Como se livrar do vício em computador
A dependência do computador é uma paixão humana patológica pela tecnologia da computação e pelo mundo virtual. Em alguns casos, a dependência é tão forte que uma pessoa se afasta da vida real todos os dias. Felizmente, ajude dicas sobre como se livrar do vício em computador por conta própria em casa.
O problema interessou aos cientistas no final do século passado. Ao mesmo tempo, o vício em computadores continua a expandir a propriedade e anualmente aumenta o vício de pessoas em computadores. A essência do problema é reduzida à dependência de pessoas na Internet e em jogos, que levam muito tempo.
Essas pessoas vivem em um mundo virtual e se comunicam com interlocutores virtuais. Uma pessoa que encontra um problema perde o interesse no mundo real. O bem-estar físico piora, porque esse passatempo causa fortes dores no pescoço e nas costas.
Com esse tipo de dependência, você pode lutar com êxito se determinar as causas da aparência e identificar os primeiros sintomas. Sua lista é representada por um desejo constante de visualizar e-mails, visitar sites, ler artigos. Se não houver como jogar ou entrar na rede, um forte aborrecimento será exibido.
O jogo é a forma mais comum de dependência do computador. Às vezes, uma pessoa está tão imersa no jogo que confunde o mundo virtual com a vida real. Na maioria das vezes, as crianças são confrontadas com o problema, que são atraídas para projetos de jogos com efeitos sonoros e uma imagem vívida.
Plano passo a passo para se livrar do vício
Vou compartilhar cinco dicas úteis que ajudarão a me livrar do vício por conta própria, colocar o mundo virtual em segundo plano e voltar à vida real.
- Minimize a quantidade de tempo gasto no computador. No início, não abandone completamente o computador. Tendo aprendido como medir o tempo, melhorar seu estado mental e melhorar sua saúde.
- Reduza o tempo do seu PC gradualmente. Faça uma programação e indique a hora em que você está sentado no computador. Defina um alarme e desligue o computador após um sinal sonoro. No começo, será muito difícil, mas eventualmente se acostumará e sentirá alívio.
- Um computador é uma coisa boa, mas isso não significa que não possa ser substituído por nada. Leia livros, converse com amigos ou assista a filmes na TV. Não se esqueça de visitar museus, parques, cinemas.
- Encontre um hobby que não seja um computador. Se um hobby é muito interessante, esqueça os jogos de computador e a World Wide Web.
- A técnica pode oferecer algumas boas oportunidades para se divertir. Leia literatura de um e-book, ouça música no aparelho. Se você não gosta de salas de cinema, geralmente aparece em parques e ao ar livre. Encontre amigos, pratique esportes, conheça novas pessoas.
Atingir a meta, se você realmente quiser. Temos que entrar em uma luta desigual com suas fraquezas, que ao longo dos anos foram grandemente fortalecidas. Mas, tendo dominado a si mesmo e recuperado o controle da mente, você obterá liberdade.
Dicas de vídeoComo um adolescente se livra do vício em computador
Os adolescentes geralmente caem em redes de vários vícios, incluindo álcool, cigarros e drogas. E embora um estilo de vida saudável esteja sendo promovido ativamente, a sociedade não conseguiu proteger os jovens do vício.
Um perigo adicional é o vício adolescente em computadores. É difícil encontrar uma casa em que não haja computador. O que é surpreendente, porque a técnica ajuda a ganhar dinheiro, aprender e se divertir. A transmissão de informações em alta velocidade, a comunicação com amigos, filmes e jogos são o mérito de tecnologias avançadas que as pessoas usam com grande prazer.
Tudo parecia maravilhoso, se não fosse o lado oposto da moeda. O desejo anormal por computadores tem um efeito ruim na saúde intelectual e física dos adolescentes, contribui para a destruição do sistema nervoso. Como resultado, uma pessoa dependente de computador fica danificada e sozinha.
Redes sociais, jogos em rede, armazenamento ilimitado de informações e tecnologias de comunicação não são todos exemplos do que os jovens têm acesso. No contexto do fato de que o sistema nervoso dos adolescentes não está totalmente formado e não exclui a possibilidade de fantasiar e afastar-se da realidade. É na adolescência que se desenvolve a idéia de bem, moralidade e mal de uma pessoa. O fluxo de informações proveniente da tecnologia de computadores os distorce.
A dependência do computador tem muitos aspectos prejudiciais. Em particular, tem um efeito ruim na postura, visão e órgãos internos. Você pode listar por horas, mas isso não muda a situação.
Proponho considerar os sinais visíveis da doença e determinar os métodos de autocontrole em casa.
Se a criança está constantemente sentada ao computador, comendo mal e praticamente não dorme, e as marcas na escola começaram a declinar, talvez ele tenha entrado na rede de viciados em computadores. Os sinais da doença podem incluir: falta de comunicação com os colegas na vida real, irritabilidade, indiferença e isolamento.
- Um adolescente quebrará os grilhões do vício em computador se mudar sua atenção para outra coisa. Para fazer isso, certifique-se de que um estilo de vida familiar ajude. Talvez ele goste de computadores, já que você lhe dá pouca atenção ou não compartilha seus interesses. Sempre que possível, reúna-se, vá ao ar livre, ande de bicicleta ou de patins.
- Se um passatempo familiar for raro, você terá que mudar tudo. Para começar, converse com um adolescente. No final, ele entenderá que você está interessado nos pensamentos e ações dele. Como alternativa, convide seu filho a participar de um evento familiar ou escolha um lugar para passar as férias de Ano Novo.
- Viagens em família, esportes, caminhadas contribuem para o surgimento de novas prioridades e objetivos na vida dos jovens. É importante que o relacionamento não seja formal, mas amigável e sincero. Lembre-se de que, na maioria dos casos, as crianças mergulham de cabeça no abismo da Internet devido à falta de atenção e amor dos pais.
- Outra razão para a dependência do PC - um conjunto de falhas na comunicação com os amigos. Nesse caso, ajude a criança a ganhar confiança e diga como parar de ter medo das pessoas.
- Tente explicar ao adolescente que a vida virtual não é uma saída e não é uma opção para resolver problemas. Faça a criança expandir seu círculo social. Escreva um adolescente em círculo ou envie para um acampamento infantil.
Informações do vídeo
Se as recomendações não ajudarem ou tiverem pouco efeito, entre em contato com um psicólogo infantil para obter ajuda. Faça o mesmo se o vício em computadores adolescentes for muito longo.
Como se livrar do vício em computador para um adulto
O número de dependências está na casa das dezenas. Alguns deles são simples, outros são prejudiciais. Em particular, a dependência financeira ou amorosa é chamada simples quando uma pessoa é dependente financeiramente de outra pessoa ou não pode gastar um minuto sem a segunda metade. Os vícios incluem álcool, cigarros e drogas.
É difícil dizer a que categoria pertence o vício em computador. Parecia que o computador não prejudica o corpo tanto quanto o álcool ou o cigarro. No entanto, uma permanência permanente no computador gera consequências longe de inofensivas, portanto deve ser definitivamente combatida.
Se a criança é excessivamente viciada em computadores, isso é compreensível. Se um adulto olha para a tela do monitor por horas, esquecendo as coisas maravilhosas que a vida real oferece, esse é um desastre real que pode destruir uma família.
Sintomas e sinais precoces de dependência em adultos
Vamos falar sobre os sintomas da doença. Se pelo menos metade estiver presente, algo precisa ser mudado. Em tais circunstâncias, é impossível encontrar uma garota ou se casar. O vício em computador é o caminho para a solidão.
- Se um adulto estiver constantemente sentado em um computador ou tentando entrar em uma cadeira o mais rápido possível, ele pode ficar preso. O paciente motiva isso com um motivo sério - verificando e-mails, passando o próximo nível no jogo, atualizando o feed dos amigos.
- Um viciado em computador é muito irritado. Uma conexão desconectada da Internet, um pedido de ajuda ou uma falha no sistema pode levar a um estado irritado.
- O viciado se concentra apenas no computador, ele não controla o fluxo do tempo. Mesmo que ele fosse uma pessoa pontual, agora ele permanece com frequência e está sempre atrasado.
- A doença se manifesta e o desejo constante de atualizar a guia no navegador, mesmo quando não é necessário. Os fãs de jogos compram regularmente novos discos ou baixam arquivos de instalação da Internet. Muitas vezes, isso leva a um desperdício de dinheiro.
- Outro sintoma da doença é o esquecimento. Uma pessoa que está constantemente sentada em um computador esquece sobre promessas, compromissos e trabalho.
- Muitas vezes, os viciados negligenciam mesmo a nutrição. Se a cozinha estiver assada no forno, salmão rosa, o aroma não forçará a subir da cadeira. Quando a sensação de fome se torna muito forte, os pacientes administram lanches e alimentos de conveniência.
- Nos estágios iniciais da doença, uma pessoa fica mais tempo em frente à tela do monitor e vai para a cama muito mais tarde. No futuro, eles podem não dormir por dias.
Eu listei os sintomas do vício em computador. Antes de iniciar o tratamento, determine o que exatamente causou o vício - a Internet, jogos ou outra coisa relacionada à tecnologia de computadores.
Métodos de tratamento em casa
Se uma pessoa estiver jogando constantemente, determine o gênero de seus projetos de jogos favoritos. Se os jogos são dedicados ao tópico do esporte, provavelmente, o motivo do aparecimento do vício é a falta de realização no esporte. Quanto aos atiradores, talvez a pessoa esteja cheia de raiva e, usando o jogo, tente jogá-lo fora.
Alguns desaparecem por horas na Internet. Se uma pessoa se comunica constantemente nas redes sociais, provavelmente, na vida real, não há comunicação suficiente. Freqüentemente, essas pessoas se tornam uma dupla personalidade, incorporando idéias que antes não podiam ser realizadas.
- Se você quiser resolver um problema, primeiro reconheça e reconheça a doença. Naturalmente, o viciado não fará isso sozinho e a qualquer momento refutará a existência do problema. Outros devem ajudar.
- Distraia o viciado. Não faça isso através de restrições e proibições, pois podem ocorrer consequências negativas. Tente convidá-lo para passear ou, por exemplo, em um café onde não há computadores e a Internet.
- Se o vício for causado por falta de comunicação, muitas vezes convide os hóspedes ou organize todos os tipos de eventos de entretenimento. Isso substituirá a comunicação virtual pela real.
Se, após uma análise aprofundada da situação e das ações tomadas, o problema não puder ser resolvido, entre em contato com um psicólogo o mais rápido possível.
Se você ainda acha que o vício em computador não é nada, tentarei convencê-lo. O entusiasmo excessivo por um computador é perigoso para a saúde e as evidências desse fato têm as seguintes consequências médicas:
- Perda da sensibilidade dos dedos;
- Dano no tendão;
- Fadiga constante no ombro, causando viite;
- O aparecimento de convulsões convulsivas;
- Impulsos de controle de impulso;
- Transtorno mental e agressão excessiva;
- Deficiência visual;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Dor de cabeça intensa;
- Resultado fatal.
Espero que as informações apresentadas ajudem a se livrar do vício em computadores, retornem à vida normal e desfrutem do que o mundo virtual não pode oferecer. Boa sorte