Descrição detalhada do hibisco do jardim, incluindo variedades e cuidados. Foto da planta
O hibisco é uma planta bonita, familiar a muitos como uma rosa chinesa. O nome latino é hibisco. Classificação: família - malvada, ordem - malvotsvetnye, classe - dicotiledônea, departamento - floração. O gênero hibisco possui mais de 250 espécies. Principalmente é um arbusto ou uma pequena árvore. Existem ervas - anuais e perenes.
As folhas de hibisco são pecioladas, sentadas em galhos separadamente, entalhadas. As flores são grandes, não duplas, de 5 pétalas, sempre de cores vivas ou brancas, com pilão e estames distintos. Após a polinização, um feto é amarrado. Tem a aparência de uma caixa de cinco folhas. Em cada folha, muitas sementes amadurecem. Estes últimos, dependendo do tipo, são suaves ou pubescentes. O local de nascimento da planta é o sudeste da Ásia.
Em campo aberto nos países da CEI, são cultivadas três espécies - sírias ou semelhantes a árvores, híbridas ou gramíneas, triplas.
Variedades populares
Arbusto sírio ou arbóreo
Outros nomes - rosa síria, ketmy. O habitat é o continente asiático: China, Coréia e outros países do oeste da Ásia. O nome latino é Hibíscus syríacus. Em campo aberto, cresce bem:
- na Rússia, no Distrito Federal do Sul (águas minerais caucasianas, Pyatigorsk, bem como em Rostov-on-Don e na região de Rostov, sujeitas a abrigo durante o inverno);
- na península da Crimeia;
- na Moldávia;
- no sul da Ucrânia;
- na Ásia Central.
Hibisco sírio - arbusto decíduo com até 6 m de altura, forma uma coroa exuberante. A haste central e os grandes galhos na base são grossos, tornam-se mais finos até o topo, lignificados. Brotos jovens são verdes. A folhagem é espessa, verde brilhante. As folhas são grandes, ligeiramente ou muito esculpidas, dependendo da variedade.
As flores são menores que as do hibisco chinês. Quando floresce, adquire uma cor diversa, incluindo duas cores. Os espécimes de Terry são criados.
Para uma nota. O hibisco sírio é uma planta nacional da Coréia do Sul.Cuidado
A planta é fotofílica. Floresce mal na sombra parcial, as flores tornam-se pequenas, inexpressivas. Ele adora água, na seca as folhas ficam amarelas e caem. Responde bem à poda. A cada 2-3 anos você precisa formar uma coroa.
O hibisco floresce nos brotos deste ano, então são podados regularmente para obter muitos brotos. A planta pode ser formada como uma árvore padrão com uma coroa de qualquer forma. O momento ideal para a poda é o início da primavera ou do outono.
Em regiões com clima frio, o hibisco sírio pode ser cultivado:
- como uma cultura de molduras, passando o inverno em uma sala iluminada e fresca;
- em uma estufa ou sala.
Ketmya é sensível à alimentação. Use fertilizantes complexos para plantas com alto teor de fósforo, nitrogênio e ferro.
Reprodução
O hibisco sírio pode ser propagado por sementes ou estacas. Para variedades com flores não duplas, o primeiro método é o mais relevante. No entanto, não há garantia de que a planta filha herdará a cor do pai. Às vezes, são obtidas opções inesperadas, incluindo as variadas e heterogêneas.
Além disso, você não pode prever o tamanho das flores. Não é incomum quando são enormes na planta mãe e nas plantas filhas são muito menores e mais feias. As variedades de Terry são propagadas apenas por estacas. A tecnologia é exatamente a mesma de uma rosa chinesa doméstica.
Doença
Ketmya é resistente a doenças e pragas. Mas se uma planta doente estiver próxima, o risco de infecção é grande. Doenças do hibisco sírio e seus sintomas:
- Folha caindo especialmente por baixo. Isto não é uma doença, mas uma supervisão humana. A razão é a salga do solo. A acidez pode ser ajustada através da aplicação de gesso.
- Falta de floração. Alimentação excessiva com fertilizantes contendo nitrogênio. Ajuste a frequência da alimentação, bem como sua composição.
- A derrota de pulgões, tripes, moscas brancas, cochonilhas. Primeiros socorros - plante um bom banho com uma mangueira. Assim que a umidade secar, pulverize-a com um inseticida (Akarin, Actellik, Talstar e outros).
Você precisa saber disso. As variedades mais interessantes de rosas sírias:
- Carneus Plenus (flores de terry, tamanho médio, rosa castanho);
- Diana (grandes flores brancas como a neve com uma borda ondulada);
- Vayelit Ilar Double (flores grandes de matiz lilás ou lilás azulado com garganta cor de vinho).
Perene herbácea ou híbrida
Recebido como resultado da seleção. Na cultura desde os anos 50 do século XX. Produzido pelo criador russo Fedor Nikolayevich Rusanov. Variedades norte-americanas usadas:
- Hibiscus coccineus;
- Hibiscus mouscheutos;
- Hibiscus militaris.
O primeiro é o hibisco vermelho brilhante - uma mariquinha, nativa dos subtrópicos. O segundo e o terceiro - hibiscos de pântano e hibiscos armados - são resistentes ao gelo (até -30 ° C). Os híbridos de 3 anos de inverno passam bem sem abrigo no sul da Federação Russa, Ucrânia e República da Crimeia.
O hibisco gramíneo tem flores enormes - até 40 cm de diâmetro. A cor é um tanto monótona - branca, framboesa, todos os tons de rosa. As flores podem ser simples, duplas ou semi-duplas.
Os primeiros são os mais fáceis de cuidar. Para plantas com flores felpudas e semi-duplas, é necessário fornecer abrigo adicional para o inverno.
Cuidado
A parte aérea não permanece durante o inverno - morre. Os galhos são cortados a uma altura de 10 a 15 cm acima do nível do solo, cobertos de grama e folhas secas. Em invernos frios e com neve, pode ser necessária uma cobertura adicional com ramos de abeto. A planta adora regar, mas pode sobreviver a um pouco de seca.
Floresce profusamente até as geadas. Para arbustos jovens, a seca é fatal. Para que o arbusto se ramifique bem, aperte a parte superior das hastes principais quando atingirem meio metro.
O hibisco gramíneo não tolera rascunhos. Plante-o ao sol brilhante. Coloque uma espessa camada de drenagem no buraco da plantação, despeje húmus e turfa de planície. Ele também não gosta de solos excessivamente ácidos e excessivamente calcários.Crescendo
Existem três maneiras de obter uma nova planta:
- As sementes Opção indesejável. Apenas adequado para encomendar sementes de qualidade na loja.
- Estacas.
- Eles são cortados em junho a partir do topo do mato. No cabo deve haver 2 pares de folhas. O corte inferior é feito em um ângulo de 45 °, o superior é estritamente horizontal. O par inferior de folhas é removido.
- Um copo transparente é preenchido com mistura de turfa. Um talo é colocado nele.
- Água, cubra com um filme, coloque em um local claro.
- Assim que as mudas criam raízes, elas são transferidas para um local fresco.
- Eles o plantam no jardim na próxima primavera, quando a ameaça de geada congelante passa.
- Dividindo o mato. Esta é a melhor maneira. A divisão é realizada na primavera de 1 vez em 3-4 anos.
Pragas
Hibisco gramíneo:
- doente com clorose (falta de ferro);
- afetado por pulgões, moscas brancas, carrapatos, tripes, cochonilha e outros insetos.
No primeiro caso, enterre pequenos objetos de ferro sob o arbusto ou regue a planta com fertilizantes contendo ferro. Para pragas, use inseticidas recomendados para o hibisco sírio (veja acima).
As melhores variedades
Juventude
Ela produz brotos de até 1,5 m de altura, folhas de cor verde-amarelada, de três ou cinco flores em forma de tulipa, cor-de-rosa com uma garganta branca com 10 cm de diâmetro.A resistência a doenças e ao gelo é alta. A variedade é despretensiosa nos cuidados.
Rosa e porcelana
Arbusto baixo (atira até 1,3 m). As fotos são altamente ramificadas. Folhas caules longos, bem cortados, com veia média saliente, verde-amarelada, como se polvilhados com uma fina camada de poeira. As flores são em forma de sino, rosa pálido com sutil amarelecimento. com uma garganta branca com um diâmetro de 12 cm e ao mesmo tempo várias peças se abrem.
Rei de cobre
Forma um arbusto compacto com uma altura de caule não superior a 1,2 M. As folhas são grandes, delicadas, verde-escuras, um pouco semelhantes ao bordo. As flores são grandes - até 30 cm de diâmetro, rosa claro com veias rosa-bordô brilhantes. A garganta é bordô. A resistência a doenças e geadas é alta.
Triplo
O nome latino é Hibiscus trionum. Muitas vezes também chamado de hibisco do norte. Anual gramíneo, erva daninha, que é encontrada em culturas de algodão, alfafa, milho, soja. O habitat é amplo:
- No território da Rússia, o hibisco triplo é encontrado nas regiões estepe-floresta e estepe da parte europeia, no Território de Krasnoyarsk (Sibéria Oriental), no Extremo Oriente, na Crimeia, no norte do Cáucaso.
- Em outros países, distribuídos em algumas regiões da Ucrânia, Moldávia, Ásia Central, Balcãs, Armênia, África, Austrália, América.
A planta adora calor, umidade e solos arenosos. Ótima planta de mel. Tem amplo uso medicinal. Como decorativo, é de pouco valor, embora possa ser usado em plantações mistas, em slides alpinos. As hastes do hibisco ternato são retas, em altura atingem 80 cm.
As folhas não são como o hibisco de sempre. Eles são pubescentes e divididos em três partes. Flores brancas com um tom amarelado fraco, com uma garganta cor de vinho escura, pilão pronunciado e estames macios e amarelos. A planta cresce e produz frutos em menos de 3 meses (70 dias). As sementes frescas não germinam bem, armazenadas por até 7 anos.
Foto
A foto mostra como essa árvore ou arbusto de rua e suas flores ficam no jardim, incluindo espécies de plantas semelhantes a árvores, híbridas e triplas.
Árvore:
Híbrido:
Triplo:
Plantas de rua semelhantes
A família Malvaceae possui mais de 240 gêneros e 4400 plantas. A maioria é tropical, mas alguns representantes podem ser encontrados nas latitudes do norte. Isto é:
- conhecido por todos: malva ou roseira, lavater ou hutma, marshmallow;
- menos conhecido: pavonia e malope ou buraco.
Todas essas plantas - herbáceas de um ou dois anos, crescem no jardim, têm flores bastante atraentes, semelhantes ao malva ou ao hibisco.
O hibisco de jardim é uma planta bonita e bastante despretensiosa. Forneça a ele os cuidados e o inverno certos, e ele ficará encantado com a floração exuberante.