Contraste no interior: piso escuro e paredes claras

A combinação de cores é um dos principais fatores que afetam os sentimentos das pessoas. Isso é especialmente importante para os quartos onde a maior parte do tempo é gasta. A abordagem para o design das salas de estar deve ser especialmente rigorosa. As decisões tomadas em relação ao design de cores devem ser consideradas nos estágios iniciais dos trabalhos de reparo e construção.

A combinação de tons de piso com paredes pode se tornar fundamental no clima geral que esse ou aquele ambiente cria. O contraste do escuro e da luz cria uma mudança óptica no espaço. Para usar esse recurso corretamente, é necessário considerar algumas qualidades específicas das combinações de cores.

As especificidades do uso de um piso escuro nos quartos

Piso escuro é de longe o mais comum em salas de estar e outras instalações. Para criar contraste, o primeiro passo deve ser exatamente o piso escuro. Este é o pano de fundo mais aceitável para decoração adicional do quarto.

Acredita-se que esse método reduza o espaço, mas isso pode ser eliminado usando tons claros nos outros elementos da decoração. Além disso, o piso escuro está associado ao solo e, portanto, parece o mais natural.

Se o marrom for escolhido para o piso, você poderá notar sua composição complexa. Com iluminação diferente, cada tom de marrom aparece em uma nova forma. É por isso que está em perfeita harmonia com muitos outros tons de cores diferentes. Esta é uma escolha universal. É adequado para qualquer estilo, pois com base em um piso marrom escuro, você pode criar um ambiente clássico e projetar uma sala em estilo minimalista. O mobiliário campestre em estilo campestre ficará especialmente impressionante contra o piso escuro de tons marrons.

O piso cinza escuro também ganhou imensa popularidade entre os designers. Este piso parece sofisticado e elegante, criando uma atmosfera de conforto e tranquilidade. Uma enorme paleta de cores em harmonia com o cinza escuro torna esse piso universal para salas com qualquer finalidade.

Tons de vermelho escuro e laranja escuro também são adequados para pisos. A cor das cerejas ou do merbau tornará a atmosfera da sala quente e aconchegante. Ao mesmo tempo, tons de amarelo, marrom e verde ficam bem nessa sala.

Pisos pretos parecem muito elegantes. Tal elegância e sofisticação são peculiares apenas a essa cor. Em salas pequenas, pisos pretos podem criar uma atmosfera sombria e reduzir o espaço. Se o desejo de colocar o chão preto for muito grande, todos os outros detalhes desta sala deverão ser claros. Então você pode evitar a manifestação negativa do preto.

Além do piso liso, uma combinação de tons escuros também pode ser usada. Parquet, ladrilho ou mosaico empilhados permitem criar um padrão único, mantendo a cor escura do piso.

Pisos escuros têm uma desvantagem - a poeira é claramente visível. Se em uma sala com um piso leve essas pequenas impurezas não forem visíveis, os proprietários de uma cobertura de piso escura terão que realizar a limpeza úmida com muito mais frequência.

Características do uso de paredes claras

Paredes claras são uma solução universal para qualquer ambiente. Existem muitas vantagens incontestáveis ​​do uso de tons claros:

  1. expansão visual do espaço;
  2. uma sensação de limpeza e esterilidade;
  3. a possibilidade de usar qualquer material;
  4. compatibilidade excepcional com outras cores;
  5. a possibilidade de usar qualquer estilo em um projeto de design e muito mais.

O principal, é claro, é a capacidade das persianas de criar a ilusão do espaço. Salas pequenas podem ser submetidas à correção necessária com paredes claras e teto branco.

As paredes podem ser brancas com tinta, papel de parede, gesso, ladrilho e de outras maneiras. Esse fator permitirá que você escolha os materiais de acabamento com base em desejos e recursos financeiros. Além disso, as paredes podem ter qualquer textura, mantendo a luz. Muitos materiais permitem projetar a superfície de maneira muito eficaz, sem recorrer a elementos decorativos adicionais.

A desvantagem das paredes leves é a sujeira. Esse problema pode ser resolvido selecionando materiais que não têm medo de limpar. Muitos papéis de parede e tintas podem suportar até detergentes químicos. Portanto, em salas com alto risco de poluição, esses materiais devem ser utilizados.

Propriedades da combinação contrastante de piso e paredes no interior

A combinação de piso escuro e paredes claras é clássica e pode ser usada para qualquer finalidade. O principal efeito desse bairro é uma expansão acentuada da sala. Se a sala tiver um teto leve, a sensação necessária de espaço será facilmente alcançada. Em combinação com um teto escuro, esse efeito é difícil de alcançar.

É possível obter expansão adicional do espaço usando um laminado escuro com um padrão específico. Deve ser feito de elementos com ranhuras na forma da letra "V". Posicione o padrão ao longo das paredes longas. Outro segredo do aumento visual na área do piso com um revestimento escuro é o design de seus rodapés da mesma tonalidade.

O conjunto de pisos escuros e paredes brancas pode ser considerado o mais universal. Aqui, a imaginação do designer não tem limites. A praticidade do piso escuro é compensada pela luz de fundo de superfícies brancas.

Apesar da combinação clássica de escuro e claro, o design da sala pode conter elementos extravagantes. Motivos étnicos foram recentemente muito relevantes. Eles podem diluir a monotonia do espaço do escritório. Móveis no estilo shabby chic também se encaixam perfeitamente no quarto com piso escuro e paredes brancas. É difícil encontrar um elemento que não se encaixe nessa sala.

É especialmente conveniente usar essa combinação de cores se a decisão final sobre a imagem futura da sala ainda não tiver sido tomada. No processo de registro, quaisquer alterações são possíveis e isso não afetará o resultado final.

Assista ao vídeo: Percepção Visual - Qual a melhor cor para a parede piso e teto? (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário