A beleza e os benefícios do aloe listrado: como fazer amizade com esta planta?
No peitoril da janela de muitas casas e apartamentos, entre flores no interior, uma planta nobre Aloe ocupa um lugar digno, que é conhecido por suas propriedades curativas.
Os habitantes do Oriente Médio até hoje preservaram a antiga tradição de pendurar um ramo de aloe antes de entrar em uma nova casa, acreditando, com razão, que a planta possui poderes mágicos e trará prosperidade e saúde à família. Falaremos mais sobre esta flor em nosso artigo.
Descrição botânica
Aloe é um gênero de plantas herbáceas suculentas. Esta planta perene em condições naturais é comum em todas as áreas em que o clima tropical e subtropical prevalece: Madagascar, África Central e do Sul, Mediterrâneo, América Central e do Sul. Essa cultura despretensiosa permanece viável nos áridos desertos da África e no clima temperado costeiro.
Um dos representantes interessantes da espécie é Aloe striata (Aloe striata).
- Trata-se de uma flor decorativa que não possui caule, as folhas são largas na base e pontudas (lanceoladas), colhidas em uma roseta apertada e decoradas com manchas brancas ou listras transversais.
- O comprimento da folha atinge 50 cm, a largura na base é de até 10 cm.
- O período de floração começa de abril a maio. As flores são pequenas, cerca de 2 cm, têm um tom avermelhado e estão localizadas em pedúnculos com um grande número de pincéis.
- O listrado difere de outras espécies de aloe na combinação harmoniosa de folhas densas alongadas e cores brilhantes, o que confere à planta um efeito decorativo.
Foto
Aqui estão fotos de aloe listrado:
Cuidado
Condições especiais de cuidado para a manutenção desse tipo de aloe não são necessárias, uma vez que a planta é despretensiosa e fácil de criar raízes em um novo local.
- Para o regime de temperatura, a flor não é exigente. Ele está bastante satisfeito com a temperatura ambiente, que é confortável para os moradores da sala.
- Se a temperatura do ar não afeta a saúde do aloés listrado, a quantidade de luz é de grande importância para a planta. O melhor lugar para colocar a flor será o peitoril da janela mais iluminado. O sol brilhante e o ar fresco do verão na varanda o transformarão irreconhecível. Em uma área sombreada, a planta se estende em direção à luz do sol e as folhas ficam opacas.
- Os ancestrais do aloe listrado vêm de países quentes, de modo que a planta reagirá a uma leve secura excessiva do solo com calma. É melhor excluir o excesso de água na panela, pois o excesso de umidade terá um efeito prejudicial sobre a flor. No inverno, a rega deve ser reduzida para uma vez por semana. O método mais correto é umedecer o solo enquanto seca.
- A umidade não tem um efeito especial no desenvolvimento das flores. A pulverização deve ser realizada no inverno após o início da estação de aquecimento, não mais do que uma vez por semana ou quando o pó sair.
- A cobertura deve ser feita com fertilizantes para suculentas, de acordo com as instruções.
- Para moldar e acelerar a formação de novas folhas verdes, é necessário aparar a flor. Se a planta florescer, o que acontece com pouca frequência, o pedúnculo deve ser cortado imediatamente após a floração. As folhas danificadas ou secas também devem ser removidas. Se brotos laterais aparecerem, eles devem estar sentados, pois os "filhos" enfraquecem bastante a planta mãe.
- O transplante de plantas jovens deve ser feito mais de uma vez por ano, aumentando o tamanho do vaso. Uma planta adulta é transplantada a cada três anos quando o vaso é cheio de raízes.
Reprodução
O processo de reprodução do aloe não é difícil, mesmo para os cultivadores inexperientes. A planta cria raízes sem problemas e é enraizada por estacas, independentemente da época do ano.
Estacas - processos laterais que aparecem ao longo do tronco da planta.
- Para a propagação, os rebentos laterais são cortados mais perto da base e limpos em local escuro por 3-4 dias para secagem.
- Depois disso, as estacas são plantadas em um recipiente cheio de areia úmida a uma profundidade não superior a 1 cm.A distância entre as estacas é de 5 cm. Durante o enraizamento, a areia deve ser mantida úmida.
- Após 1 a 2 semanas, as mudas criam raízes e estão prontas para serem transplantadas em vasos pequenos.
O solo deve consistir de uma mistura de grama, terra de folha e areia.
Doença
Aloe é uma planta despretensiosa que não requer atenção e cuidados especiaismas às vezes é afetado por pragas ou algumas doenças.
- Se as pontas das folhas secarem na flor, pode ser que não haja espaço suficiente na panela e seja necessário um transplante. Se as raízes ocupam todo o espaço do tanque, a planta começa a se alimentar de seus próprios recursos, ou seja, folhas.
- Se as folhas ficarem finas e letárgicas, a causa pode ser luz insuficiente ou terra seca.
- O retardo do crescimento e a murcha do caule no aloe podem ser causados pela deterioração das raízes da flor. A planta pode ser salva em um estágio inicial da doença, removendo raízes podres e uma redução significativa na rega.
Pragas de aloe não são frequentemente atacadas, mas você ainda precisa se lembrar de algumas delas e verificar se há insetos no seu animal de estimação:
- ácaro;
- escudo de escala;
- cochonilha.
Para discerni-los e a tempo de aplicar medidas para exterminar insetos, é necessário usar uma lupa. Para o tratamento, você deve comprar um medicamento especial - acaricida. Para a prevenção de plantas, você pode usar spray de tintura de alho, atenção especial deve ser dada à parte inferior das folhas, onde as pragas são agrupadas.
Aloe no peitoril da janela de qualquer sala não é apenas uma farmácia viva cultivada com suas próprias mãos, mas também uma bela flor decorativa que pode proporcionar aos proprietários um prazer estético.