Tipos de pernas para móveis de madeira, dicas de seleção

A estabilidade e a qualidade da fabricação de elementos de hardware sempre determinam a confiabilidade dos produtos para móveis, pernas de madeira para móveis são um desses indicadores. Estes dispositivos são feitos de vários tipos de madeira, têm um design e estilo diversos. Para determinar se o produto selecionado é confiável, você deve estudar as variedades de elementos com mais detalhes.

Espécies

Além das funções estéticas e de apoio, as pernas também podem ser ajustadas, permitindo que os móveis se movimentem pela sala. Eles também dão aos móveis uma aparência completa. Todos os postes de madeira podem ser classificados de acordo com 2 características principais:

  • de acordo com o método de fabricação;
  • em forma e estilo.

Vale a pena considerar a diversidade de espécies das pernas com mais cuidado, para que no futuro você possa escolher a opção adequada para o lar.

De acordo com o método de fabricação

Dependendo de como os elementos do suporte para móveis são feitos, eles podem ser divididos nas seguintes classes:

  • ferramentas torneadas;
  • opções fresadas;
  • dispositivos de suporte esculpidos para móveis.

Para a fabricação de produtos, são utilizadas máquinas apropriadas que dão forma à árvore e lhe conferem elementos decorativos. Pernas de diferentes métodos de produção são usadas em vários tipos de móveis.

Virou

Tais dispositivos são feitos em um torno girando espaços em branco. A base do suporte é fixada na unidade, que gira em torno de seu eixo em alta velocidade, enquanto o aparelho retifica a forma desejada.

O mestre pode dar ao produto uma silhueta figurada com a ajuda de formões especiais que se conectam à máquina. As linhas desses produtos são suaves, curvas. Pernas de móveis torneadas são usadas para completar mesas, cadeiras, banquinhos, estandes de flores. Os modelos têm várias vantagens:

  • preço razoável dos produtos;
  • simplicidade de forma e facilidade de fabricação;
  • variedade de espécies: modelos cônicos, em forma de gota, cilíndricos e esféricos tornam populares as pernas torneadas.

Nos móveis estofados, essas variações praticamente não são utilizadas: para ver toda a beleza da perna, ela deve ser longa, o que não é aceitável para sofás e camas.

Fresagem

Não são feitos suportes menos originais usando a fresagem de madeira. Graças a esta técnica, são obtidos dispositivos elegantes e funcionais para móveis. A essência da tecnologia é a seguinte:

  • o material é instalado em um aparelho de trituração especial;
  • um desenho é inserido no programa cnc, segundo o qual o corte é realizado;
  • a máquina processa madeira, decorando exatamente de acordo com o desenho.

Assim, você pode obter um produto bonito, sem chips, buracos indesejados. Este método é vantajoso no caso do uso de espécies valiosas de madeira, quando a precisão e a precisão são o principal trabalho fundamental.

Esculpido

A aparência das pernas de madeira para móveis esculpidos é considerada a mais atraente. Anteriormente, apenas o trabalho manual era usado para alcançar essa beleza. Hoje, ele foi substituído por fresadoras multieixos, permitindo que você faça um modelo em um curto período de tempo.

O trabalho manual sempre foi muito valorizado, portanto, as pernas esculpidas feitas com a ajuda do corte manual da decoração terão um alto custo. Tais produtos são caracterizados por cachos, ornamentos complexos e formas elegantes. Pernas esculpidas são usadas para esses tipos de móveis:

  • Cadeiras
  • mesas;
  • camas;
  • armários; armários;
  • banquetes.

As pernas esculpidas são sempre exclusivas, são mais adequadas para interiores clássicos luxuosos, como rococó ou império.

Em forma e estilo

Entre a enorme variedade de formas geométricas e estilos de execução de modelos, vale destacar os principais populares hoje em dia:

  • pernas de cabriole - distinguidas por uma dobragem dupla;
  • Produtos Empire - caracterizados pela presença de motivos antigos;
  • pernas no estilo da era vitoriana - a principal característica em forma alongada e a presença de um padrão floral;
  • várias formas geométricas - a presença no suporte de um elemento de uma determinada geometria;
  • combinação de estilos - uma combinação de figuras estritas com ornamentos.

Propomos considerar com mais detalhes cada tipo de suporte para móveis.

Cabriole

Conversíveis são pernas que têm uma dobra dupla. Na fabricação de tais modelos, há uma característica: a linha curva das pernas primeiro se dobra em uma direção e depois de um tempo a segunda, mas na outra direção.

Eles fazem um pé tão graciosamente moldado a partir de madeira maciça trabalhando em uma máquina-ferramenta. Além disso, o produto pode ser fabricado com uma serra manual e ferramentas apropriadas. Levará muito tempo para trabalhar, mas o resultado excederá todas as expectativas.

O cabriole é caracterizado por formas arredondadas e o estilo de execução remonta ao século XVIII, quando os móveis acabados com esse método eram considerados um sinal de riqueza.

Empire

Esses modelos são representados por espaços em branco de madeira com a imagem de esfinges, grifos, cabeças de leão e patas. Império refere-se aos tempos antigos, quando as próprias pernas eram feitas na forma de patas de animais reverenciados. Hoje, a diversidade é representada por produtos com ornamentos em alto relevo que se encaixam perfeitamente no interior do estilo clássico.

O império é caracterizado pelo empréstimo de formas antigas, portanto, a árvore dos produtos é selecionada densa, de modo que, ao trabalhar com ele, não há lascas. Aqui, faia, pinheiro e freixo provaram bem.

Clássico vitoriano

As pernas esculpidas em estilo vitoriano são muito populares entre os amantes de móveis clássicos. Eles são usados ​​para armários, cômodas, camas, mesas em miniatura. As pernas são caracterizadas por tais características:

  • simetria do ornamento;
  • formas alongadas;
  • linhas curvas e retas;
  • massividade;
  • o uso de apenas espécies valiosas de madeira;
  • o uso de douramento na decoração das pernas.

Pilares de madeira com decoração cara costumam ser usados ​​para móveis, como sofás estofados, poltronas e cadeiras.

Formas geométricas

Essas opções são usadas no design de móveis modernos. Eles são representados por produtos na forma de bola, cubo, cone e outras figuras geometricamente regulares. Eles complementam bem os móveis no interior do minimalismo, alta tecnologia e outros estilos modernos.

O recurso de fabricação é a relativa simplicidade - não há necessidade de cortar ornamentos, padrões, desenhos complexos. O destaque do suporte é sua despretensão, portanto, esses modelos são produzidos em larga escala nas fábricas de móveis. Eles também têm um custo acessível.

Combinação de estilos

Outra variedade de suportes para móveis é o design, usando uma combinação de vários estilos. Esse uníssono pode ser feito por modelos que parecem externamente moldados com linhas curvas, mas ao mesmo tempo um elemento no formato de uma bola é colocado no centro da perna. Na variedade de variações prontas, pode-se encontrar pernas esculpidas com ornamentos que combinam com a forma geométrica usual.

Os produtos podem ser feitos de madeira com suas próprias mãos, para isso você precisará de cortadores especiais. Você pode processar os espaços em branco em oficinas especiais e depois cortar o padrão necessário. Assim, temos opções elegantes em um design individual que complementa perfeitamente as peças de mobiliário.

Materiais de fabricação

Para a produção de suportes para móveis, hoje não são usadas apenas espécies valiosas de árvores, mas também aquelas usadas na fabricação dos móveis correspondentes:

  • O carvalho é um material de alta resistência e tecnologicamente avançado; portanto, é popular nas fábricas de móveis. Não é afetado por mudanças de temperatura, umidade, não é propenso a processos de putrefação. O custo dos produtos é bastante alto; além disso, ferramentas especiais são usadas para fazer esculturas em tais materiais;
  • noz - refere-se a tipos caros de matérias-primas. A noz é fácil de polir e não absorve a umidade;
  • cinza - possui estrutura leve, alta resistência e não é propenso a rachaduras. O único aspecto negativo - as pernas são tratadas com um agente anti-deterioração especial;
  • faia - não muito resistente à umidade, mas comparável em termos de resistência ao carvalho, tem uma cor bonita;
  • wenge - refere-se à madeira tropical e é resistente a danos mecânicos;
  • O mogno é um tipo valioso de material que possui altas taxas em qualquer campo. Os suportes de mogno são considerados os mais caros e de elite.

A perna para móveis é um dos elementos mais importantes dos produtos. Ao escolher o material e o estilo do modelo, preste atenção à qualidade de sua implementação, bem como à cor, que deve corresponder harmoniosamente aos móveis existentes.

Vídeo

Deixe O Seu Comentário