porque os outros passageiros estavam dormindo e, por algum motivo, estava tentando controlar o avião. Quando o avião começou a declinar, meu medo desapareceu abruptamente.
Para lidar com o medo, comecei a beber álcool antes de voar. Mas isso não era uma opção, porque eu voava com frequência e o álcool não afetava muito meu bem-estar. Então comecei a trabalhar na minha fobia, para analisar as causas do medo. Descobriu-se que o principal problema é o tempo desocupado durante o voo e o tédio de estar em um espaço confinado. Entendi que não podia falar livremente com as pessoas ou descer no ponto de ônibus para me aquecer. À noite, a escuridão além da vigia era alarmante.
Eu queria lidar com o medo, então li muito sobre como parar de ter medo de voar em um avião, fui a um psicólogo uma vez. Com o tempo, aprendi a controlar minhas emoções, mudar a atenção e me manter ocupado durante o vôo. Acredito que essa fobia possa ser resolvida: o principal é começar o mais cedo possível e não iniciar o problema ".
Como não ter medo de pilotar um avião: dicas úteis
1. Desista do álcoolNão beba álcool antes de voar. Isso não o tranquilizará, mas levará ao efeito oposto. Quando você está em um avião em alta altitude, em condições de pressão reduzida, o álcool penetra muito rapidamente na corrente sanguínea e causa intoxicação severa. Em vez de relaxar, você se sentirá inquieto, irritado, fraco e deprimido. Além disso, o abuso de álcool em voo pode levar à trombose de membros inferiores, e muitas companhias aéreas aderem à Proibição.
Dê preferência a chás de ervas calmantes ou remédios calmantes especiais. A farmácia irá aconselhá-lo sobre os medicamentos adequados para uso em um avião.
2. Aprenda estatísticas, não notícias sobre desastresNão procure informações sobre acidentes aéreos na Internet, não veja fotos assustadoras e tente sintonizar de maneira positiva. Para garantir que o avião seja o transporte mais seguro, as estatísticas o ajudarão. Imagine que, a cada segundo, haja até dez mil aviões no ar.
Mais de 50.000 voos são feitos diariamente para todos os países do mundo. Mais de 5 bilhões de passageiros voam de avião em um ano e uma média de 300 pessoas morrem em catástrofes durante esse período. Isso significa que a probabilidade de morte durante um voo é de 1 em 12.000.000.Enquanto isso, somente em Moscou, cerca de 30.000 pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano. Acontece que viajar de carro é muito mais perigoso.
3. Entenda o que é turbulência.Pesquisas psicológicas mostram que a maioria das pessoas que sofrem de aerofobia é movida por preconceitos. Se você não sabe por que a turbulência ocorre, e pensa que um avião pode subir e descer repentinamente, isso só causa medos infundados. Para não ter medo de voar em um avião, você precisa saber o que treme em voo.
A turbulência é uma ocorrência comum na atmosfera onde a umidade e a pressão mudam. Quando a densidade do ar não é uniforme, a aeronave vibra quando se move ao longo dela. Isso não é perigoso, pois foi projetado para cargas muito mais altas. Nem uma única aeronave caiu nas últimas décadas ou sofreu turbulências. Acredite, os pilotos estão prontos para essas zonas, de modo que informam aos passageiros sobre isso com antecedência.
4. Escolha um local adequadoAerofobia pode ser combinada com outras fobias. Entenda exatamente o que você tem medo de escolher no lugar certo. Se você tem medo de altura, não sente-se perto da vigia. Se você tem medo de um espaço fechado, selecione um local no corredor. Se ocorrer ataques de pânico ao tremer, sente-se na frente do avião. Aqueles com fundos permitidos podem ser aconselhados a comprar ingressos para a primeira classe ou a classe executiva. Lá você pode deitar-se confortavelmente e será mais fácil relaxar.
5. Crie condições para uma estadia confortávelCrie uma sensação de conforto em casa. No salão, vista roupas confortáveis, chinelos, peça à aeromoça um cobertor e travesseiro. Beba chá quente, coma chocolate ou qualquer outro tratamento que desejar. Faça a pose mais confortável e ligue música calma nos fones de ouvido: por exemplo, os sons da natureza. Leia um livro ou imagine o país para o qual você está voando. Idealmente, tudo isso deve ajudá-lo a não adormecer, pelo menos relaxe e se acalme.
6. Tente adormecerNão beba café no avião, para não provocar ansiedade. É melhor usar sedativos para dormir em aviões (eles podem ser comprados com antecedência em farmácias). Se você seguir o conselho anterior, será mais fácil adormecer. Se o sono não chegar, ouça música com um ritmo calmo e respire profundamente com pausas. Concentre-se em como você inspira e expira. Tente imaginar como o ar enche seus pulmões e depois sai do corpo. Essa respiração é usada durante as aulas de ioga.
7. Pastilha elástica ou balaAo decolar ou aterrissar, mastigue chiclete ou dissolva balas. Isso ajudará no entupimento dos ouvidos e na doença de movimento. Se você sofre de náusea em um avião, tome pílulas especiais contra a doença de movimento com antecedência.
Assim que sentir um ataque de medo, comece a respirar profunda e lentamente. Inspire pelo nariz e expire o mais calmo possível pela boca. Concentre-se na respiração, imagine como você libera todos os medos e ansiedades do corpo com o ar. Na melhor das hipóteses, este exercício o ajudará a adormecer.
9. Sintonize positivoQuando você estiver em voo, não fantasie sobre o desastre. Pense em qual país você está voando. Imagine o que você fará após a chegada: para onde você vai, onde vai morar, como vai relaxar e com quem se encontrar.
10. Prepare atividades de distraçãoCom antecedência, pense e prepare aulas que ajudarão você a se distrair durante o voo. Assista a um filme, converse com um colega de viagem, leia um livro interessante, resolva palavras cruzadas ou quebra-cabeças. Se você gosta de desenhar, leve um caderno e lápis (giz de cera) com você. Todas as atividades que o fascinam são adequadas. Muitas pessoas se distraem com os jogos: por exemplo, "Cidades", "Contato" etc.
11. Consulte um psicólogoSe conselhos sobre como não ter medo de pilotar um avião não ajudar, isso significa que você tem uma forte forma de aerofobia. Nesse caso, consulte um psicólogo para obter ajuda. Um especialista o ajudará a encontrar a causa do medo e a lidar com ele.
Esperamos que nossas dicas o ajudem e você passe um tempo em voo com prazer!