Amarílis bonita - que tipo de planta é e como cuidar dela?
Recentemente, espécies tropicais de plantas têm atraído cada vez mais atenção dos cultivadores de flores. Afinal, quase todo mundo quer ter um pequeno canto florido da selva em casa.
Tais flores têm uma aparência magnífica e o amarílis é um exemplo vívido disso. O tamanho grande da flor e a variedade de cores não deixam ninguém indiferente. Neste artigo, mostraremos tudo de mais importante sobre as características da amarílis e as condições para cultivá-la em casa.
O que é essa planta?
Amaryllis é uma planta sul-africana que pertence à família Amaryllis. Algumas flores que pertencem a esse gênero anteriormente são transferidas para o gênero Hippeastrum. A planta é incrivelmente parecida com Liliaceae - propagada por bulbos, possui grandes inflorescências em forma de funil e folhas lineares oblongas.
Amaryllis é o lar da África do Sul, mas também é encontrada na natureza na Ásia, Austrália e pradarias americanas.Você pode se familiarizar com o aspecto da amarílis e estudar a foto da planta aqui.
Outros nomes
Amaryllis é frequentemente confundida com um hippeastrum semelhante, mas isso está errado. Atualmente, o hippeastrums conta com mais de 200 variedades, enquanto o amaryllis é representado por apenas duas espécies - Amaryllis belladonna e Amaryllis sarniensis. Se falamos do nome russo, os cultivadores de flores chamam esta planta de Amaryllis de bonita.
A principal diferença entre esses tipos de plantas ornamentais é o período de floração - o amaryllis floresce no outono, enquanto o hippeastrums entra no período de floração no inverno e na primavera. Uma comparação detalhada de amaryllis e hippeastrum, bem como uma descrição de plantas e suas fotos, pode ser encontrada aqui.
Cheiro e aparência
Amaryllis é uma flor bulbosa com um pedúnculo sem folhas e duas fileiras de folhas verdes densas que atingem meio metro de comprimento. O bulbo de uma planta com até 10 cm de diâmetro produz dois pedúnculos no outono com até 60 cm de altura. Em cada pedúnculo, de 2 a 12 flores desabrocham até 10 cm de diâmetro.
A cor dos botões varia de branco a roxo profundo. Grandes inflorescências da planta exalam um aroma delicado e delicado durante o curto período de floração.
Descrição dos tipos e cores
Desde Amaryllis é representado por apenas duas espécies, fale sobre cada um com mais detalhes.
Amaryllis belladonna
A beladona de Amaryllis é a mais comum entre os cultivadores de flores. As folhas verdes suculentas desta planta atingem 50 cm de altura e mantêm sua cor durante o inverno. A flor hiberna no verão depois que seus botões morrem. O período de floração desta variedade é de apenas dois meses - agosto e setembro. As flores nesta variedade de amarílis são vermelhas ou vermelho tijolo.
Amaryllis sarniensis
Em estado selvagem, distribuído no Japão e na ilha de Jersey. Na região central, a planta amadurece principalmente em estufas e, somente após o aparecimento do pedúnculo, é possível transplantá-lo para uma panela. Mesmo que as folhas da planta ainda não tenham aparecido, grandes inflorescências brilhantes com pétalas de vermelho-framboesa já agradarão os jardineiros. A cor dos botões é mais frequentemente roxa ou rosa com estrias de cor framboesa.
Regras para atendimento domiciliar
Para que a flor cresça bem em casa, ele precisa de certas condições, como um local ensolarado, sem luz solar direta e sem ausência de correntes de ar.
Antes de começar a cultivar amarílis, seja paciente. A planta é perene e os primeiros pedúnculos aparecem apenas no terceiro ano de crescimento em um "local de residência" permanente.Como plantar bulbos? Um grande papel no cultivo adequado desta planta tropical é desempenhado pelas lâmpadas corretas para o plantio. Escolha cebolas secas e limpas com raízes pequenas. O material de plantio deve ser embebido por algumas horas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, a planta deve ser completamente imersa em cal ou cinza e deixada no papel até secar.
O desembarque é feito no início da primavera no solo preparado. Ao mesmo tempo, as flores podem ser plantadas em vasos de várias lâmpadas ao mesmo tempo. Somente a distância entre as mudas não deve ser inferior a 10 cm.A fertilização é realizada de maneira não-raiz - pulverizando as folhas de um frasco de spray. Amaryllis deve ser regada à medida que o coma de terra seca.
Escrevemos mais sobre como plantar amarílis e como cuidar de uma planta em casa aqui, e neste artigo você encontrará tudo sobre como plantar e cultivar uma flor em casa e no jardim.
Você pode aprender sobre como plantar amarílis corretamente neste vídeo:
Período de descanso
Depois que a planta parar de florescer, envie-a para um local quente. Certifique-se de alimentar a amarílis com fertilizantes minerais orgânicos ou complexos. Solte o solo superficial ou transplante a flor em uma panela mais espaçosa se o sistema radicular tiver crescido. Tudo o que é necessário de você ainda é apenas uma rega oportuna. Afinal mesmo em repouso, a planta continua a precisar de umidade do solo.
Sobre como cuidar de amarílis no inverno, conversamos em detalhes neste artigo.
Métodos de criação
Existem duas maneiras de propagar amaryllis - semente e vegetativa.
- Sementes. Se você escolher o método de reprodução das sementes, precisará estar preparado para o fato de que as primeiras flores aparecerão o mais cedo possível em cinco a sete anos. E para coletar as sementes, você deve polinizar as flores com um pincel dos estames ao pilão.
- Vegetação. É mais fácil propagar as flores desta espécie com a ajuda de crianças, formadas a partir de bulbos saudáveis e fortes. Folhas longas são separadas do bulbo durante o transplante e plantadas em xícaras pequenas para enraizamento. À medida que as crianças crescem, elas são transplantadas para vasos maiores. Com este método de propagação, você pode esperar o florescimento do amaryllis já no terceiro ano.
Mais informações sobre o método de propagação de sementes de amaryllis são descritas neste vídeo:
Doenças e Pragas
Como qualquer outra planta exótica, o amaryllis, infelizmente, é suscetível à maioria das doenças fúngicas. Isso ocorre quando a rega desequilibrada.
- Antracnose - manchas escuras com estrias marrons nas folhas. Tais folhas devem ser removidas e destruídas, e o solo deve ser tratado com uma solução fungicida.
- Podridão cinzenta - manchas marrons nas hastes da planta. Na maioria das vezes, esta doença aparece devido ao excesso de umidade do solo.Transplantar a planta em solo fresco e alterar as condições de rega evitam a podridão cinzenta.
- Estagonosporose - manchas vermelhas nas folhas ou caule da amarílis. Desta doença, a planta pode morrer. O motivo também é a rega excessiva e mudanças bruscas de temperatura. Ajudar a planta neste caso é quase impossível.
- Podridão da raiz - leva à murcha da planta, afetando seu sistema vascular. Regas excessivas de rega e temperatura também levam à doença. O tratamento com Fundazol ou outro medicamento similar pode ajudar.
Além das doenças fúngicas, a amarílis também pode sofrer de inúmeras pragas.
- Tripes - parasitas sugadores localizados na parte inferior das folhas. A planta deve ser tratada com Spark, Actar ou Fitoverm duas vezes, com intervalo de uma semana.
- Carrapato de cebola - Este parasita é difícil de detectar devido ao fato de infectar o bulbo. Os órgãos no solo da planta apodrecem e as medidas preventivas ajudarão - diminuindo a temperatura externa e conservando a lâmpada em Celtan.
- Pulgões - suga o suco das hastes e folhas da flor. Se os pulgões forem pequenos, basta lavar a planta com uma solução de sabão verde de potássio. Caso contrário, terá que ser tratado com inseticidas.
- Mealy e Amaryllis Worms - Um visitante frequente desta planta. A praga deixa para trás uma descarga e manchas brancas muito semelhantes aos pedaços de algodão. Para combater esse parasita, soluções de Spark, Actara ou Almirante devem ser usadas.
Você encontrará mais informações sobre possíveis doenças e pragas da amarílis, bem como métodos para lidar com elas em outro artigo.
Problemas de conteúdo
Os principais o problema de criar esta planta exótica em casa é a falta de floração. Existem várias razões para esse comportamento e as principais são:
- falta de iluminação;
- forte aprofundamento do bulbo durante o transplante;
- quantidade insuficiente de nutrientes no solo;
- doença de raiz de planta;
- um pequeno período de descanso da flor;
- requer separação dos filhos da lâmpada da mãe.
Geralmente amaryllis é uma planta bastante caprichosa e os floricultores iniciantes se perguntam constantemente sobre a falta de floração. Mas quase todos os problemas estão resolvidos e, após eliminar todas as deficiências do cultivo em casa, a planta floresce sem falhas. Basta examinar o sistema radicular, excluir doenças e pragas e também proporcionar um período de descanso suficiente para a amarílis.
Preços em várias regiões da Rússia
Provavelmente, é improvável que você encontre amaryllis na Internet. Na maior parte, Hippeastrum está representado lá.
Se falamos de custo, então:
- para Moscou, são 300-500 rublos;
- para São Petersburgo - 400-500 rublos;
- em Nizhny Novgorod, uma flor pode ser comprada por 500 a 700 rublos;
- em Ufa, o custo será de 200 a 300 rublos. por planta em uma panela.
Conclusão
Amaryllis - uma bela planta exótica da África, caracterizada por uma flor incrivelmente bonita. Sujeito a regras simples de cultivo e paciência suficiente, mesmo um cultivador iniciante pode lidar com o cultivo dessa flor. Este artigo o ajudará a entender as regras básicas para cuidar de uma flor, para que ela se torne uma verdadeira decoração da sua casa.