Pelargonium - cuidados e reprodução em casa

Cada produtor conhece o pelargonium, que também é chamado de gerânio ou kalachik. Uma flor despretensiosa com folhagem perfumada de terry e grandes inflorescências de flores pequenas. O gerânio é incrivelmente útil. Mata germes, neutraliza venenos e alivia dores de cabeça. Iniciantes estão interessados ​​em maneiras de cultivar pelargonium a partir de sementes em casa.

A popularidade do pelargonium deve-se à facilidade de atendimento e às excelentes qualidades decorativas. O cultivo de gerânios a partir de sementes é um processo fascinante, exigindo um pouco de tempo livre e bom material de sementes. Variedades de pelargonium branco, vermelho, perfumado e ampélico são adequadas para o cultivo de sementes.

Dicas e plano para o cultivo de sementes

  • O uso de sementes compradas permite que você pule a fase preparatória. Se o material da semente for coletado independentemente, cada semente será tratada com uma lixa. A remoção da camada superior superior acelera o processo de germinação.
  • Não há datas específicas para a semeadura de pelargonium para mudas. Os cultivadores de flores experientes realizam o procedimento na estação fria. A opção ideal é dezembro.
  • Para a germinação de sementes de pelargonium, você pode usar várias misturas de solo. A primeira opção - misturar areia e turfa em quantidades iguais, a segunda - turfa e perlita igualmente, a terceira - turfa, areia e turfa na proporção de 1: 1: 2.
  • Processe o material da semente com zircão, deixe de molho em água por três horas e só depois plante. Fortemente aprofundar as sementes no solo não é necessário. Coloque-os a uma distância de cinco centímetros um do outro e cubra-os com uma camada de centímetro de solo. Em seguida, umedeça o solo com uma pistola de pintura e cubra com vidro.
  • A temperatura ideal é de 20 graus. A caixa de sementes é mantida em um local claro, mas não sob luz solar direta. Os primeiros brotos aparecem em uma semana. Mergulhe plantas jovens depois de meio mês. Neste ponto, os brotos terão algumas folhas.
  • Cada broto é plantado em um vaso separado com um diâmetro de cerca de 10 centímetros com solo preparado. O pelargonium é comprimido para suspender o crescimento quando 7 ou mais folhas aparecem.

Dicas de vídeo

O cultivo de pelargonium a partir de sementes em casa é uma questão insignificante. Já um quarto após o plantio das sementes, as plantas jovens irão deliciar-se com uma flor incrivelmente bonita.

Cuidados com o pelargonium em casa

O pelargonium é uma flor fácil de cuidar, mas isso não significa que você não precisa cuidar dela. A conformidade com os requisitos pouco exigentes para o cuidado das flores permitirá que você admire a beleza de uma planta luxuriante durante todo o ano.

  1. Iluminação. Pelargonium é uma flor fotófila. Ao contrário de outras plantas de interior, ela não tem medo dos raios diretos do sol e, com iluminação insuficiente, flores e folhas perdem sua cor brilhante.
  2. Temperatura. Recomenda-se que o pelargonium cresça em temperaturas moderadas. No verão a 20 graus. No inverno - dentro de 10 graus.
  3. Rega. Rega abundante no verão, moderada no inverno. É aconselhável drenar o excesso de fluido, pois a estagnação da umidade leva à deterioração do sistema radicular. O excesso de umidade é mais perigoso para os gerânios do que a falta de umidade. A pulverização, ao contrário da monstera, não é necessária.
  4. Top vestir. Eles são alimentados duas vezes por mês com fertilizantes universais ou especiais para o pelargonium.
  5. Solo. Os gerânios geralmente são plantados em uma mistura de terra universal com boa drenagem. Eu já mencionei que o excesso de umidade é extremamente perigoso para a planta e pode levar à morte.
  6. Transplante. Quando a panela fica apertada, a planta é transplantada. Faça isso na primavera. Periodicamente, recomenda-se renovar o solo superficial. Basta remover alguns centímetros da terra e adicionar um substrato fresco.
  7. Manter a forma do arbusto. Para formar uma coroa uniforme e bonita, observe o crescimento. Em uma sessão, não deve haver mais do que dez folhas. Para manter a forma do arbusto, aperte no nível certo e remova os brotos que violam a beleza.

Sujeito às condições acima, o pelargonium floresce exuberantemente e por muito tempo. Para coletar o material das sementes de uma flor desbotada, aguarde até que as cápsulas se tornem bronzeadas. Lembre-se de que as sementes que caíram no chão não são adequadas para armazenamento, especialmente se elas germinaram.

Propagação de pelargonium

Pelargonium é um dos favoritos dos criadores de plantas ornamentais. Durante o período de floração, lança inflorescências brilhantes e cheiros de aroma agradável. Este cheiro único anima e revigora, e a flor enche o interior com cores vivas.

A pátria do gerânio é a África quente, mas isso não impediu a flor de criar raízes em nosso país. A reprodução do pelargonium é bastante simples. Você pode cultivar uma planta jovem a partir de material de semente, estacas ou processo.

A primeira maneira - estacas

Este método é o mais simples e mais eficaz. A propagação do pelargonium por estacas é recomendada no outono. Corte delicadamente a alça e seque-a levemente antes de plantar. Em seguida, coloque no substrato. Molhe raramente e não pulverize. Pelargonium propagado pelas estacas é resistente a doenças.

Pessoas que não gostam de se incomodar podem usar o método do avô. Corte as estacas na primavera e coloque em uma jarra cheia de água. As primeiras raízes aparecerão em uma semana.

O segundo método é semente

As sementes são plantadas em dezembro, pois em janeiro o horário de verão começará a aumentar. Isso contribuirá para o crescimento ativo e, no início de maio, receberá uma planta adulta.

A terceira via - folhas e processos

A tecnologia de propagação do pelargonium por folhetos e processos é idêntica à estaca. Em termos de eficácia, esses métodos não são inferiores a Cherenkov. Folhas e processos com raízes são enraizados em um copo de água, com a adição de fitohormônios.

Vídeo sobre os cuidados e a reprodução do pelargonium

Tipos e variedades de gerânios

Da África do Sul, o gerânio foi trazido para a Europa, onde no início do século XVII recebeu o status de planta cultivada. Devido ao aroma e decoratividade peculiares, a flor tornou-se popular entre os aristocratas e depois apareceu nas casas das pessoas comuns.

Em nosso país, o pelargonium apareceu no século XVIII. Levou menos de cem anos para "conquistar" o território da Rússia e se tornar uma flor favorita da população. Isso foi facilitado pela despretensão, crescimento ativo e bela floração, com a qual apenas a orquídea phelanopsis compete.

Cerca de 250 espécies de pelargonium são secretadas na natureza. Através dos esforços dos criadores, surgiram novas espécies e variedades de gerânios adequados para o cultivo em ambientes fechados. É sobre eles que eu direi.

  • Zonal. As espécies mais numerosas e comuns representadas por muitas variedades. Caracterizado por floração abundante e persistente. Os representantes da espécie têm tronco reto e folhas onduladas com borda marrom-avermelhada. A folhagem é pubescente e exala um cheiro peculiar.
  • Royal. Comlido pelo representante mais bonito do gênero. As flores grandes são roxas, bordô, vermelhas, rosa ou brancas. A altura da flor atinge 50 centímetros. Este tipo de gerânio doméstico é o mais caprichoso e é caracterizado por uma floração curta.
  • Perfumado. O aroma mais incomum. Depois de tocar a folhagem, um cheiro se espalha pela sala, onde são reconhecidas notas de morango, gengibre, menta, limão e rosa. Pequenas flores roxas ou rosa e folhas de incisivo de cirro. Na cultura, existem variedades Diamond, Lady Plymouth, Chocolate Mint.
  • Ampélico. Planta herbácea com brotos longos e folhagem verde-escura em forma de estrela. As inflorescências surpreendentemente bonitas consistem em flores simples, duplas ou em madrepérola, com um diâmetro de 4 cm e o pelargonium ampélico floresce da primavera ao outono. Perfeito para decorar galerias e varandas.
  • Anjo A altura da cor é de até 30 cm e é caracterizada por formas elegantes, ramificações frequentes e cuidados fáceis. Floresce durante todo o verão. Às vezes, a floração é tão forte que as inflorescências cobrem quase completamente a folhagem. Flores lilás ou brancas estão em perfeita harmonia com pequenas folhas verdes escuras.
  • Único. Gerânio caseiro obtido pelos esforços dos criadores. Apreciado pelo seu alto efeito decorativo. As folhas verde-escuras emitem um aroma agradável e complementam a beleza de pequenas flores com um centro branco e pétalas vermelhas. Existem variedades com flores rosa ou brancas, com estrias e manchas na folhagem.
  • Suculenta. O mais incomum. A parte inferior do caule é lignificada. Numerosas hastes são curvas e ramificadas, de modo que o arbusto geralmente assume uma forma bizarra. A vista é usada para criar bonsai e decorar casas.

Os tipos listados de gerânios para salas são mais adequados para cultivo em casa.

Propriedades úteis e danos ao gerânio da sala

Pensa-se anteriormente que o pelargonium tivesse um efeito antimicrobiano e evitasse a epidemia de gripe. Há alguma verdade nisso, mas isso não é tudo de bom da planta. Na natureza, existem várias centenas de espécies de gerânios. Alguns deles são adequados para o cultivo no parapeito da janela, outros encontraram aplicação na cozinha. Levo ao fato de que parentes da flor se estabeleceram nas indústrias cosmética, culinária e médica.

Propriedades úteis

O óleo essencial com efeito anti-séptico é produzido a partir de pelargonium. É adequado para uso em lâmpadas aromáticas em epidemias sazonais. O óleo é aplicado em lenços e máscaras durante a prevenção de resfriados.

O éter de gerânio acelera a circulação sanguínea. É usado para preparar remédios caseiros para a celulite. O extrato é usado por empresas de cosméticos para produzir cremes de drenagem.

O gerânio tem um efeito calmante no corpo. Algumas gotas de uma lâmpada aromática acalmam os nervos e melhoram o sono. O chá de pelargonium, bebido uma hora após o jantar, proporciona um efeito semelhante.

Com base em folhas jovens, são feitos preparativos restauradores de ervas e medicamentos para taquicardia. Os pacientes são aconselhados a manter o pelargonium no quarto, no peitoril da janela. A planta limpa o ar, absorve toxinas e fortalece a saúde.

Com estomatite e amigdalite, o extrato é usado para enxaguar a cavidade oral. Nas farmácias, é vendida uma variedade de tinturas alcoólicas à base de pelargonium.

Prejudicar

O óleo essencial de gerânio pode causar uma reação alérgica. Se, após o contato com uma flor ou a ingestão de um produto à base de óleo, aparecerem sintomas de resfriado, é melhor consultar um alergista.

O gerânio engrossa o sangue. É contra-indicado em pessoas com doenças do sangue. Não é recomendado combinar óleo com medicamentos para espessar o sangue.

Tinturas de folhas de pelargonium são proibidas com medicamentos para baixar a pressão, uma vez que as folhas da planta fornecem um efeito hipotônico. É melhor recusar uma tintura de gerânio a baixa pressão. Sobre o uso de remédios populares, não deixe de consultar um médico.

Problemas reprodutivos

Com os devidos cuidados, o pelargonium raramente está doente. Se ocorrerem problemas nos gerânios de reprodução, ajuda oportuna salvará a flor. Geralmente, o aparecimento de doenças é resultado de cuidados inadequados: alta umidade, pouca iluminação. Plantas ornamentais podem atacar vírus que infectam através do solo. Vamos descobrir como resolver esses problemas.

  1. Nematóides. O inimigo mais perigoso do gerânio e antúrio, pois uma flor morre quando é derrotada. Um sinal claro da doença são nós maciços no sistema radicular. O solo se torna inadequado para o cultivo de qualquer planta e deve ser descartado.
  2. Doenças fúngicas - ferrugem, raiz, podridão cinzenta. Tais problemas indicam o alagamento da planta e a falta de boa drenagem.
  3. Pragas - carrapatos e pulgões. Todos os cultivadores de flores que cultivam croton, dieffenbachia ou dracaena estão familiarizados com as pragas. Métodos padrão são adequados para controlar insetos. Uma solução de sabão em pó salvará pulgões, os carrapatos serão superados com água corrente.
  4. Mosca branca A praga mais séria para lidar com a qual não é fácil. As mais prejudiciais são as larvas que vivem na superfície inferior das folhas. Eles retiram todos os sucos do pelargonium e poluem as folhas com secreções que contribuem para o desenvolvimento do fungo. Medicamentos especiais - Bison, Actellik, Confidor - ajudarão a superar as moscas-brancas.
  5. Se as folhas de gerânio ficarem amarelas e caírem, isso é resultado de pouca iluminação, rega excessiva ou insuficiente. Portanto, o pelargonium deve fornecer condições ideais.
  6. Reddened deixa a planta relata que está frio. Para corrigir o problema, basta reorganizar a panela em um local quente.
  7. Se o gerânio se recusar a florescer, é a falta de luz ou de baixa temperatura. Uma vez em condições confortáveis, ela imediatamente começa a jogar flores.

Agora você conhece os segredos de cuidar de gerânios e como resolver problemas que surgem durante a reprodução. Eu acho que você pode facilmente cultivar um belo pelargonium, que reabastecerá sua coleção doméstica de plantas ornamentais.

Receitas de medicina tradicional com gerânios

É difícil acreditar que o habitual pelargônio presente em quase todos os lares seja um médico milagroso e de ação rápida. Sob inflorescências multicoloridas e um aroma delicado, um poder se esconde, pronto a qualquer momento para ajudar uma pessoa.

Pessoas de tempos imemoriais têm usado gerânios para tratar doenças. Não é surpreendente, porque a planta inclui fitonídeos, pectina, que limpa o corpo de toxinas, óleos essenciais, goma, ácidos gálicos, amido e outras substâncias que curam o corpo. Na mão, você só precisa de receitas para a medicina tradicional com gerânios.

Para o rosto

O óleo essencial puro no rosto não é usado, pois pode causar irritação ou queimaduras. O éster de gerânio é usado como ingrediente para a preparação de cremes, máscaras e óleos. Eu ofereço receitas para o uso de pelargonium no rosto.

  1. O óleo de gerânio ajudará a se livrar da acne e da acne. Usando um cotonete, aplique óleo na área afetada. O procedimento é repetido várias vezes ao dia até a cura completa.
  2. Para peles sensíveis, faça uma máscara calmante e nutritiva de pelargonium. Misture uma colher de óleo de coco com duas gotas de óleo de gerânio e a mesma quantidade de óleo de sândalo. O produto é aplicado no rosto duas vezes por semana durante um terço de uma hora.
  3. Uma pasta feita a partir da polpa de um quarto de óleo de abacate e zimbro, rosa e gerânio na proporção de 2: 2: 3 ajudará a resolver o problema com descamação frequente. Após 20 minutos, lave a máscara com água morna.
  4. Uma pele envelhecida e envelhecida do rosto tonifica a mistura, que inclui três colheres de sopa de base de azeitona, rosa e óleo de gerânio em proporções iguais. Para se tornar mais jovem, use a ferramenta diariamente.
  5. Na luta contra a secura e a flacidez, uma mistura preparada com 150 ml de água mineralizada e óleos de camomila, lavanda e gerânio, que levam três gotas, ajudará. Hidrate a pele três vezes ao dia com um frasco de spray. Não enxágue.

O uso complexo dos meios de "gerânio" ajudará a alcançar o resultado mais rapidamente e a torná-lo mais visível. É difícil imaginar como a pele ficará macia e sedosa depois disso.

Para cabelos

O éter de gerânio é usado em receitas caseiras para cabelos. Basta adicionar algumas gotas de óleo à máscara ou xampu adquirido, misturar bem e usar conforme as instruções.Esta técnica simples ajudará a fortalecer os folículos, a eliminar o excesso de pêlos oleosos e a eliminar a caspa.

  • O óleo de gerânio é ideal para pentear aromático. No óleo, umedeça levemente o pente e penteie os cabelos. O procedimento diário proporcionará brilho ao cabelo e aroma delicado durante todo o dia.
  • O óleo de gerânio ajuda a se livrar dos piolhos. O óleo de pelargonium é misturado igualmente com os óleos de lavanda, tea tree, bergamota e combinado com o óleo de base. Para processar o cabelo com uma mistura pronta, e após uma hora, lave e penteie bem o cabelo.
  • Uma excelente decocção é feita a partir de gerânios. Despeje cinco colheres de sopa de pelargonium com dois copos de água, ferva por 5 minutos, insista por uma hora e use para lavar o cabelo por um mês. Isso irá curar a perda de cabelo, acelerar o crescimento e aliviar doenças do couro cabeludo.

Com otite média

Os gerânios têm sido amplamente utilizados na medicina popular. As propriedades milagrosas com uma composição química única ajudam a tratar até a otite média. Com base no pelargonium, são preparadas tinturas, gotas e pomadas, que são incrivelmente eficazes nessa doença.

  1. Aperte levemente a folha recém-colhida de gerânio, enrole-a com um rolo apertado e insira cuidadosamente no ouvido. Graças a este procedimento simples, a dor será significativamente reduzida.
  2. No combate à otite média, essa ferramenta também é usada. De cinco gramas de folhas de gerânio, faça mingau, misture com 50 gramas de farinha de centeio, adicione uma colher de óleo de cânfora e amasse a massa. Enrole a mistura e envolva-a com uma orelha dolorida.
  3. Com a otite média, o suco de gerânio também ajuda, instilado no ouvido 2 gotas. Além disso, o órgão inflamado é embrulhado com papel de compressa e isolado com algodão. Antes de ir para a cama, enfaixe o ouvido afetado. Dois a três procedimentos eliminam dores de tiro.

O gerânio é incrivelmente eficaz para otite média, mas às vezes inseguro. Com extrema cautela, é necessário usar recursos do pelargonium para o tratamento de mulheres grávidas e crianças. Antes de iniciar o tratamento, consulte seu médico.

Com infertilidade

Os casais que procuram se tornar pais usam todo tipo de maneiras e meios. A infertilidade é geralmente causada por distúrbios endócrinos, baixa motilidade espermática e processos inflamatórios nos órgãos genitais.

Os métodos modernos de tratamento resolvem o problema, mas as receitas da medicina tradicional permanecem populares e significativas. O gerânio ocupa uma posição de liderança entre as ervas que ajudam a lidar com a infertilidade. O pelargonium ajuda a restaurar a função reprodutiva, normaliza os níveis hormonais e elimina os processos inflamatórios.

  • O óleo essencial de gerânio ajuda a superar a depressão, tornar a menstruação menos dolorosa e curar distúrbios sexuais. Ao combater a infertilidade, o gerânio deve estar presente na casa para que os habitantes inalem constantemente seu aroma.
  • O óleo de pelargonium é uma terapia aromática. O cheiro afeta as meninas como agente de aumento do sexo e aumenta a vitalidade.
  • Esse remédio também ajudará a lidar com a infertilidade. Uma pilha de água morna misturada com 4 gotas de óleo de gerânio, adicione uma colher de mel. Tome o medicamento antes de cada refeição. Se o problema for causado por vaginite, em vez de mel, adicione uma colher de refrigerante ao produto e use uma solução para ducha.

Segundo os curandeiros, esses fundos ajudam os casais a atingir seus objetivos e curar a infertilidade. Você não pode usar esses remédios populares sem consultar um médico.

Fatos e lendas interessantes sobre gerânios domésticos

Pelargonium, na forma familiar a nós, foi criado por um criador da Inglaterra George Tradescan. Ele gostava de criar gerânios e chamava suas criações de borboletas ou anjos. O pico de sua habilidade é considerado o gerânio real, que ajudou o rei inglês a lidar com a insônia.

Segundo uma lenda, durante o voo, o guindaste lutou contra o rebanho e aterrissou no campo. Seu corpo congelou devido à chuva fria. Uma lágrima rolou dos olhos do pássaro moribundo e, no lugar de seu contato com o solo na primavera, uma bela planta apareceu, chamada gerânio.

A lenda oriental diz que, antigamente, o pelargonium era considerado uma erva daninha comum até que o profeta Maomé o pendurou em sua capa molhada. Bush colocou a roupa na direção do sol e secou-a rapidamente. Em gratidão, o profeta deu à planta flores perfumadas.

Acredita-se que o gerânio branco repele cobras. Portanto, os residentes dos países do leste colocam um pote de pelargonium na entrada da habitação. Para alguns povos, o gerânio perfumado simboliza força, saúde e vitalidade.

Deixe O Seu Comentário