Mesquita Mihrimah Sultan Edirnekapi: história e decoração

Istambul sempre superou outras cidades da Turquia no número de mesquitas. Mas entre os milhares de templos islâmicos da metrópole, existem apenas alguns edifícios religiosos erguidos em homenagem à mulher. Dois deles são dedicados a Mihrimah Sultan - a única filha de Suleiman I. Um mosteiro está localizado na parte européia de Istambul, no bairro Edirnekapi, o outro está localizado no lado asiático no distrito de Uskudar. A Mesquita do Sultão de Mihrimah (Edirnekapi) se distingue por sua graça especial, e seu interior é marcante em sua beleza sofisticada e espaço alto.

A construção da mesquita remonta a 1565. O arquiteto foi o famoso engenheiro otomano Mimar Sinan, que projetou monumentos famosos de Istambul como Suleymaniye e a Mesquita Rustem Pasha. Além do próprio templo, o complexo islâmico incluía banhos turcos (hammam), uma madrasah tradicional e uma fonte. A Mesquita Mihrimah sofreu quatro vezes devido a terremotos, mas no final do século XX o prédio foi completamente restaurado, o que hoje nos permite admirar completamente o monumento arquitetônico de Edirnekapi.

Antecedentes históricos

Mihrimah Sultan

A figura do Mihrimah Sultan é capaz de causar grande interesse não apenas entre os amantes da história turca, mas também entre os habitantes comuns. Seu destino estava cheio de muitos eventos dramáticos, mas ao mesmo tempo, a vida da princesa é única para as mulheres da época. A única filha de Suleiman e Alexandra Anastasia Lisowska nasceu em 1522. O pai a tratou com cuidado e amor especiais, deu-lhe uma grande educação e satisfez seus caprichos. A menina cresceu cercada por um luxo incrível e não se recusou a nada.

Rustem Pasha

Aos dezessete anos, os maridos de Mihrim foram impostos ao governador Diyarbakir, chamado Rustem Pasha, que tinha 22 anos a mais que a princesa. O casamento, benéfico para o império, tornou-se infeliz para a própria Mihrimah, mas abriu seu acesso aos assuntos do estado. Após o casamento, Rustem Pasha assumiu o cargo de vizir principal do Império Otomano e serviu a Suleiman I. por muitos anos.

Através do marido, a princesa influenciou uma série de eventos históricos importantes. Existem fatos documentados sobre a interferência dos Mihrims no grande cerco de Malta. Foi a princesa que insistiu no início da campanha contra a Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, que fugiu para a ilha na época e até alocou seus próprios fundos para a construção de 400 navios de guerra. No entanto, a expansão militar acabou sendo um fracasso completo para os turcos. No entanto, o fato de a jovem princesa ter um efeito semelhante na política externa do Império Otomano já é inerentemente único.

Mihrimah Sultan, sendo fabulosamente rico, prestou muita atenção à caridade. Assim, em 1548, sob seu comando, a primeira mesquita, em homenagem a ela, apareceu hoje no distrito de Uskudar, em Istambul. Em 1558, exatamente 10 anos após a abertura do templo, a mãe de Mihrimah Alexandra Anastasia Lisowska Sultan morreu e seu marido Rustem Pasha morreu três anos depois. Entristecida com a morte de entes queridos, a princesa deu ordem para construir outra mesquita na colina mais alta de Istambul (Edirnekapi moderno). Não é por acaso que o arquiteto Sinan adornou o novo templo com apenas um minarete, que se tornou um símbolo da solidão de Mikhrimakh.

Muitas vezes você pode ouvir outra versão mais romântica da aparência de ambas as mesquitas Mihrimah Sultan. Segundo a lenda, o arquiteto Mimar Sinan estava loucamente apaixonado pela princesa, mas uma enorme diferença de idade (33 anos) tornou impossível o casamento. Além disso, o arquiteto já tinha sua própria família. Portanto, Sinan não teve escolha senão cantar seus sentimentos em complexos religiosos inteligentes. O arquiteto projetou e construiu as duas mesquitas de forma que, todos os anos, no aniversário da princesa, o sol se punha atrás do minarete de um templo, enquanto a lua aparecia atrás do minarete do outro.

Arquitetura e Interiores

A Mesquita do Sultão de Mihrimah, em Istambul, é justamente considerada um dos edifícios religiosos mais elegantes e sofisticados da metrópole. O templo branco em Edirnekapi, feito na forma de um hemisfério, é decorado com uma grande cúpula cujo diâmetro é de 19 m. A altura da mesquita é de 37 m. O mosteiro tem apenas um minarete, que foi completamente destruído durante um forte terremoto, mas foi restaurado com sucesso por ordem das autoridades turcas.

Há uma lenda que, inicialmente, o plano da mesquita incluía dois minaretes, mas a princesa ordenou que Sinan erigisse apenas um, querendo enfatizar a tristeza por seu marido, falecido recentemente.

O arquiteto prestou atenção especial às aberturas das janelas localizadas em várias fileiras ao redor do perímetro do edifício. Graças à luz que entra na sala através de inúmeras janelas, a ilusão da Mesquita do Sultão de Mihrimah assume a forma de uma bola de cristal. As persianas e molduras de madeira são decoradas com marfim e madrepérola, e o próprio vidro é representado por elaborados vitrais. Devido à falta de apoio pesado sob a cúpula, dentro da mesquita de Edirnekapi parece leve e arejado, e a rica iluminação natural expande visualmente seu espaço. A decoração do templo também inclui padrões de dourados e mosaicos.

Originalmente, o complexo religioso em Edirnekapi incluía um hospital e uma caravana, mas os edifícios não sobreviveram até hoje. A fonte que decorava o pátio da mesquita apareceu apenas em 1728. Hoje, banhos turcos e madrassas são preservados no território do santuário; os túmulos dos filhos de Mihrimah Sultan também estão localizados aqui. Em geral, a mesquita de Edirnekapi, em Istambul, é um monumento arquitetônico notável da era Suleiman, a Magnífica, e definitivamente merece a atenção dos turistas.

Informações práticas

  • Endereço: Karagümrük Mh., 34091, Edirnekapi, Fatih / Istambul.
  • Como chegar: do bairro de Sultanahmet, você pode chegar à Mesquita Mihrimah no bonde T1, pegar a estação de Sultanahmet e desembarcar na parada Edirnekapı Kaleboyu. A instalação está localizada a 260 m a leste da estação de bonde. O ônibus n ° 87 o levará da Praça Taksim para a mesquita.
  • Horário de funcionamento: Você pode visitar a Mesquita Mihrimah em Istambul, como qualquer outro templo na Turquia, entre as orações da manhã e da tarde.

Dicas úteis

Museu do Coro
  1. Uma visita à Mesquita do Sultão de Mihrimah em Edirnekapi é fácil de combinar com um passeio por outros pontos turísticos de Istambul. Perto do complexo existem objetos icônicos da cidade, como o Museu Fethiye e o Museu do Coro.
  2. A 2 km a nordeste do edifício religioso, encontra-se o píer Balat, de onde, depois de inspecionar a mesquita, você pode fazer um passeio de barco ao longo do Corno de Ouro e do Bósforo.
  3. Ao visitar uma mesquita em Edirnekapi, em Istambul, as mulheres devem observar um código de vestimenta especial: braços, pernas e cabeça devem ser escondidos dos olhares indiscretos. Portanto, vale a pena levar um lenço e uma saia longa com você. Se você não tiver essas coisas em mãos, poderá obter as roupas adequadas na entrada do mosteiro.
  4. Na entrada da mesquita, você deve remover os sapatos que geralmente são deixados do lado de fora. Se você está preocupado com a segurança de seus pertences, é lógico levar consigo uma bolsa ou mochila espaçosa.
  5. Dentro da mesquita, vale a pena se comportar adequadamente: conversas altas e risadas nas paredes do templo são inaceitáveis.
Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Conclusão

A Mesquita do Sultão de Mihrimah, no distrito de Edirnekapi, em Istambul, não é familiar para a maioria dos turistas. No entanto, é um monumento arquitetônico digno, caracterizado por rica decoração e espaço aéreo luminoso. Se, em Istambul, você planejou visitar o Museu do Coro, não esqueça de incluir a Mesquita Mihrimah em sua lista de excursões. E para tornar sua visita ao templo realmente interessante, familiarize-se com a história do complexo e a vida da própria princesa Mihrimah.

Deixe O Seu Comentário