O bairro judeu de Praga: uma história do antigo gueto
Josefov é o bairro judeu de Praga. Está localizado na margem direita do rio Vltava, perto da Praça da Cidade Velha, e é completamente cercado pelos edifícios da Cidade Velha.
O Bairro Judeu (Židovskéměsto) apareceu em Praga no século XI. Agora, está localizado quase no centro da cidade, e então era a periferia mais distante. Os judeus tinham o direito de se estabelecer apenas lá e, de fato, era completamente impotente, experimentando frequentes pogroms anti-judeus, o gueto de Praga.
Em 1850, o imperador José II emitiu um decreto que igualava os direitos de judeus e cristãos. O gueto foi oficialmente considerado um dos bairros de Praga.
Interessante! O nome "Josephs" vem do nome do imperador Joseph II.
Na virada dos séculos XIX e XX, especialmente entre 1893 e 1913, parte do bairro judeu foi destruída devido à reconstrução de Praga. Quando os prédios antigos foram demolidos, e principalmente os tchecos se estabeleceram nos novos, o número de judeus em Josefov diminuiu. No início do século 20, apenas famílias judias pobres e famílias de judeus ultraortodoxos que preservaram tradições antigas permaneceram aqui.
Agora, o bairro judeu é a menor unidade de terra e cadastro de Praga, com uma área total de apenas 8,81 hectares. O centro do quarteirão é chamado Broad Street, mas a maioria das ruas aqui é tão estreita que você pode tocar suas casas ao mesmo tempo com as mãos. Apesar de seu tamanho pequeno, Josefov é um complexo único de museus ao ar livre, em cujo território está localizado o maior museu judaico da Europa.
Como encontrar o Bairro Judeu em Praga
Existem várias opções de como chegar ao bairro judeu de Praga:
Pegue o transporte público:- metro (linha verde A) - estação Staroměstská;
- ônibus nº 194, 207 - pare Pařížská, à direita da sinagoga espanhola;
- bonde número 17, 18 - pare Právnická fakulta.
- da principal estação ferroviária de Praga - menos de meia hora;
- da Praça da Cidade Velha - 5 minutos;
- da Ponte Carlos - 10 minutos.
O bairro judeu é bastante pequeno e todas as suas atrações estão localizadas a uma curta distância uma da outra.
Josefov no mapa de Praga. Aqui você pode construir uma rota para o bairro de qualquer lugar da cidade.
Museu Judaico Estadual
As exposições do Museu Judaico (museu Zidovske) estão localizadas em várias sinagogas: Mayselova, espanhol, Pinkasova, Klausova. O museu também inclui os seguintes pontos turísticos do bairro judeu de Praga: o Salão Cerimonial, o Antigo Cemitério Judaico e a Galeria Robert Guttman.
A Sinagoga Pinkas foi construída no início do século XVI e é uma das duas sinagogas mais antigas de Praga. Agora, ele abriga uma exposição que conta sobre crianças judias que foram presas no gueto de Terezinsky durante a Segunda Guerra Mundial.
Na sinagoga de Maiselov (Meisel), é apresentada uma exposição "Judeus em terras checas, século X-XVIII". O destaque da exposição é uma projeção audiovisual em 2D que leva os visitantes às ruas da antiga cidade judaica.
O tema da exposição, localizado na galeria de Robert Guttman: monumentos judaicos na República Tcheca, a perseguição de judeus tchecos durante a Segunda Guerra Mundial, a presença judaica na arte contemporânea.
Leia sobre o que você pode ver em outras sinagogas, sobre o cemitério Staroyevreysky, bem como sobre os monumentos de Praga que não fazem parte do museu.
Informações práticas
Sinagoga de StaronovoOs ingressos são de três tipos (crianças menores de 6 anos são permitidas gratuitamente em qualquer rota):
Dá o direito de visitar apenas a sinagoga de Staronova (eles não vendem ingressos individuais para qualquer sinagoga relacionada ao Museu Judaico). Custo em coroas:
- para adultos - 200;
- para crianças em idade escolar e estudantes de 6 a 26 anos - 140;
- família (1 adulto, máximo de 4 crianças) - para um adulto 200, para cada criança 100.
Permite o acesso às sinagogas espanhola, Mayzelova, Pinkasova e Klausova, ao Salão Cerimonial, ao Antigo Cemitério Judaico e à Galeria Robert Guttman. Preço em coroas:
Sinagoga de Mayzelov- para adultos - 350;
- para alunos e alunos - 250;
- bilhete de família - para um adulto 359, para cada criança 100.
Permite ver absolutamente todos os objetos do Museu Judaico do Estado. Custo em coroas:
- para adultos - 530;
- para crianças em idade escolar e estudantes - 350;
- bilhete de família - para um adulto 500, para cada criança 160.
Os ingressos são válidos por 7 dias, mas cada objeto pode ser visitado apenas uma vez.
Eles não vendem ingressos em sinagogas! Você pode comprá-los apenas na bilheteria do museu, no Centro de Informações (15 Maiselova Street, Praga 1) ou no site oficial do museu (//www.jewishmuseum.cz/).
Centro de informaçõesNas bilheterias e no centro de informações, você também pode pegar um mapa gratuito de Praga, que mostra o Bairro Judeu e todas as suas atrações. No mesmo local, durante a duração do ingresso, eles oferecem um guia de áudio para aluguel (disponível em russo): 250 coroas para adultos, 200 coroas para crianças em idade escolar e estudantes.
Conselhos! Você pode obter um guia de áudio com 30% de desconto se baixar o aplicativo The Jewish Jewish Town em seu telefone com antecedência. Embora o aplicativo não inicie com o Android (há um erro), ele está no telefone e eles fazem um desconto.
O Museu Judaico do Estado e todos os seus objetos estão abertos todos os dias, com exceção do sábado e de outros feriados judaicos. O tempo varia de acordo com a estação:
- Janeiro-março e novembro-dezembro - das 9:00 às 16:30;
- Abril-outubro - das 9:00 às 18:00;
Endereço do museu: U Staré školy 3, 110 00, Praga 1.
Sinagoga espanhola
A Sinagoga Espanhola é o edifício religioso mais jovem do Bairro Judeu. Foi construído em 1868 no local onde costumava estar a casa de oração judaica mais antiga "Old Shul".
Em 1941, o prédio foi usado pelos nazistas como armazém e, após a guerra, foi abandonado. Em 1986, estava em um estado muito pobre, e uma reconstrução em larga escala foi realizada nele. Agora, na sinagoga, são exibidas exposições permanentes do museu, shows de música de câmara são frequentemente organizados, missas noturnas obrigatórias são realizadas toda sexta-feira e, mediante agendamento, até casamentos são realizados de acordo com as tradições judaicas.
Um fato interessante! Desde 1836, Frantisek Shkroup é o diretor de coral da sinagoga espanhola. Este é um famoso compositor tcheco que escreveu a música do hino nacional.
A composição arquitetônica da sinagoga é completamente atípica para a cultura judaica tradicional. Sua aparência eclética envolve principalmente elementos de um gracioso estilo mourisco, e a cúpula localizada no centro enfatiza a grandeza particular do edifício.
O interior da sinagoga espanhola é extremamente harmonioso; impressiona com luxo sem precedentes e detalhes requintados. Paredes, arcos e arcos são pintados com padrões geométricos e florais, desenhados no estilo dos motivos mouros e judaicos. Para a pintura, foram usadas principalmente cores vermelha e verde, muito dourado. A parede oriental é decorada com um vitral, feito na forma de uma estrela de Davi de seis pontas, e embaixo está a tradicional "Arca da Torá". No lado sul estão os tubos de órgãos. Galerias e parte feminina estão dispostas ao longo de três paredes em armações de metal e cobrem completamente a nave. Os lugares para os paroquianos não são criados como costumam ser nas sinagogas - eles são instalados em filas.
Na sinagoga espanhola em Praga, há duas exposições permanentes do Museu Judaico:
- A história dos judeus na República Tcheca nos séculos XIX-XX. As exposições contarão sobre estudiosos, escritores, músicos e artistas judaicos tchecos (Franz Kafka, Sigmund Freud, Gustav Mahler), descrevem a reconstrução do bairro judeu em Praga. É dada especial atenção à vida dos judeus nos anos 1939-1945 e ao gueto de Terezinsky.
- Prata das sinagogas tchecas. A exposição apresenta mais de 200 talheres valiosos relacionados à história do judaísmo. A maioria dos itens são decorações da Torá, muitas coisas cultas (Hanukkah, conjuntos para lavar as mãos).
Endereço da sinagoga espanhola: Vězeňská 1, 110 00 Praga 1.
Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulárioImportante! Desde 31 de maio de 2019, a sinagoga espanhola está fechada para modernização. Organiza uma nova exposição permanente contendo elementos interativos. Prevê-se que a atração seja aberta aos visitantes no último trimestre de 2020.
Monumento a Franz Kafka
Perto da sinagoga espanhola, há um monumento a Kafke, que foi incluído no TOP 10 dos monumentos mais extravagantes do mundo.
Um homem parecido com um escritor senta-se nos ombros de um terno grande, até o tornozelo em um pedestal. Com sua criação abstrata, o escultor foi capaz de transmitir vividamente toda a ansiedade e ilógica absoluta das obras extraordinárias de Kafka.
A altura desta incomum composição de bronze é de 3,75 m, pesa 700 kg, e foi criada pelo escultor J. Ron em 2003.
Sinagoga de Klausova
A sinagoga de Klaus foi construída no local de três edifícios rituais que queimaram no século XVI. Ao contrário de outras sinagogas, ele tem apenas um andar. No entanto, este edifício não pode ser chamado de "atrofiado": por dentro é muito espaçoso e arcos altos lhe conferem uma majestade especial. A aparência do edifício permaneceu inalterada desde 1880.
Agora a sinagoga de Klausova é usada apenas como sala de exposições: há uma exposição permanente "Feriados, tradições e costumes judaicos". Parte da galeria apresenta manuscritos antigos, pergaminhos da Torá, acessórios rituais. Também são apresentados itens domésticos, roupas e outras exposições que refletem a vida cotidiana das famílias judias.
A Sinagoga Klausova está localizada em U Starého hřbitova 3a, 110 00, Praga 1. Nas proximidades fica a entrada do cemitério judeu.
Antigo cemitério judeu
Localizado no bairro de Josefov, o cemitério é um dos cemitérios judeus mais antigos do mundo. Foi fundada no início do século XVII; o último enterro ocorreu no final do século XVII. Ao longo dos séculos, o território do cemitério foi expandido repetidamente, mas ainda não era suficiente para a cidade judaica. O problema foi resolvido da seguinte forma: os antigos cemitérios estavam cobertos com uma espessa camada de terra e o seguinte foi feito. Como resultado, verificou-se que as sepulturas estão localizadas umas sobre as outras até 10 camadas. Lápides no cemitério 12000.
Um fato interessante! A revista National Geographic Travel reconheceu o Antigo Cemitério Judaico em Praga como um dos 10 cemitérios mais interessantes do mundo.
Todo mundo que vem aqui em uma excursão pode visitar o Salão Cerimonial, que em 1908 foi construído no local do antigo prédio da fraternidade fúnebre de Praga. A exposição está localizada no salão, que é uma continuação da exposição da sinagoga de Klaus. É dedicado à história e às atividades da sociedade funerária de Praga, que opera no gueto de Praga desde 1564.
Endereço onde você pode encontrar a entrada para o Antigo Cemitério Judaico: Široká 3, 110 00, Praga 1.
Compare preços de acomodação usando este formulárioUm fato interessante! Muitas pessoas famosas estão enterradas no cemitério do bairro de Josefov. Aí reside o rabino Leo - foi ele quem, segundo a tradição, criou o Golem. Aqui está o túmulo do lendário Mordechai Maisel - ele nasceu em uma família muito pobre, ficou rico e forneceu dinheiro ao tesouro real, distribuiu aos pobres tudo o que foi adquirido e deixado neste mundo, sem nada material.
Sinagoga de Staron
Em toda a Europa central, e não apenas em Praga, a Velha-Nova Sinagoga é a mais antiga sinagoga sobrevivente. Foi construído no século XIII e ainda mantém sua aparência original. Foi originalmente chamado de Novo, mas quando outras casas de oração foram construídas no século XVI, foi renomeado como Staronova. Como antes, continua sendo a instituição religiosa mais importante do bairro judeu.
Isso é interessante! Há uma lenda associada à sinagoga Staron. O rabino Leo queria proteger os judeus dos ataques dos cristãos e, como assistente principal, criou um enorme Golem de argila. O golem destruiu completamente os assentamentos cristãos. Quando o rei descobriu isso, ele pediu ao rabino para destruir seu guerreiro de barro. Mas o rabino Lyov apenas o pacificou e o escondeu no sótão da sinagoga antiquada. Muitos judeus acreditam que o Golem está agora em algum lugar nesta sinagoga, esperando o tempo em que seu povo precisará dele.
Externamente, a Sinagoga Staron é um edifício bastante simples, com um telhado alto de duas águas. No interior, tudo é rigoroso e contido. O arco de cinco partes é suportado por dois suportes octogonais, entre os quais o departamento está localizado. Ao longo das paredes, há assentos - eles estão voltados para o centro, onde em uma plataforma elevada há uma mesa para a Torá.
Um fato interessante! As aberturas para as janelas são feitas de maneira que fiquem largas do lado de fora do edifício e afunilam para dentro. As linhas de Boris Goldberg serão uma explicação muito precisa de uma solução arquitetônica: "Quase o crepúsculo é necessário para sempre, como se as cortinas fossem fechadas. E a luz do sol para não obscurecer a luz do conhecimento vindo da Torá ...".
- O endereço onde está localizada a antiga e nova sinagoga: Maiselova 18, 110 00, Praga 1.
- O horário das visitas é o mesmo do horário de trabalho do Museu Judaico, é preciso comprar um ingresso.
- Na própria sinagoga, você pode pegar pequenos folhetos informativos em russo.
- Os fardos também são fornecidos gratuitamente (os homens devem usá-los nas sinagogas), embora em outros objetos de museu você precise pagar 5 coroas por eles. Tirar fotos dentro da sinagoga é estritamente proibido.
Prefeitura judaica
O edifício de dois andares com telhado de sótão, preservado no bairro de Josef, no século XVI, destaca-se dos edifícios circundantes, exceto por sua torre. Na base da torre (altura 27,5 m), há um balcão circular com uma treliça de metal e seu topo é coroado com uma estrela de David de seis pontas dourada. Acima da varanda, em cada um dos quatro lados da torre, há relógios com números romanos tradicionais.
Há outro relógio no prédio - são eles que atraem turistas aqui. Um relógio é instalado em um pequeno frontão figurado que se projeta acima da fachada norte - isso é do lado da rua Chervenaya. O que é incomum no relógio é que o mostrador mostra letras hebraicas, que também são números. As setas se movem da direita para a esquerda, como nas palavras hebraicas.
A Prefeitura da Cidade Judaica (Židovská radnice) tem sido o centro da vida pública no bairro de Josefov, agora existem várias organizações judaicas públicas e religiosas trabalhando lá. Esta atração de Praga está fechada ao público. Os turistas só podem visitar o restaurante kosher "Shalom", que opera no primeiro andar da prefeitura.
O prédio da prefeitura judaica está localizado na esquina das ruas Cherven e Mayzelova, ao lado da sinagoga de Staronova. Endereço: Maiselova 250/18, 110 00, Praga 1.
Sinagoga de Jerusalém
Em 1905-1908, foi construída a maior sinagoga de Praga - Jerusalém (Jubileu). Está localizado próximo ao bairro judeu, mas já além, não muito longe da principal estação ferroviária de Praga. Você pode encontrar a sinagoga de Jerusalém em Jeruzalémská 1310/7, 110 00, Praga 1.
O layout interno desta sinagoga é muito diferente da maioria das casas de oração judaicas. A iluminação também não foi feita de acordo com os cânones judaicos: os vitrais estão localizados no teto.
O interior é extremamente bonito e rico. As paredes são pintadas com ornamentos intricados em tons de terracota e azul, com uma abundância de cores douradas.
- A sinagoga de Jerusalém está aberta para turistas de abril a outubro (inclusive) em todos os dias, exceto aos sábados e feriados judaicos.
- Horário de funcionamento: das 11:00 às 17:00.
Preço do ingresso:
- para adultos 100 coroas;
- para alunos e alunos até 26 anos - 60 coroas.
O bairro judeu de Praga é um ótimo lugar, não apenas em termos de atrações, mas também em termos de passeios. É agradável passear por esta parte atraente de Praga à tarde e à noite tranquila.
Caminhando no bairro judeu de Praga: