Os melhores museus de Berlim - TOP 10
Berlim é uma cidade com uma história muito rica e tradições interessantes, razão pela qual existem muitos museus aqui. Além do famoso Pergamon e do Museu Histórico Alemão, a capital alemã tem algo a oferecer. Nossa lista contém os melhores museus de Berlim.
Em Berlim, como na maioria das cidades europeias, há uma dúzia de museus históricos, artísticos, técnicos e de arte contemporânea interessantes. Em cada um deles, você pode aprender algo novo e interessante sobre a história da Alemanha, Prússia ou RDA. Por favor, note que, ao contrário de outras cidades europeias, Berlim tem muitos museus gratuitos.
Além disso, na capital alemã, existem vários palácios com interiores luxuosos e ricas coleções de porcelana e pintura. Infelizmente, passear por um dia ou até dois desses lugares interessantes não funcionará, por isso compilamos uma lista dos museus de Berlim que os turistas consideram os mais informativos.
Por favor, note que Berlim tem uma ilha dos museus. Obviamente, nem todos os museus estão localizados nele, mas há várias instituições interessantes. Se você quiser economizar dinheiro, compre um bilhete único para todos os museus localizados na ilha. Seu custo para adultos é de 29 euros, crianças e pensionistas pagam 14,50 euros. O bilhete de entrada para a ilha é válido por três dias a partir da data da compra.
Se você planeja visitar a ilha dos museus e deseja usar ativamente o transporte público, preste atenção ao Berlin Welcomecard - um cartão de desconto especial que pode economizar significativamente em viagens a museus, cafés, restaurantes e teatros. Além disso, o Berlin Welcomecard oferece o direito de viajar livremente em transporte público e a possibilidade de reservar excursões com descontos significativos. O custo do cartão é de 20 euros por dois dias ou 43 euros por 6 dias.
Museu Pergamon
Pergamon (ou Pergamon) - um dos museus mais populares de Berlim, localizado na ilha dos museus. A exposição apresenta coleções de esculturas antigas, pinturas do mundo islâmico e arte da Ásia Ocidental. Além de pequenas exposições, no museu você pode ver os portões da deusa Ishtar, o altar de Pérgamo, o trono de Zeus e o panorama de Pérgamo.
Procure informações mais interessantes sobre a exposição aqui.
Topografia do Terror
Topografia do Terror é um museu sobre os crimes dos nazistas, que foi aberto em 1987. Inicialmente, as autoridades da RDA abriram uma exposição dedicada aos horrores da guerra nas antigas adegas da Gestapo e, 20 anos depois, essa pequena coleção se transformou em uma grande galeria, que é visitada anualmente por mais de 500 mil pessoas. Localizado na Ilha dos Museus.
Agora estão em exibição fotografias de crimes da SS, pertences pessoais da Gestapo e centenas de documentos previamente classificados sobre campos de concentração, câmaras de gás e outros horrores da guerra.
O principal objetivo do museu é impedir o que já aconteceu há 90 anos. É por isso que, na Topografia do Terror, é possível rastrear como o nazismo apareceu e chegou ao poder, e mais importante, para entender por que isso aconteceu.
Os turistas que visitaram o museu observam que nem todas as pessoas podem suportar uma excursão de meia hora - há muita dor e sofrimento nas fotografias e documentos apresentados.
- Endereço: Niederkichnerstrasse, 8, Berlim.
- Horário de funcionamento: 10.00 - 20.00.
Museu Histórico Alemão
O Museu de História da Alemanha também foi fundado em 1987, mas a primeira exposição permanente, “Imagens da História da Alemanha”, foi inaugurada em 1994. Está localizada na Ilha dos Museus.
No momento, o museu exibiu mais de 8.000 exposições que contam sobre a história da Alemanha desde a era paleolítica até o presente.
Uma das salas mais interessantes e visitadas é a “História Gráfica e Documentária da Alemanha”, onde, com a ajuda de pinturas e fotografias, é possível rastrear como as cidades alemãs e seus habitantes mudaram.
Três grandes salas de exposições no segundo andar são adaptadas para exposições temporárias - coleções de roupas antigas, conjuntos de porcelana e pinturas de artistas alemães contemporâneos são frequentemente trazidas aqui.
- Endereço: Zeughaus, Unter den Linden 2, 10117, Berlim-Mitte (Ilha dos Museus).
- Horário de funcionamento: 10.00 - 22.00 (quinta-feira), 10.00 - 20.00 (outros dias da semana).
- O custo da visita: 8 euros - um adulto, 4 - uma criança.
Classic remise berlin
O Classic Remise Berlin é um centro de carros clássico localizado em uma antiga estação de bonde. Este é um museu incomum: além dos veteranos, também há carros modernos que foram trazidos aqui para reparo. Aqui você também pode comprar peças de reposição para um carro raro ou consultar um especialista.
Curiosamente, os carros apresentados não pertencem ao museu. Todo o equipamento possui proprietários diferentes que podem buscá-lo a qualquer momento. No entanto, isso raramente acontece: é conveniente que os proprietários mantenham o carro aqui, porque você não precisa pagar por uma vaga no estacionamento e se preocupar com a segurança do equipamento.
Os carros mais antigos estão em caixas de vidro especiais, que não permitem que os mecanismos enferrujem e a tinta não racha.
Os turistas observam que este é um museu muito interessante e atmosférico, ao qual quero voltar várias vezes. Realmente existe essa oportunidade. Por exemplo, você pode alugar um museu por um dia e ter um casamento ou qualquer outro feriado aqui.
- Endereço: Wiebestrasse, 36-37 D-10553, Berlim.
- Horário: 08.00 - 20.00 (dias úteis), 10.00 - 20.00 (fins de semana).
Galeria de Pintura Gemaldegalerie
A Galeria de Pintura Gemaldegalerie abriga a maior e mais cara coleção de pinturas da Alemanha. Nas salas de exposições, você pode ver as obras de Rembrandt, Bosch, Botticelli, Titian e centenas de outros artistas famosos de diferentes épocas.
Cada salão de exposição exibe obras de artistas de um país europeu. Por exemplo, os mais visitados são os salões holandês e italiano.
Em cada quarto existem pufes confortáveis, localizados nos quais você pode ver todos os pequenos detalhes nas pinturas. Os turistas aconselham levar pelo menos três horas para visitar este museu - esse tempo é suficiente para revisar lentamente muitas obras famosas.
- Endereço: Matthaikirchplatz, Berlim (Ilha dos Museus).
- Horário de funcionamento: 10.00 - 18.00 (terça-feira, quarta-feira, sexta-feira), 10.00 - 20.00 (quinta-feira), 11.00 - 18.00 (finais de semana).
- O custo da visita: 10 euros para um adulto, até 18 anos - gratuitamente.
Museu Técnico Alemão
O Museu Técnico Alemão é um dos maiores e mais populares museus de Berlim. Será interessante não apenas para adultos - as crianças aqui também aprenderão muitas coisas novas e interessantes.
O museu é composto por várias salas:
- Carro de bombeiros. O salão mais visitado. Aqui você pode ver enormes locomotivas a vapor antigas que saíram da linha de montagem no final do século XIX. Eles parecem verdadeiras obras de arte, e é por isso que atraem visitantes.
- Aviação. Nesta sala, você pode ver aeronaves projetadas no início do século XX. Graças ao famoso pedantismo e precisão alemães, eles ainda estão em excelentes condições hoje.
- Salão de tecnologia. Aqui estão as estatísticas mais recentes sobre computadores e corporações que estão desenvolvendo novas tecnologias.
- Espectro. O único salão do museu em que é permitido tocar em tudo e você pode realizar experimentos por conta própria. Por exemplo, a equipe do museu oferece a você a criação de uma folha de papel com as próprias mãos, o vento sopra com uma bola e faz um brinquedo de lata. Não pense que você deixará este salão em menos de uma hora.
- Endereço: Trebbiner Strasse, 9, distrito de Kreuzber, Berlim.
- Horário de funcionamento: 9.00 - 17.30 (dias úteis), 10.00 - 18.00 (fins de semana).
- O custo da visita: 8 euros - adultos, 4 - crianças.
Novo museu
O novo museu é outra atração da Ilha dos Museus, em Berlim. O edifício, que agora abriga a exposição, está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde que foi construído em 1855.
Apesar de o museu ser chamado de novo, não será possível ver exposições modernas: nos 15 salões existem esculturas egípcias antigas, moldes de gesso encontrados durante escavações, coleções etnográficas e o interior de salas antigas são recriados.
As exposições mais interessantes, segundo os turistas, são uma coleção de papiros do Egito Antigo e um busto de Nefertiti. Mesmo neste museu em Berlim, você definitivamente deve olhar para o interior completamente restaurado do pátio egípcio.
- Endereço: Bodestrabe 1-3, Berlim (Ilha dos Museus).
- Horário de funcionamento: 10.00 - 20.00 (quinta-feira), 10.00 - 18.00 (outros dias da semana).
- O custo da visita: 12 euros para adultos e 6 para crianças.
Museu do Holocausto
O Museu do Holocausto ou o Museu Judaico de Berlim foi criado em 1933, mas foi imediatamente fechado após os eventos de Kristallnacht em 1938. A reabertura ocorreu em 2001.
A exposição apresenta itens pessoais de famosos judeus alemães. Por exemplo, o diário pessoal de Judah Leiba, no qual ele descreve detalhadamente a vida de comerciantes judeus na Alemanha, as memórias de Moses Mendelssohn (um famoso filósofo alemão) e várias de suas pinturas.
O segundo salão é dedicado à Primeira Guerra Mundial e à crescente inquietação entre a população local. Aqui você também pode aprender sobre a criação de escolas judaicas e serviços sociais.
Uma parte significativa da exposição (5 salas) é dedicada ao Holocausto. Aqui estão exibições pouco informativas, mas muito emocionalmente fortes, que pertenciam a judeus que foram mortos uma vez.
A última parte final da exposição são as histórias daqueles judeus que cresceram após 1945. Eles falam sobre sua infância, juventude e esperam que os horrores da guerra nunca se repitam.
Além das salas acima, o museu também abriga exposições temporárias. Por exemplo: “Toda a verdade sobre os judeus”, “História da Alemanha pelos olhos dos artistas judeus”, “Pátria”, “Estereótipos”, “Herança cultural”.
- Localização: Lindenstrasse, 9-14, Berlim.
- Horário de funcionamento: 10.00 - 22.00 (segunda-feira), 10.00 - 20.00 (terça-feira - domingo).
- Preço do bilhete: 8 euros para adultos, crianças menores de 6 anos - grátis. Guia de áudio - 3 euros.
Palácio das lágrimas
O Palácio das Lágrimas é um antigo posto de controle que separava a Alemanha e a Alemanha Oriental. O nome do museu não foi especialmente inventado - era assim que os habitantes locais o chamavam.
O museu é composto por quatro salas. No primeiro, você pode ver muitas malas empilhadas em um monte e em cada uma delas - fotos, cartas, itens pessoais. O segundo salão é dedicado à história do socialismo e Mikhail Gorbachev (na Alemanha, ele é considerado o único político soviético perspicaz).
No terceiro e quarto hall - centenas de pôsteres, pratos e pinturas associados à divisão do país e ao destino das pessoas da Alemanha e da RDA.
Muitos turistas observam que a exposição do museu não causa uma forte resposta emocional, e as informações fornecidas no Palácio das Lágrimas são muito medíocres. No entanto, se você tiver algum tempo, vale a pena uma visita ao museu, especialmente porque ele está localizado bem na estação.
- Onde encontrar: Reichstagufer, 17, 10117, Berlim.
- Aberto: 9.00 - 19.00 (terça-feira - sexta-feira), 10.00 - 18.00 (fins de semana), segunda-feira - dia de folga.
Museu da RDA
O Museu da RDA é um museu da história do socialismo alemão, no qual você pode aprender sobre como o socialismo na Alemanha nasceu e se desenvolveu ao longo de 40 anos.
O museu recriou todos os aspectos da vida das pessoas daquela época. Existem salas dedicadas à vida familiar, moda, relações da RDA com outros países, arte e indústria. Todas as exposições podem ser tocadas e, em um carro pequeno "Trabant", localizado no segundo salão de exposições, você pode até sentar.
Na entrada do edifício é uma grande loja de lembranças. Aqui você pode comprar ímãs incomuns com fragmentos do Muro de Berlim e outros artefatos históricos. Curiosamente, foram os funcionários do Museu da RDA em Berlim que tomaram a iniciativa e mantiveram uma pequena parte dos marcos destruídos.
Para o deleite das autoridades locais, o museu da RDA é muito procurado entre visitantes estrangeiros e entre residentes locais. Mais de 800 mil pessoas o visitam anualmente.
- Onde encontrar: Karl-Libschnet, 1, Berlim.
- Horário de funcionamento: 10.00 - 22.00 (sábado), 10.00 - 18.00 (outros dias da semana).
- Preço do bilhete: 6 euros - adultos, 4 euros - crianças.
Durante a visita, não tenha medo de tirar fotos - nos museus de Berlim isso não é apenas proibido, mas também incentivado.
Todos os museus de Berlim contam a história da Alemanha como realmente era. Os alemães não tentam embelezar ou mudar o passado, mas tiram as conclusões necessárias e acreditam que o que aconteceu nunca mais acontecerá. Se você gosta de inovações técnicas, arte contemporânea, história ou pintura, definitivamente encontrará muitos lugares interessantes na capital alemã.
Todos os preços e horários da página são para julho de 2019.
Vídeo: uma seleção dos museus mais interessantes de Berlim, segundo os turistas.