O que ver em Zagreb - as principais atrações
Na capital croata de Zagreb, a Cidade Alta e a Cidade Baixa estão divididas, e cada uma delas tem algo para ver, há um lugar para passear: existem muitas galerias, museus, monumentos arquitetônicos, catedrais, parques. Mas todos os pontos turísticos mais interessantes de Zagreb podem ser vistos em um dia, porque a maioria deles está localizada perto um do outro.
Upper City
Na cidade alta (Gornji Grad) está localizada a maioria dos pontos históricos da capital da Croácia. Gornji Grad está localizado em duas colinas - Kaptol e Hradec. Uma vez houve assentamentos separados, mas com o tempo eles se fundiram, e entre as colinas uma nova rua se estabeleceu - Tkalchicheva.
Gornji Grad é um lugar favorito para passear não apenas por turistas, mas também por residentes de Zagreb. Belas ruas de paralelepípedos atraem inúmeros cafés e padarias - os últimos oferecem deliciosos pães frescos e uma variedade de bolos. À noite, Upper Grad é especialmente romântico: lanternas a gás velhas que são acesas por lanternas ainda são usadas para iluminá-la.
Catedral da Assunção da Virgem MariaA Catedral da Assunção da Virgem Maria em Zagreb é uma atração turística em toda a Croácia, porque é a maior igreja católica do país. A catedral está localizada na Praça Kaptol 31, e graças a duas torres de 105 m de altura, é claramente visível de qualquer lugar em Zagreb.
O edifício é decorado em estilo neogótico, as janelas são decoradas com vitrais multicoloridos. No interior, tudo é simples: um belo altar, um púlpito esculpido e muitos bancos confortáveis esculpidos. Para entrar, você precisa estar mentalmente preparado para o fato de que um sarcófago de vidro transparente com as cinzas do Beato Aloysius Stepinac, que viveu na Croácia durante a Segunda Guerra Mundial, é colocado no altar.
Igreja da Assunção da Virgem Maria - em ação. Na entrada há uma programação, você pode ver com antecedência quando o serviço é realizado e comparecer. Durante o culto, são ouvidos sons solenes do órgão, fortes sons masculinos - feche os olhos e você poderá imaginar que é uma ópera. Durante a missa, é permitido tirar fotos e filmar em uma câmera de vídeo.
O acesso interno cessa por volta das 19h. Mas se a entrada já estiver fechada e ainda houver pessoas dentro, tente entrar pela porta lateral do lado esquerdo do edifício, para onde costumam ir os paroquianos.
Rua TkalchichevOs moradores de Zkreb simplesmente chamam a rua Tkalčićeva de "Old Tkalcha". Uma caminhada ao longo está incluída no programa de quase todas as rotas turísticas que apresentam os pontos turísticos de Zagreb. Há sempre muita gente aqui, muito animada e barulhenta - não apenas na estação, mas também no tempo chuvoso do outono. No entanto, as pessoas da cidade conseguiram manter uma atmosfera provincial incomparável e especial.
É aqui que a maioria dos restaurantes, bares, cafés e lojas de souvenirs estão localizados em Gornji Grad. Tais estabelecimentos são encontrados em todos os lugares, e todos ocupam antigos edifícios autênticos restaurados, que são pontos turísticos em si. Quanto aos preços, eles são diferentes - do mínimo ao muito alto.
Monumento a Maria YurichNo início da rua, há um monumento à escritora croata Maria Juric, conhecida sob o pseudônimo de Zagorka. Um pouco mais adiante, outro monumento dedicado a uma das garotas de quem Zagorka escreveu - devido a circunstâncias que acabaram em um bordel. Esta escultura não foi acidental aqui, porque no século 19 havia muitos bordéis em Tkalčićeva.
À esquerda do monumento, há um caminho modesto que leva a uma escada íngreme estreita - esta é uma subida à colina Hradec.
Igreja de São MarcosA Igreja de São Marcos é um marco colorido e brilhante da capital da Croácia, localizado em uma colina Hradec na Trg Sv. Marka 5.
O portal sul deste templo é muito interessante, onde existem 15 esculturas de madeira em nichos separados - no topo está a Mãe de Deus com José e o menino Jesus, no fundo há 12 apóstolos.
Mas na Croácia e muito além de suas fronteiras, a igreja de São Marcos tornou-se famosa por seu telhado de azulejos único - tão incomum que todos os convidados de Zagreb têm pressa de vê-lo. Na encosta alta e íngreme do telhado, ladrilhos de cores diferentes exibiam duas brasões: Zagreb e o Reino Triuno da Croácia, Dalmácia e Eslavônia.
E ao redor da igreja há uma praça de pedra completamente deserta - sem árvores, sem objetos decorativos. Provavelmente, para que o visual não se distraia do telhado colorido.
Mas há muitas pessoas aqui. Principalmente turistas - grupos únicos e organizados - que estão interessados em ver essa atração única da Croácia.
Torre de LothrschakJá foi observado que a torre Lothrschak está em estreita proximidade da estação do funicular, em Strossmayerovo šetalište, 9.
Essa majestosa estrutura quadrada, que serviu para proteger a entrada sul de Hradec, não é muito do que foi preservado das antigas muralhas da fortaleza.
Agora, no primeiro andar do edifício, há uma loja de souvenirs e uma galeria de exposições, onde você pode ver as obras-primas da pintura.
Mas o principal que atrai a Torre Lothrschak é o deck de observação, ao qual uma escada em espiral de madeira leva. Para escalá-lo, especialmente em climas quentes, será necessário algum esforço, mas a vista de cima vale a pena: você pode ter uma visão aérea de todo o Zagreb e tirar fotos únicas dos pontos turísticos.
Subindo as escadas, você pode ver o canhão atrás da divisória de vidro. Todos os dias, exatamente ao meio dia, um tiro ensurdecedor é ouvido, segundo o qual as pessoas da cidade estão acostumadas a checar seus relógios.
- A entrada da torre está aberta: de segunda a sexta-feira, das 11h às 21h, no sábado e domingo, das 11h às 21h.
- E você pode ver este magnífico edifício do lado de fora a qualquer momento conveniente.
Começando imediatamente a partir da torre Lothrščak, o pitoresco passeio Strossmayer (Strossmayerovo šetalište 16-99) se estende ao longo da muralha sul de Hradec.
Deste beco, parcialmente parecido com uma varanda, montada na parede da fortaleza, você pode ver vistas bonitas e muito espetaculares da Cidade Baixa. À noite há muita gente, muitos jovens se reúnem.
Este beco de pedestres, pavimentado com pedras de calçada, leva à praça central da cidade de Ban Jelacic e à Cidade Baixa.
Ao pé das colinas de Kaptol e Hradec fica a praça principal de Zagreb, em homenagem ao comandante Josip Jelasic e que serve como uma espécie de fronteira entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
Trg bana Jelasica oferece uma vista magnífica da avenida principal da cidade, com muitos bondes. Ruas comerciais estreitas de Zagreb partem da mesma praça, incluindo uma das mais famosas - Ilitsa. Vários eventos sociais e várias feiras são realizados aqui, e vários cafés e restaurantes estão localizados nos edifícios mais próximos.
A propósito, na casa número 11 abriu um posto de turismo. Além de um mapa detalhado da cidade, você pode tomar avenidas com fotos e descrições dos pontos turísticos de Zagreb.
Aqui, para ser exato, na rua mais próxima de Tomich, há uma estação de funicular. Com ele, você pode chegar à Cidade Alta, diretamente à torre Lothrschak. Esta linha é a mais curta do mundo - apenas 66 m, tempo de viagem de 1 minuto.
- O teleférico fica aberto das 6:30 às 22:00, com partida a cada 10 minutos.
- Tarifa bilhetes - 4 kunas.
Antes de seguir da Praça Jelacic para a Cidade Nova, vale a pena observar o túnel Grik subterrâneo, localizado no centro de Zagreb, no bairro histórico de Hradec.
Do salão central (cerca de 100 m²) do túnel, 350 corredores principais se estendem por 350 m. Um deles vem do lado leste - no pátio da rua Radicheva, 19, e o outro do oeste - na rua Mesnichka. Existem mais 4 ramos laterais que se estendem para o sul até a Praça Jelacic - uma dessas saídas fica na rua Tomicha 5a, a segunda na rua Ilitsa.
O túnel foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, foi recentemente reconstruído e começou a ser usado como local de eventos culturais. Periodicamente, várias exposições com elementos interativos são organizadas lá, shows são realizados.
- Este marco de Zagreb está aberto diariamente das 9:00 às 21:00.
- A entrada é gratuita.
Cidade Baixa
Donji Grad, dominado por estruturas do século XIX, foi construído com muita atenção. No terreno plano em frente às colinas de Hradec e Kaptol, uma bela corrente em forma da letra "U" é equipada com inúmeros parques e praças com fontes, becos de sicômoro e esculturas. Em Zagreb, eles são chamados de "Lenuzzi em ferradura" em homenagem ao arquiteto que os projetou.
As estruturas ao longo desses parques parecem fortalezas fechadas: suas fachadas dianteiras parecem externas, e pátios verdes estão escondidos atrás deles.
Teatro Nacional CroataEntre os muitos edifícios, o grandioso Teatro Nacional Croata (endereço exato (Marshala Tita 15). O teatro é decorado em estilo neo-barroco e, se você apenas olhar, imediatamente fica claro - este é o teatro principal do país. Em frente à entrada principal há outra atração - a famosa fonte "Fonte da vida".
É nesta parte da Cidade Baixa que se localiza a maioria dos museus de Zagreb: a Galeria Art Nouveau, o Museu de Arte Mimar, o Pavilhão de Arte, o Museu de Artes Decorativas e Aplicadas, a Academia de Ciências e Artes, os museus arqueológicos e etnográficos. Suas portas estão abertas para quem quer ver exposições interessantes, se familiarizar com a história e a cultura da Croácia.
Museu ArqueológicoNo museu arqueológico de Zagreb, localizado em Trg Nikole Šubića Zrinskog 19, coletou itens que foram encontrados no território da Croácia moderna. Existem várias exposições relacionadas aos períodos pré-históricos, antigos e medievais.
Realmente há algo para ver:
Cartas etruscas- Cartas etruscas impressas em fitas de algodão nas quais a múmia estava embrulhada;
- assuntos da cultura Vucedol, incluindo o famoso pombo;
- itens encontrados durante as escavações de uma antiga vila romana no norte da Dalmácia;
- coleção em larga escala de numismática.
A visualização começa no 3º andar, você pode chegar por elevador. O elevador também é um marco, porque já tem mais de 100 anos.
Em uma das salas do museu, está instalada uma impressora 3D, que imprime uma cópia da famosa "Vucedol Dove". E no pátio, há uma loja de presentes que vende cópias de artefatos.
No pátio, entre as estátuas de pedra da época romana, os visitantes são recebidos por um café acolhedor.
- Você pode visitar o museu e ver suas exposições nos seguintes horários: terça, quarta, sexta e sábado - das 10:00 às 18:00, quinta-feira - das 10:00 às 20:00, domingo - das 10:00 às 13:00.
- Custo de Admissão bilhete 20 kun.
Perto do cruzamento da rodovia Mirogoy e da rua Hermann Bolle fica o cemitério Mirogoy, endereço: Mirogoj Aleja Hermanna Bollea 27. Você pode chegar a pé a pé - do centro por cerca de 30 minutos, mas será mais conveniente ir da Praça Kaptol pelos ônibus n ° 106 e 226 ou pelos bondes n ° 8 e 14.
Todos os turistas estão ansiosos para visitar esta atração - mesmo aqueles que chegaram à capital croata por um curto período de tempo e estão considerando o que ver em Zagreb em 1 dia. Isso não é surpreendente, porque Mirogoj é reconhecido como o cemitério mais bonito da Europa.
Conforme concebido pelo arquiteto alemão Bolle, o cemitério de Mirogoiskoe tem a aparência de uma fortaleza - calma e aberta a todos os que entram. Na entrada principal, em uma ampla base circular, cercada por quatro torres de pedra, fica a majestosa capela Peter e Paul. A cúpula da capela, pintada de azul e verde, repete a forma da cúpula de São Pedro no Vaticano. A atração de Mirogoy é seu portão principal e fliperama, localizado próximo ao muro ocidental. Em princípio, todo o cemitério é um museu ao ar livre, onde você pode ver exposições como esculturas, túmulos, criptas, mausoléus.
Mas é também o local de enterro de muitas pessoas famosas. Existem túmulos familiares inteiros de figuras proeminentes da Croácia. Os emigrantes que vieram para a Croácia do Império Russo no século 20 também estão enterrados. Localizado no cemitério militar alemão de Mirogoy, há monumentos para os heróis iugoslavos. Há também monumentos para os croatas que morreram na Guerra da Independência e na Primeira Guerra Mundial.
- Visitar o cemitério de Mirogoy das 6:00 às 20:00
- A entrada é gratuita.
Um pouco longe das principais rotas turísticas de Zagreb, está o parque mais antigo do sudeste da Europa - Maximir. Está localizado na parte oriental da cidade, a partir do centro de bonde, você pode dirigir em 10 a 15 minutos.
O parque é muito grande. Primeiro vem um território mais refinado: há um café, um playground, escorregadores alpinos, lagos, caminhos com superfície de asfalto. Se você se aprofundar um pouco, começa uma verdadeira floresta, na qual bosques sombrios se transformam suavemente em clareiras iluminadas pelo sol brilhante. No entanto, bancos e urnas convenientes foram instalados em toda a área, tudo está muito limpo. É bom andar por aqui, olhar em volta, sentir a fusão com a natureza.
O complexo natural Maksimir é ideal para atividades ao ar livre. Devido ao terreno diferente, com uma diferença de altura e muitos caminhos, corredores e ciclistas escolhem rotas convenientes.
Muitas pessoas aqui andam com animais. A propósito, no território de Maximir, há um zoológico. Embora não haja muitos animais, todos eles são mantidos limpos e é um prazer olhar para eles.
- Maksimir está aberto aos visitantes diariamente das 9:00 às 00:00, até o pôr do sol, o zoológico fica aberto até às 16:00.
- A entrada no parque é gratuita.