Difícil, mas possível! Como cultivar romã a partir de sementes em campo aberto?

A romã não é apenas uma fruta saborosa e saudável, mas também uma planta usada para fins decorativos, cultivada em casa e em campo aberto.

O nome russo "romã" vem do latim "granatus" (granular). A história da origem do nome dessa fruta em si é muito interessante. Na Roma antiga, essa fruta tinha dois nomes latinos - malum punicum e malum granatum. A romã se propaga não apenas por estacas, mas também plantando sementes.

Vantagens e desvantagens deste método

O cultivo de romã a partir de grãos tem as seguintes vantagens:

  • alta germinação de sementes (95%);
  • pouco exigente no chão;
  • absolutamente qualquer tipo de romã é adequado para o cultivo.

Contras do método:

  • processo de crescimento problemático;
  • se você plantar os grãos no final da primavera ou em outra estação, os brotos aparecerão em 2 meses.

O cultivo é possível na Rússia?

Romã refere-se a plantas que amam o calorPortanto, em campo aberto, não será fácil para ele sobreviver ao inverno na Rússia central. Mas isso é possível se você cuidar do abrigo do frio.

Escolha de uma temporada

O trabalho de pouso é realizado, de preferência, precisamente no inverno - de janeiro a fevereiro. Então, no início do verão, a planta poderá ser retirada para o ar fresco ou plantada em campo aberto.

Preparação da terra

A romã não possui requisitos especiais para o substrato. Para ele, você pode usar o solo destinado às culturas domésticas.

Você pode adicionar areia a ele em uma quantidade de 1/3 da mistura total do solo. O substrato deve estar bem umedecido e poroso.

Você também pode cozinhá-lo de acordo com outra receita: misture turfa, areia e solo do jardim em proporções iguais. Na panela, é imperativo pensar em uma grande camada de drenagem usando argila expandida ou tijolo quebrado.

Escolhendo o lugar certo

Desde romã é uma planta termofílica, então para que a árvore cresça, ele precisa cuidar de um local bem iluminado e quente. A melhor opção seria o peitoril da janela do sul.

Preparação de sementes

Para que o processo de germinação das sementes de romã ocorra de forma rápida e eficiente, é necessário preparar adequadamente a semente:

  1. Para a germinação, uma semente fresca e não muito seca é selecionada. Antes do uso, os grãos devem ser embebidos em água por 24 horas. Nesse caso, é necessário que parte do material de plantio se projete da água para acesso ao ar.
  2. Se você usar uma semente de fruta fresca, ela será completamente limpa de polpa e filmes; caso contrário, após imersão no solo, ela apodrecerá.
  3. Para obter sementes, você precisa escolher uma fruta saudável, bonita e grande. A casca deve estar limpa, sem sinais de mofo, podridão e vestígios de pragas.
  4. Em casa, as frutas deverão ser limpas e deixados vários grãos, já que a germinação da romã é de 95%.O material de plantio deve estar limpo e não conter vestígios de polpa; portanto, você deve lavar repetidamente os grãos em água corrente.
  5. Antes do plantio, os grãos devem ter uma cor leitosa e difíceis de tocar. Se a semente for verde, macia e não inteira, não será possível formar brotos.

Como plantar sementes de romã em campo aberto?

Após as sementes terem sido preparadas, você pode prosseguir com o plantio, observando o seguinte procedimento:

  1. colocar as sementes no chão e aprofundar 1,5 cm;
  2. irrigar o solo com água usando uma pistola;
  3. cubra o recipiente com filme plástico para criar um efeito estufa;
  4. instale um recipiente com mudas em uma sala onde o regime de temperatura seja de 25 a 30 graus.

Como cuidar pela primeira vez após o plantio?

O processo de cultivo de romã a partir de grãos é complexo e demorado, o que requer atenção especial do produtor. Para que a planta se transforme em uma árvore com flores, vários anos devem passar.. Os brotos começam a surgir após 2 semanas. Depois disso, eles devem ser cuidadosamente tratados:

  1. Organize um local para plantas com luz natural. É melhor usar um peitoril da janela.
  2. Após 2 meses, as folhas crescerão. Se houver plantas nas quais as folhas não se formaram, elas serão removidas. Os brotos restantes são plantados em vasos separados.
  3. Para plantar plantas, use solo constituído por:

    • húmus - 1 parte;
    • relva - 2 partes;
    • areia - ½ parte;
    • turfa - ½ parte.

    Certifique-se de cuidar da drenagem de alta qualidade usando argila expandida. Empilhe em 1/3 do recipiente.

  4. Assim que o calor de maio se estabilizar, os vasos com plantas poderão ser levados ao ar livre. O local deve estar à sombra ou coberto pela sombra das árvores, para que os brotos não queimem os raios do sol.
  5. Com o início do outono, as romãs devem ser transplantadas e transferidas para um local fresco, onde as árvores jovens podem passar o inverno. É necessário fornecer iluminação adequada, caso contrário, a planta se estenderá e enfraquecerá. Em fevereiro, os vasos podem ser reinstalados no peitoril da janela e, em maio, podem ser transportados para fora.

Recursos de Cuidados

Rega

A colheita em questão cresce bem em condições de seca, mas crescimento e desenvolvimento completos requerem rega regular e moderada.

No verão, a rega deve ser realizada 2 vezes por semana, usando água à temperatura ambiente.

No inverno, quando a temperatura cai, a planta entra em estado inativoque dura 2 meses.

Nesse momento, a rega deve ser reduzida, organizando-a uma vez por semana.

Fertilizantes

Para que a romã cresça completamente, floresça e dê frutos, é necessário alimentá-lo regularmente. Realize a cobertura superior no início de março e até novembro. Faça uma refeição uma vez por semana. Para esses fins, você pode usar complexos minerais e compostos orgânicos.

Formação de Bush

Para que a romã forme um belo arbusto ou árvore, você precisa beliscar e podar os galhos. A primeira vez que o beliscão é realizado 2 meses após a germinação. Para fazer isso, aperte a parte superior para que o arbusto forme ramos laterais.

Assim que eles começarem a crescer novamente, a próxima beliscão pode ser feita. Seguindo esse plano de ação, você pode obter uma magnífica coroa de uma árvore ou um belo arbusto com ramos. A poda de romã deve ser feita na primavera antes do início da floração..

Em uma árvore adulta, os galhos que crescem no interior são removidos para melhorar a forma da planta e dar uma aparência elegante e bem cuidada.

Abrigo para o inverno

Mesmo ao cultivar tipos de romã resistentes ao gelo, eles devem ser cobertos durante o inverno. Procedimento

  1. Primeiro, você precisa borrifar a copa da árvore com 3% de líquido Bordeaux para protegê-la de doenças fúngicas.
  2. Quando a temperatura média diária atinge menos de 10 graus, os galhos da romã devem ser amarrados com uma corda. Se os galhos forem muito longos, eles poderão ser torcidos um pouco, pois a romã é flexível.
  3. Brotos muito grossos que não podem ser dobrados são cortados. Depois são fixados com suportes de ferro e polvilhados com terra. A espessura da camada é de 15 a 20 cm e é colocada uma camada de galhos de abeto.

Foto

Abaixo na foto, você pode ver uma romã cultivada a partir de sementes.


O que fazer se a planta não enraizar?

Acontece que, ao cultivar romã a partir de grãos, os brotos não aparecem. Para evitar isso, as seguintes recomendações devem ser observadas:

  • use apenas ossos frescos;
  • preparar adequadamente o substrato;
  • escolha um local quente e bem iluminado para a planta;
  • Não permita que o solo seque ou fique encharcado.

O cultivo de romãs a partir de grãos não é uma questão simples, embora seja bastante interessante.. Esse processo requer o máximo de esforço e atenção, pois as mudas e brotos precisam de cuidados regulares e constante criação de condições adequadas ao seu crescimento e desenvolvimento.

Deixe O Seu Comentário