Orquídea Phalaenopsis em casa: com que frequência regar a planta e por que é importante observar o regime de umidade?
Qualquer planta em casa precisa de cuidados cuidadosos, mas a orquídea Phalaenopsis é muito exigente nesse assunto. O processo de rega não parece nada complicado, mas isso está longe de ser o caso.
Cuidar desta flor tem características próprias. Por que é tão importante regar a phalaenopsis com a frequência correta, o que acontecerá se não seguirmos o regime de rega, como e o que deve ser regado, entenderemos este artigo. Também será útil assistir a um vídeo interessante sobre esse tópico.
Por que é importante cumprir o regime?
Cada tipo de planta tem sua própria necessidade individual de regar e a phalaenopsis não é exceção. Se a rega for insuficiente, a flor começará a passar fome, a falta de nutrientes levará à morte de folhas, caule e, em casos graves e partes da raiz, o que implica a morte da planta.
ATENÇÃO: Se a rega for excessiva, o aumento da umidade causará o aparecimento de vizinhos não convidados: doenças fúngicas e bacterianas, pragas.Falamos mais sobre como e o que molhar Phalaenopsis durante a floração e após o transplante em um artigo separado.
Do que isso depende?
- Por tipo de solo. Solos diferentes absorvem a umidade de maneiras diferentes, por exemplo, a areia absorve a água muito rapidamente, mas não é capaz de retê-la, ao contrário dos solos argilosos, que absorvem mal a água, mas a retêm por um longo tempo (que faz parte do solo das orquídeas phalaenopsis e como fazer o substrato para o cultivo da planta, leia aqui)
- Da umidade ambiental. Quanto maior a umidade do ambiente, menos rega a planta exige.
- Da temperatura interna. Quanto mais alta a temperatura, mais umidade a flor precisa.
- Desde a época do ano e o horário de verão. No verão, a rega deve ser mais frequente e intensa do que no inverno.
- Do tamanho da planta. Quanto maior a planta, mais água ela absorve.
- Tamanho do vaso. Uma panela pequena demais pode não caber na quantidade de água necessária para alimentar a phalaenopsis. Em uma panela muito grande, a água pode "se perder" ao longo do caminho até a raiz e não alcançar o suficiente para a planta (como escolher a panela certa para a phalaenopsis, leia aqui).
- Desde a idade da planta. Durante o período de crescimento, a necessidade de água aumenta.
Como determinar que uma planta precisa de umidade?
- Use seu próprio dedo. Desenterre o solo levemente por 1-2 cm e insira o dedo a uma profundidade de 4-5 cm.Se o solo estiver molhado, você pode esperar com água, se o dedo permanecer seco, é hora de agir.
- Vara de madeira. Se você realmente não quer sujar as mãos e precisa verificar a flor, uma pequena vara de madeira fina o ajudará. Em vez disso, você pode usar com êxito um lápis ou palito de dente comum. O princípio é exatamente o mesmo que com um dedo.
- Cor do rizoma. Se a cor da raiz que espreita através do solo pode ser chamada de cinza, a rega não deve ser adiada.
- Peso do pote. Na minha opinião, o método mais confiável, mas geralmente é usado por jardineiros experientes, para que também o conheçamos. Depois de regar completamente a phalaenopsis, pegue a panela com as mãos e lembre-se do peso aproximado. Da próxima vez antes de regar, pegue novamente o pote nas mãos e determine de antemão quanto o peso que você tem nas mãos difere do peso de um pote com uma planta recém-regada. Muito diferente? Então é hora de regar.
Quantas vezes você precisa regar?
A água Phalaenopsis é necessária assim que você notar os sinais acima. Em média, no verão, vale a pena regar 2 a 3 vezes por semana, na primavera e no outono 1 vez por semana, no inverno 1 vez em 2 semanas.
Com a rega muito frequente, a orquídea não tem tempo para consumir completamente todo o volume de água, como resultado, a terra está constantemente molhada e as raízes começam a apodrecer. Se a maior parte do sistema radicular sofrer deterioração, a absorção de nutrientes cessará e a planta morrerá.
Se a rega é muito rara, a flor não tem umidade suficiente e, para sobreviver, ele começa a sacrificar suas partes mais "sem importância". Primeiro, as flores caem, depois as folhas velhas, depois as folhas mais jovens e, finalmente, o caule. A orquídea é privada da oportunidade de fotossintetizar com sua parte verde, portanto, não recebe substâncias orgânicas e morre.
Necessidades de água
DICA: Não é recomendado molhar com água da torneira, pois a água é muito dura para a orquídea. Para reduzir a dureza da água, um pouco de ácido oxálico pode ser adicionado à taxa de 1/4 colher de chá por 10 litros de água.Você também pode usar:
- água destilada;
- água fervida;
- água corrente, no entanto, deve-se deixar repousar por um dia.
Métodos de irrigação do solo
- Rega de um regador com um pequeno riacho muito próximo da raiztentando não cair nas folhas e brotos. Vale a pena molhar até que as primeiras gotas de líquido estejam na panela. A rega deve ser parada. Escorra a água restante na panela na panela.
- Rega de Mergulho. Adequado para phalaenopsis durante o período de floração, esse método também pode ser usado se sua planta vive em uma cesta pendurada. O cesto é imerso em água por 30 segundos e depois retirado.
- Rega de chuveiro. A planta pode ser regada com um chuveiro. A pressão da água no chuveiro deve ser mínima, a temperatura da água deve estar à temperatura ambiente. Água por alguns minutos. Água libera poeira e várias pragas da superfície das folhas e caule. Este procedimento limpa bem as folhas e o caule da flor, no entanto, não pode ser usado com mais frequência 2-3 vezes por mês.
Períodos de maior frequência do procedimento
Há períodos em que uma orquídea precisa de rega mais frequente. Considere-os:
- Aumento da temperatura ambiente. Em climas quentes, a planta libera mais umidade e consome mais.
- Excesso de luz solar. Uma orquídea localizada na janela do lado ensolarado da casa exige mais rega do que uma orquídea semelhante localizada na sombra.
- Período de floração. Durante a floração, a planta gasta muitos sucos na formação das flores, na alocação de néctar, que atrai polinizadores e, é claro, precisa de nutrição aumentada.
- Baixa umidade. Em um clima seco com umidade do ar inferior a 50%, a phalaenopsis requer rega frequente.
- Planta de tamanho grande. Quanto maior a orquídea, maior a quantidade de nutrientes e água que consome.
Vídeo útil
Assista ao vídeo sobre os métodos e regras para regar as orquídeas Phalaenopsis:
Conclusão
Regar a orquídea Phalaenopsis é uma tarefa muito demorada e demorada. É impossível confiar cegamente nas instruções e regar a planta 1-2 vezes por semana, pois a quantidade de rega depende de muitos fatores e é individual para cada orquídea.
Você deve levar em consideração a época do ano, a luz, a umidade, a temperatura, o tamanho da planta e o vaso e muito mais; no entanto, quem tiver paciência e lidar com todas as dificuldades receberá um presente na forma de uma bela flor que decorará sua casa por um longo tempo.