Ilhas Lofoten - a pérola do norte da Noruega

As ilhas Lofoten (Noruega), durante muitos séculos, atraíram a atenção de turistas de todo o mundo. A natureza aqui é tão pitoresca e possui tanto poder mágico que romances foram escritos sobre as ilhas, poemas, músicas dedicadas, pinturas foram pintadas e esculturas esculpidas.

Dificilmente existe um lugar no mundo onde você pode andar com raquetes de neve e surfar, visitar um safari de baleias e ver a banheira de hidromassagem mais perigosa do mundo, escalar um pico de montanha, relaxar na praia e apreciar as luzes do norte. As férias nas Ilhas Lofoten não serão estragadas, nem mesmo por um voo longo, clima instável e preços altos.

Informações gerais

Lofoten (Noruega) é um arquipélago localizado no mar da Noruega. As ilhas estão localizadas no noroeste da Noruega e cobrem uma área de mais de 1220 metros quadrados. km A população do arquipélago é de quase 24 mil pessoas.

Lofoten consiste em muitas ilhas, cuja costa é recortada por baías e praias confortáveis. A principal característica do descanso em Lofoten é a solidão, o silêncio, a tranquilidade e a natureza selvagem, intocada pelo homem.

Apesar da localização geográfica das ilhas, o clima é relativamente quente. Isto é devido à proximidade imediata da corrente quente do Golfo.

Isso é importante! Você pode ficar nas ilhas do hotel ou em rohrb - uma casa particular de propriedade de pescadores locais. No entanto, a maioria dos residentes de Lofoten é rica e aluga moradias a preços superiores aos preços dos hotéis.

O que fazer e o que ver

Safari de baleia

As baleias são animais incríveis, há muito que são consideradas criaturas mágicas. Além disso, as baleias são os maiores animais do planeta. Julgue por si mesmo - o peso de um coração de baleia é de 700 kg e o peso da língua é igual à massa de um elefante.

Um fato interessante! Outro nome para baleias é canários do mar. Eles são chamados porque as baleias são os únicos mamíferos que podem e gostam de cantar.

Desde 1986, existe uma proibição mundial da produção de baleias em escala industrial. Desde então, as baleias tornaram-se objeto de um incrível safári, durante o qual você pode admirar animais bonitos e inteligentes, fotografá-los.

O melhor lugar para um safari de baleia é nas Ilhas Lofoten. Da primavera ao início do outono, as baleias assassinas e as cachalotes caçam aqui. Animais enormes nadam perto dos barcos e, nos meses de inverno, são claramente visíveis da costa.

Na cidade de Annenes, há um Centro de Baleias, um museu temático. É daqui que os barcos e iates partem para um safári de baleias. Basta mover-se a alguns quilômetros da costa e as baleias ficam a poucos metros de você. No inverno, há uma chance de ver até as baleias espermatozóides.

Isso é interessante! Segundo as estatísticas, em 96% dos casos, os turistas conseguem ver as baleias saltando para fora da água. Se os turistas caírem em 4% dos casos malsucedidos, a organização que conduz o safari leva os turistas a um evento repetido a qualquer momento conveniente ou devolve o dinheiro.

Cafés e restaurantes em Lofoten servem carne de baleia porque a Noruega não assinou uma proibição de pescar baleias.

Pescando em Lofoten

A pesca nesta parte da Noruega é atraente, pois é possível uma boa captura ao longo do ano. Fiordes localizados na costa não congelam nem no inverno. As condições mais favoráveis ​​para a pesca ocorrem na segunda quinzena de abril e persistem até meados de outubro.

Na primavera, o bacalhau aparece na costa das ilhas. Neste momento, você pode pescar de 15 a 20 kg. Ilhas Lofoten é um local ideal para a pesca em alto mar. A uma profundidade de 30 metros, há escamudo, meneck, solha, arinca e lur. Se você pescar a 80 metros de profundidade, poderá pescar tamboril, molva e robalo.

Conselhos! A pesca mais "produtiva" acontece na maré alta e cerca de 30 minutos após a maré baixa.

Pesca mensal:

  • Abril-maio ​​- um excelente período para a captura de bacalhau, peixe-gato, arinca;
  • no verão, uma boa captura de escamudo, arraia, cavala, molon, alabote, linguado, salmão, truta, arenque;
  • no outono, eles pegam troféu, peixe grande, mas a severidade e a imprevisibilidade do clima do norte devem ser levadas em consideração - as tempestades começam a se espalhar a partir do final de setembro.

Para pescar nas ilhas, você pode ficar em uma das muitas bases de pesca, alugar uma embarcação e o equipamento necessário.

Isso é interessante! As condições ideais para a pesca são fornecidas pela quente corrente do Golfo. No inverno, a temperatura do ar varia de 0 a +10 graus, e no verão o ar aquece até +30 graus. Desde o final de maio até meados de julho, não há noite nas ilhas, porque o Sol não vai além do horizonte.

Surf nas Ilhas Lofoten

Patinar em água fria está rapidamente ganhando força em todo o mundo. Isso se deve em grande parte ao desenvolvimento de tecnologia e ao uso de roupas de mergulho especiais.

Características do surf em Lofoten:

  • água fria ao longo do ano;
  • as condições climáticas são o mais confortável possível para o surf;
  • Depois de surfar, você pode relaxar na sauna.

As ondas aqui são características de todo o hemisfério norte - pequenas no verão e altas no inverno. Iniciantes vêm aqui em junho, julho e agosto. No inverno, você pode conhecer surfistas profissionais reais.

Isso é interessante! Há uma escola de surf nas Ilhas Lofoten, onde você pode alugar uma cabana confortável ou vir com sua própria barraca, mas nesse caso você terá que pagar pelo alojamento na barraca. Há uma escola em Unstad. Casas de qualquer tamanho, com sauna e cozinha, chuveiro e vaso sanitário.

Museus
  • Museu Viking Lofotr. Esta é uma reconstrução única e impressionante de um assentamento da Era Viking. Mergulhe no mundo Viking cruel e brutal e sinta como viveu o último líder Viking Olaf Twenumbr. Em uma habitação com 83 metros de comprimento, há um quarto de dormir, um salão de mel. Aqui, a aparência das instalações e a decoração são restauradas com a máxima precisão. Além da casa do líder, você pode passear pela fazenda, visitar a forja e admirar os navios Viking. As visitas guiadas, vestidas com trajes históricos, fornecem visitas guiadas. O museu está localizado na pequena vila de Borg, perto de Bestad.
  • Museu do bacalhau. Foi fundada no final do século passado e faz parte de uma vila piscatória autêntica e colorida, no estilo do século XVIII. Todos os eventos organizados na vila são realizados em tradições nacionais e refletem a vida dos pescadores noruegueses por duzentos anos. O museu está localizado na parte mais ocidental do arquipélago, na vila de O, no município de Moskenes.
  • Museu de assentamentos de pesca. Está localizado na mesma vila e exibe as características da vida e da vida dos pescadores noruegueses. A exposição consiste em muitos objetos interessantes, uma forja, uma casa de pesca residencial, uma casa de palafitas, uma padaria e muito mais.
Caminhadas

A melhor época para caminhar é o verão, quando um dia polar dura nas ilhas. Caminhadas noturnas nas montanhas são uma aventura especial e incomparável. As ilhas organizaram muitas rotas turísticas, cada uma das quais dará muitas impressões e emoções. As rotas mais espetaculares da ilha de Eustvogoy. No centro da ilha, há o Monte Runnfjellet, de suas paisagens incríveis.

Você também pode escalar outras montanhas:

  • Floa - uma subida difícil, do topo é visível toda a capital - Svolvaer;
  • Rheinbringen - a subida é bastante íngreme; do topo você pode ver ilhas até a ilha de Hamneuil e a vila de Rhine;
  • Stolva - altura de elevação é de 750 metros.

Isso é interessante! O alpinismo é bem desenvolvido nas Ilhas Lofoten.

Muitos turistas experimentam sua resistência enquanto escalam os picos gelados. Rotas ótimas foram desenvolvidas nas ilhas de Austvogoya e Moscenoya. Nesses lugares, o ciclismo é generalizado, rotas especiais são estabelecidas. Todos os anos, no solstício de verão, você pode participar de competições de ciclistas, mas esteja preparado para que todas as ilhas do arquipélago tenham que viajar.

Fenômenos naturais fascinantes

Perto da ilha mais distante de Moskenoya, há um fenômeno natural único - a banheira de hidromassagem Maelstrom. Foi formado como resultado do encontro de várias correntes rápidas. As primeiras menções a Malstrem são encontradas nos estudos do cientista grego Pithaeus, há 2 mil anos. Desde então, um redemoinho foi observado em todas as cartas marítimas.

A extravagância da aurora boreal é outra aurora natural, para a qual turistas de todo o mundo vêm às ilhas Lofoten. Do arquipélago começa o cinturão das luzes do norte. Ao escolher um local para observação, considere vários fatores:

  • condições ideais para observar as luzes do norte - ar seco, céu limpo e ausência da lua no céu;
  • é melhor fazer uma viagem - das 22h às 00h;
  • precisa sair da cidade e da iluminação elétrica.

Em Lofoten, na cidade de Laukvik, na ilha de Austvogoya, o Northern Lights Center leva turistas.

Outro fenômeno natural único que você pode admirar nas ilhas é a caça de águias. Os navios trazem turistas para o local onde as águias caçam peixes. Os pássaros estão à distância de você. O espetáculo é impressionante quando um pássaro voa até você com uma envergadura de mais de 2,5 metros.

Vistas
  • A capital das Ilhas Lofoten é a cidade de Svolvaer. Foi fundada no século VIII e está localizada perto da Montanha Goat. Nos meses de verão, os passeios ao redor do Tolfjord partem daqui.
  • A vila de Reine - um dos lugares mais bonitos da Noruega - está localizada na parte ocidental do arquipélago, na ilha de Moskenøya.
  • Caverna de Colchelleren. Aqui desenhos preservados nas rochas, cuja idade é de 3 mil anos.
  • Oceanário. Introduz turistas no mundo subaquático de Lofoten e em toda a Noruega. Existem piscinas com lontras e focas, um aquário com bacalhau. Em memória de uma visita ao aquário, compre uma lembrança em uma pequena loja.
  • Praia da cidade de Blake. A costa é coberta de areia branca, que parece neve. A praia é perfeitamente limpa e a cor das ondas se assemelha a grama verde e exuberante. A extensão da praia é de 2,5 km; é possível ver claramente a ilha com a rocha Blakeksoy, onde nidificam incríveis papagaios-do-mar, que são chamados de papagaios-do-mar por causa de sua plumagem brilhante.
  • Nusfjord é a vila piscatória mais antiga. Aqui, todo um complexo de edifícios construídos no século XIX foi preservado. A arquitetura da vila é única - como resultado de escavações, foram encontrados assentamentos construídos no século V.
  • Parque de Escultura em Gelo Magic Ice. Este é um teatro real, tecido de gelo, cor e música. O design do parque apresenta a natureza e a vida de Lofoten, tradições, lendas de trolls e ninfas. Há um bar de gelo no parque.

Tempo e clima

Dado que o arquipélago está localizado além do Círculo Polar Ártico, pode parecer que o clima aqui seja severo e muito frio. No entanto, os meses de inverno em Lofoten são bastante quentes, isso é possível devido ao fato de a corrente do Golfo fluir calorosamente perto das ilhas. Além disso, correntes quentes de menor tamanho fluem aqui - o Atlântico Norte e a Noruega.

Se preferir clima quente, vá para as ilhas de Röst ou Vöröy. Mesmo no inverno, a temperatura do ar não cai abaixo de 0 graus. No verão, a temperatura média do ar é de + 15 ° C. A água do oceano em águas rasas aquece nos meses mais quentes para +17 ° C, mas, como regra, a temperatura atinge + 10 ... +12 ° C.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Como chegar às Ilhas Lofoten

Se você decidir fugir da agitação da cidade, vá para as Ilhas Lofoten, é claro, o caminho não é o mais fácil e o mais próximo, mas é um dos lugares mais maravilhosos não apenas na Noruega, mas também no mundo.

De avião

Existem várias respostas para a pergunta - como chegar às Ilhas Lofoten (Noruega). O primeiro é de avião. Existem vários aeroportos que fazem voos diariamente, mas voar para a capital Svolvar é inconveniente porque requer duas transferências. Da capital da Rússia, você precisa voar para Oslo, depois para Bodø e de lá você pode voar para a capital Lofoten. A estrada leva pelo menos 8 horas. De Bodo a Svolvar, o avião voa de 20 a 30 minutos.
Compare preços de acomodação usando este formulário

De balsa

Os navios de cruzeiro correm ao longo da costa, cuja rota passa por 21 assentamentos, 5 dos quais localizados no arquipélago:

  • Svolvar;
  • Stamund
  • Stokmarknes;
  • Sortland
  • Riceohamn.

Você pode fazer uma viagem de qualquer cidade da Noruega. O custo médio da viagem custará de 600 a 750 euros. Duração do cruzeiro a partir de 2 dias.

De trem

Os trens partem diariamente de Estocolmo e Kiruna e chegam a Narvik. Os ônibus partem de Narvik para muitas cidades de Lofoten.

Os trens também partem de Oslo para Bodø, passando por Trondheim e Fauske. A viagem leva aproximadamente 10 horas.

De carro

Obviamente, a distância de Oslo ao arquipélago é de quase 1400 km, mas o caminho é tão bonito e pitoresco que só precisa ser completado de carro. Uma viagem de carro a Lofoten permitirá que você aprecie a beleza das ilhas, pare no caminho, tire uma foto, sinta o mundo ilimitado das montanhas, a profundidade dos fiordes, faça um passeio pelas densas florestas. Esta aventura não deixará ninguém indiferente e deixará muitas lembranças e emoções.

Isso é importante! A rota principal que percorre as ilhas do arquipélago é a E10 ou a rota do rei Olaf V. A estrada segue de oeste para leste. Se você planeja viajar independentemente em Lofoten, estude a rota e as rotas, antes de tudo, se quiser se afastar da estrada principal.

Fatos interessantes

  • O nome do arquipélago na tradução significa a parada do lince. Provavelmente, isso se deve a uma forma que se assemelha à pata de um predador.
  • A pesca do bacalhau nas ilhas do arquipélago já dura milhares de anos. Os peixes são capturados mais ativamente no inverno, quando o bacalhau migra para Lofoten. A captura é transportada para muitos países do mundo.
  • Lofoten - as formações rochosas mais antigas, com idade superior a 3 bilhões de anos. A aparência usual de lofoten se formou cerca de 10 mil anos atrás, após o fim da Era do Gelo.
  • As ilhas mais visitadas do arquipélago são Austvogoy, Flakstadoy, Moscenoya, Westwogoy. Pessoas criativas costumam vir aqui em busca de inspiração - artistas, escritores. Os moradores da Noruega gostam de pescar aqui e simplesmente relaxar.
  • Há tantos peixes perto da Noruega que, além do petróleo, é graças à pesca que o país agora é considerado um dos mais ricos e bem-sucedidos. O bacalhau Lofoten é transportado para a Itália, Espanha e Portugal, para os melhores restaurantes. O principal princípio da pesca na Noruega é preservar a natureza e não prejudicá-la. Para preservar o mundo subaquático único, os peixes para pesca são cultivados em recintos especiais.
  • O transporte mais conveniente no arquipélago é uma bicicleta, o único inconveniente são estradas estreitas e muitos carros.
  • Problemas com a vida nas ilhas Lofoten não surgirão. Aqui você pode se instalar em um acampamento, albergue, hotel ou fazer uma pausa nos pescadores locais.
  • Segundo a National Geographic, as Ilhas Lofoten ocupam o terceiro lugar no mundo entre as ilhas mais bonitas. O vídeo abaixo é uma confirmação clara de que Lofoten não foi em vão nos três primeiros mais bonitos.

Deixe O Seu Comentário