As melhores dicas e instruções para propagar o ciclâmen dividindo o tubérculo
Ciclâmen crescente, em algum momento quase todos os cultivadores de flores decidem propagar a planta para uma decoração mais magnífica ou para criar um presente exclusivo para a celebração. O cíclame é uma bela flor domesticada que, como todas as plantas que nos chegaram das bordas quentes da planta, tem suas próprias características de reprodução.
A adesão estrita às regras de criação de ciclâmen determinará em grande parte o sucesso de toda a empresa e permitirá aumentar efetivamente o tamanho desse homem bonito.
O que é isso
A pátria dos ciclâmen é o território do Mediterrâneo e do norte da África. Você pode encontrar ciclâmenes em Chipre e Palestina, no Irã, em prados alpinos e na Grécia. Pertence ao grupo Mirsin e também pertence às prímulas. A flor tem muitas variedades, quase 70, elas variam em tamanho, características das flores, coloração. Cerca de vinte espécies de ciclâmen são domesticadas, criaram raízes bem e crescem em apartamentos.
A altura da planta pode variar de 15 a 35 cm e a raiz do seu tipo tuberoso se assemelha a um bulbo achatado, pontilhado com pequenos brotos. O diâmetro do tubérculo de ciclâmen é de 4 a 15 cm, a folhagem é de cor verde clara ou escura, pode apresentar manchas-padrão e manchas de cinza claro.
Os pedúnculos são longos, fortes, de pequena espessura, cobertos em abundância de flores; até sessenta brotos podem ser abertos em um ciclâmen. As flores são pequenas, levemente inclinadas para baixo, com pétalas levemente dobradas. Parecem borboletas voando acima de uma clareira.
Para uma nota. A planta é hermafrodita e, após a floração, o tubérculo é parcialmente exposto, cerca de um quarto ou um terço rasteja para fora do solo.Existem muitas variedades e tipos de plantas, por exemplo, persa, ciclâmen Mix e outros (mais sobre o ciclâmen Mix pode ser encontrado neste material).
Maneiras
Como compartilhar uma flor? Se a reprodução das sementes do ciclâmen for muito complexa, requer muito tempo e esforço, então propagação por estacas, rosetas e divisão do tubérculo - muito mais fácil e é garantido que passa os parâmetros da planta mãe para a próxima geração.
Rosetas
As rosetas de ciclâmen são brotos no bulbo da raiz, que se desenvolvem a partir dos rins, que estão literalmente espalhados por um nódulo. Obviamente, nem todos eles acordam e disparam, como regra, existem apenas alguns deles. No ciclâmen antigo, os brotos crescem bastante, os cultivadores profissionais chegaram a ter um nome especial para eles - chifres.
Para fins de reprodução um dos brotos desenvolvidos é separado do tubérculo, torcendo-o literalmente com carne, mas com muito cuidado. Após a separação, a parte aérea é transplantada para o solo úmido, que geralmente é utilizado para o cultivo de ciclâmen e é organizada uma estufa. Para fazer isso, use uma jarra de vidro ou uma garrafa de plástico com fundo cortado ou uma sacola plástica.
A estufa deve ser feita de um material completamente transparente. A planta não é coberta com força, é observado o regime de temperatura usual de 20 a 25 graus.
Ajuda Depois de duas a três semanas, as raízes devem se formar. Depois disso, a estufa é limpa e cuidada do ciclâmen, como de costume. Ele começa a aumentar a massa das folhas e cria um nódulo.Crianças
Como compartilhar as crianças? Normalmente, ao transplantar ciclâmenes em solo novo, no meio ou no final do verão, eles extraem novo material de plantio, retirando nódulos adicionais do tubérculoessa forma na superfície do tubérculo mãe.
- O bebê minituber mais saudável é escolhido, seus sinais são a falta de rugas na superfície e deve haver um rim no topo do nódulo.
- A cebola recém-nascida é cuidadosamente separada com um tubérculo grande e enraizada em um copo pequeno em um substrato regular, colocando em estufa improvisada por uma semana ou duas.
- Depois que as primeiras folhas brotam, a estufa é limpa e cuidada como uma planta comum.
- Após o aparecimento de várias folhas, as mudas são movidas para um local de residência permanente - em uma panela.
- Após um mês, eles são fertilizados com a droga habitual de ciclâmen, apenas a solução é mais fraca, alimentando-se no futuro de acordo com as regras usuais.
De folhetos
Estacas foliares de ciclâmen têm a particularidade de que o enraizamento na água não ocorre e o enraizamento no substrato nem sempre é bem-sucedido. Este método é usado apenas para as espécies europeias. Eles escolhem folhetos com raízes pequenas, portanto, para uma espécie persa que não tem uma, o método será ineficaz (mais sobre o visual persa e como cuidar dele pode ser lido neste material, mas como diferenciá-lo do europeu pode ser encontrado aqui).
A folha não é cortada, mas é necessariamente quebrada com um pequeno fragmento de tubérculo. Acontece que, no final do pecíolo, existem brotos, cordas, mini raízes, que permitem que a folha se enraíze e se desenvolva como planta independente. Chame-os de "dedos". Esse fragmento é plantado no solo e coberto com uma estufa até o enraizamento, depois é removido e tratado como de costume. Mais detalhes sobre a propagação de folhas de ciclâmen podem ser encontrados aqui.
Sementes
Basicamente, o método é usado para a variedade persa:
- Antes da semeadura, o material das sementes é embebido em uma solução de bioestimulação por oito horas e, em seguida, semeado em solo de areia turfa, previamente higienizado por calcinação.
- Mergulhe a semente a uma profundidade de cerca de um centímetro, molhando o buraco um pouco antes de semear. A principal condição para a germinação é a escuridão, porque o recipiente é coberto com um filme preto. Faça a ventilação regular e hidrate, evitando que o solo seque.
- Após 30-45 dias, as mudas eclodem e removem o filme, abra o recipiente para obter a iluminação adequada. A temperatura ideal para o desenvolvimento de sementes e mudas é de 18 graus.
- Após o desenvolvimento de 2-3 folhas faça uma palheta, cobrindo completamente os pequenos nódulos com uma mistura do solo.
- Seis meses depois, eles plantam em vasos, deixando o tubérculo um terço acima da superfície da terra.
Mudas florescem em um ano e meio.
Mais informações sobre o cultivo de ciclâmen a partir de sementes podem ser encontradas neste material.
Propagação por divisão de tubérculos
O tubérculo de ciclâmen é a parte mais importante e mais vulnerável. A divisão cortando um tubérculo é um procedimento extremo, que provavelmente levará à podridão da divisão ou morte da planta mãe e, possivelmente, a ambos imediatamente.
Se estamos falando sobre o tópico tuberoso da reprodução, é preferível ainda usar a divisão das crianças. No entanto, consideramos a propagação do ciclâmen por divisão da raiz. Aqui você precisa considerar que a opção é adequada apenas para ciclâmen muito grandes e com crescimento excessivo.
Importante! É necessário escolher o momento certo para a divisão. É possível expor um tubérculo a esse processo apenas durante o período de descanso.Instruções detalhadas
Preparação
- Regue a planta por dia para que o solo seja umedecido, e seria possível extrair a cebola sem interrupção.
- Mina o tubérculo, lave com água parada em temperatura ambiente, removendo o solo.
- Pegue uma faca muito afiada com uma lâmina fina.
- Desinfete.
- Para minimizar o efeito traumático, é melhor dividir o tubérculo não mais do que algumas partes. A divisão máxima permitida em quatro divisões.
- A incisão deve ser feita de modo que cada parte tenha pelo menos um ponto de crescimento e um "calcanhar" a partir do qual as raízes finas se ramificam.
- Deixe secar por 2-4 horas.
- Pó de peças nuas com pó de carvão vegetal. Alguns usam verduras antes do tratamento com carvão. Deixe por mais 18 horas para secar.
Requisitos do solo
O solo deve conter uma parte da folha, turfa, húmus e areia. Você pode comprar solo pronto. É importante vaporizá-lo ou congelá-lo para fins de desinfecção, e você pode derramá-lo com uma solução fraca de manganês. Também é necessária uma camada de drenagem, que é desinfetada assando no forno.
Desembarque
- Despeje a drenagem na panela, um centímetro e meio.
- Cubra quase todo o volume do vaso com o solo de cima.
- Umedeça um pouco.
- Coloque o divisor no centro. Ao plantar, você não pode aprofundar.
- Adicione outra camada de solo.
- Planta em solo úmido.
Pote
A panela é tirada com cerca de 7-8 cm de diâmetro, sempre com orifícios no fundo para drenar o excesso de água.
Home Care
As regras para cuidados com as plantas aplicam-se da mesma forma habitual.
- Rega. A rega no futuro é feita com muito cuidado para que a divisão não apodreça. Recomenda-se molhar a borda da panela. Rega superior e inferior alternada. A rega é feita por baixo, despejando água na panela depois que o solo seca.
- Iluminação O cíclame precisa de iluminação adequada com luz solar difusa. Ele não tolera iluminação direta.
- Temperatura Um amante da frescura, não tolera estar perto de uma bateria ou fogão. Uma temperatura de até 20 graus é adequada, mas 14 a 17 graus será ideal.
- Umidade A secura excessiva será prejudicial e a pulverização direta com água não é recomendada. É melhor colocar xícaras de água ou um evaporador ao lado da panela.
- Maquiagem. Para executar a primeira isca, eles esperam até que os brotos apareçam. Basicamente, eles tentam começar a se alimentar após seis meses. Inicialmente, não use recarga de nitrogênio. As formulações líquidas de flores são diluídas em meia tampa por litro de volume de água.Preste atenção! Ao mesmo tempo, a solução não deve cair nas folhas e caules.
Fertilizantes minerais em excesso são prejudiciais ao ciclâmen, devem ser usados com moderação. Primeiro, o solo é regado, aguardando a absorção completa da água e só então recarrega-lo.
Conclusão
Como se viu, as regras para a criação de ciclâmen não são tão complicadas e, se a preguiça ou o descuido não interferirem, mesmo um iniciante pode obter novas flores. A oportunidade e a sequência dos cuidados com as plantas são a chave para o desenvolvimento correto e saudável de uma planta recém-nascida, com sua floração abundante e longa.