Recomendações sobre como fazer uma orquídea Phalaenopsis florescer em casa
A orquídea Phalaenopsis é uma planta delicada e caprichosa, às vezes é muito difícil conseguir o florescimento repetido.
O cultivador iniciante deve saber, na fase de aquisição da flor, como cuidar dela para obter uma floração magnífica. No artigo, informaremos o que fazer se a planta não florescer e também quais cuidados em casa devem ser prestados para estimular a floração.
Informações gerais
Phalaenopsis geralmente floresce entre as idades de 1,5 e 3 anos.
Antes de ficar chateado por a orquídea não estar florescendo, você deve descobrir se ela tem idade suficiente para isso. Não é difícil fazer isso - uma planta adulta tem de 5 a 8 brotos. É nesse estado que a phalaenopsis está pronta para a floração.Acontece que a floração aparece antes do previsto. Isso nem sempre é bom, porque uma flor muito jovem e ainda fraca pode não ter força para se recuperar completamente. Outras consequências são imprevisíveis - a planta pode ficar doente por um longo tempo ou até morrer.
Geralmente orquídea floresce pelo menos 1 vez por ano (geralmente 2 vezes), e o período de floração dura de 2 a 6 meses (mais sobre o tempo de floração de phalaenopsis pode ser encontrado aqui).
Erros crescentes
Em uma orquídea adulta e aparentemente saudável, a ausência de floração pode ser explicada apenas por cuidados inadequados.
Como cuidar de phalaenopsis é uma tarefa complexa e complexa, o erro pode ser oculto em qualquer estágio.
Os principais erros que levam à falta de floração:
- condições de temperatura incorretas;
- iluminação insuficiente;
- luz solar direta;
- rega excessiva;
- molhar água muito fria;
- força bruta com fertilizantes;
- erros de transplante.
Como estimular uma planta para que ela inicie um pedúnculo?
Raramente, mas ainda acontece que, mesmo com cuidados bem organizados, a phalaenopsis não floresce. A razão é simples - a planta é boa demais. Despende todos os seus esforços no crescimento de uma poderosa massa verde.Em ordem para a orquídea atirar uma flecha, ela precisa criar um pouco de estresse. Geralmente, logo após essa estimulação, a phalaenopsis floresce. Mas se isso não acontecer, você precisará procurar outro motivo.
As razões da falta de floração e como eliminá-las
A doença
- Para excluir a doença, a planta deve primeiro ser cuidadosamente examinada. Os motivos de preocupação serão:
- Manchas aquosas nas folhas. Como regra geral, indicam uma doença de orquídea com podridão bacteriana marrom.
- Raízes amolecidas. Na maioria das vezes, este é um sinal de podridão radicular.
- Placa escura, coberto com um canhão - aponta diretamente para a podridão cinzenta.
- "Focos" preto-azulados nas folhas - Provavelmente eles dizem a presença de podridão negra.
- Folhas soltas amarelas. Pode haver várias opções, uma delas é a podridão do fusário.
- Manchas no chão da orquídea. Este sintoma em uma orquídea também pode falar imediatamente sobre várias doenças diferentes, de natureza fúngica ou bacteriana.
- Placa branca nas folhas. O diagnóstico mais provável no caso de placa branca nas folhas de phalaenopsis é oídio.
- Assim que um dos sintomas listados é encontrado, a primeira coisa a fazer é isolar a planta de outras flores e tentar remover mecanicamente as áreas afetadas. Isso não resolverá o problema completamente, mas reduzirá significativamente o foco da doença.
- Em seguida, você precisa determinar o tipo mais provável de doença. Com base nos sintomas, fazer um "diagnóstico" da orquídea é bastante simples.
- E, finalmente, o passo final para eliminar a doença será a compra e o uso do medicamento que aliviará a phalaenopsis da doença.
Pragas
Pragas também podem causar falta de floração. Parasitando em uma planta, eles enfraquecem o sistema radicular e a parte terrestre da flor. Nesse estado, a orquídea fisicamente não tem força suficiente para disparar uma flecha.
Os parasitas mais comuns na phalaenopsis são:
- cochonilha;
- ácaro;
- tripes.
Para se livrar das pragas em um vaso de flores, você precisa agir de uma maneira complexa - primeiro colete manualmente os insetos visíveis a olho nu e use preparações químicas para se livrar das pragas não detectadas e de suas larvas.
O procedimento para inundar o solo ajudará a coletar o número máximo de parasitas:
- Um vaso de flores é colocado em um recipiente, como uma bacia convencional.
- Água da temperatura ambiente é despejada neste recipiente para que seu nível fique cerca de um centímetro abaixo da borda da panela.
- Então você só precisa esperar 5-10 minutos.
Após esse período, todas as pragas que estão no chão começarão a se arrastar para a superfície do substrato. Eles precisam ser coletados e removidos.
Para eliminar as larvas e as pragas restantes, você pode usar o popular inseticida Fitoverm. Eles tratam o solo em uma panela e a parte do solo da planta.Cuidados inadequados
O cuidado inadequado é o motivo mais comum para a falta de phalaenopsis florida.
Os principais erros cometidos por jardineiros inexperientes são:
- a localização incorreta da planta;
- iluminação insuficiente;
- condições de temperatura violadas;
- rega inadequada;
- fertilizante excessivo de flores.
Não é difícil corrigir todos esses erros, o principal é seguir as seguintes regras:
- Arranjo de flores. Não coloque a orquídea onde a luz solar direta cairá sobre ela. Isso retardará o desenvolvimento da planta e a floração terá que esperar muito tempo.
- Iluminação. No verão, a luz natural será suficiente. Mas no inverno, a phalaenopsis deve ser destacada adicionalmente. Para isso, lâmpadas fluorescentes comuns são adequadas.
- Temperatura. Orquídea é uma flor termofílica. Portanto, a temperatura na sala onde se eleva não deve ser inferior a 25 ° C.
- Rega. Não umedeça a phalaenopsis com muita frequência. Cada rega subseqüente deve ser realizada somente quando o solo da rega anterior já estiver seco.
- Fertilizante. Vale a pena comprar principalmente os fertilizantes que contêm fósforo e potássio. Isso afetará favoravelmente a formação de botões de flores. Tais substâncias benéficas são aplicadas ao solo não mais do que uma vez a cada 5-6 semanas.
Como acordar um rim?
Se uma planta adulta, saudável e bem cuidada ainda não quer florescer, ela precisa ser forçada a fazê-lo, por isso é recomendável mudar para uma estimulação mais radical.Existem várias maneiras de ativar um botão de flor. Todos eles estão de alguma forma relacionados à necessidade de organizar um pouco de estresse na phalaenopsis.
O primeiro método pode ser usado em qualquer época do ano, o segundo - é mais conveniente produzir o mesmo no verão. Ambos os métodos imitam condições naturais, portanto, são absolutamente seguros para a planta.
Seca artificial
A tarefa é organizar o intervalo entre as regas, para que o solo permaneça seco por 4-7 dias. O grau de secura do substrato é determinado simplesmente pelo toque. E não tenha medo, as secas também ocorrem na natureza. Um horário de rega normal só pode ser retornado quando um pedúnculo aparecer.
Diferenças de temperatura
O estresse para a planta também pode ser organizado por uma pequena diferença de temperatura. Para fazer isso, durante toda a noite, a flor é colocada a uma temperatura 4-6 ° C mais baixa que o normal (no verão, a transferência de phalaenopsis para a varanda é perfeita).
Durante o dia, o vaso de flores deve retornar ao microclima usual da flor. Esta é uma ótima maneira que certamente fará com que a orquídea floresça.
Cuidado
Cuidar da phalaenopsis florida é principalmente para garantir a iluminação adequada. A flor ficará ótima se o horário de verão for de pelo menos 12 horas. É muito indesejável mover o vaso de flores durante a floração.
A orquídea é extremamente sensível à posição em relação à luz, portanto, mesmo o menor movimento é percebido como estresse. A rega durante a floração de phalaenopsis deve ser abundante. Neste caso, a água precisa de água quente, não inferior a 35 ° C.
Vale a pena alimentar periodicamente uma orquídea que floresce, porque nesse momento ela perde muito mais poder do que o normal. Recomenda-se que o fertilizante nesse período seja realizado não mais que uma vez por semana.Conclusão
O cuidado adequado e um microclima idealmente selecionado são as principais condições para a formação de um pedúnculo na phalaenopsis. E se ele ainda não quer florescer, então o estímulo simples, mas feito corretamente, eliminará muito rapidamente esse problema e, por muitos meses, a orquídea deliciará a família com uma flor abundante.