Decoração de parede na cozinha - escolha a melhor opção

Literalmente, todo proprietário que planeja reparar o espaço da cozinha enfrenta o problema de escolher materiais de acabamento para as paredes. A inevitabilidade do dilema está associada às especificidades da funcionalidade da sala da cozinha - aumento da umidade, mudanças constantes nas condições de temperatura, presença de fuligem e gotas de gordura quente no ar. Apesar da crescente popularidade do uso de exaustores bastante potentes, as paredes das cozinhas de nossos compatriotas são frequentemente expostas a vários fatores destrutivos. A boa notícia para todos os proprietários que estão iniciando um reparo no espaço da cozinha é que existem materiais suficientes que podem enfatizar a individualidade do interior e manter uma aparência atraente após a exposição a todos os fatores negativos acima. Mas a escolha ainda precisa ser feita. Para facilitar a navegação na variedade de materiais de acabamento, criamos uma seleção de projetos de design relevantes para instalações de cozinha, que foram usados ​​no design dos acabamentos de superfície mais populares até o momento.

Requisitos para os materiais de acabamento da cozinha

Obviamente, a escolha dos materiais de acabamento é influenciada principalmente pelo estilo da decoração de interiores e pelo básico do zoneamento da sala no segmento de trabalho e refeições. Porém, devido às características funcionais, ao microclima específico das instalações da cozinha, também existem critérios operacionais para materiais de acabamento:

  • resistência à alta umidade, respingos de água quente;
  • preservação da aparência original após exposição a altas temperaturas, gotas de gordura quente e fuligem;
  • facilidade de manutenção, que envolve a possibilidade de limpar superfícies (usando produtos de limpeza) com a preservação subsequente da aparência "vendável" do material de acabamento;
  • alto nível de higiene - falta de tendência a acumular e multiplicar microorganismos nocivos.

Nos espaços de cozinha de nossos compatriotas, na maioria das vezes você pode ver o uso de azulejos ou mosaicos de cerâmica, pintando e fazendo papel de parede nas paredes. Também são utilizados painéis de parede, reboco decorativo. Obviamente, na maioria das vezes os materiais de acabamento são combinados nas áreas funcionais da cozinha - o principal fator na separação é a presença de uma área de trabalho e de jantar. É uma combinação de acabamentos para certos segmentos funcionais da cozinha que permite alcançar o efeito máximo e a proporção de parâmetros decorativos e tecnológicos.

Telha cerâmica no espaço da cozinha

Os azulejos e mosaicos de cerâmica são um dos materiais mais populares para o revestimento de superfícies em cozinhas. Ao decorar um avental de cozinha, a cerâmica se torna simplesmente um meio indispensável de enfrentar. Este material de acabamento deve sua incrível popularidade às seguintes propriedades tecnológicas e decorativas:

  • durabilidade
  • a capacidade de tolerar altas temperaturas;
  • resistência à umidade, gordura quente e outros fatores prejudiciais;
  • simplicidade na partida, possibilidade de uso de produtos de limpeza;
  • uma riqueza de cores e texturas, variações no tamanho do ladrilho e sua configuração;
  • excelente compatibilidade com outros materiais de acabamento.

Convencionalmente, todos os azulejos podem ser divididos nos seguintes tipos:

  • suave;
  • texturizado (textura);
  • brilhante;
  • fosco.

Para encontrar uma versão adequada dos ladrilhos de cerâmica, que não apenas protegerão perfeitamente as paredes da cozinha de vários fatores de influência, mas também se tornarão um elemento orgânico do interior, qualquer pessoa que planeje consertar na cozinha pode. Existem muitas coleções prontas à venda, que incluem materiais selecionados organicamente para revestimentos de pisos, paredes e aventais de cozinha - existem elementos decorativos, vários painéis, bordas, molduras e rodapés.

É difícil encontrar um projeto de design de cozinha em que todas as superfícies das paredes sejam lado a lado. No entanto, no interior moderno da cozinha, a cerâmica é frequentemente encontrada como um avental ou decoração de parede. Usando azulejos ou mosaicos de cerâmica, você pode decorar toda a superfície acima da área de trabalho da cozinha (o setor para colocar a pia e o fogão ou o fogão), tornando-a uma parede de destaque com cores ou texturas.

Pintura de parede de cozinha

Para muitos de nossos compatriotas, pintar as paredes da cozinha se torna a melhor opção de acabamento, principalmente devido ao custo acessível dos materiais e à capacidade de realizar todo o trabalho de forma independente. A capacidade de procurar a tonalidade desejada usando a mistura de cores também atua como uma vantagem desse acabamento. Mas é importante entender que essa maneira de decorar as paredes requer uma preparação considerável - você precisa ter superfícies perfeitamente uniformes e lisas para pintar.

A tinta resistente à umidade e lavável é adequada para espaços de cozinha. Quanto à paleta de cores, a escolha das opções é diversa. Geralmente, usando diferentes tonalidades da mesma cor no brilho, os designers e seus clientes identificam a ingestão de alimentos e o segmento de trabalho. Mas você pode usar cores fundamentalmente diferentes - um tom brilhante e colorido para a área de jantar, pastel - para o trabalho.

Ao escolher uma cor de tinta para decorar as paredes de uma cozinha, lembre-se de cores frias - todos os tons de azul, verde e suas variações contribuem para a diminuição do apetite. Mas os tons de vermelho, laranja - evocam não apenas emoções positivas e adrenalina, mas também uma sensação de fome. Obviamente, a escolha de uma paleta de cores para decoração de paredes dependerá diretamente da variedade de fachadas da cozinha. Se a sua cozinha for apresentada em cores vivas, para a decoração, é melhor escolher uma paleta clara e neutra. E, pelo contrário, para um conjunto de móveis com cores neutras, o design colorido das superfícies verticais da sala será um excelente companheiro.

Escolhendo entre tinta brilhante e fosca, é importante entender que as superfícies com um leve brilho parecem ótimas e são até capazes visualmente de ampliar a sala, elas lavam bem e não acumulam poeira. Mas nessas paredes as menores rugosidade das superfícies são perfeitamente visíveis. Se você não tiver certeza da idealidade das paredes polidas, é melhor dar preferência às tintas semi-foscas e foscas.

O mainstream dos projetos modernos de design de espaços de cozinha é o uso de tinta preta para terminar uma parede. Tal superfície se torna um tipo de base comunicativa para as famílias. Em uma superfície escura, você pode deixar mensagens um para o outro, anotar receitas ou simplesmente postar fotos, desenhos infantis, cartões postais e ímãs trazidos de viagens.

A escolha do papel de parede para a cozinha

Papéis de parede bonitos e adequadamente selecionados podem decorar qualquer interior, incluindo a cozinha. Mas é importante escolher o tipo certo desse material de acabamento, que corresponderá às características operacionais do espaço da cozinha. Obviamente, o papel de parede comum em papel não é adequado para salas com mudanças constantes de temperatura, alta umidade e risco de contaminação da superfície. Os especialistas recomendam o uso dos seguintes tipos de papel de parede para colar as paredes da cozinha:

1.Vinil - a camada superior desse material de acabamento é feita de cloreto de polivinila, capaz de proteger as paredes de várias influências mecânicas e de todos os tipos de poluição. Os papéis de parede de vinil são bastante fortes e duráveis ​​(tanto quanto esse conceito geralmente se aplica ao papel de parede). Por sua vez, esse tipo de papel de parede é subdividido, de acordo com o tipo de produção, naqueles feitos com base em vinil espumado e com hot stamping. O vinil espumado tem uma textura muito densa e é capaz de esconder perfeitamente pequenas falhas na suavidade das superfícies.

Os papéis de parede em relevo podem ser apresentados na forma de vinil compacto - imitam perfeitamente pedra, alvenaria, gesso e até couro. Os papéis de parede serigrafados são caracterizados por um agradável brilho e suavidade das superfícies. Se você pode usar qualquer tipo de papel de parede de vinil para decorar a área de jantar do espaço da cozinha, para colar o segmento de trabalho, é melhor dar preferência a brigas com estampagem química. Esses papéis de parede têm resistência e resistência suficientes para produtos de limpeza, que geralmente são usados ​​para a limpeza úmida da cozinha.

2.Não tecido - Estes papéis de parede são muito semelhantes em suas propriedades tecnológicas aos produtos de vinil. A principal diferença não é um papel, mas uma base não tecida. Em nosso país, o papel de parede não tecido para pintura é especialmente popular - oculta perfeitamente as irregularidades da superfície. Além disso, o interior da cozinha com papel de parede semelhante pode ser alterado apenas repintando as paredes em um tom diferente.

3.Fibra de vidro ou papel de parede usando fibra de vidro - esses produtos são altamente duráveis. Esse tipo de papel de parede também é usado com mais frequência para pintura e possui várias vantagens inerentes aos papéis de parede de vinil e não tecido.

Gesso decorativo como material de acabamento

O gesso decorativo inclui várias misturas de acabamento que contêm, além dos componentes principais, vários compostos e ligantes - as menores frações de pedras naturais, algodão ou fibra de linho. Graças a uma ampla gama de soluções de cores e texturas, os designers e seus clientes podem realizar uma ampla variedade de idéias para decorar o espaço da cozinha.

As misturas compostas com a adição de cavacos de pedra têm resistência, durabilidade e aparência originais especiais. Para uma sala de cozinha propensa ao aumento da poluição, os tipos de silicato de gesso decorativo são mais adequados.

Convencionalmente, todos os tipos de gesso decorativo podem ser divididos em misturas em base aquosa e anidra. Para finalizar o espaço da cozinha, é melhor dar preferência às misturas de água - esses materiais não têm cheiro químico (nem durante a aplicação nem após a secagem).

Se você escolher gesso decorativo para o acabamento das paredes da cozinha, será necessário preparar as superfícies. Como no caso da preparação para a pintura, as paredes deverão ser niveladas, rebocadas, lixadas e preparadas. Um momento agradável ao escolher este acabamento forcado é o fato de que o processo de aplicação direta de gesso não implica habilidades especiais e pode ser realizado pelos próprios proprietários da cozinha.

Painéis para paredes de cozinha

Os painéis de parede são feitos de vários materiais. Um dos mais baratos e fáceis em termos de opções de instalação são os painéis de plástico. No momento, esse tipo de material não é popular, mas ainda é usado em alguns casos e é principalmente combinado com outros tipos de acabamentos. Os painéis de plástico são capazes de suportar os efeitos das mudanças de umidade e temperatura. Mas a resistência e a durabilidade desse material de revestimento deixam muito a desejar. A compatibilidade ambiental das matérias-primas também não é levada em consideração. Mas uma ampla gama de cores e texturas agradará o comprador moderno.

Recentemente, os painéis de madeira para revestimento de paredes têm sido muito procurados. Alguns tipos de material natural praticamente não sofrem processamento e integração de equipamentos de proteção. Mas qualquer proprietário entende que não pode ser dispensada a dispensação do processamento de painéis de madeira com anti-sépticos e vernizes de proteção, que se tornarão uma proteção para um avental de cozinha. Nada traz calor e aconchego ao interior de uma sala, como usar um padrão de madeira natural. E imaginar um estilo ecológico ou país sem guarnição de madeira é completamente impossível.

Os painéis de parede texturizados podem transformar qualquer, mesmo o mais trivial, interior da cozinha. As superfícies de relevo ficarão ótimas na área de jantar do espaço da cozinha. Para um maior efeito da percepção visual da textura, essas superfícies devem ser bem iluminadas.

Pedra decorativa para criar um interior de cozinha original

Entre os designers de todo o mundo, incluindo a russa, a pedra decorativa é muito popular como material de decoração para várias salas. O espaço da cozinha não é exceção. Pode-se simplificar dizer que uma pedra decorativa consiste em areia, concreto, argila e gesso. O material artificial pode imitar perfeitamente várias raças de pedra natural, mas, ao mesmo tempo, possui as seguintes vantagens:

  • a pedra decorativa é muito mais leve que a natural, o que facilita muito o processo de entrega e instalação;
  • propriedades de resistência suficientemente alta, longevidade;
  • respeito pelo meio ambiente do material;
  • falta de tendência à formação de mofo, multiplicação de bactérias fúngicas;
  • simplicidade em sair.

Ao escolher uma pedra decorativa para a cozinha (como uma sala com umidade suficientemente alta), um material com propriedades repelentes à água deve ser preferido. Caso contrário, você terá que gastar periodicamente tempo e dinheiro revestindo superfícies com compostos especiais.

Faz sentido usar uma pedra decorativa como material de revestimento para todas as paredes apenas em uma sala muito espaçosa e ao escolher um esquema de cores claras. Um pequeno espaço de cozinha como esse acabamento pode "absorver" e reduzir visualmente ainda mais. A pedra artificial é perfeita em uma aplicação medida - como um acabamento de parede acentuado.

A pedra artificial é perfeitamente combinada com outros materiais de acabamento. Mas é importante entender que nem todo tipo de acabamento parecerá harmonioso se não entrar estilisticamente no design. Uma impressão romântica no papel de parede e nas superfícies de pedra parecerá estranha na mesma sala. Mas com madeira, pintura neutra ou decoração de parede com gesso decorativo, esse tipo de acabamento parecerá orgânico.

Se uma lareira for instalada na área de jantar da sua cozinha bastante espaçosa (não importa se é uma lareira existente ou apenas imitando uma lareira), revestir as superfícies com pedra artificial se tornará o acabamento lógico e ideal. Uma combinação de pedra e fogo, ainda que artificial, ajudará a obter uma atmosfera incrível, confortável e aconchegante.

Vidro e metal em um design moderno de cozinha

Obviamente, esses materiais específicos (e não baratos), como vidro e metal, são usados ​​para dosear superfícies da cozinha de maneira limitada e principalmente para revestir um avental. Excelentes propriedades tecnológicas, incluindo resistência a umidade e temperaturas extremas, pingos de gordura quente e tolerância a produtos químicos, tornam as chapas de aço inoxidável e vidro uma excelente maneira de proteger as paredes da área de trabalho da cozinha.

O aço inoxidável como revestimento de um avental de cozinha parece muito moderno, combinando perfeitamente com os elementos cromados dos eletrodomésticos. Para o estilo moderno, as chapas de aço de alta tecnologia serão um excelente complemento para o acabamento da superfície, sem mencionar a proteção confiável das paredes nos setores mais carregados - a localização da pia e do fogão (fogão).Mas é importante entender que em um avental aparado com uma chapa de aço inoxidável, qualquer sujeira, até mesmo vestígios de gotas de água e impressões digitais, é claramente visível.

Em projetos de design modernos, recentemente é possível encontrar o uso de uma grande chapa de aço inoxidável como acabamento para uma parede inteira (embora pequena). Essa superfície pode ser usada como uma parede de exposição, uma base para colocar uma coleção de ímãs, deixar notas para as famílias e colocar receitas e listas de compras.

O vidro temperado é capaz de suportar as mais altas temperaturas, é fácil de cuidar e pode ser apresentado em várias opções de cores. É possível aplicar a impressão de fotos em placas de vidro usadas para revestir os aventais de cozinha (isso, no entanto, aumenta significativamente o custo do acabamento). Usando a guarnição de vidro, você pode criar um toque de cor no interior do espaço da cozinha. Além disso, superfícies de vidro com um leve brilho contribuem para a expansão visual do espaço.

Alvenaria como parte da cozinha

As paredes de tijolo tornaram-se parte integrante do interior dos quartos com diferentes cargas funcionais para muitas tendências estilísticas. A obtenção de alvenaria como uma opção para a decoração da parede pode ser feita de várias maneiras - usando painéis de parede, papéis de parede especiais. Mas o método mais simples e eficaz é a falta de gesso em uma parede de tijolos comum. Obviamente, para um espaço de cozinha específico do ponto de vista do microclima, é necessário tratar as paredes de tijolo com sprays e vernizes especiais, que criam uma camada protetora contra a umidade e as gotas de gordura quente.

Permitir o design de todas as paredes em forma de alvenaria, talvez, é uma sala muito espaçosa, projetada no estilo de um loft. Como regra, um tijolo é usado como destaque - cor e textura. Você pode combinar esse tipo de decoração de parede pintando e colando as superfícies com papel de parede comum.

Uma das opções para decorar uma parede de tijolos é pintar com tinta resistente à umidade. Se você pintar parcialmente, poderá obter o efeito de uma superfície envelhecida. Esse acabamento ficará ótimo em uma cozinha decorada no estilo chique, vintage e até retrô. A pintura normal em cores vivas se tornará um elemento harmonioso do interior, feito em quase qualquer estilo.

Deixe O Seu Comentário