Tudo sobre quando plantar prímula e como fazê-lo corretamente: características do cultivo e propagação de uma flor
A prímula pertence à prímula, é um dos representantes mais difundidos deste gênero, existem mais de 450 espécies.
É encontrado principalmente em latitudes com clima temperado. Pode ser visto no Himalaia, no oeste da China, na ilha de Java, na América.
Como habitat, a planta escolhe prados de inundação, margens de riachos, lagos e rios de montanha, além de encostas cobertas de grama. Vamos dizer-lhe como cultivar prímula.
Tempo de transplante
Prímula doméstica é cultivada como perene, e prímula de jardim como perene e anual. As necessidades dessas variedades são um pouco semelhantes, mas elas também têm suas próprias nuances; portanto, consideraremos o cuidado e o transplante como uma opção para uma flor doméstica e uma opção para o cultivo em campo aberto.
Informaremos ainda mais quando plantar essa planta, incluindo espécies de jardins e casas.
Geral
A divisão da prímula pelas raízes para fins de reprodução está sempre associada ao processo de transplante. A primeira divisão é realizada no terceiro ou quinto ano.. O transplante é necessário para a planta rejuvenescer o mato e atualizar a mistura do solo.
Para jardim
Quando fazer jardim de prímula? A cada período de cinco anos, é costume transplantar e dividir o arbusto de prímula.
É propenso ao crescimento excessivo e requer rejuvenescimento periódico da planta. O período ideal para o plantio neste caso é o tempo após o término da floração.
Se, por algum motivo, isso não der certo, você poderá plantar a prímula mais tarde, mas não mais do que até meados de agosto.
Página inicial
O plantio de prímula caseira é feito no final do verão ou início do outono, a cada dois a três anos.
Por que isso é necessário?
- Ao longo de vários anos de desenvolvimento, a prímula cresce e os soquetes já estão apertados.
- Há uma diminuição na abundância e duração da floração.
- As raízes são expostas, o que torna a planta vulnerável.
Vista inicial
Como transplantar?
Um novo pote é levado um pouco mais do que o antigo. Deve ser bastante largo, mas ao mesmo tempo de pequena profundidade. Uma panela de barro é mais aceitável, porque a argila é respirável e as raízes respiram, proporcionando à planta condições confortáveis e saudáveis. São necessários orifícios no fundo da panela para drenar o excesso de umidade.
Atenção! O melhor para o transplante de prímula é um método através do transbordo.- Regue a planta com bastante antecedência, para que o solo fique macio e flexível.
- Coloque delicadamente a panela com a planta de lado, segurando os talos de prímula.
- Usando uma espátula da borda da panela, forçar as raízes junto com a terra, estenda a planta com um pedaço de terra.
- O fundo da nova panela é forrado com uma camada de drenagem de argila expandida fina, a camada deve ter cerca de alguns centímetros.
- Em seguida, é coberta uma camada de dois centímetros de uma nova mistura de solo. É necessário cobrir toda a argila expandida para que as raízes da prímula não entrem em contato direto com a drenagem.
- Quando o sistema radicular trança firmemente o caroço do solo, significa que o tempo de transplante é escolhido da melhor maneira e a planta precisa atualizar os pratos e o solo.
- A planta, juntamente com um pedaço de terra, é cuidadosamente colocada em uma panela nova, colocando um arbusto no centro.
- Os vazios dos lados são cobertos camada por camada com novo solo.
- A prímula não está enterrada com uma roseta no solo, deixe-a no topo.
Nos anos em que o transplante não é realizado, é necessário nivelar o solo, removendo a camada superior em um centímetro e meio e substituindo-a por uma nova.
As nuances do cuidado
Iluminação
A planta fotófila não gosta muito da luz solar direta, adora o tipo difuso de iluminação. No lado norte, prímula vai se sentir mal, e no sul há risco de queimaduras nas folhas. É ideal cultivar uma flor nos peitoris das janelas ocidentais e orientais.
Atenção! Com a falta de luz, a prímula pode crescer, mas não dará floração abundante e longa.Temperatura
No inverno e na primavera, uma temperatura de 10 a 15 graus é bem-vinda. Na primavera e durante o período de floração, o envio da planta para o balcão com sombra parcial terá um efeito positivo. Quando o tempo frio ocorre, a prímula é devolvida à casa. Temperaturas mais altas podem fazer com que a flor caia e reduza o tempo de floração. No entanto, existe uma prímula cônica inversa que adora calor e normalmente se desenvolve entre 16 e 20 graus. Em outros momentos, a temperatura ambiente normal será suficiente, sem superaquecimento.
Rega
Em média, regavam assim: a terra na panela não deveria secar; No entanto, você não pode criar excesso de água, caso contrário as raízes apodrecerão. Existem algumas nuances. Durante os períodos de floração, a prímula é regada abundantemente e, após a floração, a dose de umidade é reduzida, hidratando dois a três dias após a secagem da camada externa.
Umidade
A planta não é exigente quanto aos parâmetros especiais de umidade climática, mas em uma sala muito seca e quente, pode ficar doente, as extremidades das folhas secam.
Para resolver o problema, basta colocar ao lado dos copos de água, do evaporador ou colocar a panela em uma bandeja grande com musgo umedecido ou bolas de argila expandidas.
É aconselhável pulverizar regularmente prímula a partir de um spray fino para que suas folhas não sequem.
Solo
A mistura deve estar moderadamente saturada com nutrientes e com fraca, mais próxima da acidez neutra. Terreno adequado para gerânio ou universal para flores de interiorse misturado com um pouco de areia. Você pode fazer o solo misturando-o em proporções iguais: areia, turfa, grama e solo arborizado.
Conselhos! Antes de usar, desinfete com uma solução leve de permanganato de potássio.Fertilizante
Eles alimentam a prímula desde o momento em que os primeiros brotos aparecem até que a floração esteja completa. Fluidos minerais são usados para alimentar plantas com flores. A concentração é reduzida pela metade em relação à dosagem recomendada nas instruções. Execute o procedimento a cada duas semanas. Durante o período de cor, é permitido aplicar orgânicos uma vez - uma solução de excremento de pássaros.
Em outros momentos, a alimentação não é feita, apenas uma vez durante a estação de crescimento, os fertilizantes nitrogenados são introduzidos para ajudar no processo de aumento do volume da folhagem. Líquidos fertilizantes para plantas decíduas ou uma solução a 0,1% de nitrato de amônio são adequados aqui.
Floração e dormência
Com rega leve e normal suficiente, a prímula floresce em fevereiro e completa o período de floração em julho. Então chega a hora do descanso. Nesse período, a formação de folhas e pedúnculos cessa, mas os antigos não murcham. É aconselhável mover a planta para sombra parcial.
No inverno, é preferível ficar no peitoril da janela norte, perto da estela, para criar menos luz e ao mesmo tempo fresco. As condições mudam antes do início da floração - a iluminação é aumentada e a panela é movida para um local mais quente.
Crescer até 8 de março em uma estufa
Para o cultivo, é adequado um tipo de planta atrofiada de dois a três anos de idade. As crianças de um ano dão brotos pequenos, mas as prímulas já maduras parecerão bastante dignas, tendo conseguido obter o volume necessário em pouco tempo. Antes de plantar, é necessário dividir o rizoma em arbustos independentes, faça dessa maneira uma de várias peças.
Procedimento
- Desenterrar a prímula no final do outono. Certifique-se de colocar a planta junto com um pedaço de terra em um regime de temperatura de +3 graus, e não mais alto. Assim, será possível salvá-lo até os primeiros dias de fevereiro.
- No início de fevereiro, todas as folhas e caules são removidos da planta.
- Planta em vasos de 10 a 12 cm de diâmetro. O substrato é tomado como para a prímula doméstica.
- A tomada nunca deve ser enterrada, deixando-a nivelada com a superfície do solo.
- Conter uma muda a uma temperatura de + 5-10 graus. Este modo térmico é a chave para a floração exuberante, é a essa temperatura que o pedúnculo e os botões de flores são colocados da maneira ideal.
- A iluminação deve ser boa, mas sem raios diretos.
- A rega é feita moderadamente, alimentos complementares com solução mineral são feitos antes dos botões florescerem.
É assim que a flor cresce até 8 de março na estufa.
Cultivo ao ar livre
Agora sobre crescer em campo aberto.
Solo
O solo de prímula é higroscópico, friável e leve.. É importante drenar o solo para que a umidade não fique estagnada e não cause apodrecimento das raízes. Cresce melhor em solos argilosos e arenosos. Se o solo for pesado e argiloso, você pode afrouxá-lo e clarificá-lo adicionando um volume de dez litros de areia e alguns quilos de esterco por metro cúbico, além de esfagno e vermiculita esmagados para drenagem e friabilidade.
Localização
O desembarque em campo aberto de prímula por muitos anos é feito no segundo ano de vida. Nas estações primavera ou outono. O melhor lugar para ela será na parte sombria, perto dos arbustos e das árvores. Uma área ideal, iluminada apenas pela manhã, ou uma montanha rochosa nas partes leste, norte ou oeste do país.
Rega e fertilizantes
O solo precisa ser mantido um pouco úmido, gastando água à taxa de três litros por quadrado. No calor, a rega é dobrada. Eles são nutridos com compostos minerais iguais aos da planta doméstica. Não vale a pena ser muito diligente com a alimentação de nitrogênio, para que a planta não coloque toda a sua energia na formação da folhagem, então as flores simplesmente não funcionarão.
Para evitar esse incidente, os fertilizantes nitrogenados alternam com compostos de potássio e fósforo. Turfa e húmus de prímula, composto e solo frondoso são bem recebidos. Isso não apenas enriquece a terra, mas também melhora suas qualidades estruturais. Maquiagem três vezes durante a estação de crescimento - no início da primavera, após algumas semanas e na segunda parte da temporada de verão.
Temperatura
A prímula é resistente ao resfriamento, tolera temperaturas abaixo de zero, até -6. Existem híbridos verdadeiros que não são tão endurecidos e é aconselhável removê-los antes da geada. Essas plantas são armazenadas até a primavera em recipientes em local fresco. Leia mais sobre como preparar uma prímula para o inverno, dissemos aqui.
O que fazer com uma variedade de jardim?
Agora, sobre o cultivo de uma variedade de prímula no jardim e sobre como cuidar dela.
Prímulas de baixo crescimento são plantadas com um intervalo de 10 a 15 cme grandes, com um intervalo de 20 a 30 cm.Prímula adora espaços fechados e protegidos, portanto o jardim deve ser organizado para que as plantas se fechem após o crescimento.
Um transplante é preferível em um dia nublado.
- Prepare um furo correspondente à profundidade no local desejado.
- Cinza, areia e estrume são adicionados aos novos poços.
- Cavar uma prímula com um pedaço de terra.
- Reorganize a planta centralizando um novo furo. Encha suavemente o solo com vazios nas laterais.
- Para regar, no calor é necessário sombrear a planta.
Se o transplante estiver conectado com a intenção de fazer a divisão da prímula, um procedimento deve ser realizado após um período de floração. É importante que, após o transplante, a flor tenha tempo de enraizar-se antes do início da estação fria.
Importante! Essa questão possui peculiaridades próprias, pois, por exemplo, a variedade Siebold não é dividida no início da primavera e no outono. Isso se deve ao fato de que ela acorda mais tarde e, em 15 de agosto, sua folhagem já está morrendo. A prímula rosa floresce no primeiro mês da primavera, mas ainda não libera as folhas. Diante disso, ele é compartilhado apenas quando as rosetas se formam.Além dos exemplos acima, existem outras características individuais da propagação de variedades.
Floração e cuidados depois
A principal característica desta planta são precisamente os parâmetros de floração. O nome fala por si - planta floresce no início da primavera. Prímula é uma palavra latina, que significa “primeiro” na tradução, e isso é absolutamente merecido, pois, na maioria das vezes, provavelmente acorda depois de um inverno frio. Muitas variedades começam a florescer no final de abril - início de maio, outras em meados de maio, e há aquelas que dão a primeira cor em pleno andamento e no final do verão.
As flores brilhantes são coletadas em inflorescências de acordo com uma variedade de princípios: guarda-chuva, candelabro, em forma de travesseiro, palangre, capitado e em forma de sino. Este é o principal parâmetro para distinguir espécies e variedades. As flores vêm em uma ampla variedade de tons - marrom, roxo, azul, branco, amarelo, com bordas espetaculares contrastantes na borda das pétalas.
Após a conclusão da floração, a parte do solo da prímula pode começar a secar, mas nem sempre, tudo depende da variedade. É necessário afrouxar o solo, removendo ervas daninhas. Rega reduzir.
Os biorritmos da prímula são incluídos em um novo modo e a planta, que deixa de florescer, começa a formar folhagem. Uma circunstância importante é a preservação da saída até o final do outono, pois a folhagem também protege a planta do frio.
As variedades resistentes ao frio são deixadas para o inverno e os híbridos são limpos.
As prímulas resistentes ao gelo são polvilhadas com uma pequena camada de húmus e cobertas com uma camada de abeto. Em regiões relativamente quentes com muita neve, a planta pode não estar coberta. Na primavera, mesmo antes do derretimento completo, é necessário destruir a crosta de gelo para que não penetre e liberar a prímula das folhas secas. A poda das folhas no outono danificará as propriedades estéticas da flor, enfraquecerá a floração e prejudicará a aparência. Agora você sabe o que fazer após as plantas com flores.
Discutimos em mais detalhes a preparação da prímula para o inverno aqui e, a partir deste material, você aprenderá sobre as regras para transplantar e cuidar de uma planta no outono.
Reprodução
Nesta seção, mostraremos como propagar uma flor. Você aprenderá sobre propagação de folhas e divisão do mato.
Estacas
Faça em agosto ou início de setembro para rejuvenescer e obter material para reprodução.
- Abundantemente regada.
- Depois de algumas horas, eles cavam uma planta.
- O sistema radicular é cuidadosamente lavado em uma bacia ou balde.
- Corte em divisões para que cada uma tenha pelo menos um ponto de crescimento.
- Os cortes são tratados com pó de cinza.
- Plantada, aprofundando em 3-4 cm e regada.
Escape axilar
É usado para raízes enfraquecidas e também se houver apenas uma saída.
A folha, juntamente com uma parte do pecíolo, um rim e um fragmento de broto, é cortada e enraizada no substrato. A chapa de chapa é reduzida pela metade antes de remover o material de diluiçãocortando. Quando os brotos escapam com quatro folhas, são plantados em vasos separados e, na primavera, são transplantados para o campo aberto.
Ajuda! O enraizamento é realizado nas seguintes condições: a temperatura é mantida em + 16-18 ºC, umedecendo regularmente o solo e proporcionando boa iluminação, mas sem raios diretos.Outras maneiras
- O dividendo pode ser desconectado sem perturbar toda a planta, mas simplesmente cavando e separando o rizoma de um dos lados favoráveis.
- Você não pode combinar o transplante com a criação, mas use o método de estacas. É preferível cortar a prímula em maio ou junho. Para isso, corte uma folha com um pecíolo e retire um mini-viveiro de uma jarra ou bolsa. O método é usado principalmente para prímula do tipo orelha.
- Existe uma opção de beliscar o rim apical, o que provocará um despertar ativo dos rins laterais, e a prímula dará uma abundância de estacas.
Possíveis doenças e seu tratamento
A prímula é bastante resistente a doenças, mas ainda existem problemas. Danifique ativamente a planta - pulgões, carrapatos, gorgulhos, pulgas, lesmas e nematóides.Particularmente vulneráveis à prímula são doenças como oídio, Ramcularia cercosporella, podridão, ferrugem, manchas bacterianas e antracnose.
O período mais difícil a esse respeito é de meados de março a junho, inclusive. As folhas começam a perder a aparência, tornam-se marrons, pálidas, amarelas e, com o desenvolvimento da influência destrutiva de fatores patogênicos, a planta pode morrer. Para combater a doença, é necessário libertar a prímula das folhas e caules afetados, para desinfetar as "feridas" com fungicidas. Além disso, você pode pulverizar o líquido Bordeaux ou cloróxido de cobre na forma de uma solução, antes da floração e no final.
Uso em paisagismo
Cores vivas e uma variedade de formas e tamanhos de arbustos fazem dele um sucesso não apenas na decoração de um apartamento, mas também no design da paisagem. Esta planta despretensiosa foi usada com sucesso para decorar o jardim. Devido à natureza da planta, eles são usados na parte norte do site. Para obter um efeito decorativo, as prímulas são plantadas mais densas, de modo a formarem uma única, exuberante linha de flores, círculo ou forma angular. A prímula também pode ser cultivada em lindos vasos ao ar livremudando a composição de acordo com o humor.
Propriedades úteis
- Toda a planta, raízes, flores e caules - contém uma alta concentração de sais de manganês.
- As raízes são uma fonte de saponinas, óleos essenciais e glicosídeos.
- A parte verde e as flores são ricas em composição vitamínica, especialmente vitamina C.
- A folhagem é adicionada a sopas e saladas, a assados. Tem até caroteno.
- As raízes também são usadas na culinária, tanto em pó fresco quanto em pó seco.
- O caldo tem uma propriedade expectorante, ajuda a curar doenças do sistema respiratório.
- Uma infusão é preparada a partir das raízes e uma decocção é preparada a partir das partes do solo.
- A prímula anestesia, atua como diurético, ajuda com dores de cabeça, insônia e neurose.
- A planta é amplamente incluída em preparações de ervas multifuncionais.
Despretensioso, gentil e ao mesmo tempo uma planta forte não é apenas uma decoração do jardim e da casa, mas também um médico atencioso, salvando doenças e tristezas, dando generosamente seu charme e carisma. Apenas um pouco de atenção e uma carga de vigor e saúde serão fornecidos.
Agora você sabe como dividir a prímula e quando.