Bonsai de romã: como cultivar uma árvore anã em casa e fornecer-lhe os cuidados necessários?

O bonsai de romã é uma verdadeira obra de arte que pode ser cultivada em casa. Esta planta incrível não só possui qualidades úteis, mas também pode se tornar uma verdadeira decoração do interior.

Mas isso requer conhecer as características de escolher a variedade certa e cuidar adequadamente da planta. O rostya descreve em detalhes como cultivar uma árvore anã em casa e fornecer-lhe os cuidados necessários.

Todas as variedades são adequadas para fazer bonsai?

Até o momento, existem mais de 500 variedades de romã, mas apenas as de interior (variedades anãs) são adequadas para a criação de um bonsai. E, embora os frutos em si não possam competir em sabor, qualidade e tamanho com os frutos obtidos de culturas hortícolas - são mais ácidos e pequenos, sua aparência ainda causa alegria.

A maioria das variedades cresce em altura de 0,5 a 1 m e, com os devidos cuidados por quase 9 meses por ano, a planta será decorada com pequenas folhas e frutos brilhantes.

Quais funcionam melhor?

Entre as variedades anãs mais famosas destacam-se:

  • Nana ou Punica granatum nana. A planta pode florescer e dar frutos durante o ano - quando a altura atinge 40 cm, você pode esperar o aparecimento dos primeiros frutos de até 5 cm.
  • Cartago. A altura é de cerca de 80 cm, o comprimento das folhas é de até 2 cm Quando cultivada a partir de uma semente, a floração começa em aproximadamente 5 anos. Frutos de tamanho até 5 cm, azedo, comestíveis.
  • Bebê (Punica granatum Bebê). Variedade miniatura de até 0,5 m de altura, folhas longas e estreitas são organizadas em grupos. Crescido a partir de sementes, a primeira floração geralmente ocorre 3-4 anos após o plantio, os frutos - após 5-6 anos.

Outra variedade é o Rubin, que recebeu esse nome pela cor brilhante das flores. No entanto, é menos conhecido entre os jardineiros amadores.

Foto

Em seguida, você pode encontrar uma foto da romã em casa.





Cuidados com plantas decorativas de interior

Para criar um bonsai de romã, você deve cuidar cuidadosamente da planta, porque é bastante caprichoso e requer atenção cuidadosa.

Iluminação

A romã ama o sol - quando falta, começa a soltar folhas.

Jardineiros recomendam do meio da primavera até o final do verão todos os dias para colocar uma panela de romã na varanda, protegendo-a de correntes de ar.

E para que as folhas não queimem, você deve gradualmente "acostumar" a planta ao sol: primeiro retire-a por algumas horas, aumentando gradualmente o tempo.

Período de descanso

Em novembro (aproximadamente até o final de fevereiro), a planta entra em um período inativo, deixando cair as folhas. Neste momento, recomenda-se mantê-lo à sombra e proporcionar uma rega mínima.

Temperatura

Na primavera e no verão, a temperatura da planta deve estar na região de +25 graus, no inverno - pelo menos +10 graus. Verdadeiro durante o mês no inverno para romã, é necessário fornecer uma temperatura de cerca de +6 graus. Estas são condições ideais para a floração e mais frutificação da romã.

Rega

Durante a floração e crescimento, regue a planta abundantemente - 1-2 vezes em 7 dias. É importante garantir que o solo não fique muito encharcado, pois nesse caso podem aparecer manchas escuras nas folhas.

Para evitar esse problema, faça uma camada de drenagem de argila expandida. Na estação quente, você não pode prescindir da pulverização. Para evitar processos estagnados no solo no inverno, a rega de uma romã é reduzida para 1 vez por semana.

Fertilizantes

Desde o início da primavera até o outono, as romãs exigem cobertura com a ajuda de fertilizantes minerais - são aplicadas cerca de duas vezes por mês. Durante a dormência, qualquer alimentação deve ser interrompida antes do início da estação de crescimento. Você pode usar aditivos orgânicos. A infusão de verbasco diluído em água na proporção de 1:10 é adequada. A ninhada de frango também é adequada - é criada com água na proporção de 1: 4. A matéria orgânica é introduzida no solo somente após a rega.

Corte e modelagem

A romã se desenvolve rapidamente e literalmente 6-8 meses após o plantio, parece uma pequena árvore. Para formar um bonsai, você precisa gastar muito tempo, esforço - uma tarefa trabalhosa. Você pode começar a formar uma árvore quando a espessura do caule atingir 2,5 cm.

Instruções de poda de romã próximo:

  1. Todos os brotos desnecessários são removidos da árvore, o tronco é cortado a uma altura de até 25 cm.
  2. A haste é dobrada e fixada na forma desejada usando um fio.
  3. Eles formam uma coroa de bonsai com galhos cobertos de vegetação - para dar forma, você precisa usar a linha de pesca.
  4. A coroa é aparada à medida que cresce.
No futuro, após a poda, você precisará cuidar da planta da maneira usual: regá-la, alimentá-la, transplantá-la, se necessário, para um novo recipiente.

Transplante

Árvores jovens com até cinco anos de idade são replantadas uma vez por ano e, posteriormente, uma vez a cada três anos. O vaso deve ser um pouco maior que o anterior, mas ainda pequeno. Para uma planta anual - cerca de 100 ml em volume, para uma planta de três anos - não mais que 0,5 l. A proporção de diâmetro e altura deve ser de um para um.

Ao plantar, você precisa encher a panela com drenagem e solo por 25% com uma reação neutra. É melhor fazer o substrato você mesmo, usando em proporções iguais húmus, grama, folhas e turfa.

É verdade que a romã não é tão exigente no solo, então você pode comprar o solo pronto. As raízes do transplante devem ser protegidas contra danos, tanto quanto possível.

Se você não pode evitar isso, para evitar infecções, corte cuidadosamente as raízes e polvilhe-as com carvão. Para uma planta adulta - com idade superior a 5-6 anos, em vez de replantar, o solo superficial é substituído por uma mistura de solo fresco.

Como crescer uma bela árvore?

Você pode comprar romã na loja ou tentar cultivá-la você mesmo.

Estacas

As estacas de romã podem ser realizadas no meio do verão ou em fevereiro. No primeiro caso, são utilizadas estacas semi-lignificadas, no segundo - lignificadas. Cada caule deve ter quatro entrenós. Vale a pena notar que as mudas se enraízam muito mal. Para fornecer um resultado mais confiável, as seções são tratadas com Epin ou outro estimulador de crescimento.

Você pode enraizar partes das plantas diretamente na água ou em um substrato de turfa e mistura na proporção de 1: 1. Os comprimidos de turfa também podem ser usados.

Antes do plantio, as mudas devem ser completamente umedecidas. Depois disso, eles são colocados no chão em um ângulo de 45 graus, aprofundando em 2-3 rins. O recipiente é coberto com um filme em cima e colocado em um peitoril da janela iluminada.

Para estacas enraizadas, as raízes apareciam nelas mais rapidamente, a temperatura na sala não deveria estar abaixo de +23 graus. As primeiras raízes aparecerão em 1,5 semanas, leva pelo menos um mês para enraizar completamente uma planta. Nesse caso, brotos jovens se formam na planta, após o que é necessário remover o filme. O primeiro rebento cultivado deve ser encurtado, cortando-o em 25 a 30%. Devido a isso, a árvore começará a ramificar.

De sementes

As instruções para o cultivo de uma planta decorativa a partir de sementes no peitoril da janela são as seguintes:

  1. As sementes são semeadas no solo, mergulhadas a uma profundidade de 1 cm.
  2. Após o plantio, monitore cuidadosamente o solo - ele não deve secar, pois, neste caso, o garante não poderá crescer.
  3. Depois de algumas semanas, as mudas começarão a aparecer, é hora de transferi-las para um peitoril leve.
  4. Dois meses depois, você precisa transplantar em vasos separados.

Propagação por camadas de ar

O método de propagação de dados não é tão popular no transplante de plantas de interior, pois é bastante complexo. Mais adequado para os "representantes" dos trópicos, nos quais as raízes geralmente se formam no caule. Nesse caso, as chances de sucesso na propagação por camadas aumentam.

Depois de escolher esse método, considere cuidadosamente o local de formação das novas raízes - isso reduzirá o risco de deformidade da planta após a remoção de estacas. É aconselhável realizar trabalhos entre o final de março e junho. As instruções de estratificação são simples:

  1. Selecione a parte nua da haste ou retire-a das folhas.
  2. Para camadas, você precisa selecionar um site de internode.
  3. Usando uma faca limpa, faça uma incisão, movendo-se de baixo para cima, um pouco na diagonal (tente não zelar, porque uma "ferida" muito profunda pode causar a ruptura do caule).
  4. Empurre cuidadosamente a “pele” e aplique qualquer estimulador de crescimento no corte.
  5. Coloque um fósforo no corte - isso não permitirá que os tecidos se apertem.
  6. Fixe a “manga” do filme 1-2 cm abaixo do entalhe.
  7. Encha-o com esfagno ou turfa, umedeça.
  8. Dois meses depois, as raízes começam a aparecer. Para que não sequem, mergulhe-os na "manga" com a mistura do solo.
  9. Quando as raízes ficam mais fortes, você precisa aparar o caule sob a raiz e plantar a planta em um novo local.
  10. Se necessário, fortaleça a jovem granada em um suporte - um fio ou um lápis.
  11. Corte o caule da planta mãe sobre o nó para que a planta comece a se ramificar.

Pragas e doenças: causas e métodos de controle

Ao contrário de muitas outras plantas de interior, a romã praticamente não está doente.

Mas existem algumas doenças e pragas que podem aparecer devido a cuidados de baixa qualidade:

  1. Oídio. Manifesta-se como um revestimento branco na planta, a presença de manchas escuras nas folhas. O motivo mais comum é atendimento de baixa qualidade, ventilação insuficiente e flutuações acentuadas de temperatura. Você pode usar uma solução de refrigerante misturando 5 g de refrigerante em 1 litro de água. Quando o oídio é lançado, será necessário realizar o tratamento com preparações químicas, por exemplo, Skor ou Hom.
  2. Atire em câncer. O principal sintoma é o aparecimento de rachaduras nos galhos e o inchaço geralmente aparece nos chips. O principal motivo é o congelamento ou danos à planta. Corte brotos danificados com uma tesoura afiada. As "feridas" nos galhos precisam ser tratadas com var.
  3. Manchas marrons nas folhas. Na maioria das vezes aparecem devido ao alagamento do solo. É necessário transplantar em um novo terreno.
  4. Mosca branca e pulgãocomer folhas de uma árvore, o que enfraquece rapidamente a planta. Se houver poucos insetos, eles devem ser removidos manualmente. Além disso, por conveniência, as folhas da planta podem ser lavadas com uma solução de sabão em pó. Medicamentos como Fitoverm, Karbofos, Spark ajudarão a se livrar de pragas.

Na maioria dos casos, doenças e pragas aparecem devido a cuidados de baixa qualidade e prematuros; portanto, é muito importante cumprir todos os princípios discutidos em nosso material. E lembre-se de que você pode obter um bonsai de uma planta apenas pela formação correta de sua coroa.

Vídeo útil

Sugerimos assistir a um vídeo sobre como crescer e formar uma coroa perto de uma romã anã:

Deixe O Seu Comentário