Safari na Tanzânia - que parque nacional visitar

Na Tanzânia, quase não há outras atrações além de parques nacionais e outros ecoterritórios protegidos. Balão de ar quente sobre as extensões de savanas, passeios ecológicos, safaris emocionantes - na Tanzânia, os parques nacionais são o local ideal para uma variedade de entretenimento.

A Tanzânia é justamente reconhecida como um dos países mais interessantes do planeta em termos ambientais, também é conhecido como um dos melhores lugares da Terra para o ecoturismo. Quase um terço de todo o seu território é uma área protegida, que inclui 15 parques nacionais (área total de mais de 42.000 km²), parques marinhos, 13 santuários da vida selvagem, uma reserva natural e outras zonas de conservação da natureza.

Para os viajantes dos países da CEI que planejam fazer uma viagem ecológica pelos parques nacionais da Tanzânia, um mapa em russo foi compilado. E, para escolher com sucesso um local específico para um safari neste país, primeiro você precisa entender muitas das nuances. Assim, um pouco de informação detalhada sobre as áreas de conservação mais significativas da Tanzânia, bem como o custo do safari e a oportunidade de economizar.

Safari na Tanzânia: todas as nuances do lado financeiro da questão

O passeio pode ser comprado antecipadamente pela Internet - basta digitar a frase "safari na Tanzânia" no mecanismo de busca Googl ou você pode comprá-lo no local - na Tanzânia, existem muitas empresas que oferecem seus serviços para organizar safaris.

Quanto ao lado financeiro da questão, o safári orçamentário nesse estado custará pelo menos US $ 300. Em que consiste esse número? Por si só, os ingressos para qualquer ecozona não são tão caros - de US $ 40 a US $ 60. Mas o fato é que você não pode montar um safari na Tanzânia sozinho em nenhum parque, apenas com um guia e um carro! Além disso, o guia deve ser um tanzaniano com o certificado apropriado e o carro - apenas um jipe ​​de safari, com a fórmula 4WD e equipado com um teto panorâmico. E pelo guia e pelo carro que você tem que pagar. Felizmente, existem opções para salvar.

  1. Existem vários grupos no Facebook, onde turistas de diferentes países estão procurando companheiros de viagem para o seu safari. Eles fazem isso com o único objetivo de compartilhar os custos de um guia, um carro e gasolina para todos os companheiros de viagem (pode haver 5 ou 6 passageiros em um jipe ​​de safári). Como resultado, o custo de um safari na Tanzânia pode diminuir em 2-3 vezes. O principal problema será a busca de companheiros de viagem, porque é bastante problemático organizar completamente estranhos em um país estrangeiro. Porém, como esse método existe há vários anos e foi testado pelo tempo, significa que funciona.
  2. Esta opção é adequada para mochileiros que têm tempo livre, são fluentes em inglês e podem trabalhar em plataformas como o WordPress. Muitos guias e empresas de turismo precisam de sites, e na Tanzânia apenas algumas pessoas são capazes de desenvolvê-los, e eles exigem quantidades incrivelmente grandes para isso. Você pode tentar negociar com uma empresa de turismo ou com um guia de carro: desenvolver um site em troca de uma viagem ao parque nacional por alguns dias. A propósito, é melhor negociar um safari no Serengeti Park, pois essa é a opção mais cara. Essa é uma maneira eficaz, já que o custo de criação de uma página na Internet é muito mais alto que o custo de um safari para uma pessoa, e os tanzanianos se beneficiam dessa troca.

Parque Nacional Serengeti

O maior, mais caro, famoso e mais visitado Parque Nacional da Tanzânia é o Serengeti. O vale do Serengeti é chamado de "planície africana sem limites" por seu vasto território de 14.763 km².

O Serengeti tem uma característica interessante: a cada ano há uma migração maciça de ungulados. Quando a estação da seca começa no norte do parque (outubro a novembro), mais de 1.000.000 de gnus e cerca de 220.000 zebras vão para as planícies do lado sul, onde chove por um curto período de tempo. Quando começa a chover no norte e oeste (abril-junho), rebanhos de animais retornam.

Durante o safari Serengeti, você pode conhecer todos os representantes dos "Grandes Cinco Africanos": leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes. Aqui você também pode ver girafas, chitas, hienas, chacais, lobos, avestruzes.

Quanto custa um safari Serengeti

A 300 km da cidade regional de Arusha até Serengeti, e a maior parte disso é off-road - portanto, levará muito tempo para viajar até lá, e também o caminho de volta. Esta é a principal razão pela qual os guias não concordam em ir ao parque por 1 ou até 2 dias. O menor período para o qual você precisa alugar um carro e orientar os operadores turísticos locais a preços fixados para um safari na Tanzânia é de 3 dias. Na melhor das hipóteses, US $ 80 podem ser suficientes para a gasolina, mas provavelmente levará US $ 100.

Também é necessário adicionar o custo de alimentos e moradia.

Ngorongoro

Ainda existem pontos muito interessantes. Em primeiro lugar, US $ 60 é o preço para entrar no parque por apenas um dia; você terá que pagar novamente por cada dia subsequente! Em segundo lugar, a estrada para o Parque Serengeti passa pela Área de Conservação Ngorongoro, cuja entrada custa US $ 200 por carro e US $ 50 por pessoa. E, no caminho de volta, você terá que pagar o mesmo valor, não importa qual o caminho a entrar na reserva, de qualquer maneira a estrada passará por seu território. O resultado é uma quantia muito impressionante, cerca de US $ 1.500.

Felizmente, existem opções para economizar enquanto viaja pelos parques da Tanzânia, como mencionado acima.

Alojamento

Há um grande número de lojas no parque - hotéis de luxo, onde um quarto elegante custa a partir de US $ 300 por dia. As acomodações mais baratas serão em acampamentos particulares, onde os preços começam em US $ 150. Normalmente, essas são tendas enormes com todas as comodidades. É mais conveniente procurar essas opções na reserva e você precisa reservar acomodações com antecedência.

Parque de campismo Simba

O mais barato será o pernoite em um acampamento público, organizado entre as extensões do parque nacional - os mais populares entre os turistas foram o Simba Campsite e o Seronera Public Campsite. Existem banheiros e chuveiros com água fria no parque de campismo, mas não há eletricidade; portanto, você precisa de dispositivos de iluminação alternativos. O local de uma noite com sua própria barraca custará US $ 30, mas como não há cercas nos acampamentos, os animais selvagens costumam chegar perto das tendas. E isso significa que colocar sua barraca não é totalmente seguro. É melhor pagar mais US $ 50 e alugar um jipe ​​de safári com uma barraca na empresa de viagens. Quando está escuro, não é aconselhável sair e é improvável que você queira: todo o espaço está cheio de vozes de animais selvagens e animais predadores caçam à noite.

Área de Conservação Ngorongoro

A maneira mais conveniente de explorar Ngorongoro no caminho para o Parque Nacional Serengeti.

A conservação de Ngorongoro se espalha por 8 288 km² em torno da cratera de mesmo nome de um vulcão extinto, na beira da savana de Serengeti. Esta área tem prados, lagos, pântanos, florestas e até terra deserta - e tudo isso é uma herança da UNESCO.

Esta eco-zona tropical em grande escala é caracterizada por sua própria vida selvagem especial e única e, portanto, o safari aqui é sempre muito interessante. Em Ngorongoro, 1 km² representa o maior número de espécies animais na Tanzânia. Nas florestas, você pode encontrar manadas de elefantes que pastam pacificamente, nas planícies você pode ver búfalos e zebras divertidas e admirar hipopótamos perto da água. E nesta reserva existem rinocerontes negros, gnus, leões, leopardos, hienas, avestruzes.

Para chegar ao fundo da caldeira, onde é possível observar diferentes animais, você precisa dirigir ao longo da crista da cratera por cerca de 25 km. Como o pico de Ngorongoro está a 2.235 m acima do nível do mar, é sempre muito mais frio lá do que no fundo da caldeira, onde está bastante quente.

Para um safari na reserva da Tanzânia, você precisa pagar US $ 200 pela entrada do carro e US $ 50 por cada pessoa. Se o safari demorar mais de 6 horas, quando você sair do parque de reserva, terá que pagar mais por outro dia de safari.

Parque Nacional do Lago Manyara

No caminho para o Parque Serengeti e a Cratera Ngorongoro, há outro território ecológico da Tanzânia. Este é o lago Manyara, um dos menores parques nacionais do país, cobrindo uma área de 644 km². Arusha pode ser alcançada em apenas 1,5 horas (distância de 126 km) e do aeroporto de Kilimanjaro em 2 horas. Quase em frente ao parque, a estrada passa pela vila de Mto-Wa-Mbu, que tem um bom mercado com frutas frescas baratas e lojas com uma boa seleção de antiguidades.

No horizonte oriental desta zona de conservação única, são visíveis as paredes íngremes de 600 metros de vermelho acastanhado do vale do Rift na África Oriental e, na parte sul, numerosas fontes termais vão para a superfície da terra. A maior parte do território do parque quase sempre se afoga na neblina, o que cria o belíssimo lago de refrigerantes Manyara.

Mais de 400 espécies de aves vivem ao redor do lago, algumas delas endêmicas. O parque tem muitos guindastes, cegonhas, pelicanos cor-de-rosa, corvos-marinhos, abutres, bicos africanos, íbis, águias aqui não são incomuns.

E de junho a setembro, colônias inteiras de flamingos cor-de-rosa se estabelecem aqui, migrando ao longo do ano de um reservatório para outro. Uma enorme população dessas aves está localizada onde os crustáceos são encontrados em abundância. É graças a essa dieta, ou melhor, ao pigmento caroteno contido nela, que os flamingos são de cor rosa. Os filhotes eclodem branco-acinzentado, e somente após um ano sua plumagem fica rosa.

Um safari em Lake Manyara oferece a oportunidade de assistir elefantes, búfalos, rinocerontes negros, girafas, zebras, hipopótamos, gnus, leões e leopardos.

Quando é melhor ir de safári à Tanzânia, ao Lake Manyara Park? Se o objetivo da viagem é ver os animais em seu habitat, vale a pena ir para lá na estação seca, ou seja, de julho a outubro. Para observar os pássaros, admirar as cachoeiras ou andar de canoa, a estação chuvosa é a melhor. Em novembro e dezembro, chove por pouco tempo, a umidade e a temperatura do ar aumentam significativamente. Março-junho é um período de chuvas prolongadas.

Parque Nacional Tarangire

Literalmente, a 7 km do Lago Manyara e a 118 km da cidade de Arusha, existe outra área de conservação da Tanzânia - Tarangire Park, com uma área de 2.850 km². O parque está localizado na estepe montanhosa de Masai, e recebeu esse nome em homenagem ao rio homônimo, que fornece água para todo o território próximo.

Um grande número de baobás de vida longa cresce em Tarangir e, graças a essas plantas, o parque é habitado pela maior população de elefantes da Tanzânia. Passeando por espaços selvagens, você pode encontrar zebras, girafas, antílopes e, quanto aos predadores, é muito mais difícil vê-los.

Tarangire será interessante para ornitólogos. Aqui você pode encontrar periquitos mascarados endêmicos, um grupo de pássaros rinocerontes. Digno de nota é o abetarda-africano, a maior ave voadora do mundo (os machos pesam até 20 kg).

É melhor fazer um safári nesta zona ecológica da Tanzânia na estação seca, quando milhares de animais se reúnem perto do rio Tarangire. Os meses secos são janeiro, fevereiro e junho-outubro. Você pode vir aqui em novembro e dezembro, quando chove pouco. O momento mais inadequado para um safari neste parque é de abril a maio, quando há muita chuva e a maioria dos campos está fechada.

Tarangire é um dos parques de safári mais baratos da Tanzânia - o preço de um ingresso é de US $ 53. Os serviços de aluguel de carros e guias custarão cerca de US $ 300. Haverá dia suficiente para um safari completo, especialmente porque você tem que pagar por todos os dias em que estiver no parque. Para os viajantes que ainda decidem ficar aqui por uma noite, os quartos da pousada estão disponíveis a preços a partir de US $ 150 por dia. Você precisa reservar quartos com antecedência, melhor na reserva.

Parque Nacional Kilimanjaro

A lista de parques nacionais na Tanzânia inclui o Kilimanjaro. Está localizado no norte do estado, a 130 km de Arusha.

Existem campos de urze, florestas de montanha e desertos em uma área de 1.668 km². Mas a principal atração dessa área é o Monte Kilimanjaro (5.890 m). Aqui é chamada de "coroa da Tanzânia" e é única em muitos aspectos:

  • a montanha solitária mais alta do planeta;
  • pico mais alto da África;
  • o pico mais alto da Terra, que é possível escalar sem equipamento especial de escalada.
  • vulcão adormecido.

Todos os anos, cerca de 15.000 pessoas tentam conquistar o Kilimanjaro, mas apenas 40% têm sucesso. Subir ao topo e descer de lá a tempo leva de 4 a 7 dias. Subir para os custos mais altos a partir de US $ 1.000, para o nível II, o custo da subida é de US $ 700, para I - US $ 300.

Embora escalar o Kilimanjaro seja permitido durante todo o ano, a melhor época é considerada de agosto a outubro e de janeiro a março. Em outros momentos, o pico geralmente está enterrado nas nuvens, e você não poderá admirar sua calota de neve.

Nem todo mundo decide um entretenimento tão extremo, alguns turistas reservam um passeio turístico de helicóptero com empresas de viagens. Para um voo sozinho, você terá que pagar cerca de US $ 600; se houver quatro passageiros, o custo diminuirá para cerca de US $ 275.

A propósito, não é absolutamente necessário gastar tais quantias, porque o fundo do Monte Kilimanjaro parece menos, e alguns acreditam que é ainda mais atraente.

Viajando pelo Parque Nacional Kilimanjaro, você pode ver muitos animais da África. Entre seus habitantes há elefantes, leopardos, búfalos, macacos.

Mais informações sobre o vulcão Kilimanjaro e como escalá-lo são apresentadas neste artigo.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Parque Nacional Mikumi

Mikumi é o quarto maior parque da Tanzânia em tamanho - está localizado às margens do rio Ruaha, ocupando 3.230 km².

Mikumi é famosa pelo fato de muitos animais migrarem: zebras, búfalos, impalas. Suas extensões são habitadas por elefantes, babuínos, serval, macacos, girafas e há hipopótamos - eles podem ser vistos nos lagos, localizados a 5 km ao norte da entrada principal. E prados espaçosos são uma área favorita dos maiores antílopes de canhão do mundo e antílopes pretos. Tal “variedade de comida” não pode deixar de atrair predadores: os leões costumam se instalar em galhos de árvores e no topo de cupins.

Muitos viajantes consideram o Mikumi Park o melhor lugar para um safari na Tanzânia. Graças às estradas que passam por seu território, é possível observar animais em qualquer canto do parque. Também é importante que o safari aqui seja mais barato do que no norte da Tanzânia. Claro, você precisa contratar um jipe ​​com um guia, mas mesmo em meio dia você pode ver quase todos os habitantes daqui.
Todos os preços na página são para setembro de 2018.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Conclusão

Obviamente, um safari na Tanzânia não é um prazer barato. Mas a antiga terra intocada, a natureza incrivelmente bela e o mundo dos animais selvagens custam tanto dinheiro.

Deixe O Seu Comentário