É possível dar rabanete a uma criança: a partir de que idade é permitida, como entrar na dieta e com o que é recomendável combinar?
Mais cedo ou mais tarde, qualquer pai ou mãe tem uma ideia de quando é possível começar a dar certos produtos a uma criança.
E como o rabanete é uma colheita de raízes muito específica, decidimos considerar separadamente a melhor maneira de adicioná-lo à dieta de uma criança do que pode ser útil ou prejudicial, além de muitos outros aspectos.
E também diga como escolher rabanetes na loja e livrar-se de nitratos e pesticidas.
Motivo para restrições de idade
Muitas pessoas adoram rabanetes, especialmente aqueles coletados apenas nas camas. Portanto, não é de surpreender que pais e parentes desejem tratar seus filhos com esta colheita de raízes. Porém, a composição dessa cultura radicular é muito específica, portanto, até dois anos, recomenda-se não oferecer essa iguaria.
Enfim rabanete é considerado um vegetal pesado para o corpo, porque contém fibra, difícil de digerir. E também se acumulam nitratos, o que para crianças muito pequenas pode ser contra-indicado.
É mesmo possível dar?
Mas, enfim, o rabanete é rico em minerais e vitaminas saudáveis, que provavelmente serão úteis para qualquer organismo em crescimento. Volátil e vitamina C ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que cria proteção adicional para a criança, e isso é especialmente necessário em períodos perigosos. Por exemplo, o potássio ajuda o coração, mas as vitaminas B aceleram o metabolismo, promovem o funcionamento do sistema nervoso e a renovação do sangue.
O motivo da rejeição de rabanetes para bebês é o óleo de mostarda contido nele, sistema digestivo não totalmente irritante da criança. No futuro, isso pode levar a consequências indesejáveis, como inchaço, alergias, distúrbios digestivos.
Além disso, a colheita de raízes em sua composição contém nitratos acumulados, o que pode causar uma criança que não está acostumada a tais alimentos, envenenamentos ou alergias. Rabanetes excessivos - podem reduzir a absorção de iodo, e este é um ponto importante para o desenvolvimento de um corpo saudável em crianças menores de 2 anos de idade.
Com que idade é permitida?
Os médicos aconselham a introdução de rabanetes na alimentação da criança de 1,5 a 2 anos. Recomenda-se que a colheita de raízes seja introduzida na dieta da criança em pequenas porções, observando cuidadosamente como o corpo reagirá ao novo produto. É aconselhável ralar o vegetal de raiz na primeira salada, que inclui rabanetes, misturar com outros vegetais e temperá-lo com creme de leite ou óleo.
Atenção: rabanete ralado perde muito rapidamente suas propriedades, por isso é recomendável adicioná-lo à salada imediatamente antes do uso.Se você der cedo demais - o que vai acontecer?
Se você introduzir rabanetes na dieta de um bebê que ainda não tem um ano e meio de idade, são possíveis conseqüências desagradáveis. Então, ele pode ter:
- diarréia
- náusea persistente, vômito;
- inchaço e dor abdominal;
- reações alérgicas.
Embora os pediatras aconselhem as crianças a oferecer rabanetes a partir dos dois anos de idade, isso deve ser feito com cautela, monitorando constantemente a reação do homenzinho a um novo produto.
Como escolher uma colheita de raiz em uma loja?
Como dissemos acima, rabanete acumula nitratos muito bem, Sim, e ele reage bastante mal ao armazenamento a longo prazo, por isso é recomendável comprar um vegetal em lojas conhecidas ou coletá-lo na sua dacha (ou nas camas de parentes).
Ao escolher um rabanete em uma loja, considere apenas as plantas de raiz com cor uniforme e pele lisa, tamanho médio e também não deve haver pontos ou manchas nela. Se o rabanete é macio (oco ou lento), essa colheita de raízes não trará danos, mas não trará nenhum benefício, pois não possui propriedades úteis e, provavelmente, foi armazenada por um período muito longo.
Como livrar um vegetal de nitratos e pesticidas?
A maioria dos nitratos é encontrada na raiz e no topo da raiz, portanto, antes de usar - corte imediatamente a raiz e as folhas do rabanete.
Os médicos recomendam a imersão da colheita de raízes por 2 horas em água limpa e, antes de adicioná-la a saladas, descasque a pele, pois muitas vezes tem um sabor amargo, o que pode contribuir para o desenvolvimento de alergias. Infelizmente, após a imersão, o rabanete perde algumas propriedades úteis, mas também todos os nitratos desaparecem.
Ajuda: os especialistas aconselham o melhor resultado - deixe o rabanete ensopado a noite toda.Com o que pode ser combinado?
Um vegetal de raiz muito bem considerado é o de verduras e legumes amadurecendo no outono, por exemplo, cebola verde, tomate, salsa, pepino ou alface verde. Também é recomendável adicionar à salada:
- abóbora cortada em fatias;
- batatas cozidas;
- abobrinha.
Diversificar o sabor habitual ajudará o repolho.
Introdução passo a passo à dieta
Primeira vez
Para familiarizar o bebê com a colheita de raízes pela primeira vez, os especialistas recomendam o uso de uma salada de legumes já familiar para ele, na qual você precisa adicionar rabanete ralado, de preferência não mais que 1/2 colher de chá.
Por exemplo Você pode oferecer ao seu filho uma salada composta por:
- verduras (endro ou salsa);
- rabanete (1 pequeno);
- pepino (2-3) e ovos (1 peça).
Ao servir - monitore cuidadosamente a condição da criança.
Tempos subsequentes
Se a criança não mostrar contra-indicações para a colheita das raízes, depois de algumas semanas já poderá ser adicionada a qualquer salada, ralada ou picada.
Por exemplo Você pode fazer uma salada composta por:
- verduras (endro picado);
- queijo (grau duro gasto, cerca de 50 gramas);
- pepinos (1 peça);
- rabanete (2 pequenas raízes).
Você pode encher a salada com iogurte natural ou creme azedo.
Dosagem máxima
Especialistas não recomendam o uso diário de rabanetes. Basta introduzi-lo nos alimentos duas vezes por semana.
Importante: Não é recomendável adicionar mais de 30% de rabanete à salada.Os pediatras recomendam adicionar não mais que 10 a 15 gramas de rabanete (1 pequena raiz ou meio ½ grande) a uma salada de 50 gramas para bebês de até 3 anos.
Se a criança tiver mais de 3 anos, poderá receber 2-3 pequenos vegetais de raiz por semana como alimento, acrescentando-os às saladas.
Alternativa vegetal
Se uma criança é repentinamente contraindicada em rabanetes (reações alérgicas são observadas), existem outras alternativas. Então por exemplo oferecer ao seu bebê fresco:
- pepinos
- salsa;
- cebolas;
- endro;
- repolho jovem;
- alface de folha.
Tudo isso pode substituir o rabanete no menu infantil.
Ajuda: deixe o garoto daikon experimentá-lo adicionando alguns vegetais ralados à salada.Não se apresse e, o quanto antes, introduza rabanetes na dieta do bebê, embora contenha muitos minerais e vitaminas saudáveis. Os pediatras insistem que, até os 2 anos de idade, essa colheita de raízes é geralmente contraindicada para bebês. Depois que a criança tiver 2 anos de idade, rabanetes devem ser adicionados à dieta em pequenas quantidades e não oferecer salada com esta colheita de raízes mais de duas vezes por semana.