Gasteria despretensiosa: os principais tipos e características dos cuidados adequados

Gasteria (Gasteria) é muito despretensiosa para as condições de detenção, raramente adoece e cresce bem em qualquer lar.

Poucas pessoas sabem que esta planta única no escuro enriquece a sala onde está localizada com uma grande quantidade de oxigênio. Portanto, Gasteria geralmente fica no quarto ou na sala de estar.

Este artigo descreve em detalhes quais tipos de Gasteria ocorrem na natureza e quais são os recursos para os cuidados adequados.

Pátria e descrição botânica

Gasteria pertence às suculentas da família Asphodel. Seu habitat natural são as terras áridas da África do Sul.

Ajuda! "Gasltron" - traduzido do latim significa vaso com barriga de pote. A flor recebeu esse nome por causa de um inchaço peculiar na parte inferior do seu perianto.

Gasteria tem uma haste grossa fortemente encurtada, coberta por folhas duras e carnudas de cor verde escura, dispostas em várias fileiras. Esta planta possui várias variedades que diferem na forma e na cor das folhas. Em alguns representantes desta flor, as folhas são lisas e uniformes; em outras, uma estrutura rugosa e a presença de manchas e listras na superfície. As dimensões das chapas também variam de 4 a 25 cm de comprimento.

O pedúnculo de uma planta adulta atinge um comprimento de 40 a 70 cm.As inflorescências da flor são bastante compactas e formam pedúnculos puros e racemose, de cor amarela, laranja ou esverdeada. As flores são muito bonitas e de forma original. Eles são comparados com pequenas ânforas, sedutoramente penduradas nas pernas curtas.

Tipos de flores: descrição e foto

A seguir, consideraremos os principais tipos de gasteria, que geralmente são cultivados em casa.

Manchado

A planta tem um tronco curto e grosso. As folhas são densas, lisas, muito grossas, ligeiramente convexas, de cor verde escura. Na superfície das chapas existem pontos alongados leves. A largura das folhas de uma planta adulta é de 4-5 cm, o comprimento é de cerca de 20 cm. Esta espécie floresce com flores vermelhas brilhantes.

Warty

Caule grosso com folhas estreitas e ásperas, cobertas com tubérculos brancos (verrugas). As folhas crescem até 20 cm de comprimento, as pontas são pontudas. Pedúnculo atinge 80 cm de altura. Pequenas flores rosa e avermelhadas com toques esverdeados cobrem densamente os pedúnculos.

Beilis

Uma planta baixa (cerca de 10 cm de altura) é considerada a mais bonita representante de Gasteria. As folhas são curtas e curvas, com uma superfície áspera semelhante a couro, arredondadas nas extremidades. No período de outono-inverno, a cor das folhas é cinza claro ou cinza-esverdeado escuro; em tempo quente e ensolarado, pode-se observar um tom rosado. A floração começa em março-abril, flores com um diâmetro de até 2 cm são pintadas em vermelho-rosa.

Regras para Cuidados com Plantas Domésticas

Iluminação

Gasteria adora iluminação adequada, mas não direta, mas difusa. Com a exposição frequente à luz solar intensa, as folhas ficam pálidas e perdem o padrão. É melhor colocar a planta nas janelas sul, sudeste e sudoeste.

Ele tolera a iluminação artificial, o que é muito conveniente para crescer em casa em nossas latitudes.

Temperatura

Tolera perfeitamente a temperatura ambiente. Mas Não é recomendado que a flor seja colocada perto de baterias e radiadores muito quentes. Também vale a pena proteger de correntes de ar fortes e mudanças repentinas de temperatura durante a ventilação.

Importante! No verão, a flor pode ser levada para a varanda para receber ar fresco e luz suficientes.

Rega

No verão, Gasteria é regada somente após o solo secar completamente. Suas folhas são muito carnudas e, por si só, acumulam e retêm umidade. A baía é muito prejudicial, a partir disso o sistema radicular da planta começará a apodrecer.

No inverno, a rega pode ser reduzida para 1 vez por mês. Mas se a sala estiver muito quente - verifique se o solo não está muito seco e não racha.

Humidade do ar

Gasteria vem das regiões áridas e desérticas da África, por isso não requer muita umidade. Não é necessário borrifá-lo. Mas será útil ocasionalmente resgatar uma beleza sensual no chuveiro para que uma camada de poeira não se acumule nas folhas.

Fertilizantes

É necessário alimentar apenas durante o período de crescimento ativo: de maio a setembro, não mais de uma vez em 7 a 10 dias. Para esta planta, é adequado um adubo complexo para plantas suculentas, mas com menos da metade da concentração.

De outubro a abril, a flor não precisa de nutrição adicional. Chega um período de descanso.

Transplante

Gasteria deve ser transplantado anualmente por transbordo com a preservação de um coma de terra. Durante o procedimento, você pode separar e transplantar as "crianças", que crescem muito ativamente. Mas vale lembrar que ele se desenvolve bem devagar e não gosta de vasos muito espaçosos.

Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo da panela para ventilar as raízes. O substrato para transplante pode ser adquirido em qualquer loja de flores. Por exemplo qualquer composição de solo para plantas suculentas é adequada.

Mas você mesmo pode preparar a composição:

  • terreno de folha - 2 partes;
  • terra de grãos - 2 partes;
  • areia - 1 parte.

Você encontrará todas as sutilezas e nuances de cuidar de Gasteria em casa em um material separado.

Doenças e Pragas

Esta flor raramente está doente e praticamente não deve haver problemas ao crescer. Mas se você não seguir as regras de atendimento, poderá encontrar o seguinte:

  1. Acidificação do solo devido à rega excessiva. Isso leva à podridão das raízes e ao aparecimento de infecções fúngicas e outras.
  2. Folhas macias, pálidas e lentas também podem aparecer em plantas com excesso de umidade.
  3. Manchas secas e marrons nas folhas e no tronco da flor aparecem como resultado do ar excessivamente seco e quente.

Entre as pragas, destacam-se os pulgões e os ácaros. Esses parasitas se alimentam da seiva da planta, o que leva à secagem das folhas. Você pode se livrar de insetos nocivos com a ajuda de uma solução de sabão, que precisa limpar cuidadosamente todas as placas das folhas.

Atenção! Para uma planta severamente afetada, pode ser necessário tratamento com um inseticida como Actellik ou Fitoverm.

Dos remédios populares, uma infusão de tabaco, alho e uma decocção de casca de cebola são adequados.

Reprodução

Gasteria se propaga de várias maneiras:

  • Divisão - separação e transplante de lojas filhas.
  • Enraizamento de estacas. As estacas devem ser secas antes do plantio.
  • Sementes - o caminho mais difícil. Para a propagação, você pode pegar o material adquirido ou tentar extrair sementes de uma planta com flores.
    1. As sementes são semeadas em solo bem úmido e cobertas com filme plástico para criar um efeito estufa.
    2. A cada 2-3 dias, é realizada a aeração e umedecimento do solo do pulverizador.
    3. As mudas cultivadas mergulham em seu "habitat permanente", para que após um ano as plantas jovens possam ser transplantadas novamente.

Assista a um vídeo sobre como multiplicar a gastria dividindo:

Floração

Gasteria, sob as condições certas e com os devidos cuidados, pode começar a florescer em casa. Mas nem todos os jardineiros conseguem admirar suas lindas flores. A localização da planta desempenha um papel importante na floração. Observou-se que Gasteria não floresce nas janelas do norte.

O período de floração começa no final da primavera ou início do verão. O pedúnculo geralmente atinge 1 m de altura. Flores cor de rosa ou avermelhadas que se assemelham a pequenos sinos caídos em forma, se juntam em densas inflorescências de 40 a 50 peças.

Conclusão

Mesmo com o mínimo de cuidado, Gasteria irá deliciar seu proprietário com um leque de folhas grossas e incomuns. E se você tentar um pouco e criar condições confortáveis ​​para ela, ela florescerá com lindas flores que criarão uma atmosfera aconchegante e alegre na casa.

Deixe O Seu Comentário