Palácio de Diocleciano em Split - uma construção do Império Romano

O Palácio de Diocleciano (Croácia) é uma parte antiga do centro histórico de Split, que em 1979 se tornou parte do patrimônio mundial da UNESCO. É a residência do imperador romano Diocleciano, que governou quase 18 séculos atrás. Hoje, o palácio, cercado por muralhas e torres de 20 metros, cobre uma área de mais de 3 hectares, e sua arquitetura majestosa atrai anualmente mais de 400.000 turistas a Split.

Antecedentes históricos

O Palácio de Diocleciano foi construído por ordem do próprio imperador no Salon, a cidade onde o grande governante nasceu e passou a infância. A construção começou no ano 295 dC. e., durou 12 anos e terminou pouco antes da abdicação de Diocleciano. Após esse evento, o imperador mudou-se para uma nova residência e substituiu sua paixão por assuntos militares por jardinagem.

Um fato interessante! O salão foi destruído por uma invasão de bárbaros no século VII dC, portanto, acredita-se que o moderno palácio de Diocleciano esteja localizado em Split.

O palácio continuou a se expandir mesmo após a morte do governante, quando as pessoas do campo vieram a ele de diferentes partes de Roma em busca de proteção contra os bárbaros. Assim, uma residência chique com decoração luxuosa se transformou em uma fortaleza, e o mausoléu do imperador se transformou em uma catedral cristã. Somente em meados do século XIX, após inúmeras reconstruções, o arquiteto britânico Robert Adam redescobriu o fato de que o enorme complexo com igrejas, armazéns comerciais e edifícios residenciais é um templo antigo.

Estrutura

Catedral de São Domnio

Localizado no centro de Split, o templo é o principal centro católico da cidade. Aqui estão escondidas as vistas mais misteriosas e antigas da Croácia - o antigo mausoléu de Diocleciano, a pintura "Madonna and Child", o Evangelho do século VI e portas de entrada únicas com imagens da vida de Cristo.

Portões

O Palácio de Diocleciano foi construído sobre o modelo de um acampamento militar. Era um complexo arquitetônico, fechado por muros altos, onde você só podia entrar através de um dos quatro portões:

Portão de ferro
  1. Golden Gate. Foi por essa entrada que passou a estrada principal para o Salão, que apenas Diocleciano e sua família podiam usar. Localizado no lado norte do palácio.
  2. Prata. Usado para entrar do leste. Nos dois lados do portão estão os restos das torres octogonais, onde os zeladores estavam servindo, e a calçada mais antiga da Croácia.
  3. Os portões de bronze são considerados os mais bonitos de toda a cidade de Split. Eles estão localizados na parte sul do palácio, perto do aterro. Entrando por eles, os turistas entram em uma grande masmorra, sobre a qual falaremos um pouco mais tarde.
  4. O portão de ferro é o único que sobreviveu ao nosso tempo em sua forma original. Eles abrem a entrada para o palácio do lado oeste, no topo do arco do portão está uma imagem da deusa da vitória.
O lobby

O exterior retangular e o interior redondo do lobby impressionam os turistas até hoje. Sua enorme cúpula é a confirmação mais colorida da habilidade dos arquitetos romanos, já que era a mais alta não só na Croácia, mas em todo o mundo até 1960.

Templo de Júpiter

Um dos poucos templos romanos sobreviventes da Croácia está localizado na parte ocidental do Palácio de Diocleciano. Foi construído no final do século III pelo próprio imperador, após o qual, após 600 anos, ele foi reconstruído no Batistério de São João Batista.

Dentro do templo estão dois sarcófagos com os restos dos arcebispos de Split - Ivan II e Lawrence, além de uma estátua de bronze de João Batista. Acima da catedral, ergue-se uma torre sineira antiga, que funciona até hoje.

Peristilo

A praça central, cercada por uma colunata de pedra, e o coração do palácio de Diocleciano. A vida aqui nunca cessa: à tarde, os viajantes podem desfrutar de performances interessantes e, à noite, o jantar em um dos cafés será especialmente romântico ao som dos músicos de rua. De Peristil oferece uma excelente vista de todo o Split, além disso, aqui você pode tirar uma foto com os antigos romanos - artistas disfarçados.

Fato histórico! Foi o peristilo que desempenhou o papel do salão principal do palácio de Diocleciano - nesta praça o grande imperador se reuniu com seus guerreiros e outros súditos.

Calabouço

A masmorra do Palácio de Diocleciano é um dos complexos mais antigos desse tipo em todo o mundo. Inicialmente, sua construção não foi planejada - deveria haver câmaras do imperador, mas devido à alta umidade, não era seguro viver nessas salas. Graças a esse fato, podemos descobrir como o próprio palácio foi construído, porque a masmorra, cujo layout é idêntico aos andares superiores, é a única parte que foi preservada na forma em que foi construída.

Hoje, a masmorra abriga exposições populares de artistas e escultores da Croácia, apresentações teatrais, feiras nacionais e outros eventos sociais. Vários anos atrás, foi aqui que várias cenas da série "Game of Thrones" foram filmadas.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Dicas úteis antes de visitar

  1. Visite o palácio de Diocleciano com um guia ou leia com antecedência as características da luta do Império Romano com a expansão do cristianismo.
  2. A entrada para algumas partes do palácio é paga: subir à torre sineira da catedral custa 20 kunas (3 euros), descer e caminhar pela masmorra - 40 kunas. Se você quiser visitar vários lugares ao mesmo tempo, diga-o nas bilheterias e obtenha um desconto.
  3. Lembranças de quiosques no palácio são mais caras do que em outras áreas de Split, mas é aqui que você pode encontrar estatuetas artesanais incomuns e presentes interessantes feitos de pedra.
  4. Na maioria das vezes, as apresentações na praça principal começam exatamente às 12 horas.
  5. Às 18:00, um restaurante com música ao vivo e comodidades incomuns abre no Peristyle - em vez de cadeiras, há avós suaves nos degraus.
  6. Em um dos pontos turísticos localizados em todo o palácio, faça um mapa do complexo para não se perder na abundância de ruas.
  7. Se você vier à Croácia de carro ou alugá-lo aqui, caminhe até o complexo a pé, deixando-o a 1-2 km do recinto do palácio. O problema com os estacionamentos e seus preços nesta parte de Split é mais relevante do que nunca.
Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

O Palácio de Diocleciano é um edifício único, que não tem análogos não apenas na Croácia, mas em todo o mundo. Embarque em uma jornada para a "pérola de Split" - descubra a beleza do Império Romano. Tenha um bom descanso!

Bem, um vídeo muito bonito com vista para a cidade de Split. A qualidade está no topo, você deve assistir :)

Deixe O Seu Comentário