Como fazer panquecas com sêmola
Muitas donas de casa associam sêmola apenas a mingau. Se você se enquadra nessa categoria de especialistas em culinária, meu artigo mudará de idéia e fornecerá novas oportunidades para demonstrar excelência culinária.
Vou compartilhar as receitas populares deste assado incomum, pelas quais as crianças são loucas. E os gourmets adultos não perdem a chance de apreciar seu sabor.
Panquecas de caloria com sêmola
O teor calórico médio das panquecas de sêmola é de 125 kcal por 100 gramas. O indicador final depende dos produtos utilizados para cozinhar.
Antigamente, a sêmola era considerada o grão mais inútil usado na culinária. Com o tempo, a opinião mudou. A sêmola é realmente inferior a outros cereais na quantidade de fibra contida, mas isso não se aplica a oligoelementos e vitaminas. Ferro, fósforo, potássio, sódio e várias vitaminas são apenas uma partícula das substâncias benéficas contidas neste cereal.
A propriedade mais valiosa da sêmola é que ela é absorvida pelo intestino no final do trato digestivo, enchendo o corpo de energia e força. Além disso, a sêmola apoia o corpo na remoção de gorduras e lida facilmente com o excesso de muco.
Receita de panquecas de fermento com sêmola no leite
A primeira receita que vou compartilhar é baseada no uso de sêmola, leite e fermento. O resultado são doces nutritivos, adequados para um banquete familiar no café da manhã ou no chá da tarde. Graças à sêmola, a massa fica mais densa e o sabor do prato acabado fica saturado.
Ingredientes
- Leite - 500 ml.
- Água - 250 ml.
- Manka - 120 g.
- Farinha - 100 g.
- Ovo - 1 unid.
- Óleo vegetal - 65 ml.
- Açúcar - 30 g.
- Sal - 1 pitada.
- Levedura seca - 1,5 g.
- Creme de leite - 100 g.
- Manteiga - 20 g.
Como cozinhar:
- Faça uma massa primeiro. Dissolva o fermento no leite aquecido, despeje o açúcar e misture. Mantenha a mistura quente por 20 minutos, adicione o ovo e bata com um batedor.
- Misture a sêmola com a farinha. Combine o conteúdo dos dois recipientes, misture, despeje água morna, óleo vegetal e misture novamente. Deixe sob o filme quente por 2 horas.
- Embaralhe a base da panqueca. Use uma concha para derramar um pouco de massa sobre uma frigideira aquecida e untada e frite até ficar cozido.
Como servir panquecas de sêmola? Qualquer aditivo doce - geléia, mel ou leite condensado - servirá ao papel de acompanhante. E apenas com chá ou compota, eles são incrivelmente saborosos.
Panquecas exuberantes grossas com sêmola em kefir
Essas panquecas são grossas e não inferiores em saciedade à primeira opção. Ao mesmo tempo, o prato acabado tem um sabor delicado e incomum.
Ingredientes
- Manka - 80 g.
- Farinha - 150 g.
- Açúcar - 40 g.
- Ovo - 1 unid.
- Óleo vegetal - 15 ml.
- Sal - 1 pitada.
- Kefir - 500 ml.
- Água fervida - 200 ml.
- Despeje o kefir aquecido em uma tigela, adicione a sêmola com açúcar, sal e um ovo, misture bem.
- Despeje a farinha na mistura resultante em porções. Pegue uma massa grossa. Dilua a massa com água aquecida para um creme azedo espesso e despeje o óleo vegetal, misture.
- Asse as panquecas em uma frigideira untada. Frite dos dois lados até que um blush apareça.
Panquecas de fermento com sêmola são idealmente combinadas com geléia de groselha ou morango. Tal conjunto proporciona um prazer gastronômico incrível.
Panquecas com sêmola na água
Panquecas na água irão agradar as pessoas que observam jejuns na igreja ou seguem uma dieta vegetariana. Eles também são adequados para dieters, se você diminuir as calorias, substituindo o açúcar por adoçantes naturais.
Ingredientes
- Água - 1 l.
- Manka - 100 g.
- Farinha - 350 g.
- Óleo vegetal - 6 colheres de sopa.
- Açúcar - 1 colher de chá.
- Refrigerante - 0,33 colher de chá.
- Vinagre
- Ferva água. Quando o líquido esfriar, despeje o açúcar, uma pitada de sal e refrigerante hidratado, despeje o óleo vegetal.
- Misture a farinha peneirada com a sêmola. Adicione a mistura resultante gradualmente ao líquido, misture bem, amassando todos os coágulos e caroços.
- Aqueça a panela, o óleo e asse panquecas. Trinta segundos de um lado são suficientes.
Panquecas de sêmola na água são boas quando quentes. Como aditivo, aconselho o uso de creme de leite, creme ou geléia.
Panquecas com sêmola sem farinha
Todas as receitas consideradas para panquecas de sêmola incluem o uso de farinha. No entanto, no meu arsenal, há uma receita na qual esse ingrediente de movimento rápido não é. Essas guloseimas são incrivelmente saborosas, especialmente se servidas com leite condensado ou chocolate.
Ingredientes
- Sêmola - 1 copo.
- Aveia - 1 xícara.
- Kefir - 500 ml.
- Ovo - 3 unid.
- Açúcar - 2 colheres de sopa.
- Sal e refrigerante - 0,5 colher de chá cada.
- Óleo de girassol
- Usando um liquidificador, triture bem a aveia e misture com a sêmola. Despeje a mistura resultante com kefir e deixe por 2 horas para inchar o cereal.
- Adicione os ovos, sal, açúcar e refrigerante à base, misture bem.
- Aqueça uma frigideira no fogão, unte com óleo vegetal e asse panquecas até dourar dos dois lados. O resultado é uma tigela inteira de panquecas perfuradas e exuberantes.
Para manter as panquecas frescas até que o cozimento esteja completo e não esfriar, uma técnica simples ajudará. Coloque o prato na panela, despeje um pouco de água fervente e leve ao forno. O Steam cuidará de tudo.
Panquecas com sêmola - uma ótima solução quando você precisa preparar rapidamente um delicioso café da manhã em casa. E, embora não sejam recheados devido ao seu esplendor e espessura, os aditivos vêm em socorro. Geléia, mel, leite condensado, chocolate líquido, geléia de maçã ou chantilly com açúcar são adequados. Até as frutas frescas polvilhadas com açúcar em pó dão um sabor incrível.