Castelo de Neuschwanstein ou como Ludwig II realizou seu sonho
Castelo de Neuschwanstein traduzido do alemão significa - uma nova pedra de cisne. A atmosfera ao redor e dentro da atração não é menos romântica que o nome. É uma das atrações mais populares não apenas na Alemanha, mas também no mundo perto da cidade de Füssen, no sudoeste da Baviera, perto da fronteira com a Áustria. A popularidade do castelo é confirmada pelo número anual de turistas que vêm visitar um lugar incrível e fabuloso. Julgue por si mesmo: a cada ano que Neuschwanstein na Baviera é visitado por cerca de 1,5 milhão de turistas, o fluxo diário de visitantes pode exceder 5,5 mil. A ideia de construção pertence ao monarca Ludwig II. Uma visão geral detalhada do castelo - a história da construção, o que ver por dentro, como chegar ao Castelo Neuschwanstein de Munique - leia nosso artigo.
Foto: Neuschwanstein, Baviera
Informações gerais sobre o Castelo Neuschwanstein na Alemanha
Cada castelo está envolto em uma certa invasão de misticismo e magia, mas um grande número de lendas, histórias românticas e contos de fadas está associado ao Castelo Neuschwanstein. Poemas foram dedicados a ele, filmados em filmes, e mesmo se você já esteve na Disneylândia, provavelmente percebeu que o castelo da Bela Adormecida foi criado com base no palácio da Baviera.
Assim, Neuschwanstein na Alemanha é reconhecido pelos habitantes locais como o padrão de um castelo de conto de fadas - ele se escondeu em uma encosta pitoresca no silêncio dos Alpes, e está escondido por árvores altas, que, como soldados persistentes, guardam a paz dos pontos turísticos. A propósito, o castelo foi construído com base em contos de fadas, ao redor e dentro de Neuschwanstein há uma mistura de realidade e ficção, história rica e lendas românticas.
Talvez a idéia de construir um castelo mágico em um lugar maravilhoso na Alemanha tenha surgido com Ludwig II, quando ele sozinho apreciava as belezas das montanhas. O governante da Baviera preferia eremitério e um mundo fictício cheio de heróis de contos de fadas e lendas. Seu herói favorito era Lohengrin - Knight Swan, que salvou a garota.
Um fato interessante! Perto do castelo, há uma ponte de montanha, nomeada em homenagem a Maria Frederic da Prússia - a mãe do governante alemão. Da ponte, o palácio é visível à vista, não surpreende que um deck de observação tenha sido equipado aqui hoje.
A história atípica do castelo
O governante da Baviera era amigo de Richard Wagner, e é provavelmente por isso que o teatro foi baseado nos palcos para a produção de “Lohengrin”, bem como nos desenhos do castelo de Wartburg, que no século XIX se tornou um símbolo do romantismo alemão.
A história do castelo pode ser contada rapidamente - a construção de Neuschwanstein começou em 1869; infelizmente, o principal inspirador e autor do projeto não viveu para ver sua abertura. As portas do castelo se abriram duas semanas após a morte de seu autor. Anteriormente, outro castelo foi construído neste local - Schwanstein. O futuro governante alemão foi criado no castelo vizinho, que era a residência dos Wittelsbach, suas paredes foram decoradas com tapeçarias e pinturas com cenas de várias lendas que atraíram um menino romântico e impressionável da infância.
Em 1864, o jovem Ludwig assumiu o trono e, quatro anos depois, começou a construção perto da residência de seu pai. Por que a história de Neuschwanstein na Alemanha é atípica? Naquela época, castelos europeus foram construídos para demonstrar poder, mas no caso do castelo na Alemanha, a situação é diferente - foi construída para agradar o monarca como seu brinquedo pessoal.
Um fato interessante! É sabido que o rei da Baviera gastou na construção do Castelo de Neuschwanstein uma quantia enorme para aqueles tempos - 6 milhões de marcas de ouro. Os moradores ainda estão brincando - para recuperar essas despesas, a atração deve ser visitada por todos os habitantes do planeta.
Sob o pretexto de loucura, Ludwig é removido do trono e depois de um curto período, ele morre no lago, de acordo com a versão oficial de que era suicídio, mas os habitantes locais não acreditam nisso. Este veredicto foi emitido por uma comissão médica em Munique, aconteceu no verão de 1886. Há evidências em documentos históricos de que o veredicto foi proferido sem examinar o suspeito e sem o testemunho de testemunhas. Antes da trágica morte, o monarca conseguiu viver em novas câmaras por apenas 172 dias. No momento de sua morte, apenas um terço das câmaras dentro do castelo estava pronto. A propósito, um psiquiatra foi morto junto com o rei nas mesmas circunstâncias pouco claras.
Um fato interessante! Apesar das despesas tão sérias do tesouro, Ludwig II foi preservado na memória dos alemães pelo bom rei da Baviera. Um rico funeral foi organizado para ele, e a morte ainda é chamada de assassinato mais misterioso da história da Alemanha. O local onde o monarca morreu está marcado com uma cruz.
Foto: Castelo de Neuschwanstein
Os historiadores afirmam que o governante alemão, não conhecendo a si mesmo, não apenas gastou dinheiro na construção do Castelo de Neuschwanstein, mas investiu dinheiro lucrativamente no futuro do país.
Arquitetura do castelo
Uma estrada leva ao Castelo Neuschwanstein, na Alemanha, sobre o qual guiarão as carroças puxadas por cavalos, conduzidas por taxistas coloridos em chapéus tradicionais decorados com penas. Dirija até a entrada do castelo não funcionará. Você deve admitir que os carros modernos destruirão o sabor especial do conto de fadas que envolve todo o palácio. Os carros são deixados em estacionamentos equipados perto da vila de Hohenschwangau. Os ônibus turísticos também param por aqui.
É bom saber! Dado o afluxo diário de turistas ao castelo, a organização de excursões exige clareza e coerência especiais. Esse procedimento é mais como registrar passageiros em um voo de avião.
A bilheteria também está aqui no sopé da montanha. Cada turista precisa reservar um lugar em um dos grupos de excursão, já que Neuschwanstein está fechado para visitas gratuitas.
Perto da atração, há um lago, na superfície espelhada da qual os Alpes e o castelo são refletidos. Acredita-se que este seja o lago mais limpo da Alemanha. Um pouco à direita está um campo verde no qual uma pequena igreja é construída, um pouco mais adiante - a vila de Schwangau e o lago Forggensee. À esquerda, você pode ver o Castelo Hohenschwangau e nas proximidades - Lago dos Cisnes.
Para que a construção do castelo Neuschwanstein fosse realizada em uma das montanhas alpinas, o monarca escolheu um platô localizado a um nível de 8 metros abaixo do pico como local. Arquitetura - típica da Idade Média. Segundo o projeto, o castelo deveria ter 5 andares, mas nem todos foram construídos. Juntamente com as principais obras de construção, os portões foram erguidos, foram concluídos em 1873, o castelo foi concluído 10 anos depois - em 1883.
Contribuição de Richard Wagner para a criação de NeuschwansteinEm 1861, o monarca assistiu à estréia da ópera Lohengrin (autor - Richard Wagner). A partir desse momento, a vida do governante da Baviera muda drasticamente, porque ele viu no palco as imagens que haviam se desenvolvido em sua mente quando ele morava no castelo de seu pai, bem como o protótipo do futuro castelo de Neuschwanstein. Logo, o monarca conheceu pessoalmente Wagner, que foi o começo de uma amizade sincera. O rei pagou as dívidas de Wagner, tornou-se filantropo.
Protótipos de NeuschwansteinUm fato interessante! O governante da Baviera sonhava que Wagner trabalhava em um novo castelo, mas os planos não se tornaram realidade.
Se você viu o protetor de tela do estúdio Walt Disney pelo menos uma vez, provavelmente já reparou em um belo castelo. Esta é a "residência" da Bela Adormecida - a heroína de um longa-metragem de animação, lançado em 1959. O Castelo de Neuschwanstein inspirou a criação do castelo a partir da tela dos autores. É verdade que, se você seguir rigorosamente os anais históricos, o verdadeiro protótipo do castelo da heroína da obra de Charles Perrault não está na Alemanha, mas na França - o Castelo de Usse, foi construído no século XV. A interpretação alemã do conto foi escrita pelos irmãos Grimm em 1812, e o Castelo Neuschwanstein foi construído no final do século XIX. Os castelos são realmente similares, mas acredita-se que este último não possua protótipos, uma vez que este é um produto de fantasia do próprio Ludwig II. O estilo neo-renascentista e neogótico é claramente traçado na aparência do castelo. Dentro do castelo há uma mistura de estilos diferentes - mourisco, não barroco.
A construção foi feita de mármore e arenito. Também estava planejado construir uma torre, tinha que orgulhosamente erguer e decorar o projeto arquitetônico, a igreja deveria estar dentro, mas o governo não alocou recursos. Além disso, eles não terminaram o terraço, a casa de banhos e as câmaras das câmaras.
O que pode ser visto dentro do Castelo de Neuschwanstein
No Castelo Neuschwanstein, 8 quartos no terceiro andar estão decorados para visitantes - um quarto, um escritório, uma sala do trono, uma sala de estar, uma sala de jantar, uma sala de cantores. Apesar da enorme quantia gasta em construção, o interior do palácio parece bastante modesto. No porão há quartos para empregados. Além disso, escadas separadas foram construídas para mover os servos pelo castelo.
Um fato interessante! Vale ressaltar que toda a decoração usada no design das instalações é o resultado da paixão do monarca pelas obras de Wagner.
Neuschwanstein: foto dentro do castelo
No salão dos cantores, Ludwig incorporou a ideia dos salões de Wartburg. A descrição das câmaras do palácio deve começar com o nome deste salão, já que a residência foi construída em torno do salão dos cantores. A sala está decorada com pinturas nas paredes, que retratam heróis e cenas de lendas. Infelizmente, a sala não foi usada durante a vida do rei. Pela primeira vez, um concerto festivo foi realizado aqui apenas 50 anos após a morte de Wagner.
Outra sala impressionante do castelo - o Salão do Trono - não foi concluída, mas, no entanto, parece impressionante. O rei desejou que o salão tivesse um marcador de páginas de manjericão com um nicho onde o trono estava. Dessa forma, Ludwig demonstrou sua conexão com Deus. Acima do lugar do trono, penduram retratos de seis monarcas, que foram classificados entre os santos. Há também imagens da Virgem Maria, Jesus Cristo e João. O piso de mosaico mostra visitantes animais e plantas. As colunas e escadas no corredor são feitas de mármore.
As câmaras reais estão decoradas com painéis de carvalho esculpido, as cortinas são bordadas com seda. A propósito, as câmaras reais consistem em várias salas - um quarto, uma capela, uma sala de estar, um escritório e uma capela. De particular interesse para os turistas é o quarto real, decorado em estilo neogótico, decorado com esculturas e ornamentos. Mais de uma dúzia de mestres trabalhavam no design do quarto por quase 5 anos. As paredes são decoradas com pinturas representando cenas da obra "Tristan e Isolda".
É difícil nomear um estilo único no design do Castelo de Neuschwanstein, porque nas câmaras existem motivos góticos, mouros e barrocos. O interior é mais como um cenário mágico para um conto de fadas.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Informações práticas
- Endereço: Neuschwansteinstraße 20, Schwangau.
- Horário do Castelo:
- Preço do bilhete:
- Website: here.neuschwanstein.de.
De 01.04 a 15.10 - de 7 a 30 a 17-00;
De 16.10 a 31.03 - de 8 a 30 a 15-00.
Completo - 13 euros, turistas com menos de 18 anos de idade são gratuitos;
O custo de visitar castelos Neuschwanstein, Hohenschwangau - 25 euros;
Um bilhete combinado dá-lhe o direito de visitar os castelos de Neuschwanstein, Herrenkimsee, Linderhof - 26 euros (válido por 6 meses).
Importante! As bilheterias fecham uma hora antes do castelo.
Como chegar ao Castelo Neuschwanstein de Munique por conta própria
A maneira mais fácil de entrar no castelo é de Munique. A opção mais lucrativa é comprar um bilhete completo do Bayern, custa 25 euros e dá-lhe o direito de usar todos os tipos de transporte público. O ingresso é válido das 9h às 21h nos dias úteis e nos fins de semana começa à noite. Você também pode comprar um bilhete de Munique para Füssen na bilheteria ou na máquina, o custo é de 22 euros. Como chegar a Neuschwanstein de Munique de trem e quanto custa o bilhete, consulte o site oficial das ferrovias alemãs.
Cidade de FüssenImportante! Não há voos diretos de Munique para Fuyusen, você terá que fazer uma transferência para Bukhlo.
Em Füssen, você precisa pegar o ônibus para o Castelo Neuschwanstein. Se você quiser mergulhar na atmosfera da antiguidade, alugue uma equipe do século XIX.
Outra maneira de chegar a Neuschwanstein a partir de Munique é alugar um carro. Você precisa seguir a rodovia A4 na direção oeste; ao lado do sinal "Para Schwangau", você deve virar para o sul. A viagem leva cerca de 1,5 horas.
Outra maneira - como ir de Munique ao Castelo de Neuschwanstein - a rota Munique - Garmisch-Partenkirchen, a 60 km do resort, é necessário virar na direção de Schwangau. O percurso é bastante sinuoso, por isso é melhor usar o navegador.
Os preços e horários na página são para agosto de 2019.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Dicas úteis
- Depois de comprar um bilhete, verifique o horário da visita e o número do grupo; você deve entrar no castelo na data especificada; caso contrário, os alemães, pedantes, o enviarão de volta a Munique.
- Os arredores do castelo não são menos interessantes - o vale Allgäu, a ponte, da qual são obtidas excelentes fotografias do palácio, o lago Schwansee, Alpsee. Alpsee Lake
- Na entrada do castelo, os turistas recebem um guia de áudio no idioma necessário.
- Foto e vídeo não são permitidos no interior.
- O pico da temporada é a segunda metade do verão.
- A duração do passeio é de 30 minutos.
- Planejar sua viagem é melhor no início da manhã ou na tarde. À tarde, há um grande fluxo de turistas e é difícil comprar ingressos.
A Europa é famosa pelos palácios construídos nas montanhas ou no campo, mas os mais populares são considerados justamente o Castelo Neuschwanstein. Muitos nem suspeitam que o viram em muitos filmes, mas acredite: uma viagem aos pontos turísticos na Alemanha será uma aventura inesquecível na vida.
Castelos reais da Baviera e sua história: