Como salvar rosas de interior de um ácaro? Instruções passo a passo e revisão de medicamentos
Produtores de flores experientes ou apenas amantes de plantas de interior fazem todo o possível para criar as condições mais confortáveis para seus animais de estimação. Aparência saudável, folhagem verde e suculenta, floração brilhante - é isso que os especialistas em plantas buscam. No entanto, no cuidado das flores, às vezes encontram a aparência e a propagação extremamente rápida da praga número um - um ácaro.
Em seguida, informaremos o que fazer se uma teia de aranha aparecer nas plantas domésticas e como lidar com uma praga perigosa.
Quem é esse?
O ácaro-aranha (lat.Tetranychidae) é um animal que pertence ao tipo de artrópodes, aracnídeos, uma subclasse de ácaros. O membro mais famoso da família é o ácaro comum. É uma praga de cultivo interno, de jardim e agrícola. Pode ser encontrada em todos os continentes onde há vegetação, exceto na Antártica.
Qual é a diferença de outras espécies?
A principal característica distintiva do ácaro é a capacidade de secretar uma teia, pelo qual ele recebeu seu nome. Com este véu fino, eles embrulham uma planta na qual vivem mais tarde. Além disso, essa espécie pode alterar a cor verde para laranja ou vermelho. Tudo depende do que o parasita come e onde vive.
Quais são as razões para a aparência?
Manter uma coleção de flores de interior no nível adequado requer reposição constante. Infecção pode ocorrer:
- na compra de uma nova cópia;
- por causa do buquê trouxe flores;
- durante o intercâmbio entre brotadores de flores;
- quando um carrapato entra em uma sala com vento através de uma janela ou janela aberta.
Nada a fazer aqui, porque visualmente difícil reconhecer a presença de um ácaro em uma planta. A princípio, pode ser inativo, estando em um estado de diapausa.
Na maioria das vezes, a praga se instala em plantas com folhagem delicada e suculenta, principalmente em rosas de interior. E, como regra, as rosas são cultivadas em condições quentes e secas, acreditando erroneamente que esse microclima é o mais confortável possível para uma flor. Enquanto isso, esses parâmetros são mais bem-sucedidos para a reprodução ativa do ácaro. E se as medidas não forem tomadas a tempo, em pouco tempo todas as flores próximas serão infectadas.
Cuidado: a principal razão para a infecção do carrapato com uma rosa da sala é a baixa umidade na sala.Um inseto prejudicial também pode danificar uma flor se for mal cuidada. Por exemplo, durante o período de vegetação ativa, uma rosa precisa de uma quantidade suficiente de água, na falta de um alto risco de ser atingido por um carrapato.
Descrição de pragas
Tetranychidae é uma praga onívora que difere em sua estrutura interna dos insetos. O comprimento das fêmeas é em média 0,5 mm e os machos são ainda menores. Os carrapatos têm 4 pares de pernas, enquanto os insetos sugadores têm 3 pares. O corpo é alongado, plano, dividido em três departamentos. Não tem cobertura quitinosa. A estrutura dos olhos é simples, existem dois pares deles. O aparelho de boca de sucção do ácaro.
Carrapatos vivem em colônias. Uma geração de ácaros vive de 12 a 24 dias. A fêmea deposita mais de 100 ovos por sua vida. Assim, durante um ano, os animais podem sair de 8 a 18 gerações. Quanto mais alta a temperatura e mais seco o ar, mais pragas se desenvolvem. Sob condições adversas, os carrapatos caem em animação suspensa e, nesse estado, podem ficar por muito tempo em folhas secas, terra, sem perder a viabilidade.
Qual é o perigo?
O ácaro causa danos irreparáveis à planta, até a morte. Nas folhas de uma planta de casa, ela é colocada na parte de trás e o suco é sugado. Dependendo do número de indivíduos de Tetranychidae, pode-se julgar o estado de uma sala em rosa, mas, em qualquer caso, ela não parece saudável e florescendo.
Inicialmente, a praga danifica as partes inferiores da flor e depois se move para o exterior da placa da folha. Depois de danificar brotos jovens. Com o estabelecimento em massa, as pragas destroem as inflorescências e todas as partes não lenhosas da rosa.
Como a planta afeta?
Em uma rosa a presença de um ácaro pode ser reconhecida pelos seguintes sinais externos:
- aparência dolorosa de uma flor;
- a aparência na folha de pontos de cor branca, que eventualmente aumentam de tamanho, assumindo a forma de pontos;
- a presença de uma teia fina em inflorescências e folhas de uma rosa;
- enrolando folhas verdes, seguidas de secagem e morte delas;
- a folhagem fica pálida, amarela, as inflorescências são menores em tamanho.
Inspeção de parasitas
Obviamente, quanto mais rápido for detectar parasitas, mais rápido a planta se recuperará. Mas vê-los a olho nu não terá sucesso. Portanto, em caso de dúvida, além disso, a flor não parece boa, não seja preguiçosa e examine as partes inferiores das folhas com uma lupa.
Um pedaço de papel também pode indicar a presença de parasitas.:
- Primeiro você precisa espalhar uma folha em branco sobre a mesa.
- Então, acima dela, roer uma sala subiu.
Os artrópodes caídos indicarão sua presença naquela hora.
Que mal causa?
O dano causado pelo ácaro é expresso não apenas na deterioração do estado geral da flor, mas também no fato de que ela se torna mais aberta a uma infecção viral ou bacteriana. Um indivíduo enfraquecido perde imunidade, não pode lidar totalmente com um ataque malicioso. No futuro, a rosa interior torna-se uma fonte de disseminação de parasitas, o que pode levar à perda de uma planta ou de uma coleção inteira.
Como se livrar: instruções passo a passo
Se forem encontrados ácaros na rosa, antes de tudo, ela deve ser isolada de outras plantas.Em seguida, tente se livrar dos parasitas mecanicamente:
- Remova a parte danificada da flor com tesouras de podar.
- Lave as folhas com água e sabão.
- Aumente a umidade para 80-90% mergulhando a flor em um recipiente com água e envolva-a com celofane.
Com um grande número de Tetranychidae, vale a pena usar um dos seguintes fundos.
Remédios populares
Esses fundos podem ser combinados com produtos químicos ou usados independentemente.
- Álcool. 250 ml de água pura requerem 2 colheres de chá de álcool. Pulverize folhagem com esta mistura. Mas para não queimar, depois de uma hora, umedeça as folhas com água em spray.
- Alho. Esmague a cabeça de alho e despeje um litro de água. Insista 5 dias em um local escuro e depois processe a rosa.
- Casca de cebola e caldo de dente de leão. Aplique uma vez a cada 4-5 dias.
Produtos químicos
Os medicamentos anti-ácaros mais eficazes são chamados acaricidas. Eles são especiais para carrapatos ou universais. Venda-os na forma de emulsões ou suspensões. Esses fundos destroem o adulto e os ovos permanecem intactos; portanto, recomenda-se realizar 3-4 tratamentos para eliminar completamente as pragas.
Os seguintes medicamentos provaram-se bem.:
- "Actellik";
- "Akartan";
- Apollo
- "Tedion";
- Nitrafen.
Produtos biológicos
Hoje, os preparativos à base de esporos de Bacillus thuringiensis são muito populares. Eles são seguros o suficiente para seres humanos, animais, plantas, pássaros.Produtos russos baseados em bactérias do solo:
- Biotlin;
- Fitoverm;
- Entobacterina;
- Bitoxibacilina.
Muitos deles também ajudam na luta contra lagartas que comem folhas.
Prevenção
Se você seguir regras simples, poderá impedir o aparecimento de um invasor:
- Depois de comprar novas plantas de interior, você deve colocá-las em quarentena nas duas primeiras semanas para garantir que nada ameace sua saúde.
- Certifique-se de desinfetar o solo antes de plantar.
- Ao cultivar um quarto rosa deve manter a alta umidade. Todos os dias você pode borrifar a flor com água em spray.
- Como medida preventiva, a planta é pulverizada com uma solução fraca de uma preparação acaricida.
- Toda semana, um banho de rosas no chuveiro.
- Retire as folhas secas.
A presença de um ácaro na rosa de um quarto é um fenômeno desagradável. Portanto, com a menor suspeita, vale a pena reforçar as medidas preventivas ou fazer um tratamento não programado. Por isso, as rosas serão agradecidas com suas deliciosas flores.