Doenças e pragas de sansevieria com uma foto da planta afetada. Recursos de Cuidados

Sansevieria é uma planta de casa bastante despretensiosa que pode suportar condições que não são muito favoráveis ​​a si própria.

Mas, às vezes, a flor ainda afeta a doença e, para tomar medidas oportunas de resgate, é necessário entender as causas e os sintomas.

Sobre quais doenças e pragas afetam a Sansevieria, além de como combatê-las e os cuidados adequados com a flor, mais adiante neste artigo.

Doenças da cauda de Pike com foto

Por que existem problemas com folhas?

Primeiro de tudo, com várias doenças na planta, as folhas começam a mudar.

Torcido

A causa desse sintoma é provavelmente devido à falta de umidade no solo. Sansevieria não gosta de rega frequente, mas, no entanto, eles precisam ser realizados regularmente. Basta restaurar o regime de umidade do substrato ideal para a flor e as folhas recuperam uma aparência saudável.

Careta

Se a sansevieria for deixada por um longo tempo em condições de falta de iluminação e, ao mesmo tempo, não for regada, o resultado será folhas amassadas. Se isso aconteceu com a planta, você deve primeiro ajustar cuidadosamente o modo de luz - reorganizando gradualmente a panela da penumbra para o peitoril da janela sul e ajustar o modo de irrigação.

Estão caindo

Se as folhas de uma planta caem, provavelmente está frio. O não cumprimento do regime de temperatura está repleto de morte da florportanto, tendo descoberto esse sinal em sansevieria, você deve movê-lo com urgência para uma sala mais quente.

Ficando letárgico

Folhas em decomposição lentas são um sinal de que a temperatura ambiente está muito baixa. A planta precisa ser movida com urgência para um local mais quente, depois de remover todas as folhas danificadas.

Desenvolve-se mal ou não cresce

Sansevieria começa a crescer não antes de encher o vaso inteiro com suas raízes. Portanto, não é recomendável plantar uma planta jovem em um recipiente espaçoso.

Além disso, a flor pode parar de crescer devido à rega muito frequente. Se a sansevieria teimosamente não quiser crescer, uma maneira de sair da situação é transplantá-la para um vaso menor e regar mais de uma vez a cada duas a três semanas.

A planta murcha e fica amarela

As folhas amarelas desbotadas são um sinal claro de que o plantio está espessado e sem água. Muitas vezes, esse sintoma se manifesta em flores colocadas perto de aparelhos de aquecimento. Para ajudar neste processo, precisa remover o excesso de folhas, incluindo aqueles que desbotaram ou ficaram amarelos e ajustam o regime de rega.

Fungo

Sansevieria é suscetível a vários tipos de doenças fúngicas, incluindo a detecção de fusarium e podridão do rizoma.

Fusarium spotting

Aparece na forma de pequenos pontos aquosos que aparecem com mais frequência nas folhas jovens. À medida que a doença se desenvolve, as manchas crescem e adquirem uma forma elíptica, manchando com tons avermelhados. Posteriormente, uma franja amarela se forma ao redor dos pontos. Se as lesões são extensas, elas combinam e causam a morte da planta.

O desenvolvimento da doença provoca:

  • umidade excessiva do ar e do solo;
  • uma grande quantidade de nitrogênio no solo;
  • alta temperatura com ventilação insuficiente.

Você pode evitar a infecção mantendo as condições corretas, enquanto o tratamento é realizado por tratamento repetido com preparações fungicidas.

Podridão do rizoma

A doença provoca um fungo, levando à deterioração das raízes e bases das folhas. A infecção ocorre através de danos e feridas na planta, especialmente quando transportado e substrato alagado.

É quase impossível curar essa doença; portanto, todos os esforços devem ser direcionados à prevenção, ou seja, para evitar a umidade excessiva do solo (sobre o que deve ser o solo para a sansevieria, leia aqui).

Antracnose

A doença é causada por fungos patogênicos. Pequenas folhas marrons, deprimidas e de formato redondo ou elipsoidal aparecem nas folhas. Gradualmente eles aumentam de tamanho e seu centro se torna mais brilhante que as bordas. Uma orla amarela ou verde clara é formada. Folhas secas.

A causa da doença, via de regra, é:

  • umidade excessiva do solo;
  • umidade excessiva do ar;
  • febre alta.
Para evitar a infecção, é necessário evitar o alagamento do substrato e plantar novas plantas somente no solo com uma quantidade suficiente de areia.

A remoção das folhas afetadas e o tratamento com fungicidas ajudarão a superar a doença.

Pragas

Ácaro aranha

O inseto se revela pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas nas folhas. A praga se alimenta dos sucos da planta, então murcha gradualmente e, depois de um tempo, morre. Se a lesão estiver no estágio inicial, para salvar a sansevieria, você pode limpar as folhas com um pano embebido no extrato de raspas de frutas cítricas. Se a planta estiver muito danificada, vale a pena recorrer à ajuda de preparações inseticidas.

Tripes

Colônias de larvas de pragas estão localizadas principalmente na parte inferior das folhas, razão pela qual podem ser encontradas lá. Ao mesmo tempo, pontos de luz são visíveis na parte superior da folha. A folha adquire uma característica tonalidade marrom acinzentada e brilho prateado. Como tratamento, é realizado um tratamento repetido da planta com inseticidas.

Mealybug

A praga se instala na base da saída da folha e come a seiva da planta. Os sintomas do dano são pedaços de algodão - o produto da atividade vital do inseto, que ele deixa nas folhas. Além disso, as áreas infectadas podem mudar de forma e cor.

A fim de economizar sansevieria, a cochonilha é removida manualmente e as folhas são lavadas com uma esponja embebida em água e sabão.

Se a derrota for grave, recorra à ajuda de inseticidas.

Escudo

O parasita se alimenta do suco de plantas jovens e seus rebentos. Você pode encontrar seus ovos na parte de trás das folhas. Os parasitas são removidos usando um cotonete embebido em uma solução forte com sabão, após o qual a preparação inseticida é tratada.

Regras gerais de cuidados

  • A temperatura ideal no verão é +20 +27 graus, no inverno +10 +18.
  • A planta prefere luz difusa e tolera facilmente sombra parcial.
  • O sansevieria é regado com moderação da primavera ao outono, e no inverno é limitado a uma a cada duas a três semanas, enquanto o pó das folhas com um pano levemente úmido deve ser feito regularmente.
  • A umidade para uma planta não é um critério importante, mas, no entanto, é melhor não permitir o alagamento, especialmente em combinação com altas temperaturas, pois isso pode desencadear processos de decomposição.
  • Durante o período de vegetação ativa, é necessário fazer cobertura superior uma vez por mês.

Qualquer doença de planta é mais fácil de prevenir do que tomar medidas de emergência para tratá-la e salvá-la. Portanto, os sintomas de todos os tipos de doenças e os métodos usados ​​para restaurar a saúde da flor são informações valiosas para todos os amantes de plantas de interior.

Deixe O Seu Comentário