Glicínias decorativas chinesas - uma decoração maravilhosa para o jardim e para casa

Lembra da série "Desperate Housewives"? Toda a ação ocorreu na rua Wisteria Lane.

A rua ganhou esse nome graças às flores que cresceram em todos os lugares e serviu como a mesma decoração para os dramáticos eventos da série que as casas dos personagens principais.

O que é essa glicínia? Esta é a flor exuberante chinesa Wisteria, planta ornamental. Pode ser uma decoração maravilhosa para o mirante ou a parede da casa. As glicínias não deixam ninguém indiferente, que pelo menos uma vez viu sua floração e sentiu um aroma delicado e doce de flores.

Informações gerais

Wisteria Wisteria (lat.) Ou Wisteria chinês é um lian da família das leguminosas. Uma planta com uma haste torcida no sentido anti-horário. Em uma trepadeira adulta, o diâmetro do tronco pode chegar a 25 cm Uma planta com folhagem densa e grande, de formato complexo. As folhas são pareadas, compostas por várias folhas e crescem até 30 cm de tamanho.Normalmente, na época da floração, as folhas ainda não têm tempo para abrir.

A glicínia é uma planta subtropical que o sol ama. É comum na natureza no clima quente dos países asiáticos, por exemplo, é encontrado em toda a China. No entanto, existem variedades que são cultivadas com sucesso na zona climática intermediária.

A espécie foi descrita pela primeira vez pelo botânico Tamas Nuttal. Ele nomeou Wisteria em homenagem ao médico Caspar Wister. Daí o nome latino Wisteria (Wisteria).

Vistas e fotos básicas

Violeta (Wisteria chinensis)

Uma liana parecida com uma árvore é originária da China e cresce até 20 m de altura. As folhas são grandes, pinadas, com pubescência delicada na juventude. Muito espetacular e bonita durante o período de floração da vinha. Flores lilás leves, colhidas em pincéis de até 30 cm de comprimento, florescem na primavera e preservam as inflorescências que florescem separadamente durante o verão.

A liana cresce em solos férteis e bem umedecidos, muito fotófilos.

Cresce rapidamente, é caracterizada pela resistência ao gelo - tolera quedas de temperatura a curto prazo. Durante um inverno rigoroso, requer um bom abrigo. Cria perfeitamente raízes em casa, por isso é frequentemente usado em paisagismo vertical. Preserva as propriedades decorativas no outono, quando a elegante folha de cirro fica dourada. Eles também cultivam uma forma padrão, semelhante a uma árvore, ereta, que é alcançada por poda regular.

Prolific (Wisteria sinensis Prolific)

Uma liana em forma de árvore, com um cano torcido para a direita, cresce até 6 m de comprimento. As folhas são grandes, pinadas, verde brilhante no verão e amarelo dourado no outono. A floração começa em maio e pode se repetir em agosto. As flores são violeta-azuladas, coletadas em inflorescências grandes, racemose, de até 30 cm. Após o plantio, começa a florescer por 2-3 anos. Liana prefere solos moderadamente férteis de umidade média. Wisteria Prolifeh é iluminado pelo sol.

Cresce bem e floresce profusamente no calor, protegido do vento, em lugares ensolarados. Ela cresce bem na faixa do meio, mas pode congelar durante um inverno rigoroso. Perfeito para decorar gazebos, paredes de edifícios ou sebes.

Safira azul (Wisteria Blue Sapphire)

Geralmente usado por jardineiros para decorar sebes, mandris e paredes. O tronco da árvore cresce para 6 me gira no sentido horário ao redor do suporte. As flores roxo-azuladas florescem em maio e florescem até julho, emitindo um aroma doce e açucarado. Com muito sol, é possível florescer novamente em agosto.

Em mais detalhes sobre as glicínias Blue Sapphire que escrevemos neste artigo.

Alba (Glicínias Alba)

Esta variedade de glicínias é caracterizada pela floração longa de maio ao outono.. O tronco da árvore mede de 10 a 15 m de altura, e os pincéis exuberantes de flores brancas como a neve crescem até 30 cm. No projeto da paisagem, é usado para decorar edifícios, mandris e pérgulas. Você também pode decorar a piscina ou o lago com esta videira.

Mais informações sobre o Wisteria Alba podem ser encontradas aqui.

Wisteria sinensis

Liana Wisteria sinensis é muito termofílica, portanto, é distribuída principalmente nas latitudes do sul. A planta é densamente frondosa, com flores azuladas coletadas em grandes inflorescências. As flores têm uma cor azulada e um aroma delicado.

Macrostáquia (Wisteria macrostachya)

Grau de glicínias resistente ao gelo. Ele tolera inverno e geada a -40 graus. Se não houver neve, pode congelar; nesses casos, é necessário abrigo. No entanto, devido aos rins adormecidos, é rapidamente restaurado. Floresce profusamente desde o início de junho e floresce menos intensamente até o outono. As flores grandes, azul-lavanda, são colhidas em cachos luxuriantes de até 30 cm de comprimento e a altura da videira é de 6 a 7 metros. Adequado para decorar sebes, pérgulas, paredes e gazebos.

Cuidado e reprodução

  • As glicínias requerem cuidadoso cuidado. As mudas de videira são difíceis de enraizar e não florescem por muito tempo. As primeiras flores só podem ser vistas em cinco anos e as cultivadas a partir de sementes florescem em oito anos.
  • Você também precisa se lembrar de que é uma liana, o que significa que requer um bom suporte. Para uma planta em crescimento, é adequada uma estrutura de madeira, aço ou reforço grosso. Durante a floração, torna-se várias vezes mais pesada, portanto o suporte deve ser confiável e bem fixo.Plantas fortemente cobertas de vegetação podem se quebrar devido à sua própria gravidade, portanto é necessária uma poda oportuna.
  • A glicínia é uma planta que ama o sol. O lugar ideal para pousar é o lado ensolarado e calmo da casa ou mirante. Dosséis, pérgulas e sebes também devem ser instalados em áreas ensolaradas.
  • As glicínias devem ser fertilizadas semanalmente antes da floração. Se a planta não for colorida há vários anos, no outono é necessário adicionar isca de potássio. Molhar a videira deve ser constante, mas moderada.

Existem quatro maneiras de cultivar glicínias:

  1. de sementes;
  2. mudas;
  3. estratificação;
  4. estacas.

Os dois primeiros são os mais simples. Basta germinar as sementes, cultivar mudas a partir da brotação e com o devido cuidado para aguardar o resultado.

Para propagação em camadas:

  1. É necessário escolher uma sessão de um ano, inclinada obliquamente no meio e colocar em um substrato de turfa de argila.
  2. Em seguida, a filmagem é feita de tal maneira que apenas a ponta permanece. No próximo ano, ele será separado da planta principal.

As estacas são realizadas na primavera antes do período de floração:

  1. As brotações anuais são cortadas em estacas de 25 cm de comprimento e enraizadas em um substrato especialmente preparado.
  2. Para o substrato, uma parte do húmus, turfa, areia e três partes do solo são retirados.

Você encontrará mais informações sobre o cultivo de glicínias em casa e no jardim, além de cuidar dessa planta em outro material.

Vídeo cognitivo sobre o cuidado e a propagação de trepadeiras:

Floração

As glicínias florescem de maio a junho.no entanto, se calor e sol suficientes puderem florescer em setembro. Há muitas flores, são colhidas em grandes inflorescências, que atingem 30 cm de comprimento.

Pincéis exuberantes caem em cascata e exalam um aroma delicado. No meio do verão, uma fruta é amarrada - um feijão com uma pubescência aveludada e grossa.

As glicínias são valorizadas principalmente pela floração exuberante. Para mantê-lo o maior tempo possível, siga algumas regras:

  • Rega. Durante a floração, a videira deve ser regada com frequência moderada.
  • Top vestir. Certifique-se de fertilizar desde o início da primavera até a floração. Você pode fazer um curativo durante o período de floração.
  • Poda. A planta precisa de poda competente. Liana pode não florescer por muitos anos sem a poda adequada. A poda deve se tornar regular quando a planta atingir a idade de dois anos. Passe-a no meio do verão. Crescimentos jovens de 3-4 rins são cortados. Tal poda estimula abundantes plantas com flores.

Assista ao vídeo como lindas glicínias florescem:

Doenças e Pragas

As glicínias são resistentes a doenças e raramente são afetadas por pragas. No entanto, acontece que as folhas começam a ficar amarelas e manchadas. Isso sugere que o cloro atingiu sua videira. Alimentar com sais de ferro ajudará a curar. Faça com que eles estejam na raiz.

Pragas que podem prejudicar a planta:

  • ácaro trevo;
  • ácaro;
  • pulgões.

Nesses casos, a pulverização com inseticida ou medicamentos acaricidas ajudará. Plantas semelhantes:

  1. Madressilva madressilva encaracolada. Loníceracaprifólium (lat.). Outro nome é madressilva perfumada. Arbusto de folha caduca cresce até quatro metros de comprimento. O período de floração é de meados de maio até o final de junho. As flores são brancas amareladas, com um aroma agradável. Em julho, o mato é coberto com frutas vermelhas. Estas são bagas não comestíveis.
  2. Anêmona-do-mar de colônia. Actinidiakolomikta (lat.). Esta planta não é apenas decorativa, mas também dá deliciosas frutas. As hastes rastejam para cima, entrelaçando os suportes e, em condições favoráveis, atingem um comprimento de 25 M. A peculiaridade da planta está mudando a cor das folhas. De bronze no início do verão, a verde no meio, a variegada no final do verão e a framboesa no outono. Actinia floresce em grandes flores brancas com um aroma doce.
  3. Calistegia é fofo. Calystegiapubescens (lat.). Esta videira cresce até três metros de comprimento. Parece ótimo como uma decoração para mandris, arcos e cercas. Flores em rosa, grandes flores. Calistegia cresce muito, então você deve limitar o espaço para o crescimento radicular. A planta é despretensiosa, mas não gosta da sombra.
  4. Rosa de vime. Esta liana ganhou popularidade devido à floração abundante e prolongada. Quase do meio do verão até o início do inverno, agrada com lindas flores. No entanto, a rosa não gosta de geada e não tolera o inverno, por isso é necessário um bom abrigo.
  5. Campis. Liana com cores incríveis que lembram um gramofone. Campis floresce durante todo o verão e tolera bem o inverno. Como é uma planta bastante pesada, precisa de suporte confiável. Além disso, ele não é completamente extravagante e não requer cuidados. Cresce a 10 metros e cresce muito. É necessário limitar o crescimento do sistema radicular.

Se houver muito sol no seu site, há espaço livre ao lado de uma cerca sólida ou de um mirante da capital, certifique-se de plantar uma glicínia. Sua floração magnífica é uma bela imagem que não deixa ninguém indiferente. E quando as flores caem, folhas grandes criarão uma sombra agradável e o esconderão de olhares indiscretos. Mesmo no outono, a folhagem amarela dourada decorará seu jardim.

Deixe O Seu Comentário